Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nossos barrancos!

* Em um evento do Sebrae-MG, no fim do ano passado, encontrei-me com o grande jornalista Lauro Diniz, um dos primeiros diretores da Rede Globo em Belo Horizonte, que sugeriu um alerta às autoridades da capital e do Estado, nos preparativos para a Copa das Confederações e Mundial 2014: que cuidem melhor dos nossos “barrancos”.

Apaixonado pela cidade e por Minas, o Lauro sabe do que está falando. Encostas como a da Avenida Nossa Senhora do Carmo, na região do Belvedere, passando pelo Anel Rodoviário e entradas da cidade para quem vem de Brasília, Rio, São Paulo e Vitória.

É verdade!

Lauro Diniz tem toda a razão, pois à exceção da chegada pela BR-040 para quem vem do Rio, as entradas de Belo Horizonte são pessimamente cuidadas e causam a pior das impressões. Cartão de boas vindas que espanta com tanto lixo, entulho, carcaças de veículos, mato e falta de sinalização.

Engano

Certamente os administradores da cidade entendem que há problemas mais graves a resolver, mas estão equivocados. E se era assim, chegou a hora de mudar esta situação. Este ano deveremos receber um número expressivo de visitantes, apesar do fiasco que foi, para nós, o sorteio da tabela da Copa das Confederações.

Chegou a hora

O prefeito com os seus secretários afins e até o governador, deveriam dar um passeio de automóvel por essas regiões e constatarem pessoalmente o estado deplorável desses acessos à cidade. Como cidadãos do mundo que são, ficariam envergonhados e mandariam resolver na hora. Mesmo porque não se trata de intervenções que envolvam muito dinheiro. Um banho de loja, caprichado, resolveria.

 Táxis e taxistas

Um outro problema que temos para receber grandes eventos se refere a táxis e taxistas. Não é fácil conseguir um em determinadas regiões e horários, nem por telefone. Raros falam algum idioma que não seja o português. Alguns até têm interesse em aprender o básico do inglês, mas acham que não compensa. Têm trauma do Encontro Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em Beagá em 2007.

Dúvidas

Na época o governo do estado disponibilizou carros com motoristas para todas as autoridades presentes. Não sobrou passageiro para os taxistas. Quem me deu essa versão foi um taxista; o Admilson, cujo ponto é no bairro Barroca. Disse que na semana inteira do evento, conseguiu apenas um passageiro, e mesmo assim, por “sorte”. E passou aperto com o passageiro, que só falava inglês.

Jeito

Admilson também não sabia que o Senac, Belotur e outras entidades estão com cursos gratuitos de inglês para taxistas. É o brasileiro, que se informa sobre futebol, novela e coisas do gênero, mas não se atenta a informações mais importantes para o seu dia a dia e o seu futuro. Admilson conta que quem o salvou foi o mensageiro de um hotel, que dialogou com o gringo para ele.

Tudo lá

Se não ouviu ou viu informações sobre estas e outras iniciativas governamentais e privadas visando preparar trabalhadores e a população, é só ligar ou acessar os sites dessas instituições. Está tudo lá.

* Estas e outras notas estarão em minha de amanhã nos jornais Super Notícia e O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
5
  • thales rosa disse:

    Infelizmente o nome de nossa cidade deveria voltar a ser CURRAL DEL REY.

  • Alisson Sol disse:

    Eu mudei de opinião sobre isto ao ver os dados e presenciar a realidade do turismo internacional. Achava que deveria ser mesmo gasto um bom dinheiro para instruir gente da área de serviços a falar inglês. Hoje, acho que isto é desnecessário.

    Os hotéis de primeira linha já contratam atendentes mais qualificados mesmo, que já falam inglês e até mais línguas. Já o retorno para os hotéis e outros serviços de segunda linha não justifica o investimento. E o turista que pode fazer tal “turismo de copa”, já sabe se virar, assim como quase todo turista do mundo. Dificilmente se vê gente saindo do que seria o equivalente a um “casebre no Vale do Jequitinhonha” para fazer turismo internacional. Quem o faz, já sabe se virar…

    Por exemplo: os maiores compradores “per capita” do turismo em Nova York, por exemplo, são brasileiros. E não estamos mais falando de gente frequentando lojas com pessoas falando em português ou espanhol, como em Miami. É gente comprando celular, computador e até aparelho de som Bose na “baciada”. Isto tudo sem falar qualquer Inglês: é só apontando mesmo e passando o cartão de crédito. Eu, que (infelizmente) viajo muito, com uma mala de mão, fico admirado de ver como “conseguem carregar” tanta coisa…

    Agora, em relação às pichações e à “poluição visual” em geral: não deviam fazer isto sempre, em benefício da população que mora no Brasil e paga impostos? Vão fazer só para o turista ver?

  • lauro disse:

    Chico a reportagem abaixo esta no portal yahoo, será verdade?

    ..

    Portal argentino coloca Riquelme próximo do Atlético Mineiro

    Ronaldinho teria entrado em contato com o craque para convencê-lo a jogar em Minas
    Lance!Press – 4 horas atrás.. .
    .

    Email
    Like

    Tweet

    Print
    … .
    .
    .

    Ampliar foto.
    Getty Images – Craque argentino pode fazer dupla com Ronaldinho

    .. .

    .
    .
    .Ampliar galeria.
    As principais contratações do futebol brasileiro

    .Ampliar galeria.
    As especulações do mercado da bola

    .Ampliar galeria.
    Conheça os times brasileiros que podem sair da fila em 2013

    ..
    .
    .

    Segundo o portal “Diário Popular”, da Argentina, o meio campista Juan Román Riquelme estaria bem próximo de acertar sua transferência para o Atlético-MG. O ex-jogador do Boca negou, no último sábado, que estivesse voltando para o clube Xeneize e ainda permanece sem clube.

    VEJA TAMBÉM:

    – Milan rechaça clubes brasileiros e Robinho deve ficar na Itália

    – Diego Tardelli muda discurso e está esperançoso em voltar ao Galo

    – Atlético-MG é 5º mais vitorioso de 2012, segundo a Pluri Consultoria

    Fontes próximas do jogador argentino revelaram que Riquelme conversou com Ronaldinho Gaúcho nos últimos dias. O camisa 49 do Galo teria feito o pedido para Riquelme vir atuar no time avinegro. A ideia agradou o jogador, que teria visto com bons olhos a transferência e a possibilidade de jogar ao lado de Ronaldinho. Para fechar o negócio, bastaria agora, o aval de Alexandre Kalil para a contratação do atleta.

    Riquelme confirmou que não vestirá a camisa do Boca Juniors na temporada de 2013. As especulações sobre sua ida para o Tigre ou Argentinos Juniors também foi desmentida pelo jogador, em respeito aos torcedores e sua história com o Boca.

    O elenco do Galo se reapresenta nesta segunda-feira, na Cidade do Galo. Até o momento, a diretoria alvinegra reforçou o grupo com as contratações de Luan, Gilberto Silva, Rosinei e Alecsandro.
    ..

  • Thales rosa disse:

    Os fiascos serão muitos nas duas competições chico.. Vamos nos envergonhar com políticos querendo aparecer e a imprensa so mostrando coisas boas como se naquele mês o Brasil tivesse virado uma Suíça….

  • Eduardo BH disse:

    Minas virou curral do aecio.
    aecio se dedica a interesse pessoal.
    Tanto que BH tem um prefeito zero a esquerda, enfiado guela abaixo para o povo curralino.
    Em resumo, nem banho de loja BH e adjacencias terá para receber visitantes.