Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A justa revolta contra as tentativas de intimidação

Não param de chegar e-mail de revolta contra as tentativas de calar as manifestações em estádios de futebol.

Primeiro a ameaça foi ao Náutico e agora ao Atlético.

Absurdo é de onde partem as intimidações: STJD, de quem se deveria esperar neutralidade e justiça, e absurdo dos absurdos: da PM mineira:

Vejam estes e-mail que recebi, do Leonardo da Silva Cordeiro e do José Fábio S. Gonçalves:

* “Chico,

Hoje quando abri o site www.superfc.com.br, fui surpreendido com a manchete que o Atlético pode ser punido pela manifestação que os torcedores fizeram com um mosaico contra a CBF.

Foi uma manifestação pacífica, onde algumas pessoas deram sua opinião que consta nas leis brasileiras, onde todos nós temos o direito livre de expressão.

A torcida do Atlético, assim como o time deu um show. Agora a CBF, que demonstra a cada ano que passa o seu despreparo, tanto que nossa seleção, que era temida, hoje não figura nem entre as 10 melhores do ranking de seleções e nossa arbitragem, ao contrário do nosso judiciário, que até punir os mais poderosos está punindo, só comete erros absurdos e que influenciam diretamente nos resultados das partidas.

Nós de MG, não podemos deixar que mais uma vez, eles cometam um erro, passando por cima até das nossas leis para punir erroneamente o livre direito de expressão dos torcedores do Atlético, que com certeza é a opinião da grande maioria dos mineiros, sejam eles Atleticanos, Cruzeirense, Democratenses, etc…

Segue abaixo a reportagem…

http://www.otempo.com.br/esportes/ultimas/?IdNoticia=66170

Grande abraço,

Leo”

——————————————

* “Em um país que se intitula democrático, é triste ver que a Policia Militar de Minas Gerais, ainda vive dos pensamentos limitadores da ditadura militar. Em um Estado que vemos a violência crescer por falta de um planejamento de combate aos fora da lei, vemos a população ficar atrás das grades de suas casas e os ladrões circulando livremente pelas ruas.

A atitude da policia militar de tentar reprimir a manifestação pacifica dos torcedores do Atlético, de entrarem com nariz de palhaço e de criarem um mosaico, contra as mazelas no futebol, mostra que nossa policia está despreparada para receber os visitantes da copa do mundo.

A PM esquece que a Constituição Federal concede o direito da livre manifestação. Fico triste então por essa atitude que demostra que estamos longe de sermos um Estado livre é perfeito. Onde o certo é o errado.

José Fábio S. Gonçalves”


» Comentar

Comentários:
20
  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Grande Mauricio Souza !

    Será um prazer recebê-lo lá no Sabaras’Bar !

    Abraços

  • Leonardo da Silva Cordeiro disse:

    Chico,

    Obrigado pela confiança em publicar meu e-mail que enviei a você. Mais uma vez, demonstrando o amor pelo futebol mineiro e o respeito pelos seus leitores e amigos.

    Grande abraço,
    Leo

  • mauricio souza disse:

    Clayton só boleiro, te parabenizo, pelas suas palavras. Tomara que voce tenha acabado com o vício do cigarro. Um abraço, ainda vou no Sabará’s bar.

  • Nelson Roberto B. Jr disse:

    Audisio vc foi cirúrgico no seu comentário. Não seria o ideal,mas pensando friamente, poderia desencadear tudo o que vc comentou, fazer terra arrasada na área da CBF, COB, Ministério dos Esportes, etc… começar do zero com pessoas sérias.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O estatuto do torcedor prevê a pena de multa, não tem perda de mando de campo por isso aí, então estou tranquilo.

  • thales rosa disse:

    alguem tem duvidas de que o atletico sera punido?? A propria PM proibiu a entrada de faixas com protesto contra o Kalil no inicio do ano, quando os alteticanos ainda protestavam contra os 6×1 do dia 04/12/2012…

  • Pergunta ao STJD e CBF: Então, quais tipos de manifestação são “autorizadas” quando os torcedores amantes do futebol honesto querem se pronunciar?

    – Talvez àquela em que torcedores arremessam objetos no campo, na arbitragem e nos adversários? admoestar arbitragem no intervalo da partida? quem sabe arremessar pedras no ônibus da delegação adversária? ou tratar adversário como inimigo mortal?

    – Enfim, a CBF e STJD se julgam acima até da Carta Magna! Em suma, são os Semi-Deuses do futebol e apoiados por uma minoria irresponsável, atrasada, inútil, incompetente, inservível, desonesta… sim, infelizmente esse é o nosso Brasil colonizado por alguns da pior espécie e origem!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Quem já me conhece aqui do Blog, sabe que é muito raro ( Quase im possível… rs ) eu tentar defender alguma coisa a favor do Atlético Mineiro, mas nesse caso aí, vou dar meu pitaco…

    Palhaçada !!! Vergonha !!! Absurdo !!!

    E dessa vez, não é “mi…mi…mi…” deles não.

    Estão querendo acabar até com o sagrado direitos dos Torcedores se indignarem.

  • Vinicius disse:

    É o fim da picada, será que este trbunalzinho de meia tijela, não sabe interpretar a Constituição?
    Se o Galo for punido deve entrar com uma ação de inconstitucionalidade na justiça comu somente para fazer valer o direito garantido pela nossa Carta Magna.

  • audisio disse:

    O CBF tem que tomar muito cuidado se for bater de frente com um clube da força popular de um Atlético Mineiro. As repercussões desta manobra poderão ser desastrosas para os responsáveis pela instituição.
    Não estamos mais nos anos 70 e a liberdade de expressão custou muito caro inclusive a vida de muitos. A própria presidenta deveria intervir neste assunto, já que se manifestou torcedora do Atlético e belorizontina.
    Minas Gerais possui 20.000.000 de habitantes, ou seja, dois Portugais, sete Paraguais, cinco Uruguais, dois Chiles, 2/3 da Colômbia e praticamente uma Venezuela. Um confronto produzindo uma ruptura destas com um dos principais estados na véspera da copa do mundo poderá trazer uma antipatia tal contra qualquer coisa que represente a CBF e seu tribunal em âmbito nacional poderá provocar boicotes e expressões artísticas e culturais resultando numa péssima imagem internacional, desmoralizando a própria instituição e quem sabe até sendo o estopim da maneira que as coisas são administradas com a queda do seu atual “status quo”. A própria FIFA poderá interferir, pois o Ronaldinho possui uma penetração imensa em todos os países.
    A seleção brasileira corre o risco de ter uma rejeição monstruosa em Minas. Os partidos políticos poderão se aproveitar da situação. Não seria sábio nesta altura esse procurador do STJD provocasse a torcida e a sociedade mineira depois do péssimo exemplo dado pelo próprio STJD com procuradores declarando o Fluminense Campeão o enforcando Ronaldinho em figuras. Até os cruzeirenses, apesar de toda rivalidade entenderão a gravidade de uma agressão federal e uma intervenção de fora contra a nossa sagrada Liberdade. Está na nossa bandeira. Alguém com juízo deve alertar esse procurador da colmeia em que está metendo sua mão e que tenha um mínimo de juízo e responsabilidade e consequência.

  • Marcos Vitório disse:

    Por acaso estamos vivendo em Cuba ou na antiga União Soviética? Estamos em um país onde o direito de manifestação de forma pacifica é livre e garantido pela Constituição Federal. Qualquer tipo de medidas que quiserem tomar contra o Atlético e a sua torcida é arbitraria e inconstitucional.
    “Os protestos servem para testar qualquer democracia — assim o direito a reunião pacífica é essencial e desempenha um papel fundamental na facilitação do uso da liberdade de expressão. Uma sociedade civil permite o debate vigoroso entre os que estão em profundo desacordo.”
    “O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura.”
    “Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir — aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.”

  • Rodrigo AR disse:

    A censura em MG já deixou de ser novidade, infelizmente. Nos estádios espero ainda ouvir uma voz de prisão aos criminosos censores pelo abuso de autoridade. Onde está o MP agora? Isso ocorre desde o campeonato mineiro e ninguém faz nada.

  • Marcos Vitório disse:

    Por acaso estamos vivendo em Cuba ou na antiga União Sovietica. Estamos em um país onde o direito de manisfestação de forma pacifica é livre e garantido pela Constituição Federal. Qualquer tipo medidas que quiserem tomar contra o Atlético e a sua torcida é arbitraria e inconstitucional. “Os protestos servem para testar qualquer democracia — assim o direito a reunião pacífica é essencial e desempenha um papel fundamental na facilitação do uso da liberdade de expressão. Uma sociedade civil permite o debate vigoroso entre os que estão em profundo desacordo. “

  • Ricardo Lemos disse:

    O que estão fazendo chama-se CENSURA!

    Acho que a presidenta precisa ser acionada. Impedir o torcedor de dar a sua opinião é o mesmo que fizeram com ela no passado. Futebol é um patrimônio nacional e passou da hora de alguém colocar ordem na casa.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Pois eu vou torcer pro Brasil não passar nem da primeira fase da Copa 2014. nada contra os jogadores, mas contra a CBF e seus interesses. Esse pessoal merece passar vergonha…

  • Richard disse:

    stjd = pm mineira = vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vinícius Ribeiro disse:

    Chico, sou cruzeirense e também acho um absurdo tremendo a proibição de manifestações como a que foi feita pela torcida do atlético.

    Infelizmente hoje em dia polícia, advogados, árbitros e etc, querem aparecer mais que os jogadores!

    Como naquele Jogo do Náutico que só foi iniciado após a retirada da faixa. UM ABSURDO!!

  • Renato joinville disse:

    Vivemos em um país onde o corrupto fica impune, onde o ladrão é livre,onde o cidadão se aprisiona em uma casa com muros altos, cerca eletrica, monitoramentos, caes bravos… O cidadao cria sua penitenciária e o bandido é livre pra “trabalhar”. Este é o país do futebol, futebol manipulável, onde torcedores são amordaçados e intimados a aceitarem o que a turma dos intocaveis julguem, são os justiceiros que entram em campo. Eu quero ver jogadores, jogadas geniais, craques, dribles, gols, emoção. Mas eles, os justiceiros mandam parar tudo e dizem: Paguem ingressos, pois neste país, nós somos os artistas. Grandes comediantes, ou seriam os mocinhos dos tribunais? Sou um palhaço que assino pfc e manipulado pelos espertalhões. Fazer o quê? Minha paixão pelo meu time me faz passar por cima disso tudo. Torço contra o vento!

  • william lucio da silva disse:

    Alem de querer rasgar a constituicao essa quadrlha do STJD envergonha e da nojo em todoa os cidadaos de bem do pais . Enquanto nosso povo nao se mobilizar contra eles cao continuar com esses desmandos .

  • Francisco Barbosa disse:

    Fora copa 14, vou torcer contra, não existe mais Seleção Brasileira, isso aí é time da cartolagem da cbf.