Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ex-algozes do Ronaldinho na imprensa nacional se rendem à bola que ele está jogando

Dois dos maiores algozes do Ronaldinho Gaúcho na imprensa se renderam à volta por cima do craque, e justos que são, reconhecem novamente a diferença que ele faz.

Juca Kfouri e Renato Maurício Prado, que também criticaram duramente o Atlético pela contratação, escreveram colunas memoráveis, enaltecedoras ao sucesso do R49 em Belo Horizonte.

O Juca inclusive criou um apelido muito legal para ele: “Galucho”.

Importante ressaltar que, quando estes jornalistas deram porrada no jogador, ele estava fazendo por merecer.

Essa é a vida e assim é a atividade jornalística séria.

Veja as colunas, publicadas, segunda-feira, na Folha de S. Paulo, do Juca; e ontem, no Globo, pelo Renato:

Juca Kfouri

“Galucho em estado de graça”

Tudo começa a se encaixar. Kaká está de volta ao futebol depois de um longo e tenebroso inverno e Ronaldinho Galucho recupera seu protagonismo em grande escala.

Na vitória sobre o Fluminense, num clássico simplesmente enlouquecedor para o mundo todo ver de joelhos, Camp Nou e Santiago Bernabeu incluídos, o craque gaúcho mostrou todas as suas armas, com passes decisivos, dois deles que culminaram em dois gols, e com uma cobrança de falta magistral, anulada pelo corajoso apitador baiano que, sem medo do que vão dizer, interpretou como falta o empurrão de Leonardo Silva na barreira tricolor.

Questão da velha falta de critérios porque, contra o Vasco, o Flu fez gol igual e valeu. Mas o apitador, de forte personalidade, e desapego à vida, enfrentou o Independência lotado e em clima de protesto contra as arbitragens, para fazer valer o que viu, mesmo com a bola não passando no buraco aberto pelo zagueiro atleticano.

Que, aliás, mostrou como o futebol é maravilhoso.

Leo Silva deixou também passar por suas pernas o segundo gol carioca e poderia ter saído como vilão do jogo que acabou por dar mais graça ao Brasileirão. Só que foi dele o gol salvador, o que deixou o Galo a seis pontos do Flu, no momento derradeiro do melhor jogo do ano.

Jogo que poderia ter terminado com um placar pornográfico, algo como 8 a 2 para os mineiros, não fossem três bolas nas traves cariocas, quatro senhoras defesas de Diego Cavalieri, além de um gol salvo por Gum na linha da pequena área.

Felizmente a vitória atleticana permitirá que se fale da excelência do jogo e não do apito, assim como será possível falar da exuberante atuação de Vágner Love na vitória do Flamengo sobre o São Paulo, por 1 a 0, e que poderia ter o resultado invertido caso Luis Fabiano convertesse um pênalti inexistente ainda no primeiro tempo. Uai, mas os esquemas não protegem o Flamengo?

Volto a Ronaldinho Galucho. Sim, se Cavalieri merece ser convocado para a seleção, RG ainda não, embora esteja jogando para ser titular dela. Que fique, no entanto, assim, matando um leão por atuação até que a Copa do Mundo se aproxime.

O que ele fez ontem é coisa de antologia, assim como o que fizeram o goleiro tricolor, sem esquecer que Pierre pôs Deco no bolso e que Bernard é outro que faz jus a qualquer chamamento, revelação de 2012.

Está dito lá em cima que tudo começa a se encaixar. Por sorte ou por cálculo, pelo acaso ou por paciência, fato é que só está faltando Paulo Henrique Ganso ficar 100% para termos outra vez uma seleção brasileira digna de suas glórias e que possa olhar com igualdade de condições para as demais.

Porque o jogador brasileiro é assim –atenção, o jogador!

Quando menos se espera, renasce. Como o inesquecível jogo de Belo Horizonte provou.

* http://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/1172900-galucho-em-estado-de-graca.shtml

——————————————

* Renato Maurício Prado

“Soberbo maestro”

Foi impressionante a exibição do Ronaldinho Gaúcho contra o Fluminense. Na minha opinião, a melhor desde que voltou ao Brasil. Acho que ele jogou mais até do que naquele espetacular Flamengo 5 a 4 no Santos, na Vila Belmiro, e também, recentemente, na goleada de 6 a 0 do Atlético Mineiro sobre o Figueirense. E olhe que nestas duas partidas ele fez três gols em cada… 
Desta vez, o Dentuço não marcou, mas encantou por ter sido um autêntico maestro em campo. E o recital apresentado no grande duelo entre o líder e o vice-líder do campeonato foi soberbo.

A assustadora superioridade do Galo sobre o Flu (no primeiro tempo, um autêntico massacre!) deveu-se, acima de tudo, à magistral performance de Ronaldo. De seus pés saíram quase todos os grandes lances do jogo — e não faltaram lindas jogadas do Atlético na tarde de domingo passado.

Não fosse mais uma grande atuação de Diego Cavalieri, os mineiros poderiam ter liquidado a fatura já na primeira etapa, quando acertaram duas vezes a trave e obrigaram o goleiro tricolor a realizar um punhado de intervenções difíceis. O zero a zero dos 45 minutos iniciais foi de uma injustiça ímpar diante do que se viu em campo.

Quando Wellinton Nem abriu o placar, na segunda etapa, parecia até que a velha máxima do “quem não faz leva” iria se confirmar de novo — principalmente por se tratar do Fluminense, que neste torneio se tornou especialista na arte de sofrer pressão dos adversários mas ganhar por 1 a 0.

Só que Ronaldinho estava tão encantado que o susto se mostrou incapaz de desanimá-lo. E foi justamente de mais uma grande jogada dele que nasceu o gol de empate, feito por Jô, que voltaria a marcar colocando o time do Cuca na frente.

E nem mesmo quando o Fluminense voltou a igualar o placar, deixou de brilhar a estrela do Gaúcho. O longo e precisamente milimétrico lançamento que fez na cabeça de Leonardo Silva, na jogada que originou o gol da vitória, foi primoroso.

Como primorosa, como um todo, foi a tarde de Ronaldinho Gaúcho. Se continuar jogando assim, sem dúvida, tem todas as condições de voltar a vestir camisa 10 da seleção para comandar o Brasil na Copa das Confederações e até no Mundial de 2014.

A grande questão é saber se conseguirá manter o foco e a forma até lá. E essa já é uma outra história. Ainda muito complicada…

* http://oglobo2.globo.com/esportes/rmp/posts/2012/10/23/soberbo-maestro-471529.asp


» Comentar

Comentários:
20
  • Dudu GALOMAIO - Resende Costa MG disse:

    Emilio, o atleticano que tiver inveja de um time medíocre como seu crucru, pode mandar internar viu? Só sendo completamente lelé da cuca…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Tem que se render mesmo. Somente os invejosos e despeitados não se rendem ao que o R49 tem feito…

  • Raws disse:

    Meu temor, é a lacuna que R49, vai deixar!
    Eu vi o Rei jogar, vi Cerezo, vi Eder, vi Luizinho, vi Marcelo, porém os que vieram depois, ajudaram a ofuscar a minha memória, agora eu vejo 20% de um fora de série e me reencanto, é uma flor no meio do holocausto…

  • Rafael disse:

    Renato Maurício Prado é flamenguista de carteirinha e chato de galocha!

  • J.B.CRUZ disse:

    O primeiro comentário do Thales Rosa é um primor…O ser humano tem diversas facêtas, uma delas é a superação..Ricardo lemos também mostrou o bom caráter de Ronaldinho, que em momento algum retaliou contra o Flamengo e torcida rubro-negra…

  • Junior Gam disse:

    Ronaldinho Gaucho, ta jogando o fino da bola.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Nem estando na vice liderança do Brasileiro, com chances de tuitulos, os comedias se esquecem do Cruzeiro!!!

    A inveja é uma merda…

  • Márcio Luiz disse:

    Curioso. O “mister link” anda sumido ultimamente.

    Alguém tem notícias dele?

  • Independente de beneficiar ou não nas tabelas o eterno maior clube de futebol mineiro de todos os tempos (o CAM, é óbvio!), sempre torcerei prás derrotas celestes… é “bão dimais da conta, sô!”.

    – Eu quero mais é ver o circo azul pegando fogo e os valorosos bombeiros jogando gasolina prá apagar! ashuahshuahusuausuahushuahusuahsa…

    – Os dramáticos merecem… e como! hehehe…

  • mauricio souza disse:

    Uma sugestão para o Kalil:
    Porque ele não empresta o Guilherme, para o crucru (de graça), se eles conseguirem pelo menos empatar com o flu no RJ

  • Marcos Vitório disse:

    Espero que esses comentários positivos se consolidem até ao final do campeonato. E o bom futebol prevaleça superando as polêmicas. Que somente os jogadores sejam os donos do espetáculo. Esse é nosso desejo.

  • marcelo disse:

    “Gente, dizem que sou louco por aí. Mas ainda não cheguei no estado de loucura de recusar o Ronaldinho Gaucho.”

    Kalil a 4 meses atrás, até então sozinho no barco.

  • Reinaldo disse:

    Eu seria burro de não contratar Ronaldinho Gaucho!!!!!!! Parabéns Alexandre Kalil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Emilio Figueiredo disse:

    Olha o Juca Kfouri ai…

  • Ricardo Lemos disse:

    Galucho caiu bem. Como o goleiro do Barça falou outro dia, ele é o cara que chega para mudar a história mesmo.

    Já havia ficado impressionado com seu talento desde os tempos em que ele abriu uma chapelaria às custas do então capitão do Tetra (o Dunga) nos Gre-Nais da vida.

    Mas achei que ele tivesse aderido à moda de ex-jogadores que permanecem em atividade. Graças a Deus eu estava errado e ele mostrou que é um excepcional atleta.

    Acho que a história dele no urubu carioca é que talvez tenha sido o erro da sua carreira. Mas ele teve a capacidade de reconhecer o erro, sair com o máximo de discrição que a situação permitiu (lembrem-se que em momento algum ele hostilizou o clube, a torcida, os dirigentes ou quem quer se seja, apenas se manteve calado deixando o assunto para ser resolvido na justiça) e aproveitar a oportunidade que teve para dar a volta por cima.

    Quem apostou em baladas, chinelinho, “homem do pênalti” ou uma boa atuação a cada dez rodadas, perdeu dinheiro.

    Concordo também com o Juca quanto a ele ir para a seleção só em 2014. Principalmente se o Galo acertar com ele de novo para a temporada toda de 2013.

    Com Diego Alves no gol e Ronaldinho Galucho mandando no meio de campo, a seleção vai ter o maior apoio possível no Mineirão e certamente estará na final.

  • thales rosa disse:

    Chico maia sabe algo sobre o leilao da sede campestre do Cruzeiro?? Segundo o site abaixo esta marcado para hoje as 09:00.
    http://www.marcoantonioleiloeiro.com.br/index.php/lotes/visualizar/1977.html

    Sou cruzeirense e se for verdade porque a midia nao tem falado nada a respeito???? Quem foi o responsavel por deixar isso acontecer, provavalmente os perrella afinal gilvan acabou de entrar..

  • thales rosa disse:

    Chico o cara foi enxotado do rio com o rotulo de pior profissional do futebol, como ex jogador em atividade, como escoria da humanidade. Quando se mexe com os brios de um homem que um dia ja foi o melhor do mundo ele no minimo vai querer calar a boca de quem o achincalhou. O fato é que aqui no Brasil a qualidade dos times é muito inferior aos times na europa e mesmo em decadencia os jogadores ainda podem render muito aqui. Veja o caso do Seedorf, luis fabiano… aqui eles encontram zagueiros como Thiago Heleno, Rafael Donato…. la eles jogam contra Puyol, Thiago Silva…

  • Leonardo da Silva Cordeiro disse:

    Simplesmente Orgulhoso de ser GALO!!!
    Eu torço contra o vento!!!!
    Eu acredito no título!

  • Achiles Nicolai Júnior disse:

    Bom dia, Chico Maia! O gol do Gaúcho foi devidamente anulado ,pois o Leonardo Silva fez falta na barreira. Estão falando de esquema para ajudar o Flu,mas se esquecem dos erros a favor do Atlético;o gol do Fred no jogo no Rio,e os dois penaltis a favor do Sport em BH,além de outros erros no primeiro turno a favor do Atlético. A verdade é que perderam o campeonato,e por a culpa na arbitragem e em esquema é mais fácil do que admitir que o time é Cavalo Paraguaio. Obrigado pela atenção.

    – Lagoa Santa

  • Thiago disse:

    Chico bom dia, otima sua coluna de hj 24/10 no super. Uma coisa que lembrei, o STJD disse que pediu a punição ao galo de acordo com o statuto do torcedor, mas na hora de cancelar o jogo contra o flamengo, não olharam esse estatudo não né, assim fica dificil

    – Raposos