Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético tem 18 jogadores em 13 times diferentes na série A do Brasileiro

Interessante a observação do Vinícius Versiani, do Rio, sobre jogadores revelados pelo Atlético:

“Caro Chico,

dado que merece divulgação. Fiz uma pesquisa rápida nos elencos de todos os times da Série A do Brasileiro e segue abaixo uma lista de jogadores revelados no Galo ou que se projetaram para o cenário nacional no Galo e que são até titulares em suas equipes. Sinal que algo de bom tem sido feito no Galo nos últimos tempos:
Atlético Fake: Eron e Wesley;
Palmeiras: Márcio Araújo;
Corinthinas: Leandro Castan (esse já foi embora);
Grêmio: Werlei e Gilberto Silva;
Sport: Cicinho e Jheimy;
Santos: João Pedro;
Vasco: Tiago Feltri e Eder Luis;
Bahia: Mancine;
Coritiba: Lincoln;
Náutico: Kim;
Ponte Preta: Nikão e Enrico;
Portuguesa: Lima;
Fluminense: Rafael Moura.
São 18 jogadores em 13 times diferentes da série A do Brasileiro, muito significativo.
Abraço.

Rio de Janeiro – RJ


» Comentar

Comentários:
13
  • Marcus disse:

    Caros amigos,

    entendo o bom momento do clube e do time, mas não podemos extrapolar isto! Talvez muitos aqui discordem do que tenho a dizer, mas eu acho a base do galo ruim. Talvez por conta da relação do clube e empresários, deixamos de formar bons atletas. Já não sei a quantos anos o Galo não forma laterais. Muitas vezes os meninos ficam 8 anos na categoria de base e sequer sabem dominar uma bola, fazer cruzamentos ou bater uma falta ou escanteio. Absurdo!!!! Desafio alguém aqui a dizer qual o último lateral revelado pelo galo. Dedê? Por que esta dificuldade com goleiros? Por que temos que “importar” jogadores do botafogo de Ribeirão Preto, como Renan Ribeiro e tantos outros? Não creio que falte talentos na base. O que falta são bons formadores!!!!!!!!!!!!! Falo com propriedade de quem conheceu a base do galo de perto.

  • Paulo Santiago disse:

    Depois que entendi o texto…são só jogadores revelados ou projetados nacionalmente pelo Galo…Foi mal aí Chico!

  • audisio disse:

    Bernard já vinha fazendo excelente partidas pelo time desde ano passado. É impressionante como muitas vezes as coisas acontecem na nossa frente e não conseguimos enxergar. Há pouco tempo atrás Guilherme era um bundudo e preguiçoso cruzeirense e o Cuca o técnico sem chegada que era muito vacilante nas decisões. Bernard era um menino franzino sem físico para ser jogar profissional, Felipe Sotto inexperiente, Serginho um verdadeiro elefante em loja de louça. Digo isso para ilustrar sobre um jogador que acredito ter um dos maiores potenciais deste atual grupo, Neto Berola. Iniciou sua carreira em Ilhéus, na equipe do Colo Colo e já com uma idade muito avançada, devido a nunca ter considerado em sua adolescência se tornar profissional do futebol, Neto, por ter uma habilidade natural completamente acima do normal foi visto numa pelada de praia por um dirigente do Vitória e foi levado para Salvador, por ser um extra série, logo se tornaria uma sensação no Vitória com um senão, sua condição física. Exatamente por nunca ter exercido o futebol nas categorias de base não adquiriu o condicionamento necessário para a prática profissional do esporte. Nunca aguentando os 90 minutos, ficou conhecido como talismã, ou seja, o jogador que entra para decidir faltando 30 minutos. Não foi diferente no Atlético, sendo um dos responsáveis diretos pelo título do mineiro em 2012 e um dos que salvaram o Galo do rebaixamento ano passado, chamou tanta atenção, jogando muito em muito pouco tempo, que o departamento de fisiologia do Galo realizou um esforço tremendo para colocá-lo os 90 minutos em ação. Por infelicidade sua, sofre uma fratura que finalmente se consolidou e tem a chance de retornar agora num time totalmente ajustado e com muita moral. Não tenha nenhuma sobra de dúvida que o Neto Berola será um dos grandes destaques deste restante de campeonato para o Galo e se tornará numa peça essencial para o Título. Muitos finalmente poderão constatar que se trata de um fora de série, assim como Bernard que deixou de ser promessa para realidade segundo Cuca.

  • Doug disse:

    E tem o Fred do internacional que foi aliciado nas categorias de base do Galo o que deixou o Kalil p da vida e agora se vê que era uma jóia.

  • Carlos da Mata disse:

    Pois é Vinícius, este 18 jogadores só estão nestes outros clubes da Séria A do Brasileiro simplemente pelo fato da torcidade do Atletico não ter paciência com estes jogadores, sempre vaiando a maioria deles quando não rendiam aquilo que a torcida esperava.

    Alguns não ficaram por falta de oportunidades mesmo, como o Rafael Moura que teve pouquissimas chances do time titular.

    Desses o único que “saiu por cima” foi o Gilberto Silva, os demais sairam ou pela falta de espaço ou porque a torcida não apoiava.

  • Ricardo disse:

    Parece que o Fred, do Inter, foi roubado da base do Galo. Então teria mais um jogador e um time nesta lista.

    Mas, como disse o Adolfo Soares, isto não quer dizer nada. Se temos uns 5 ou 6 bons exemplos, temos uns 1000 casos que deram errado neste mesmo período.

    Isto talvez sirva para mostrar a rotatividade de jogadores. Se invertermos a análise, vamos perceber isto:
    – Victor: revelado no Paulista (SP), tendo se firmado no Ituano (SP);
    – Marcos Rocha: revelado no Galo, mas se firmou no América (MG);
    – Réver: revelado no Paulista (SP), tendo se firmado no Grêmio (RS);
    – Leo Silva: revelado pelo América (RJ), mas se firmou no Cruzeiro (MG);
    – Júnior César: revelado no Fluminense (RJ);
    – Pierre: revelado pelo Ituano (SP), tendo se firmado no Palmeiras (SP);
    – Leandro Donizete: revelado pela Ferroviária (SP), tendo se firmado no Coritiba (PR);
    – Danilinho: revelado pelo América (SP), tendo se firmado no Galo;
    – Bernard: revelado pelo Galo;
    – Ronaldinho: revelado pelo Grêmio (RS);
    – Jô: revelado pelo Corinthians (SP).

  • João Amaro disse:

    Nada a ver…

  • Paulo Santiago disse:

    Esqueceu do Ricardo Bueno no Atl-GO, Obina no palmeiras,Alessandro no Náutico,Lima na Lusa,e se pensar mais a lista engrossa!

  • eduardo disse:

    meus amigos boleiros do futebol brasilriro tem um jogador de futebol chamado cassigos joga muito ele é o maior craque eu ja vi jogando bola 17 anos muito bom de bola , muito alto e forte fisico vai ser o maior jogador do mundo ele joga de latéral direito , lateral esquerdo , joga de meia direita , e joga de meia esquerda , e joga de zagueiro tambem o moleque é uma promessa do futebol voces vaõ conhecer éssa proméssa de deus logo no futebol

    – santos

  • Johnny disse:

    Concordo com o Adolfo.

  • Raws disse:

    Chico bom dia!
    Estou aqui na nossa velha praia do Morro(litoral capixeiro) e feliz com o Galo e o percentual de 95% de torcedores vibrando nos bares como se fosse BH. De ruim mesmo são os jornais do Rio(e eu bobo de comprar) que só destacam alguma coisa de Minas pelo fato do Galo estar no topo, e ainda me vém o tal de Fernando Calasans escrever que o Flu se não tem o melhor plantel do Brasil, tem um dos melhores. Acho até que tem bom time, mas plantel ai não menino…
    Vamos lá, enquanto a caravan passa os cães ladram.

  • Alexandre Luiz disse:

    Sem falar o Leandro Castan…

  • Adolfo Soares disse:

    Essa observaçao do vinicius, é pertinente , porem pouco significativa. Ate gostaria que fosse um fato relevante , pois mostraria a competencia das nossas divisoes de base. mas se pegarmos para analizar com cuidado , apenas 5 ou 6 jogadores desses citados fazem parte dos principais elencos do brasil. ( castan,werley,gilberto silva que nao foi revelado pelo galo,marcio araujo,eder luiz, rafael moura). os demais ou sao bananeira que ja deu cacho ou sao eternas promessas.
    acredito que esse levantamento , se for feito daqui a uns 10 anos teremos varios nomes de expressao no futebol do brasil e do exterior. isso devido a seriedade que o galo esta tratanto suas divisoes de base.
    mas claro que valeu a lembrança das nossas revelaçoes.