Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mineirão e os novos velhos problemas, goleadas e expectativas

Samuel Venâncio, da TV Alterosa, twittou:

Samuel Venancio@samuelvenancio

“Tô achando que o “Curintia” num vai guentááá”

Sei não! Estes ingleses não mais aqueles, apesar de terem um Oscar, que desequilibra, como desequilibrou hoje!

E aquela confusão no Morumbi ontem? Na bola o Tigres não aguentaria mesmo o São Paulo, mas que os dirigentes do tricolor usam de expedientes truculentos há muitos anos, usam sim.

Quando a coisa aperta na bola, no intervalo, de repente os corredores que levam os jogadores ao vestiário ficam escuros. As luzes se apagam “misteriosamente” e o pau quebra.

Quando não são jogadores adversários é o trio de arbitragem que leva uns sopapos, sob ameaças. Também “misteriosamente” as luzes se acendem novamente, nenhum agredido vê ninguém estranho à sua volta, mas volta pro segundo tempo completamente atordoado.

Muitos clubes e árbitros já puseram a boca no trombone e tudo ficou por isso mesmo. Devido á força do São Paulo nos bastidores as acusações caem no folclore do futebol e são abafadas logo.

Os argentinos resolveram não voltar ao gramado e aí a repercussão está sendo grande e vai durar mais algum tempo.

Vamos ver se muda alguma coisa.

Alguns leitores estão manifestando justas preocupações em relação ao novo Mineirão: a cartolagem fala em torcida única já no clássico de reinauguração, dia 3 de fevereiro.

Caso se confirme isso será a primeira grande idiotice da nova era do “Gigante da Pampulha”. Atestado de burrice!

Para mudar isso a única saída seria um movimento popular, também quase impossível de acontecer devido a essa irracionalidade municipal entre atleticanos e cruzeirenses: as duas torcidas deveriam ir para as ruas, numa passeata que começaria em frente à sede do Cruzeiro, no Barro Preto, percorreria os poucos quartões até a sede do Galo, em Lourdes, e terminaria em frente ao Palácio da Liberdade, alguns quarteirões à frente.

Haveria repercussão nacional: arquirrivais se unindo contra a falta de bom senso dos dirigentes e cumplicidade das autoridades políticas.

Seria um protesto contra este atentado à razão de ser do futebol que é o torcedor e à beleza do espetáculo. Sem falar que essa de torcida única acirra ânimos e incentiva a violência.

Será que há uma amnésia coletiva? Ninguém se lembra que o Mineirão pegava mais de 100 atleticanos e cruzeirenses, separados por cordas e uma fila de policiais militares?

A sociedade está regredindo em civilidade, tolerância e respeito aos direitos individuais.

Outra preocupação: a forma de venda de ingressos para os jogos no futuro Mineirão.

Vejam essas observações do Rapha Rabello:

“Chico,

Matéria de hoje do superesportes: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/especiais/novo-mineirao/1,653,1,307/2012/12/12/noticia_copa_do_mundo,237045/com-lugares-marcados-e-venda-acessivel-mineirao-espera-extinguir-cambistas.shtml

Sérios problemas à vista. Me chamou a atenção a seguinte parte:

“Em alguns modos de venda, como na internet, você terá a possibilidade de escolher o seu lugar. Nos pontos de venda também. Mas as vendas em totens de autoatendimento e loteria esportiva, você não verá o mapa, mas poderá dizer em qual setor pretende ficar. Então, você terá um número naquele setor”, explica Barra.”

Até ajustar isso, certamente os problemas serão gigantes. Quanto a querer acabar com cambista, pura ilusão. Até hoje não se tem notícia que alguma organização ou algum clube tenha conseguido isso em nenhum lugar do mundo. Eles sempre arrumam um jeito. 

E o América, hein!? Pelo que tenho ouvido nos noticiários o técnico Vinícius Eutrópio está entrando na mesma dos seus antecessores, indicando contratações de fulanos, cicranos e beltranos de outros estados, para dar sequência à cantilena do Coelho de desprezar a sua prata da casa antes de testá-la devidamente.

Tomara que eu esteja enganado! 

O taxista Admilson, cujo ponto é no Bairro Barroca, foi quem me levou até a estação ferroviária em Belo Horizonte ontem cedo. Atleticano, estava apavorado com a goleada que o “Galinho” tomou do Vitória no jogo de ida pela final da Copa do Brasil Sub-20.

Queria entender o que aconteceu com a meninada.

É simples e vale para juniores ou profissionais. Normalmente, um time toma goleada em três circunstâncias: pior time; pior preparado técnica, física ou psicologicamente ou soberba, quando acha que já ganhou.

Neste caso acredito que tenha sido essa última alternativa. Nas últimas semanas a imprensa tem enchido demais a bola da base atleticana e isso costuma contaminar, especialmente jovens. Os camaradas começam a achar que são mais do que realmente são e quando acordam já foram engolidos pelos adversários.


» Comentar

Comentários:
69
  • Klang disse:

    Alisson, acompanhe a conversa e verás o porque de eu ter escrito isto. Anderson, onde está o vídeo de Ipiranga Barro Preto 0 x 2 Once Caldas?

  • audisio disse:

    Alisson, acompanhe a conversa e verás o porque de eu ter escrito isto. Anderson, onde está o vídeo de Ipiranga Barro Preto 0 x 2 Once Caldas?

  • Ricardo Lemos disse:

    Mais três observações sobre aquele campeonato de 1966:
    – A Taça Brasil era organizada pela CBD, que nem existe mais (ou será que, neste caso, mudar de nome não é problema?), convidava clubes para participarem do torneio e os critérios não eram sempre os mesmos;
    – O fortíssimo Santos (que só não foi forte quando disputou a Conmebol), perdeu de 5×3 para o Náutico (neste caso, vão falar que o Náutico era uma verdadeira máquina de jogar futebol). Houve a necessidade de um terceiro jogo para o Santos se classificar para a final;
    – Participantes desta taça:
    – Campeões: Bahia, Palmeiras, Santos, Santos, Santos, Santos, Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Botafogo;
    – Vices: Santos, Fortaleza, Bahia, Botafogo, Bahia, Flamengo, Vasco da Gama, Santos, Náutico, Fortaleza;
    – Outros que foram 3º ou 4º: América-RJ, Internacional, Ceará, Santa Cruz, Grêmio, Sport, Fluminense.

  • Ricardo Lemos disse:

    Depois dos fatos (e contra fatos será que haverá argumento?) apresentados pelo Dudu GALOMAIO BH, espero que este assunto de desvalorizar títulos de um time não aconteça mais.

    Mas se a moçada azul insistir, segue link para que possam entender o que aconteceu em 1966, quando ninguém do blog deveria ter nascido (já que esta mesma moçada fala que ninguém era nascido em 1971, 5 anos depois):
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1966

    O tal do Fabrício comentou (http://blog.chicomaia.com.br/2012/12/13/mineirao-e-os-novos-velhos-problemas-goleadas-e-expectativas/comment-page-1/#comment-117761) que Sampaio Corrêa e CSA “já participaram da “fortíssima” copa Conmebol.” Vejam se na classificação deste Campeonato de 1966 estes clubes não aparecem também.

  • Anderson Palestra disse:

    Olha o vídeo do gol que falei. Olha o nível.
    http://www.youtube.com/watch?v=cUqeGV4hSDY

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    vou pedir aos colegas azuis, com toda sua sapiência sobre qualidade dos times sulamericanos que analisem por favor, os advserários do cruzeiro em suas 2 conquistas da libertadores:
    1976 – adversários do grande campeão cruzeiro:
    internacional(bra)
    sportivo luqueño(par) = copa conmebol
    olímpia(par) = copa conmebol
    ldu(equ) = copa conmebol
    alianza lima(per) = copa conmebol
    river plate(arg)
    1997 – adversários do grande campeão cruzeiro:
    grêmio(bra) = copa conmebol
    sporting cristal(per) = copa conmebol
    alianza lima(per) = copa conmebol
    el nacional(equ) = copa conmebol
    colo-colo(chi) = copa conmebol
    hahahaha… quero ver explicarem esta: todos os times que enfrentaram na libertadores de 1997 eram times que já haviam disputado a copa conmebol na

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    E olha que os torcedores que ignoram isso tudo acima são os mesmos iludidos que juram ter sido “campeões brasileiros” em 1966, num torneio em que jogaram apenas 6 ou 8 partidas (se não me engano).
    É mole ou quer mais???

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Dividindo pra não ficar muito cansativos aos estimados leitores (rsrs):

    Eu li muita, MAS MUITA ABOBRINHA MESMO nos coments deste post. Então, “bora” retrucá-las:

    Pegar a última edição da Copa Conmebol como exemplo seria insensatez, visto que a competição foi extinta para dar lugar à Copa MERCOSUL (Indisponibilidade de datas), cujos valores oferecidos aos clubes participantes eram muito mais atrativo$$$$, o que causou o desinteresse pela derradeira edição.

    Aí vem o Fabrício citando 5 times fracos e inexpressivos (que o Galo jamais enfrentou em suas passagens na CONMEBOL) cujas equipes são frequentadoras contumazes da tal Copa do Brasil. IncoerÊncia TOTAL.

    Sobre a loucura explícita escrita pelo colega thales rosa nem irei comentar, tamanha falta de conhecimento sobre o assunto (a participação de São Paulo, Grêmio, Corínthians, etc).

    Sobre o comentário do Anderson Palestra, superou todos os demais na incoerÊncia, arrogÂncia e insensatez. Parece que na mente iludida do nosso caro amigo, SOMENTE O CRUZEIRO É QUE ERA TIME BOM NA DÉCADA DE 90. PRa rir e muito.

    Primeiro, para afrontar as idéias dos amigos lunáticos e iludidos, vou citar as grandes equipes que disputaram o torneio:
    ATLÉTICO-MG(BRA), BOTAFOGO-RJ(BRA), SÃO PAULO(BRA), GRÊMIO(BRA), CORÍNTHIANS(BRA), PALMEIRAS(BRA), SANTOS(BRA), FLUMINENSE(BRA), VASCO(BRA), SAN LORENZO(ARG), ROSÁRIO CENTRAL(aRG), VELEZ SARSFIELD(ARG), LANÚS(ARG), PEÑAROL(URU), DEFENSOR SPORTING(URU), UNIVERSIDAD CHILE…

    Posteriormente, citarei equipes que disputavam a Copa Conmebol e que recentemente disputaram a Libertadores, tão endeusada e louvada pelos iludidos:
    EMELEC(EQU), EL NACIONAL(EQU), BARCELONA(EQU), DEPORTIVO CUENCA(EQU), COBRELOA(CHI), COLO-COLO(CHI), AUDAX ITALIANO(CHI), CONCEPCIÓN (CHI), MINERVEN(VEN), CARACAS(VEN), DEPORTIVO TACHIRA(VEN), COLEGIALES(PAR), GUARANI(PAR), UNIVERSITARIO(PER), SPORTING CRISTIAL(PER), ALIANZA LIMA(PER), ONCE CALDAS(COL), INDEPENDIENTE SANTA FE(COL), JUNIOR DE BARRANQUILLA(COL), AMÉRICA DE CALI(COL), TOLIMA(COL), ORIENTE PETROLERO(BOL), THE STRONGEST(BOL), BOLÍVAR(BOL), JORGE WILSTERMANN(BOL), ETC…

    Ou seja, os mesmos times que a cruzeirada enche a bola quando disputam a Libertadores contra eles, são “baba de quiabo” quando enfrentam o Galo na Copa Conmebol.

    Vai ser arrogante e incoerente assim na Conchinchina… rs

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    deus-do-ceú!!!
    os caras ficam malucos, loucos, insanos (rsrsrs) e perdem a noção da realidade pra defenderem suas teses. confundem coisas, inventam coisas, ignoram fatos, veêm coisas que não existem, tudo em nome do seu fanatismo incontrolável e arrogância “monstra” pra tentar desmerecer o feito dos outros.
    aí vem sempre os mesmos argumentos absurdos e furados de que “ouro na minha mão é ouro, mas na sua mão é lata!”.
    o que será que os faz serem tão arrogantes e pensarem o tempo todo que são seres superiores? é pra rir viu? como são iludidos…
    como eu gosto de argumentar sobre fatos, vamos a eles:
    usando como exempla a primeira edição vencida pelo atlético-mg.
    copa conmebol de 1992
    brasil = bragantino (vice), atlético-mg(3o), fluminense (4o), grêmio (vice copa do brasil)
    argentina = gimnasia y esgrima (3o), velez sarsfield (4o), español (5o)
    uruguai = peñarol (3o), danúbio (4o)
    paraguai = olímpia (3o) / chile = o´higgins (3o)
    colombia = junior de barranquilla (3o) / equador = el nacional (3o)
    bolívia = oriente petrolero (3o) / peru = universitario (3o)
    venezuela = marítimo (3o)
    os critérios foram mudando ao longo dos anos. em 1999, por falta de calendário, foi decidido que a competição seria extinta, perdendo espaço para a copa mercosul (por exigência de seus patrocinadores).

  • Paulo Ipatinga disse:

    Só não entendo como podem discutir com torcedores do Atletico Mineiro sobre CONQUISTAS… Eu nunca perderia meu tempo.
    04/12/11 Eterno…

  • lauro disse:

    Como citei e o chico não publicou comprar titulos entre Cruzeiro e atletico não da, o futebol hoje dentro de campo merece questionamentos, comparações mas titulo não da, a distancia é muito grande, nem da para começar, se o atletico começar agora uma serie de titulos quem sabe no futuro este tema de comparação fica mas embasado mas hoje melhor mudarmos de assunto.

  • Alisson Sol disse:

    O Klang me escreve sobre lógica e depois faz a afirmação “Agora você pode pensar que como um time como o Talleres já foi campeão da Conmebol e o Barcelona das Américas não foi?

    Uma coisa é um time disputar um campeonato ou copa múltiplas vezes e não ganhar. Se deseja debochar do Cruzeiro por ter perdido em duas oportunidades o “Mundial de Clubes”, vá lá. Agora, outra coisa, é querer que o time ganhe um campeonato/copa que nunca disputou! Caso perdido…

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    A Conmebol tem seu grau de importância sim. Vale mais que o Mineiro por exemplo. E o Atlético Mineiro a conquistou por duas vezes.

    Mas, daí a querer compará-la à atual Sul-Americana, beira à loucura, fanatismo exacerbado… rsrs Me ajudem aí né ?? rs

    Pra vcs terem uma ideia, a Supercopa dos “Campeões” da LIBERTADORES, o Cruzeiro a conquistou DUAS vezes.

    E qual era o critério para participar dessa competição ?? Era o time já ter sido Campeão da LIBERTADORES. Ou seja, por aí vcs podem avaliar o nível da mesma, em relação à também extinta Conmebol.

    Mas é como já falaram aí… Comentar sobre título com Atleticano, só se for pra rir mesmo… rsrs

    – O Cruzeiro foi Campeão de alguma competição importante: “Para os Atleticanos, todos os times da mesma competição eram muito fracos” !

    – O Atlético perdeu alguma competição importante: “Para o Atleticano, é apenas mais um dado para o “mi…mi…mi…” eterno… rs O Juiz roubou, a CBF interferiu, a Globo ajudou, o buraco na camada de ozônio prejudicou… rsrs

    Como alguém também já disse aí: “Os especialistas em explicar o inexplicável”… rsrs

  • Klang disse:

    Acho bom o Ipiranga Barro Preto vencer uma Sulamericana – Conmebol piorada – um dia, poies este negócio de discutir Conmebol está cansando.

  • Anderson Palestra disse:

    Klang, o Cruzeiro nunca foi campeão da Conmebol porque nunca jogou esse torneio.
    O torneio, em que pese ser um título internacional, era fraquíssimo, afinal de contas, o Botafogo sempre fraco, o Atlético uma beleza na década de 90, o Santos que era uma carniça na década de 90 e o São Paulo com o expressinho ganharam.
    Lembro-me até de um gol de uma partida do Atlético-MG. O cara do time adversário ao Atlético-MG driblou uns três ou quatro e fez um gol CONTRA. Uma baba de quiabo.

  • Alisson Sol disse:

    Klang: os dados são a base do BI. Os dados lá estão: a Conmebol tinha participantes aleatórios, independente da classificação no Campeonato.

    Agora, vamos ignorar isto e observar outro dado. A Copa Conmebol existiu de 1992 a 1999, quando o “Campeonato” Brasileiro não era um “Campeonato”, tendo suas últimas fases disputadas no formato da “Copa”. O time passava o Campeonato todo pouco acima da zona do rebaixamento, e depois se aplicava em um ou dois jogos e terminava o “campeonato” à frente de muitos outros. Já pensou no que aconteceria em 2012 com os moldes antigos? O segundo lugar da “fase campeonato”, que foi o Atlético-MG, faria dois jogos contra o sétimo lugar, o Botafogo. E lá se vão os 17 pontos de vantagem, pois todo mundo sabe o que acontece em mata-mata entre o Atlético-MG e o Botafogo!

    Eu já parabenizei várias vezes o Atlético-MG aqui pelos suas duas Copas Conmebol. Até já escrevi e repito: acho bom o Atlético-MG vencer uma Libertadores um dia, pois este negócio de discutir Conmebol esta cansando.

  • Ricardo Lemos disse:

    Para quem não entendeu, o problema de cambistas não é o cara comprar um ingresso e, por qualquer que seja o motivo, revender.

    O problema é o cara ter acesso privilegiado à aquisição em massa de ingressos e revender por preços absurdos, enquanto o torcedor que quer comprar ingresso para assistir ao jogo, passa madrugada na fila (pegando chuva, deixando de dormir, faltando ao trabalho, etc.) e vai embora para casa sem seu ingresso nas mãos.

    Ninguém da torcida do Galo vai criticar o Kalil pela grande sacada que foi o contrato com a BWA. Basta dar uma olhada nos números do último campeonato, que mostram o Galo com a maior arrecadação líquida de bilheteria no país. Este contrato foi assinado justamente por representar receita importante para o clube. Se outros clubes não viram isto antes, não adianta forçarem a barra agora.
    Preocupem-se com seus pseudo-doutores nas presidências…

    Quanto à diferença entre as competições, já disse aqui que o Galo não ganha nada há 15 anos. Conmebol e Sulamerica se equivalem. Foi apenas uma jogada de troca de nome.

    Os critérios de classificação para o torneio são reconhecidos e eram semelhantes ao da Copa da UEFA. E pergunta se Internazionale, Juventus, Liverpool, Real Madrid e ARsenal não se consideram campeões europeus por terem vencido uma Copa da UEFA? Detalhe: na época que venceram, a competição se chamava Taça UEFA, sendo que, a partir de 2009 passou a se chamar Liga Europa da UEFA.

    Como disse o Klang, vários times considerados sem expressão já participaram da Libertadores e até ganharam. Por que a Conmebol é que não tem valor então? Lembrando que Copa do Brasil também já foi vencida por times sem expressão, mas tem gente aí que bate no peito para falar que venceu várias.

  • audisio disse:

    POr falar em presente que tal o placar do último jogo?

  • audisio disse:

    Comembol de 1992, Campeonato Brasileiro de 2003, que tal falarmos do presente!?
    Para o cruzeiro, nem mineiro! Já que é tão fácil imagina se fosse difícil!

  • audisio disse:

    Jaqueline falou tudo!
    Tá na hora dos cruzeirenses pedirem volta Perrela!
    Atualmente, nem mineiro!

  • Frederico Dantas disse:

    Discutir títulos com atleticanos é complicado. É isso aí que a gente está vendo. Nó em pingo d’água pra explicar o inexplicável.

    O principal torneio de clubes do mundo, a copa do campeões da Europa, também é bem mequetrefe. Afinal de contas o Nottingham Forest, que hoje joga a segundona da Inglaterra, tem dois títulos. E o que dizer do Steua Bucareste, que foi campeão encima do Barça? Isso sem contar nos sacos de pancada que nunca passam da fase de grupos.

  • Klang disse:

    Agora você pode pensar que como um time como o Talleres já foi campeão da Conmebol e o Barcelona das Américas não foi? Melhor falar do Guarani de Divinópolis ou do América de Teófilo Otoni, times que farão parte do métier do time de vocês ano que vem, né Fabrício, Thales e Emílio?

  • Fabrício disse:

    Klang, Klang…

    Calma, meu amigo. Não precisa descer das tamancas por causa disso. Ninguém aqui falou que não existem times ruins “participando” (veja bem, note as apas no participando) da Libertadores. Da mesma forma que alguns times bem fracos e sem expressão também já participaram do campeonato Brasileiro. E aí? O Brasileirão é ruim? É um título fácil de se conquistar? Times fracos, a maioria das competições possui. Mas no caso da Libertadores, é fato que participam muitos times da prateleira de cima do futebol sulamericano, enquanto que na extinta Conmebol, reinavam os times da prateleira de baixo. É só pesquisar no seu grande amigo, o Google.

    Agora, você pode pensar que times “pequenos” como o Nacional da Colômbia (campeão em 1989), o Once Caldas da Colômbia (campeão em 2004) e a LDU do Equador (campeão em 2008) foram campeões da Libertadores… Eu prefiro pensar que “até” esses clubes conseguiram, enquanto o seu não.

    À propósito: o Barcelona do Equador jamais venceu a Libertadores. Ele foi vice do Olímpia do Paraguai em 1990 e do Vasco em 1998.

    Se for pesquisar no google, faça direito, chefe.

  • Klang disse:

    Thales, que pesquisa você fez que não viu o São Paulo – que já foi campeão da Conmebol em 94, Grêmio que participou da de 92 e 94, Corinthians da de 94, 95, Velez, Santos em 98? Que google paraguaio é esse que você tá usando? Ou seria google barcelona das américas?

  • audisio disse:

    E por falar em títulos, tá na hora do cruzeiro antes de terminar o ano realizar a re re re copa da Itatiaia com o Taça de Ouro do bairro Planalto para ver se ganha alguma coisa. 2012 e cruzeiro = nada!
    Viva Roth!

  • audisio disse:

    Caro Emílio, bom é o Cruzeiro que esse ano nem Rural!!!

  • audisio disse:

    Caro Fabrício,
    seus argumentos não convencem porque até a Copa Libertadores, tão proclamada como o torneio mais forte do continente teve como finalista Sporting Cristal e como participante George Wilstermann da Bolívia ou o Paissandú e Criciuma assim como Juventude e até mesmo o Paulista de Jundiaí todos pertencentes a segunda divisão do Brasil.

  • Francisco Barbosa disse:

    Viva o Sporting Cristal , o Real Madrid das Américas.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Esquenta não Fabrício… pra atleticano é fácil desmerecer a conquista alheia… já que ele não ganham NADA!!!

  • thales rosa disse:

    Talvez por sonharem demais estejam nessa situação a 42 anos…..

  • thales rosa disse:

    Engraçado olhei o historico da copa comenbol no wikipedia e nao vi la Boca Juniors, River Plate, Cruzeiro, Flamengo, Coringa, Gremio, Interionacional, São Paulo.. para citar apenas times da “prateleira de cima”.
    Querem chamar esse lixo de titulo? Ou Comenbol so nao é pior que a TAÇA DO GELO inventada por voces.. pelo amor de deus caiam na real atleticanos…
    E tem atleticano falando que Taça Brasil é tipo comembol, nao tem valor algum.. cara voces, atleticanos, sonham demais!!!

  • Klang disse:

    Se você não sabe, clubes como Paysandu, Paulista, Santo André, Criciúma, Juventude, São Caetano, Paraná, Tolima, 12 de Outubro, Trujillanos, Potosi já participaram da Libertadores. E pasmem, Sporting Cristal já foi vice e Barcelona de Guayaquil já foi campeão. Cara que não conhece direito o torneio do qual se vangloreia e diz conhecer demais o que desmerece, tem de levar uma dessas mesmo. Antes de escrever, pesquise. O google tá aí.

  • thales rosa disse:

    O Aecio Neves deve explicações, primeiro garantiu que a abertura seria no Mineirao. Depois cedeu e garantiu que a abertura ou a final da copa das confederações seria no Mineirão, mais uma vez nada… E a situação ainda ficou pior vao jogar Taithi x Representante africano. E ai??? Acho que a moral do senador nao esta tao alta como ele pensa…

  • Fabrício disse:

    É Galomaio…

    Para quem tanto cobra coerência e pés no chão da torcida do Cruzeiro, agora você conseguiu sair completamente dos trilhos, meu amigo. “Nível dos participantes da Copa Conmebol obviamente maior” do que a sulamericana/Mercosul/Supercopa? Só se for na terra natal do tal Marcão de Varginha (a outra casa, fora do planeta Terra, claro…). Se você não sabe, clubes como América-RN, Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa-MT, São Raimundo-AM e, pasme, o vice campeão de 1999: o grande CSA-AL, já participaram da “fortíssima” copa Conmebol.

    Menos, chefe… Menos…

  • clauber disse:

    Primeiramente tenho que pedir desculpas ao Alison que postou uma mensagem aqui e eu grifei o nome dele com 2 s o que gerou uma pequena confusão de nomes aqui.

    Meu comentário foi referente ao cometário da vergonha de ser brasileiro e se isso serviu de carapuça para o Alisson Sol sinto muito.

    Sobre a comenbol o que tenho a dizer é o seguinte: sou bi campeão da competição e isso ninguém tira.

  • Klang disse:

    O Alisson Sol trabalha com TI e parece não saber nada de lógica. Um terceiro e quatro colocados são mais difíceis de se bater que um décimo e décimo quinto colocados. Ou não é?

  • Alisson Sol disse:

    Uma coisa é valorizar a Conmebol. Agora, dizer que a Conmebol era mais difícil que a Sul-Americana é de lascar.

    Com São Raimundo-AM em terceiro lugar e Sampaio Côrreia do Maranhão em quarto lugar, os cruzamentos da Conmebol eram coisas de dar medo. O último campeão foi o “poderoso” Talleres, numa final contra o CSA. E, como diz a Wikipedia, o desinteresse pela competição era tanto que “As confederações dos países participantes também escolhiam times aleatórios para disputar a competição, independente da classificação destes no campeonato nacional, para completar o grupo de times que disputavam o torneio“. Times como o “Deportivo Wanka”…

    Clauber: espero que o “Alissom” que você citou no seu comentário não seja eu. Seria a pior compreensão de texto da História da língua Portuguesa.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    O Clayton está certo.
    O Galo nunca ganhou a Copa Sulamericana.
    O Galo ganhou 2 vezes foi a Copa América de Clubes (nome inicial quando de sua criação), cujo nome foi modificado para Copa Conmebol (levou o nome a entidade mor do futebol sulamericano).

    Na Copa Conmebol, vencida 2 vezes pelo Galo (1992 e 1997) entravam apenas os times melhores colocados nos campeonatos nacionais (de maneira parecida com o que ocorre atualmente na Libertadores) e não essa enxurrada de times que entra hoje na Sulamericana (veja que times que escapam do rebaixamento, com uma ou 2 vitórias a mais se classificam pra Sulamericana, como por exemplo o Cruzeiro deste ano).
    Portanto, o nível dos participantes da Copa Conmebol era obviamente maior, pois sempre se enfrentava terceiros ou quartos colocados e não oitavos até decimos-terceiros como nos dias hoje.

  • tom vital disse:

    Chico,essa passeata unida atleticanos e cruzeirenses pelas ruas de BH…É uma ótima ideia…Mas fica uma pergunta, em Belo Horizonte onde tudo é proibido:A Policia Militar deixaria essa passeata acontecer?

  • Clauber disse:

    Grande clayton, realmente o Galo nao e bi campeão da Sul América e sim comenbol como também seu time nao e bi campeão brasileiro e sim vencedor da copa Brasil. Nesse ponto eu concordo com vc sobre o Galo. Alissom ao dizer que tem vergonha de ser brasileiro fica a pergunta: tem feito sua parte para melhorar ou vive como uma mosca sem asa que nao ultrapassa a janela de sua casa? Vamos parar de reclamar e vamos agir.

  • MARCIO MATA disse:

    CHICO E CIA

    Confiram a charge do dia

    UMA CARTA PRO PAPAI NOEL

    http://www.achargedomeutime.com.br

    Participe, deixe seu comentário lá no Charges
    Marcio Mata. Twitter @ChargesMM

  • Thomaz disse:

    Roger, concordo com você em tudo. Com raríssimas exceções, atleticano que ama seu clube não tem motivos para acompanhar a maioria da crônica esportiva mineira. Só existe um meio de você não ser parabenizado por algum jornalista pelos supostos 40 anos sem título, é acessando, lendo e ouvindo quem nos respeita. Mas aviso: a tarefa não é fácil, pois até os bons jornalistas não resistem a uma certa fazeção de média com os nossos adversários. Espero que agora, com a conquista do São Paulo, por uma questão de justiça, sejam lembrados os dois títulos conquistados pelo Atlético.

  • Jacqueline Costa disse:

    Roger, você disse exatamente o que penso. O São Paulo valorizou, e muito, o título conquistado ontem. O Galo é sim bicampeão sulamericano (1992 e 1997). Cabe aos atleticanos valorizar essa conquista e parar de repetir essa mentira de 42anos sem título importante. Isso foi o papo colocado pelo perrela e de tanto ser repetido tomou forma de verdade, e o resultado é que pegaram dois títulos importantes do Galo e jogaram na lata do lixo. A Copa sulamericana nada mais é do que uma Conmebol melhorada. Óbvio que queremos muito mais títulos, mas desvalorizar um título sul americano oficial não é uma atitude inteligente, pelo menos por parte de quem é atleticano.

    Para aqueles que ainda insistem em duvidar:

    http://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_conmebol.html
    http://www.bolanaarea.com/gal_copa_conmebol.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Conmebol

  • lauro disse:

    o Kalil deu um tiro no pe e so agora que estão vendo, ele fidelizou 60 % dos seus jogos no independencia e agora quem vai cobrar dele é a torcida do atletico que é muito mais dos 20 mil pagantes por jogo, os outros 100mil que costumam a ir ao estadio não vai ficar satisfeita por 10 anos no independencia que é bonito mas desconfortavel, acesso ruim, nao tem estacionamento, etc … o torcida merece e vai exigir qualidade, agora que eu quero ver o espertalhão que acha que vai ganhar sempre e passar a perna em todos.

  • Alisson Sol disse:

    Em verdade, há sim locais onde não há cambista, no sentido de “alguém que lucre comprando de maneira ilícita – tendo vantagens de acesso – um ingresso, e depois revendendo-o a um preço mais caro“.

    Há vários países onde é proibido por lei vender um ingresso a preço maior do que o que está escrito no bilhete. Em verdade, é muito mais comum você ver alguém na entrada de jogos nos EUA com uma cartaz “Preciso de ingressos” do que alguém tentando revender. E a revenda normalmente só ocorre porque alguém comprou ingressos e, por motivos de força maior, não pode comparecer.

    O problema que vejo no Brasil é que estão “abusando”. Não dá para ver o ingresso para a próxima partida entre Inglaterra e Brasil em Wembley custando 55 libras, ou cerca de R$184,00 (link) enquanto os ingressos para a Copa das Confederações em BH, nas patidas como Japão e México estavam sendo oferecidos aos clients Visa por 120 dólares, ou R$250,00. Muito estranho…

  • geovanyaltissimo disse:

    boa pergunta Emilio

  • luiz ibirité disse:

    hahaha bi campeão de que mesmo?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    A única coisa extraordinária na goleada sofrida pelo galinho é o silêncio da imprensa a respeito.

    Os afoitos cronistas atleticanos podem, sim, ter induzido à confecção de mais uma faixa antes da hora. E olhe que podia ter sido de 8 ou 9.

    Acho que neste caso foi a superioridade do adversário. Vi o jogo. O Vitória passeava simples e literalmente.

    Sei que o normal é partir para o “ainda dá”, entretanto nem isto temos lido ou ouvido na imprensa. Parece que nem houve o jogo.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Perdeu a graça entao…

    E ainda que sejam duas torcidas, o espaço diminuiu demais!!! 62000 lugares.. mas para separar as duas torcidas, pode tirar umas 5000 cadeiras..

    E os camarotes ou cadeiras especiais, como seria as divisões???

    Mas ai eu lhe pergunto CM: Se por exemplo temos uma final de Copa do Brasil: Cruzeiro x Atletico… No Mineirao, duas torcidas e ai o Atletico resolve mandar o outro jogo pro Independencia… Isso iria forçar a um jogo com uma torcida apenas…

  • Klang disse:

    Pra Conmebol classificavam-se, do Brasil, o terceiro e querto colocados do brasileiro e ainda times que não se classificaram na pre-libertadores. Já para a atual Sul-Americana classificam-se do quinto ao décimo segundo colocados. Portanto, a Conmebol era um campeonato mais difícil de ser conquistado que a atual Sulamericana, e não cabe equipará-las como fez o propineiro Ricardo Teixeira por fax com uma tal copa dos anos 60, com 6 times, igualando-a ao campeonato brasileiro. Campeonato igualado por fax de propineiro vale alguma coisa?

  • marcelo disse:

    ABSURDO.
    Eita Brasil Brasileiro…

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    O queeeee ??

    Atlético Mineiro Bi-Campeão da Copa Sul-Americana ??

    Quando foi isso ?? rsrs

    Eu disse: “S U L – A M E R I C A N A” hein… rs

  • lauro disse:

    Pelo que entendi o Cruzeiro sempre se manifestou a favor de duas torcidas no mineirão, agora o kalil antes do ultimo classico deu a entender que vai continuar jogando o classico com torcida unica no seu pequeno independencia e a ninguem critica o kalil?????
    tenho de respeitar o kalil põe respeito na imprensa mesmo.

    Quanto ao jogo de ontem eu achei que depois o Rojas goleiro do Chile ter feito aquele teatro em 1989 inventando uma contusão o futebol sul americano tinha amadurecido , acho que me enganei!

  • Roger disse:

    O Grande, Poderoso, Fenomenal e Idolatrado SAO PAULO F.C. comemora sua “fenomenal” conquista e todos os meios de comunicacao exultam o titulo “sensacional” conquistado pelo Fenomenal Clube.

    Engracado eh saber que o GALO ja ganhou esta COPA 2 (DUAS), eu repito 2 (DUAS) VEZES, e temos que ouvir a lorota de que o Galo nao ganha um titulo importante ha mais de 40 anos. Vindo de Maria faz sentido, mas ate Atleticano tem repetido esta asneira ultimamente.

    Parece que o ex-presidente dos simpatizantes, o linguiceiro fazendeiro, conseguiu incutir na midia em geral e na cabeca ate dos atleticanos esta imbecilidade.

    Pro timeco falido e de negocios escusos no tempo em que ganhou alguma coisa, qualquer campeonato mineiro ou “copa” de 2 jogos sempre valeram demais. Pro Galo inumeros Campeonatos Mineiros e 2 titulos INTERNACIONAIS nao sao computados. Como escrevi anteriormente, ouvi isto de Maria simpatizante faz sentido mas quando Atleticano comeca a vomitar esta sandice nao da pra aceitar.

  • clauber disse:

    Dias atrás assistindo a ultima rodada do brasileirão, durante o segundo tempo do jogo do Galão da massa resolvi passear pelos outros jogos e parei para assistir ao jogo Náutico e Sport e para minha surpresa eu vi um estádio dividido pelas torcidas dos clubes envolvidos e pensei: “por que será que as autoridades de lá conseguem fazer isso e as autoridades daqui não?” E olha que o jogo poderia ser considerado de alto risco pois o Sport estava na beiradinha para cair para a 2 divisão.

    Alguns podem dizer que os times de lá estão acostumados a cair mas isso não reflete a vontade da torcida e isso em tese pode levar a brigas. Mas o resumo de tudo nesse pensamento foi que as nossas autoridades tem preguiça de trabalhar, falta vontade dos caras.

    Alguém deu uma sugestão de uma passeata e eu reforço esse coro, essa é a parte de nós torcedores, agora para nossas autoridades tirem o traseiro da cadeira peguem um busão e vão até a cidade de Recife e peguem uma aula com os caras de lá, temos muito a aprender e isso com certeza servirá até para a copa do mundo pois podemos ter aqui um jogo tipo EUA x Irã, nesse caso como nosso sistema de segurança irá funcionar? proibirá a torcidor do Irã de ir ao estádio, ou a dos EUA? Pensemos Srs.

    Gostaria muito de voltar ao Mineirão num CAM x Cruzeiro, comer meu tropeiro, beber minha cerveja, gritar “empurra as bicha.” e cantar o hino com toda voz que tenho e voltar feliz para casa por ter participado de um espetáculo onde todos ali presentes tivessem cada um com sua visão ou seja de vencedor ou derrotados voltarem em paz.

    “Mas nossos Doutores não deixam.”

    Ps: Agora falta apenas nosso corpo de bombeiros dar um laudo autorizando um público de 55.000 no estádio. Favor não duvidarem.

  • Rapha disse:

    Querem impor os lugares marcados sem que deêm condições para isso. Nos primeiros jogos do Galo no brasileirão no Independência tentaram impor os lugares marcados, resultado, confusão atrás de confusão. Isso é para inglês ver

  • audisio disse:

    Caro Chico,
    Como jornalista que é e também advogado, sempre é bom ouvir ambos os lados da história. Desta maneira, traduzi, com ajuda do google recortando algumas aparas, a cronica do principal jornalista esportivo do jornal Olé de Buenos Aires, na edição de hoje, 13/12/2012, sobre o lado argentino da decisão da Copa Sulamericana.
    Para quem apanhou em Lanus…É bom lembrar que quem apanha sempre lembra e quem bate não se recorda! Emerson Leão teve que sofrer cirurgia plástica depois de ter sido agredido por uma multidão dentro do campo juntamente com os demais jogadores do Galo.
    Eles acusam o São Paulo de ter apagado as luzes do corredor e ter baixado o pau nos argentinos inclusive com revolver.
    Que esta prática do São Paulo está sendo muito comentada entre os demias clubes estão, isto é, intimidação de seguranças e até mesmo de gandulas.
    O Galo pode começar a se preocupar que a guerra começou!

    Copa Violenciamericana.
    Selvagem. Apenas oito letras refletem numa definição abrangente os violentos que atacaram os jogadores do Tigre. Selvagem. Por que tanta violência? Por que tanto ódio? Por que tanta brutalidade e crueldade? Ninguém merecia esse final triste, nebuloso e bestial. Quando parecia que este futebol de emboscadas e arrogância tinha ficado para trás na sua forma mais primitiva, nos quentes corredores e bastidores tornou-se claro que o Morumbi segue nocivo e venenoso. E, ainda por cima, patrocinado pela passividade do árbitro, das agências de segurança e da Conmebol. A imagem de um estupefado Nicolas Leoz entregando a Copa Sul-Americana a Rogério Ceni e Lucas gerou uma rejeição intragável. É o alívio de todo o mundo do futebol subiu a cabeça depois da loucura e crueldade da noite passada. Tigre, em suma, foi uma vítima do sistema violento e da CONMEBOL.
    Sim, todo mundo era contra.

    Que confusão para os bilhetes. A recusa de permitir o reconhecimento do Morumbi pelo Tigre. Que o disparo contra microonibus do elenco. Essa postura desafiadora para os jogadores não pisarem na grama antes do jogo. Que o abuso contra os torcedores nas arquibancadas. Ficou claro que a noite iria acabar mal. Muito claro para todos, mas o mais antigo da Copa Sul-Americana.
    Mas como em qualquer lugar do planeta, o infrator seria o agressor, aqui no reino de cabeça para baixo,: ele foi premiado com as medalhas de campeão…

    Para todos nós os golpes doem mais quando se trata de um fim tão grotesco. Agora, a AFA vai lutar esta batalha legal junto com o Tigre. Porque este excede ao Matador: Foi ferida a honra todo o futebol argentino.

  • valcir Alves disse:

    chico se o estadio cabece só dois torcedores a pm tem obrigação de da segurança e poder ter torcida das duas equipes

  • Mauricio Almeida disse:

    Será uma burrice, um estádio como o mineirão, com 60.162 lugares com torcida única… acostumaram com vida ruim, fazendo a população perder com tanta incompetência!

  • Ricardo Lemos disse:

    No Independência e na Arena do Jacaré, os jogos foram disputados com torcida única por determinação das autoridades, incompetentes o suficiente para não garantirem segurança.

    Como o Mineirão não terá condições de suportar duas torcidas também? É um estádio destes com uma polícia destas que vão apresentar para o mundo?

    Nada de assinar documento. Reinauguração com clássico, só se tiver a presença das duas torcidas. E este pseudo doutor que vá catar coquinho!

  • Cleyton disse:

    Pelo q foi noticiado, o Atlético mandará todos os jogos no Independência (inclusive os clássicos). O q o Presidente do Cruzeiro deseja é q o Presidente do Atlético assine um documento dizendo q os clássicos com mando de campo do Galo tmb serão disputados no Mineirão e com torcida dividida.
    Caso o Atlético ñ assine este documento e insista em jogar os clássicos no Independência (neste caso, já foi definido q lá tem q ser torcida única), nada mais justo q no mando de campo do Cruzeiro, só tenha cruzeirense. Sempre fui a favor de clássico com as duas torcidas, mas o Presidente do Cruzeiro está certo. Isso é questão de lógica.

  • Newton disse:

    O presidente do Cruzeiro não tem o poder de resolver se vai ser torcida única. Apenas o MP+Policia tem este poder de decisão.Ele vai ter que disponibilizar ingressos para a torcida do Galo, nem que seja 10%( pelas normas da Fifa).

  • Anderson Palestra disse:

    *Dois times, leia-se duas torcidas.

  • Anderson Palestra disse:

    Chico, nós cruzeirenses não estamos preocupados com partida tendo os dois times. O espetáculo fica muito mais bonito, sem dúvida, mas a questão se chama Kalil.
    O boquirroto já reclamou de túnel no mineirão e agora, como tem que jogar no Incompetência, vulgo Magelão, mandará seus jogos lá. O Gilvan tá mais do que certo em pedir um documento assinado pelo homem que não aguentou formar porque tinha que ir trabalhar. Se o Atlético MG mandar seus clássicos no Incompetência, com torcida única, nada mais justo que o Cruzeiro usar do mesmo artifício.

  • Thiago Ernane disse:

    culpa do otimo presidente Alexandre Kalil o Rei da impressa de minas! E outra so no Brasil existe essa de clássico com torcida dividida. 90% e 10% em todos os estádios do mundo. Agora vir colocar culpa nos dirigentes sendo que so um quer tirar proveito. Façam protesto e pede pro KALILZINHO LIGTH aceitar os termos

  • Rodrigo disse:

    Cambista vai acabar???????Duvido???????? um dono de loterica imprime lá 200 bilhetes e coloca para vender pelo preço que bem entender…….
    Só vai mudar de local, vai deixar de ser na porta dos estadios para ser dentro de lotéricas………
    Enquanto vão com o milho a turma já vem com o angu prontinho!!!!!!!
    Unico jeito de cabar com cambistas seria de colocar numero de RG no ingresso e pedir o documento na entrada, e conferir…….. Até fazerem isso o jogo ja acabou………
    Mas que seria uma boa seria, pois iria diminuir 30 % do publico nos estadios mas aumentaria em 30% na cadeia…….

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    O Mineirão tem servido mais pra “palanque político”…

    Vejamos o Aécio Neves… Andava sumido. Não se manifestou em praticamente nada sobre a questão dessa briga dos royaltes do petróleo, onde o Rio de Janeiro fez uma enorme campanha, muito menos na questão dos royaltes do minério aqui das nossas Gerais, mas em contrapartida já veio dar o ar da graça visitando o Mineirão…

    Quanto essa questão de torcida única também no Mineirão, pelo amor de Deus… Não quero crer que isso possa ser verdade.

  • Alison disse:

    Chico, a questão do cambista não acaba por causa de pessoas dentro dos clubes. Conheço pessoas que compram ingressos dentro das sedes. Um exemplo foi no clássico do final do Brasileiro. No dia das vendas um amigo meu, que é Cruzeirense, foi na sede de Lourdes para pegar 10 (dez) ingressos para seu chefe, ele chegou procurou um funcionário do Atlético e pegou os ingressos. Ele falou que no momento que ele chegou tinha outras pessoas também pegando vários ingressos. Assim fica difícil, sou Cruzeirense também, mas acho um absurdo, tinha gente que dormiu na fila e não consegui comprar ingresso. Sei que também existe isso no Cruzeiro.
    Para o Cruzeiro acabar com isso só se vender mais de 100 mil sócios e fazer como Inter e Grêmio, os 100 mil sócios tem prioridade de compra dos ingressos e só, somente só, se sobrar ingressos os mesmos seria vendidos aos não sócios.

    Cada dia que passa vejo que estamos cercados pelo “JEITINHO BRASILEIRO” para quebrar regras.

    Vergonha de ser Brasileiro.