Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Gol de mão

Coluna publicada ontem na Folha de S. Paulo e lida pelo André Rizek no programa Redação Sportv, que provocou a ira de muitos palmeirenses:

Hélio Schwartsman”

Gol de mão

SÃO PAULO – Ao entrar com o pedido de anulação do jogo contra o Internacional, o Palmeiras estará na prática reivindicando o direito de fazer gols com a mão, o que não pega bem para um clube de futebol.

Antes que rábulas ludopédicos e palmeirenses em geral me venham corrigir, sei que a ideia é questionar uma suposta interferência externa na decisão do árbitro, o que é vedado pelas regras. Pior, a pessoa que teria influenciado o juiz lhe teria passado informações obtidas através de imagens de TV, o que também é proibido.

A analogia cabível, sustentam os “filopalmeirenses”, seria com provas judiciais colhidas de forma ilegal, as quais, segundo a melhor doutrina do Direito, devem ser peremptoriamente excluídas do processo. “Mutatis mutandis”, a informação de que o gol de Barcos foi feito com a mão não poderia ter chegado licitamente ao conhecimento do árbitro.

A tentativa é boa, mas não me convence. A razão para não tolerarmos provas ilegais na vida real não se aplica ao esporte bretão. Trata-se de uma proteção conferida ao indivíduo para protegê-lo do poder do Estado. Recusamos a busca sem mandado para preservar a privacidade do cidadão. Abominamos a confissão sob tortura para garantir-lhe a integridade física.

Obviamente, um jogador que se exibe diante de um público de dezenas de milhares de pessoas (sem contar a TV) não pode legitimamente invocar o direito de privacidade. Por mais que tente, não consigo ver, no contexto do futebol, nenhum interesse que possa competir com o de apurar o que de fato ocorreu na jogada.

É por essas e outras que me parece absurda a insistência da Fifa em banir ferramentas tecnológicas que possam melhorar a qualidade da arbitragem. Os esforços da entidade me lembram o rival de Galileu que se recusou a pôr o olho no telescópio para ver as evidências, alegando que tudo o que havia para saber sobre os astros já estava descrito na doutrina aristotélica sobre os céus.


» Comentar

Comentários:
11
  • Junior disse:

    Rafael, o placar real é irreal.

  • Bruno Cabral disse:

    Tecnologia no futebol, já!

  • Marcos 2012 disse:

    Agora a CBF pretende validar gols de mão.
    E pensar que esse país irá sediar a Copa.

  • Frederico Dantas disse:

    E mais. Interferência externa acontece em TODO JOGO deste nível.
    Ou alguém acha que a arbitragem não descobre no intervalo dos tempos as lambanças que fez e aplica, a partir daí, seus “critérios de compensação”?

  • Frederico Dantas disse:

    Excelente coluna.
    Isso aconteceu na final da Copa de 2006, não gerou esta celeuma e deu credibilidade ao resultado do jogo. Imagina se aquilo passa batido?

  • Resumindo: o futebol brasileiro é corrupto, mau administrado e extremamente protetor dos clubes cariocas e paulistas… para os do eixo, tudo pode, tudo vale, exceto quando jogam entre si!

    – Rotineiramente ainda aparecem nestas páginas pseudo-torcedores que defendem que há honestidade no futebol brasileiro: conivência e incapacidade de enxergar e conviver com a razão! Não são capazes de assumirem erros, desacertos e desonestidade em seu próprio clube, pois, são “cegos pela bola”, pela paixão clubística, pela emoção, pelo sensacionalismo, pelo passionalismo!

    – Infelizmente somos de um país onde corrupção e desonestidade são tratados como “vantagem, sutileza, esperteza…” e demais desculpas esfarrapadas… sim, fomos colonizados pelo resto da sociedade européia e africana, e isso é público e notório, e com eles adaptamos nosso “jeitinho brasileiro”!

  • sergio moreira disse:

    Chico
    será que algum doutor AUDITOR do STJD
    vai punir o bargos por ele ter usado a mão e fazer um gol ileegal
    com má fé
    será ?

  • Luciana disse:

    O holandês Clarence Seedorf criticou o hábito de os jogadores brasileiros se jogarem ao chão para cavar pênaltis. Em entrevista ao programa “Esporte Espetacular”, da TV Globo, o meia botafoguense que já jogou em times de cinco países diferentes afirmou que não respeita atletas “malandros”.

    http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2012/10/malandragem-criancas-e-musica-licoes-de-educacao-de-seedorf.html

    “Os jogadores [do Brasil] deveriam ser mais leais, não ficar caindo, se jogando. Malandragem eu não respeito”, disse o atleta…

  • Hudson disse:

    Com todo o respeito, que lixo de coluna (a do gol de mão). Tentam desvirtuar a discussão como se fosse para validar lance irregular, ao invés de compreender que é incabível, sob quaisquer circunstâncias, a interferência externa para decidir lances de uma partida de futebol, sejam lícitos ou não.

    E nem sou palmeirense.

  • Anderson Laguárdia disse:

    Caro Chico,
    cansei…
    Não tem como torcer para nenhum time de futebol do Brasil, se vc for uma pessoa com principios. O que se viu ontem foi um filme que o título deveria ser “10 maneiras de se atrapalhar o trabalho de um clube sem ser muito evidente”. Ele não deu o penalti porque não quis, conversou de mais com os jogadores irritou todo mundo. Isso é uma forma de fazer o serviço sem deixar claro.
    Tomei uma decisão acabei de cancelar o PFC, não comprarei mais nada alusivo ao futebol brasileiro, vou torcer para qualquer outro clube do mundo. O Kalil disse uma frase em sua entrevista ao O Globo que funciona perfeitamente para a relação GloboxGalo “a mão que afaga é a mesma que bate”. Aquele bandido do Marciglia falando que o penalti foi claro no R49… Quando ele apitava fazia o serviço… O Atlético não queria assinar com a Globo lembra???
    Enquanto os clubes não se unirem no Brasil todo contra o eixo para criarem um campeonato fora da CBF vai ser isto… Não dá para conviver com isso que está acontecendo no país… Chega num ponto que é melhor parar… Torcer para clubes fora do eixo é o mesmo que brincar de bater a faca entre os dedos com a mão em cima da mesa, uma hora você se machuca.
    Para finalizar quero ressaltar que enquanto aqui atleticanos e cruzeirenses ficam acham bom que o adversário é passado para trás. Nop eixo eles lutam para beneficio de todos eles!!!

    Para mim futebol brasileiro morreu ontem!

    – BH