Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Muita calma nessa hora!

A grande prova de fogo que o Atlético tem pela frente é administrar os momentos ruins, como essa derrota para o Corinthians, principalmente fora das quatro linhas.

Internamente, fundamental que a união seja mantida e que não haja declarações que possam causar curtos-circuitos. Fora da Cidade do Galo, que não baixe pessimismo na torcida porque as dificuldades do Brasileiro são gigantes e o próprio técnico Cuca, previu, antes do último jogo do turno, que haveria “momentos de baixa”. É o que o time está vivendo, sem vencer a três jogos.

Contra o Corinthians foram muitas oportunidades desperdiçadas e descontrole emocional, evidenciado na expulsão do Junior César. Um jogador rodado como ele não pode tomar cartão vermelho por excesso de reclamação como ele agiu.

Importante é que apesar da derrota o rendimento foi bom e o adversário é um dos melhores do campeonato. Raramente um árbitro anula gol como o do Guilherme, que teria sido o empate, mas também é raro um clube que não tenha sérias reclamações contra as arbitragens neste e nos campeonatos anteriores.

 

Tropeços

 

Os tropeços são gerais e os atuais concorrentes diretos à liderança perderam pontos preciosos que mantiveram o Atlético no topo. O Fluminense empatou com o Figueirense, que também reclama da arbitragem. O Grêmio, empatou com o Palmeiras que jogava em casa e continua na zona do rebaixamento. O São Paulo, que esboçava reação, foi derrotado pelo Bahia; o Santos continua em baixa e perdeu agora para o Sport.

 

Criatividade

 

O departamento jurídico do Cruzeiro tem realmente que preparar a melhor defesa possível para o julgamento pelo STJD dos incidentes provocados por seus torcedores no estádio Independência, antes e durante o clássico com o Atlético.

Mas usar como estratégia, que os problemas teriam sido causados por atleticanos “infiltrados” beira o ridículo. Não sei se os advogados do clube estão pensando nisso, mas ouvi o diretor de comunicação, Guilherme Mendes, usando este argumento numa entrevista à Dimara Oliveira na Rádio Esportes. Uma criatividade inacreditável.


» Comentar

Comentários:
27
  • É… mas Galo não tem 4 pés, e portanto, jamais fica de quatro! Já raposa…

  • luiz disse:

    Galo bom é na panela com pé de porco.

  • Júlio Cesar Rodrigues disse:

    eu acho que não podemos perder o foco dentro de campo e temos que esquecer um pouco a arbitragem. também achei que o leo silva fez falta no lance. é claro que perdemos pontos contra a ponte e atletico-go que não deveríamos ter perdido e fomos prejudicados no último lance contra o cruzeiro, mas paciência, brasileirão é muito dificil mesmo.

    o grêmio perdeu para a lusa dentro de casa, o flu não venceu o lanterna depois de colocar 2 x 0 de frente. tem muita coisa para acontecer neste brasileirão

    O galo, mais do que voltar a vencer os jogos, tem que pôr a cabeça no lugar, ter concentração e acertar o pé, só isso….. em nenhum destes 3 ultimos jogos sem vitórias, fomos dominados pelo adversário.

    o galo tem em seu maior adversário, os nossos próprios complexos e um longo tabu de 41 anos a ser vencido…..isto pesa muito e quando ficamos 3 jogos sem vencer , e mesmo como líder, sempre vem à tona a historia de “cavalo paraguaio”, “não vai chegar de novo”, “já está tremendo” etc, etc….

    São estes complexos que devemos ignorar e vencê-los, passar por cima deles !!!

    O Corinthians passou anos com o complexo de libertadores e passou por cima destes complexos….

    Com todo o respeito aos demais adversários, será dificil dentro das 4 linhas ,mas entendo que o maior adversário do galo, será ele próprio

    vencendo estes complexos (vice invicto em 77, vice em 80 roubado, quarto lugar contra o coxa e bola tirada de dentro gol em 85, dentre outras inumeras semifinais e final) e voltando a vencer e a produzir o que estava acostumado a produzir durante o primeiro turno, sinceramente, não vejo como o galo deixar de papar este titulo

  • O argumento azul de que tinham torcedores atleticanos naquele jogo beneficente talvez seja verdade, pois, o campo estava praticamente lotado, o que jamais foi e será uma característica celeste… mas convenhamos: essa diretoria amadora ainda é mal assessorada, e esses dirigentes são sim, “bananas”!

  • Paulo disse:

    Pessoal do Galo, muita calma nesta hora.

    Alguns achavam que o clube seria campeão na 33a, 34a rodada… Nada a ver, dado o nivel do Campeonato Brasileiro. Com HUMILDADE, RESPEITO e “ENTREGA”, chegaremos lá. O título será disputado rodada a rodada, ponto a ponto. O Galo não é nenhum supertime, mas continua sendo o melhor do país no momento. Basta que retome o FOCO, que a torcida NÃO deixe de apoiar e os resultados naturalmente virão.

    Começamos o turno de maneira avassaladora. Parte porque pegamos “em casa” adversários de grande gabarito, parte porque, como disse um colega acima, a partir da 6a rodada, a sequencia de jogos nos ajuda. Podemos retomar o caminho no returno. E, diferentemente dos “n” anos que o Galo “morreu” na semifinal, simplesmente não existe semifinal neste atual formato.

    De mais a mais, vi o São Paulo (este, sim, mete medo, respeito, é o legítimo campeão dos campeões, o clube mais “de chegada” do país, disparado) no “retrovisor”, e eles, bipolares, perderam para o Bahia.

    Manota por manota, façamos uma análise fria:

    Fluminense? Teve a bisonha capacidade de perder tanto uma Libertadores quanto uma Sulamericana para a tradicionalíssima LDU, AMBAS no Maracanã. Só foi campeão em 2011 porque tanto Sao Paulo quanto Palmeiras “abriram as pernas” no intuito de prejudicar o Coringón e acabaram ferrando o Cruzeiro;

    Grêmio? Abriu 15 pontos do São Paulo em 2009 e… conseguiu perder o título para o próprio São Paulo. E desde 92, conseguiu apenas ser campeão da Série B (torneio que já esteve por duas vezes).

    Sendo prático e objetivo: para nossa “sorte”, quem poderia nos incomodar por competência (Santos, Inter e Coringón), camisa (São Paulo) e “ixxxhhhquema” (Flamengo) está longe ou muito longe do Galo. Seriam necessárias 4 rodadas de total incompetência atleticana E competência quase que de 100% deles (tudo SIMULTANEAMENTE).

    Logo, calma, autocontrole e foco. E as coisas se ajeitarão naturalmente.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Ouvindo os comentários após o jogo do Cruzeiro, no rádio e TV, fiquei torcendo pra que alguém falasse que o time só se soltou, após a saída do Charles, mas infelizmente ninguém falou isso… Nem torcedor no “seu nome, seu bairro” e nem jornalista.

    E o pior é que, na cabeça do Celso Roth esse Charles continua sendo melhor que o jovem Lucas Silva, que ontem nem relacionado estava.

    34 pontos, ufa ! Estamos chegando lá… Nos 46 !!! rsrs

  • Márcio Luiz disse:

    O time não vence há três jogos, tem um jogo a menos que os concorrentes e mesmo assim continua LÍDER.

    É. Tem que ficar puto mesmo.

  • WILLIAN GONÇALVES disse:

    O Atlético vai ter de jogar no returno com times fortes que enfrentou no começo do campeonato enquanto disputavam Libertadores e copa do Brasil, muitas vezes com times reservas. É a hora de ver se realmente o time do Galo está acima dos outros.
    Além dos fracos resultados das últimas rodadas, já estavam acontecendo vitórias nos últimos minutos dos jogos, em jogadas individuais e lances isolados. Será que os técnicos já descobriram como explorar os pontos fracos do ataque e da defesa do Galo?

  • Marcos Vitório disse:

    Está na hora do Cuca tirar o coelho da cartola. As jogadas e as substituições já estão manjadas. As melhores jogadas do Atlético já estão marcadas pelos adversários. Cadê o elenco que todo mundo fala em verso e prosa. A volta do Guilherme ao time na minha opinião foi mais uma problema do que uma alternativa. Todo mundo conhece a lei de Murphy contra o Galo, ela sempre ocorre. Então se continuarmos achando que perder pro corinthians é normal, vai será normal perder para o bahia, palmeiras, são paulo e adeus título…Atitude de campeão deve ser sempre e menos desculpas.

  • Eduardo Angelo G. Dias disse:

    Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. O Atlético não pode achar que está tudo perdido por ter perdido para o Corínthians nem o Cruzeiro pode achar que está a mil maravilhas por ter ganhado do Náutico. Qualquer resultado de vitória no jogo Atlético X Corinthians seria normal como o foi. E eu como atleticano acho que o gol do Atlético foi bem anulado, não por impedimento, mas por falta do Leonardo Silva. O bandeira e o árbitro deram impedimento (que não houve) e esse foi o erro. O próprio Leonardo Silva e os demais jogadores se entregam ao aceitar a marcação.
    No que diz respeito ao Cruzeiro, pode-se dizer que o resultado não espelha o jogo, pois em alguns momentos o time passou alguns sufocos do Náutico que é um time bem montado. Após o gol abriu a porteira e o Náutico foi prá cima proporcionando o que o time do Cruzeiro tem como arma principal que é o contra-ataque.
    O Cruzeiro terá uma seqüência mais fácil neste início de segundo turno e tem que aproveitar para pontuar e tentar chegar ao G4 e decidirá uma vaga contra São Paulo, Inter e Vasco.
    Não acredito que o Atlético perca a liderança, mas mesmo se perder tem tudo para voltar pois sua seqüência neste início de returno é mais pesada e apenas por volta da 6a. ou 7a. rodadas irá deslanchar novamente.

  • clauber disse:

    Sinceramente, tem uns agorentos de plantão que dizem asneiras demais. Dizem que o Galo é pequeno coisa e tal. Ontem parei para me perguntar se a torcida bipolar merece estar em primeiro e cheguei a conclusão que nao pois desacostumou a isso. Por isso bravos atleticanos proponho a seguinte solução, vamos inverter a tabela e ai ficaremos em último e a torcida irá apoiar como nunca afinal nos acostumamos a fugir do rebaixamento, deve ter torcedor puto por não estarmos brigando la em baixo e com uma troca de treinador geralmente no mes de setembro.

    Pensando assim fica um recado para o Cuca, se reinvente, o Jô nao tem marcado, o Berola pode ser uma arma importante e quem sabe o leonardo possa entrar no ataque contra o bahia. O setor ofensivo não está funcionando.

    No mais MASSA, vamos apoiar ate o fim. Se caindo apoiamos e acreditamos que nao vamos cair entao vamos fazer o mesmo para ser campeao. Invocado todos estamos mas vamos que vamos.

  • Silvio Torres disse:

    Pois é, por isso que não dá prá engolir até agora aquele empate com a Ponte. O setembro negro só começou para o galo. E é verdade, Chico: espanta essa cafajestada do Cruzeiro em querer transmitir responsabilidades com tamanha desfaçatez! Se esse tipo de argumento valer e o clube não for exemplarmente punido, está aberta a temporada de Caça aos Árbitros!! Vamos levar até mira telescópica pros estádios prá não correr o risco de errar os ataques aos apitadores de latinha. E tem “jornalistas”, com “j” minúsculo, insistindo que o time vai levar no máximo três jogos de suspensão…ai ai ai ai

  • Rodrigo Assis disse:

    Enquanto cuca insistir com esse Guilherme barrigudo e preguiçoso, vai ficar difícil. Uma furada digna de amador, e uma chance clara desperdiçada.

    Já o Guilherme mendes eu trocaria a palavra criativo, por cara de pau

  • sergio disse:

    Pensando friamente nessa situação, foi o mesmo que ocorreu com o cruzeiro em 2007, 2008 e 2010, quando o clube fez boas campanhas a torcida se animou, porém o título ficou com clubes do eixo Rio-São Paulo. Com a campanha atleticana fica o medo sobre esse investimento feito e como ficará a conta depois. O Kalil agiu como se estivesse numa mesa de cartas, onde jogou todas as fichas nas cartas que tinha na mão e ver o que ia dar. Penso que o rendimento do time caiu muito depois do adiamento da partida com o flamengo. Jogadores que estavam fazendo alguma diferença como o Bernard, não estão jogando nada. Só espero que não se repita a história de 2009, onde o clube não conseguiu nem a vaga para a Libertadores. Lamento estar sendo tão pessimista, porém quem já viveu situações como tristeza de 1977 tende a ficar assim. Um abraço a todos.

  • Johnny disse:

    Concordo com o Tom. Jô é o centroavante que nao sabe fazer gol… liberar o Andre esta nos custando caro demais.

  • @cabrito2606 disse:

    O Jô está tão mal, que não soma nada ao time e sim, faz o time tê-lo como nulo em campo.
    O R49 já não acredita que seus lançamentos darão resultados positivos, pois, a maioria destes lançamentos são desperdiçados pelos atacantes e o Jô é o principal culpado.
    O Réver não teve culpa no gol, aconteceu, por ser coisas do futebol uai!
    O CUrinthians é um time arrumado, em todos os setores do campo, o time tem equilíbrio. Já o CAM não tem este equilíbrio e sim lampejos individuais.
    Mas, o returno será pior, pois, os jogos serão mais pegados o Galo só perde de trio fizer o que fez hoje,vestir a camisa do adversário do Galo.

    Muita calma, gente!

    @cabrito2606

  • Ulisses disse:

    Mesmo fazendo sempre jogos horrorosos como o de hoje, o Cruzeiro vai aos trancos e barrancos subindo na tabela e fica uma constatação. O bicho literalmente pegou ao deixarem o W. Mancini comandando o time, por conta daquela tarde inesquecível. Será que aqueles 6 x 1, valem todo esse sofrimento? O que vejo é que com um pouquinho mais de empenho da diretoria e competência do atual elenco, não perdendo jogos bobos pra Ponte Preta e Coritiba e estaríamos realmente brigando por vaga na Libertas, mas aja sofrimento. Ganha mas não convence. Mas está melhor do que a encomenda, uma vez que eu não acreditava em campanha tão boa assim, seria pra brigar novamente na parte de baixo, ao menos isso.

  • Marcio Borges disse:

    Ja começou a choradeira costumeira. E olha que o juiz nao deu um penalti claro para o curintia. E nao adianta reclamar porque foi falta. O flanelinha esta de volta…..

  • Junior disse:

    Flanelinha a vista, eh galo, entra ano e sai ano, a mesma coisa.

  • wilson disse:

    o corinthias pediu para perder o jogo e o galo nâo quis ganhar,está ficando complicado,o time tem que chutar mais de fora da área,quer entrar dentro da pequena área para fazer o gol,cobrou 200 escanteios,tudo errado.parece que estava buscando somente o empate.não me venham falar que o corinthias é o campeâo brasileiro,da libertadores,bla,bla,bla,a cabeça deles está lá no japâo era o jogo para ganhar.galo sempre ganhando ou perdendo…

  • Marcus disse:

    … em tempo! Além da quantidade de gols sofridos, esqueci-me de mencionar do baixo aproveitamento do Jô em relação a oportunidades de finalizar a gol. Ele para fazer um gol tem que perder 10?

    Cuca, hora da reação para que não tenhamos o emocional como adversário também!!!! Aliás, como estamos levando cartões bobos, beirando a infantilidade hein????

    abraço a todos

  • Marcus disse:

    A palavra de ordem agora é CALMA! O Cuca já estava prevendo algum momento de baixa. E ele chegou e espero que tenha acabado hoje!

    Me preocupa a quantidade de gols que o time levou nos últimos 5 jogos! Oito 8!!!!!! Quase um gol e meio por jogo! Precisamos rever o posicionamento do time. Perdemos aquela “roubada” de bola e marcação no campo do adversário. E uma coisa que até então o Galo faz a diferença, equilíbrio. Alguns adversários, não demos o devido respeito (bahia, atlético-go, ponte preta e cruzeiro) outros respeitamos demais (São Paulo e hoje Corinthans).

    Chico, ou algum repórter esportivo que leia este blog, por favor, questionem o Cuca sobre a quantidade dos gols sofridos nos últimos 5 jogos. E se ele previu um momento de baixa, quero acreditar que tenha previamente um plano para contornar este mal momento.

    A torcida está com time e acredita na reação já a partir de quarta feira!!!

  • audisio disse:

    Já foi queimada a gordura.
    Esta na hora do Cuca repensar o Danilinho que cansou de armar contra ataques para o Corinthians. Está na hora de tentar ganhar. Berola na Ponta! Marcos Rocha não me engana e muito menos o centro avante Jô. Pelo menos está na hora de dar uma oportunidade ao Leonardo. Já o Guilherme voltou a ser o “Duente” Azul!
    Pela décima vez vou repetir aqui: O Atlético não possui finalizadores. Bernard erra cinco gols para acertar um, Jô não existe e o Danilinho nem se fala!
    O Cuca poderia aproveitar o momento e dar uma chance para o Felipe Sotto.
    Sem querer ser pessimista, mas com este futebol dos últimos jogos não vai ganhar do Bahia. Não está na hora de manter posições no campeonato. Está na hora de continuar partindo para cima e tentar ganhar os jogos.
    O Juiz, mais uma vez foi péssimo! Errou a favor do Atlético no pênalti do Rever e contra no gol anulado, mas que o time não entre nessa de justificar maus resultados na arbitragem! Tem é que aproveitar as chances criadas.
    Finalmente quando o time foi testado falhou!

  • sergio disse:

    Infelizmente, no passado o Atlético teve oportunidade de se tornar um clube grande. Porém, hoje vive de lembranças da época de Reinaldo e cia.Como o Botafogo. Infelizmente acho que será mais uma frustração. Como disse Dario, até quando a boa vontade e a paciência da torcida irão durar? Por mais que haja planejamento as coisas não andam, os resultados não aparecem. E hoje com a tendência de haver aglutinação de forças para pouquíssimos clubes ( talvez parecido com Espanha e Inglaterra) não vejo futuro brilhante para os que estão fora do eixo Rio-São Paulo. E se não vierem títulos e com investimentos astronômicos sem resultando a coisa vai para o brejo. O presidente Kalil tenta, tenta mas a coisa não anda. Infelizmente, penso que o Atlético mereceria um estudo sobre marketing e administração esportiva.

  • Johnny disse:

    Danilinho e Marcos Rocha foram mal demais. Contra o Bahia, jogar sem o Gaucho vai ser um peso grande, quem nao ta fazendo nada (Danilinho, Bernard) vai ter que resolver. Vamo Galo, reaja!

  • tom vital disse:

    O Galo está dando mole.Quando a rodada dá a chance de acumular gordura
    o time não aproveita.Perdemos para o último Campeão Brasileiro,e Campeão da Libertadores até ai tudo normal. Mas Não pode dar mole,daqui pra frente…Senão praia á vista…Acho que o grande erro foi liberar o André.
    Mas vamos continuar torcendo e acreditando,e é bom lembrar que temos um jogo a menos.Continuo acreditando no título.Afinal sou Atleticano e quero no final tomar cerveja de graça lá no bar do Cleyton!

  • Alexandre Luiz disse:

    Atleticanos, não podemos desanimar. O campeonato é difícil. Bernard, volte a usar a munhequeira!