Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tolerância com marginais tem que ser zero

O Bruno Silva pediu que eu e entre no assunto das brigas permanentes entre facções da torcida do Cruzeiro, que estão espantando gente do Independência e agora resolveram depredar o metrô.

Já falei disso aqui caro Bruno, e também nas colunas do Super Notícia e do O Tempo, e cobrei do Ministério Público, da Polícia e da Justiça o mesmo rigor que deve haver com marginais que se misturam às torcidas dos clubes para aprontar.

Os infiltrados na torcida do Atlético estão quietos, desde que alguns colegas deles receberam o tratamento que é preciso: cadeia.

Estes que estão aprontando agora usando o nome do Cruzeiro estão tendo uma tolerância maior e já passou da hora das autoridades agirem.

Só agora li no site do Super Notícia, o que saiu ontem:

* “SAÍDA DO INDEPENDÊNCIA”

Briga de torcida deixa 18 detidos

Confusão foi combinada pela internet, segundo testemunha

Lucas Simões

Pela segunda vez em pouco mais de três meses, torcedores cruzeirenses voltaram a se enfrentar após um jogo do time celeste, em uma briga generalizada que assustou moradores do bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte. A confusão aconteceu na noite de anteontem, logo após a partida entre Cruzeiro e Ponte Preta, no estádio Independência. Segundo a Polícia Militar (PM), 18 integrantes da Pavilhão Independente e da Máfia Azul foram detidos, após se enfrentarem com chutes e socos pelas ruas do e depredaram parte da estrutura da estação de metrô do bairro. Até um segurança do local foi agredido.

Conforme o relato de um adolescente de 17 anos que estava no jogo, existe uma rixa entre as duas torcidas celestes. “Os torcedores têm combinado de brigar pela internet. Eles marcam antes e se encontram depois, num lugar já específico”, disse o menor.

Ao todo, cerca de 50 torcedores celestes teriam participado da briga. Os militares do Batalhão de Eventos da Polícia Militar perseguiram alguns suspeitos até o cruzamento das ruas Mem de Sá com Maestro Delê de Andrade, no bairro Santa Efigênia. Oito homens e duas mulheres foram detidos no local. Outras oito pessoas foram presas ainda na estação de metrô Santa Tereza.

Segundo o capitão Luciano Barbosa, do 16º Batalhão da PM, a briga começou dentro de um vagão do metrô, por volta das 21h. “Um celular de um dos envolvidos registrou o tumulto, dá pra ver gente sendo agredida com tijolos e pedras”, disse Barbosa. Após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência, os brigões foram liberados.

Parceria por mais segurança

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou, por meio de nota, que estuda novas ações de segurança para tentar coibir as ações de vândalos em dias de jogos no estádio Independência. Segundo o comunicado, uma parceria com a Polícia Militar está sendo traçada e deverá ser colocada em prática em breve.

A intenção é promover um policiamento abrangente em todas as 19 estações do metrô, conforme o comunicado. Apesar disso, a PM não confirmou a informação. A CBTU não revelou o prejuízo financeiro que os vândalos causaram com a depredação.

No jogo de ontem, pelo menos 156 policiais militares faziam a segurança interna e externa do estádio. Segundo o tenente-coronel Cícero Cunha, do Batalhão de Eventos da Polícia Militar (BPE), a polícia já realiza o trabalho preventivo no entorno do estádio. (LS)

* http://www.otempo.com.br/supernoticia/noticias/?IdNoticia=74044,SUP


» Comentar

Comentários:
22
  • bessas disse:

    Briga entre Pavilhão Independente e Máfia Azul é recorrente em jogos do cruzeiro. Se fosse a promeira vez tudo bem. Cruzeiro e Vila Nova em 2009, mostrado pela globo direto de Nova Lima; cruzeiro x São Paulo este ano no Independência em frente ao portão 6; agora quebraram a estação de metrô após a derrota contra a Ponte Preta. Próximo jogo terá mais quebradeira? Com a palavra as autoridades de MG.

  • renato disse:

    Junior e Marcão

    Pois é… eu ouvi muitos comentários sobre a ma reputação do Kajuru, mas convenhamos ainda que seja uma informação vazia.. pelo historico da CBF, não da para simplesmente dar de ombros, o Kaliu deveria ao menos conversar diretamente com o Kajuru e depois se posicionar. Eu não confio na CBF, e fechar os olhos para qualquer tipo de armação é ser muito incente, ou na pior das hipoteses ser conivente com eles. Abrs a todos

  • Raws disse:

    É isso ai Paulo!
    Um dia escrevi e talvez seja até repetitivo, algo que se encaixa nesse ponto de vista:
    TRAÇADO
    Na branca folha de nossa existência, somos voluntária ou involuntáriamente unidos por dois pontos.
    Entre o ponto de partida e o ponto de chegada, o traçado é feito conforme nossas decisões.
    Poucos usam a física, em que a retidão é o caminho mais facil e o mais sábio.
    A maioria opta pelo traçado sinuoso e provido de labirintos, o que nos salva são as borrachas que nos são oportunizadas ao longo do percurso, para apagarmos os equívocos e reencontrar nossa trilha do destino que existencialmente procuramos. Nossa Paz!

  • Paulo Araujo disse:

    Boa RAWS, durante um pequeno tempo fui voluntário em uma clinica para dependentes químicos e sei bem o que você colocou. Apenas por ter coragem de procurar ajuda um dependente já merece nosso respeito, pois é uma luta muito árdua. Tentar desclassificar uma pessoa pelo seu passado alem de desumano em minha opinião é uma atitude preconceituosa

  • Rodrigo Assis disse:

    Gostaria de saber onde anda o digníssimo promotor Baêta, que adora encher o saco do Atlético, se ele não vai se pronunciar no caso dessas brigas, já que o mesmo é o “protetor do futebol mineiro”, ele que se preocupou com quantos ingressos o galo passou pros corinthianos na arena do jacaré, não pode se omitir nessa.

    Só espero que o tal Baêta não esteja curtindo nababescas férias de 60 dias, tão comuns no nosso decadente judiciário.

  • Raws disse:

    Alisson Sol bom dia!
    Permita-me discordar e decepcionar com sua opnião, é fato que as discordâncias sempre serão em percentual maior por torcermos por clubes adversários, agora a decepção se faz por dois motivos:
    Quando em tom irônico, você desmerece as fontes e consequentemente a noticia, você faz o mesmo papel provinciano dos presidente de Galo e Cruzeiro, que nunca se importam com os problemas um do outro, mesmo sabendo que hoje ou amanhã poderá ser sua, a bola da vez.
    Agora quanto a Reinaldo (não por ser Atleticano), penso que você foi infeliz pois um “ex-usuário” no meu ponto de vista não o desabona como você colocou e sim o qualifica por ter dado a volta por cima se é que realmente conseguiu. Vivemos um tempo extremamente complicado com relação a esse grande mal das drogas, quando uma vítima consegue se livrar, tem de ser exemplo de resurreição, não de crucificação. Abraços.

  • Roger disse:

    …brigas permanentes entre facções da torcida “cheia de vaidade”…
    kkkkkk AH, QUE ISSO, ELAS ESTAO DESCONTROLADAS…

  • Alisson Sol disse:

    Tendo o visto o já tão citado e recomendado vídeo, o que o Sr. Kajuru disse foi:
    – A fidedigna fonte “Eurico Miranda”, o qual dispensa apresentações, disse ao Sr. Kajuru que ouviu “Ricardo Teixeira” dizendo que… Ou seja: disse me disse.
    – A confiável fonte “Reinaldo”, ex-grande jogador mas também ex-usuário confesso de cocaína que emprestava carro a traficantes, teria dito ao Sr. Kajuru que “Ricardo Teixeira” disse que… Ou seja: disse me disse.
    – O analítico “Reinaldo” tem a “opinião” de que o time do Atlético-MG deixou o Cruzeiro vencê-lo de 6×1 em Dezembro de 2012. Ou seja: ao invés de seus torcedores aceitarem as gozações passageiras de bom humor e viver para o futuro, vão viver para sempre enebriando-se no passado com a explicação de “perdeu porque decidiu perder”.

    Enfim, mais um vídeo de YouTube a se juntar à categoria dos vídeos sobre fada-madrinha, mal-olhado, campeonato do gelo, pé-de-pato, sexta-feira 13, espelho quebrado, etc. Categoria: superstição popular. Ao menos as torcidas do Cruzeiro tem divergência de opinião (apesar de ser repudiável qualquer violência, a qual apenas aumenta as divergências e não resolve o problema).

  • Zé Carlos disse:

    Até a presidencia do Galo já tomou spray de pimenta na cara ao querer entrar em campo no Mineirão para comemorar a conquista de um campeonato. É realmente curioso os dois pesos e as duas medidas que se usam em Minas na aplicação de disciplina aos clubes, às torcidas, etc.

  • Raws disse:

    Algumas frases que nesse comentário se encaixam:
    Corrija seu filho antes que a vida o faça!
    Aonde falta a prevenção ocorrerá (ou deveria ocorrer) a punição!
    Há algum tempo atrás, na escolinha de futebol do clube que meu filho participa, um pai comentou um fato que ocorreu em um torneio interno,
    como nas partidas quase todos os pais vão para incentivar e existem muitos destemperados, ocorreu uma briga entre dois desses pais no banheiro do clube pois um e com toda razão foi tirar satisfação com o imbecil que mandava seu filho entrar para rachar, e o pior é que são crianças na faixa de 08 anos. Narrei o ocorrido para enfatizar minha opnião, que na maioria dos casos que envolvem esses, hoje delinquentes, tiveram um motivo lá atrás ou seja a omissão ou ação maléfica na criação desses infelizes.
    Amem seus filhos, protejam seus filhos porém eduquem seus filhos,
    vocês farão isso com amor, outros podem fazer com rancor!

  • caio disse:

    Chico o mineirão é nosso, por 25 anos. vamos cruzeirão, porque o resto é campo de varzea

  • Marcos disse:

    Os cruzeirenses estão desesperados. Além de verem o seu time em estado de inanição ainda viram o arqui-rival utrapassá-lo. Se antes torcidas organizadas do Cruzeiro brigavam com organizadas do Atlético, agora brigam entre si.
    Repressão às torcidas organizadas e fim das mesmas já! Seja confronto entre torcedores de clubes diferentes ou do mesmo clube.

  • Johnny disse:

    Infelizmente a PMMG não utiliza o rigor necessário quando a punição deve ocorrer contra a torcida do cruzeiro.

    Posso afirmar que o ambiente nos jogos do Galo melhorou de uns tempos pra cá, com a repressão à violência.

  • Adolfo Soares disse:

    a melhor qualidade dos nossos jogadores prevaleceu sobre a correria dos koreanos. somados tambem a um erro grotesco da arbitragem ( deixou de dar um penalty claro para korea). 25 min do seg tempo 3 a 0 brasil. mas o time em momento algum apresentou um bom futebol. sera que este time sem confiança aguenta o mexico ??????

  • Adolfo Soares disse:

    sera que termina hoje a era mano menezes na seleçao? 15 min de jogo o brasil ta tomando um sufoco tremendo da korea. parece que as camisas estao trocadas . posse de bola toda da korea e o brasil nervoso e com medo.
    claro que temos mais talento que os koreanos mas esta nitido que o time esta mau preparado e que esse mano meneses nao tem a menor condiçao de nos levar a uma boa campanha na copa de 2014!
    tomara que mesmo se o brasil ganhar o ouro o pessoal da cbf coloque um tecnico de verdada na nossa seleçao!

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Aos simpatizantes do “Radicado Mutante Celeste”, Yale, Ypiranga, mais conhecido como Barcelona das Américas: O Charles, quando deste último retorno ao Brasil, optou e bradou aos quatro ventos, que queria jogar no Flamer…(mengo), fazendo juras de amor ao Urubu e à torcida urubuzada. Quando foi rejeitado pela Patrícia Amorim e pelo Zico não concretizando sua ida para a Gávea, adivinhem para quem ele fez juras de amor eterno e veio jogar? Pelo menos as lágrimas do mesmo no domingo serviram para molhar a grama castigada do campo de jogo.
    BICA ELES GALÃO DA MASSA!

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Cadê aquele Promotor de Justiça Estadual, que adora “aparecer” em cima do GALO, salvo engano de sobrenome Baêta? Por que ele ainda não se manifestou a respeito dessas brigas?
    Será que quando diz respeitro ao Barcelona das Américas ele se omite?
    Com a palavra o Ministério Público Estadual, de preferência o referido promotor!

  • Paulo Henrique disse:

    Chico,
    Há muito tempo que esses bandidos vem aprontando. No caso da morte de um integrate da máfia azul no chevrollet Hall, a imprensa só culpou os integrantes da galocura. Poerque não intimou os bandidos da máfia azul que estavam em direção ao rio de janeiro para o jogo contra o fla, mas souberam que tinha um evento da galoucura lá e pediram o motorista para mudar i roteiro e parar lá só para arrumar confussão e deu no que deu e os integtrantes da galoucura foram presos, mas os que foram lá procirar brigas não foram se quer intimados.
    Tem caso de arrastões no rio de janeiro etc…
    Ontem achei esquesito as declaraçoes do emanuel carneiro que ao invés de pedir a justiça, MP PM …punição a esses bandidos, ele pediu que a diretoria do clube entrase no caso. Ora o que a diretoria tem haver com isso? Tem cobrar desses bandidos os estragos dos vagões e colocá-los na cadeia!!!

  • RENATO: bom dia! Assisti à esse vídeo denúncia do Kajuru que vc postou. Sim, são denúncias graves que exigem intervenção/investigação das autoridades competentes, e dos dirigentes do CAM.

    – Vale ressaltar que apesar que o Kajuru tem a fama de “falar demais”, agora nominou testemunhas que deverão ser ouvidas (Eurico Miranda e Reinaldo) para confirmar tais “perseguições” contra o CAM, e se comprovado, o ex-presidente da CBF e o atual devem ser punidos e afastados definitivamente do futebol. Até a FIFA sabe das “manobras” do Ricardo Teixeira e seu ex-sogro, e nossas autoridades insistem em ser coniventes! Até quando isso vai durar?

    – Espero que os Cruzeirenses mais passionais assistam este vídeo prá se inteirarem sobre a “manobra” em 04/12/2011 que favoreceu o clube celeste prá permanecer na divisão de elite em 2012, e já que ainda não sabem, esclareço: no futebol brasileiro tem sujeira sim, e das grandes – mas só os inteligentes e imparciais sabem e assumem isso!

    – Àqueles que insistem em desfazer os incontáveis títulos oficiais do maior clube mineiro de todos os tempos, engulam essa: todos esses títulos foram conquistados dentro do campo, na lealdade, e nosso dirigente-mor não tem medo ou receio de “correr atrás” do melhor para nosso clube, e sem rabo preso com a dona CBF. Sim, somos leais e com caráter, e com muita honra!

    – “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.
    Martin Luther King

  • Junior disse:

    Chico,

    Com relação ao vídeo enviado pelo Renato, acho que vale algum cuidado na análise. Não da pra esquecer que o Kajuru foi demitido pelo então governador de Minas – Aécio Neves. Durante a transmissão do jogo Brasil e Argentina, o mesmo foi cortado do ar por exibir cenas de cadeirantes tendo de subir as escadas pois os convidados vips estavam entrando pela entrada para deficientes. Apesar de ser sempre polêmico, pra mim o Kajuru tem credibilidade e que a CBF nunca simpatizou com Minas Gerais todos já sabem. Sou atleticano, mas os cruzeirenses também têm de ficar espertos, pois este ano tiveram propostas para fazer amistosos no exterior e a CBF negou adiamento de jogos do brasileirão. Já para o Corinthians essa liberação irá ocorrer.

    Abraços.

  • renato disse:

    Chico..

    Perdoe-me sair do assunto, mas está rolando esse vídeo na internet, não sei se você já teve acesso, mas nele o Kajuru faz denuncias gravissimas contra a CBF, ainda que não sejam provadas. creio que precisamos da atenção da midia nisso.

    http://www.youtube.com/watch?v=fbIXUedZIA8&feature=player_embedded

  • Paulo Araujo disse:

    Chico vou me permitir colocar logo abaixo um comentário meu aqui mesmo sobre a torcida do Cruzeiro ( isso mesmo torcida do cruzeiro e não apenas marginais infiltrados). E acrescento que de lá para cá só piorou e a impunidade continua a mesma. No episodio deste fim de semana ninguém ainda foi se será punido, tenho certeza disto. E ai fica uma pergunta antiga que não teve resposta ate agora, e o Ministério Público como fica? Vale lembra que em brigas onde torcidas do Galo se enfrentaram eles atuaram com todo precisão, como deviriam ter atuado mesmo.
    Segue ai meu comentario antigo.
    O problema é que a torcida do cruzeiro esta acostumada a atos de vandalismo e nunca ser punida. Repito nunca ser punida. Vou dar exemplos. Os torcedores que jogaram foguete no ultimo clássico, o cruzeiro preferiu ser punido e perder mando de campo do que prender essas pessoas. Tinha lá muitos policiais, e diversas câmeras não prenderam por que não quiseram. O torcedor que bateu na mãe do jogador do América (isso mesmo um colega de vocês bateu em uma senhora de 60 anos) ate hoje não foi punido. Sem contar os marginais da Máfia Azul que indo para um jogo no Rio de Janeiro contra o Fla ao verem que membros da Galoucura estavam perto desceram do ônibus para provocar brigas. Os da Galoucuras estão de maneira correta presos, e os da máfia azul nem foram investigados. Só que desta vez o prejuízo pode ser grande, pois alem de mando de campo terão que arcar com as despesas.
    Obs: E tem muitos outros exemplos ate com mortes que não foram punidos. Lembram daquele rapaz na av. Silviano Brandão?