Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

BH pode receber duas dessas quatro finalistas da Euro2012

A bola não rola segunda nem terça-fdeira Eurocopa. Um tempo para as seleções semifinalistas tomar fôlego e reiniciar a disputa pelo título, quarta-feira, com Portugal x Espanha; e na quinta, Alemanha x Itália, pelas “meias-finais”, como dizem os portugueses.

Quatro seleções da primeira linha do futebol mundial lutam pelo título e duas delas estarão na Copa das Confederações ano que vem, com enormes chances de jogarem em Belo Horizonte. A Espanha, atual campeã do mundo, já está garantida. Caso vença a essa Eurocopa, a vice-campeã também irá ao Brasil em 2013.

Isso eleva o nível da disputa na primeira fase, já que essa competição reúne seleções campeãs continentais e nem sempre elas são grandes atrações. Sábado, por exemplo, o Taiti se garantiu ao derrotar a Nova Caledônia, por 1 a 0, e conquistar a Copa das Nações da Oceania. Austrália e Nova Zelândia, que têm mais tradição no futebol da região, estão fora.

Só duas

Agora restam apenas duas vagas a ser preenchidas: a seleção indicada pela Eurocopa e a campeã da África, que sairá da Copa Africana de Nações, em janeiro/fevereiro de 2013.

Já garantidas: Espanha (Copa do Mundo 2010), Brasil (país-sede), Japão (Copa da Ásia 2011), México (Copa Ouro da Concacaf 2011) e Uruguai (Copa América 2011).

Ensaio geral

Belo Horizonte receberá três jogos pela Copa das Confederações: dias 17 e 22 de junho pela primeira fase, e dia 26 uma semifinal. Um ótimo aperitivo para o ano seguinte, quando chega a Copa do Mundo. Um teste geral para toda a estrutura montada para o Mundial e também para a população sentir como é um evento desses e se preparar para o ano seguinte.

A primeira foi realizada na Arábia Saudita em 1992 e passou a ter esse formato na edição de 2001, no Japão.

Protestos

Em todas as cidades sedes da Eurocopa houve protestos de alguma entidade ou categoria profissional, denunciando ou reivindicando alguma coisa. Não houve violência em nenhum e poucas prisões, por atentado ao pudor, no caso das feministas que lutam contra a prostituição na Ucrânia.

Em Lviv, a prefeitura montou um excelente centro de apoio à imprensa e aos turistas, porém, virou o principal ponto para protestos da população, inclusive contra o próprio prefeito.

Bilingue

Aviso aos navegantes que já estão pensando nos protestos que farão em Beagá em 2013 e 2014: escrevam faixas e panfletos em, no mínimo, dois idiomas, certo? Poloneses e ucranianos demoraram a perceber que estrangeiro nenhum entendia o recado que queriam dar. Só depois da segunda rodada é que passaram a escrever também em inglês.

A imprensa internacional é sempre ávida por uma faixa de protesto. Principalmente contra corrupção.

Liberdade

Um torcedor brasileiro, à moda antiga, em sua maioria, tem motivos para sentir inveja de quem freqüenta os estádios da Eurocopa: pode-se beber e fumar à vontade.

A cerveja custa 16 hryvnia (R$ 4) na Ucrânia, o copo de meio litro. Para fumar, o cidadão precisa sair da área das cadeiras e ir para os corredores.

Diferente da Polônia, na Ucrânia fuma-se muito mais do que se bebe.

Pelo menos, na Copa, o Mineirão terá cerveja novamente.

Masoquismo

MASOQ1

Lviv é a cidade do escritor Leopold von Sacher-Masoch, escritor (1836-95) que defendia a ideia de que o sofrimento do homem por uma mulher era saudável, com violência inclusive. O termo “masoquismo” deriva do seu nome e a sua estátua é uma das atrações imperdíveis da cidade, em frente a um bar/museu.

MASOQ3

Quem tira foto ao lado dele, recebe uma chicotada de uma garçonete.

MASOQ2

E ela bate, sem dó!


» Comentar

Comentários:
7
  • Thiago disse:

    Luiz, infelizmente alguns que bebem moderadamente pagam pelos pecados dos beberrões encrenqueiros. Isso é em todo lugar. Agora se tem gente vendendo bebida fora e nem é credenciado pela prefeitura ai tá o erro. A concorrência é desleal, pois quem esta no estadio sabe que a cerveja de fora é bem mais barata então vai encher a cara antes e entrar bebado pra arrumar confusão.

  • Luiz disse:

    Chico, do seu comentário sobre cerveja, pelo que vemos pela tv aqui sobre a EURO, Polônia e Ucrânia enfrentam muito mais distúrbios na organização do torneio que no Brasil poderia acontecer. Isso pelos problemas enfrentados com rescessão econômica, racismo, xenofobia, rivalidades da 2a. Guerra e União Soviética. Mesmo assim o golo rola solto.
    Porque proibiram a cerveja no estádio aqui? Alguém pode me explicar essa aberração que nenhum lugar no mundo tem!?
    Somos crianças ou retardados que não sabemos nos comportar no campo quando se vende cerveja lá dentro?
    No Independência, um absurdo, cada murinho das casas vizinhas vendem cerveja a rodo… Milhares de pessoas ficam lá bebendo até o último minuto possível antes do jogo começar… Nada contra os vizinhos ganharem um dinheirinho, mas atrapalha muito a mobilidade das pessoas pra arquibancadas, gera tumulto todos querendo entrar ao mesmo tempo, e o pior, convenhamos que quem pagou (e caro) para explorar um bar de forma oficial não tem como concorrer…
    Na minha visão isso só prejudicou o torcedor…
    Difícil mudar este mentiroso estatuto do torcedor… Mas acho que deveria ser reavaliado já…
    A sociedade brasileira tem que evoluir. Brigou, cometeu crime no estádio ou no trânsito, tem que pagar, independentemente de estar ou não bêbado.

  • J.B.CRUZ disse:

    Toamara que uma delas seja a ITÁLIA..

  • Marteus disse:

    Chico a Australia nao compete mais pela Oceania agora e pela Asia.

  • kleber disse:

    Chico. Que beleza ficou o Independência! Mas……fui ver o Galo contra o Náutico .Fiquei no setor VIP 1. Paguei 200 reais (na verdade 100 e não sei porque). Quase não vi o jogo porque colocaram um cinegrafista na minha frente e na frente de muita gente. A quem reclamar? Reclamar com o bispo? Fora a famigerada grade. Por que não colocar o cinegrafista acima das cadeiras? Meu protesto. Um abraço

    – bh

  • Alisson Sol disse:

    Vivendo e aprendendo. Esta é mesmo uma atração imperdível para alguns psicopatas masoquistas do blog… Agora que já sabem para onde viajar, podem parar de ler meus comentários e se incomodar com eles…

  • graziella gomes disse:

    quero mt conhecer a cidade do Galo, o que posso fazer para isso acontecer.. sou apaixonada pelo Atletico, aguardo resosta.

    – nova lima