Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Agora será com o Rio e o mundo já está de olho!

A partir do encerramento de Londres’2012, amanhã, a bola passa para o Rio’2016. O prefeito Eduardo Paes está aqui, entre empolgado e apreensivo. Na entrevista coletiva que concedeu ontem afirmou que veio, viu e aprendeu “muita coisa”, mas na verdade já sabe de tudo, a muito tempo, inclusive do maior problema em se realizar um evento desses no Brasil: a falta de controle dos gastos, premeditada na maioria dos casos, para camuflar a corrupção.

Envolve pessoas dos vários setores, direta e indiretamente ligados, e no fim de tudo os cofres públicos ficam mais vazios sem o devido retorno que os investimentos deveriam gerar para a população. Os Jogos Pan-Americanos de 2007 estão ainda aí, vivos na memória de todos nós e as contas, não aprovadas, paradas no Tribunal de Contas da União. A Copa do Mundo de 2014 tem sido um “sorvedouro” de dinheiro público e muita gente se beneficiando ilicitamente.

Nosso bolso

Quem paga a conta é o cidadão, chamado de “contribuinte”, mas que deveria ser chamado de “extorquido”, pois paga caro e não tem os serviços para os quais este dinheiro seria destinado. E o que mais dói é a impunidade.

Quando algum gatuno, político ou da iniciativa privada, é pego com a mão na massa, a única punição que sofre é a imposta pela imprensa, quando divulga seus nomes e suas fotos. Mas mesmo assim inventaram o tal “segredo de justiça”, para dificultar a aplicação dessa “pena”. Sem falar que um no Brasil um escândalo encobre o outro alguns dias depois e daí a alguns dias ninguém se lembra do penúltimo.

No fim, tudo certo

É claro que o Brasil não tem como se comparar com a Inglaterra na organização de uma Olimpíada, porém, temos algumas características sociais que, tenho certeza, vão marcar positivamente, tanto em 2014 como em 2016: a receptividade. Não em termos de infraestrutura, mas no cotidiano do brasileiro. Em Londres, a partir da meia noite os garçons já começam a alertar a clientela que está na hora de ir embora. Quando chega perto de uma da manhã, quase expulsam quem ainda não pagou a conta.

Povo de festa

Bem sambemos que no Brasil inteiro é totalmente diferente na maioria dos bares e restaurantes.

Turista de grandes eventos esportivos vai para se divertir e certamente quem for ao Brasil ano que vem na Copa das Confederações, em 2014 e 2016, vai gostar de tudo. Havendo hotéis, e isso vai haver, o resto se resolve e os gringos passam por cima. Sabem que vão encontrar um país com sérias dificuldades de transporte aéreo, rodoviário e marítimo e por isso vão se programar devidamente. Já fazem isso normalmente e quando vão para uma terra como a nossa, aí que se programam mesmo.

Números de guerra

Nosso maior problema com esses turistas será convencê-los a passar por cima do medo da violência. Quando a imprensa mundial, britânica principalmente, começar divulgar dados que poucos divulgados no Brasil, vai acender luzes amarelas e vermelhas nas cabeças deles, pois não estão acostumados com determinadas coisas. Por exemplo, que morrem, em média, 150 pessoas no país, diariamente, assassinadas ou no trânsito. Ora, isso é número maior do que muitos países em guerra. E o brasileiro de modo geral nem dá bola para isso, como se fosse normal.

É só ligar o rádio

Não precisamos ir longe. Quem duvidar de informações como essa, da nossa realidade, faça um teste. Ouça na segunda feira na por volta das sete horas na rádio Itatiaia, que ouvirá que houve entre 30 e 40 assassinatos só na Grande BH, com destaque para Betim, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Mas estrangeiro que for ao Brasil dificilmente passará por este problema, já que além dos bandidos também gostarem de festa, os governos vão encher os principais pontos turísticos de polícia, câmeras e essas coisas. 

País rico

Passaremos a impressão de que somos um país sem problemas sociais e que os nossos governantes são exemplares.

Aqui, instalam placas nos dois lados das rodovias nas entradas das cidades, para diminuir o impacto nas casas da vizinhança. No Rio essas placas também têm sido instaladas, porém para evitar que os gringos vejam as favelas ou que os bandidos façam arrastão nas famosas vias de acesso deles.

E tudo que o Rio lança vira moda, não é? Já já teremos isso em BH também.

Mais fácil esconder o problema do que resolvê-lo.

AMBULANTE

Vendedores ambulantes sendo multados na London Bridge já que a atividade é ilegal aqui

CICLISTAS

Ciclista dá sinal com a mão, faz a manobra e é respeitado por todo tipo de motorista

» Comentar

Comentários:
6
  • – Engraçado: neste Post ainda não li o palpite do “Chato de Galocha”… vamos ver até qdo vai durar esse “sumiço”, que é muito bom por sinal! Eta cara chato…

  • Paulo Ipatinga disse:

    Eu como ciclista praticante, morro de inveja.

  • Marteus disse:

    Num to entendendo este papo do que aconteceu com o Rever, o video mostra ele querendo sair e os cruzeireiros atraz dele implicando e tentando fazer ele brigar.

  • audisio disse:

    Rio, a cidade dos bueros voadores!

  • Adolfo Soares disse:

    ainda mais para o santos , que se recusou a negociar o elano com o galo e depois entregou o jogador de bandeja para o gremio! tinha que ter mandado o pessoal do santos ir catar coquinho! ao inves de reforçar o santos que esta com medo de cair, tinha que segurar o andre.
    queria ver se fosse ao contrario . o galo iria ficar falando sozinho.

  • Adolfo Soares disse:

    muito estranha esta negociaçao do andre para o santos ! pegar um jogador adaptado ao elenco , que ate pouco tempo era titular absoluto e ficar sem um substituto a altura para a vaga do jô ??????????
    tem carne de baixo desse angu!!!! o kaliu deveria explicar a logica que eles viram em fazer esse negocio . ate pq o mesmo kaliu ja tinha dito que nao iria emprestar o jogador para nimguem . apos comprar o jogador por 8 milhoes de euros, emprestar para o santos????? e dai falar em buscar um substituto a altura no mercado nacional ?????? nao entendi o kaliu nessa ai!!!! ?????