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Sinceridade que faz falta ao esporte

Seria ótimo se no mundo do esporte, futebol principalmente, todos os protagonistas usassem da sinceridade de um Nelson Piquet.

Vi no Sportv ontem à noite e o portal Uol publicou um resumo do encontro promovido entre ele e o ex-rival das pistas Nigel Mansell:

* “Piquet diz que acidente que deixou Mansell na UTI foi o melhor fato do ano do tri”

PIQUETMENSALL

O ex-piloto Nelson Piquet abusou da sinceridade no encontro que teve com Nigel Mansell para o programa Linha de Chegada, no canal Sportv. Ao lado do também campeão de Fórmula 1, ele respondeu que o melhor acontecimento do ano de 1987, em que conquistou o tricampeonato da competição, foi o acidente do companheiro de Williams em duas temporadas do fim da década de 1980

“Foi quando ele [Mansell] bateu”, disse Piquet. Mansell ficou constrangido com a resposta do brasileiro, mas não se intimidou e revidou. “Essa é a parte mais legal da honestidade do Nelson”.

Em 1987, Nelson Piquet foi companheiro de equipe de Nigel Mansell na Williams. O britânico estava 12 pontos atrás do brasileiro, e bateu forte no treino em Suzuka (Japão), na penúltima etapa, e teve que ir para a UTI. Com isso, o caminho ficou aberto para o tricampeonato de Piquet, que nem precisou disputar o GP seguinte na Austrália para ganhar o título.

Mansell disse que teve medo de morrer no período em que esteve na UTI. “Estava ao lado de duas pessoas no hospital, e as duas morreram. Foi muito duro”.

Crítica indireta a Senna e Prost

Piquet e Mansell protagonizaram uma das maiores rivalidades da década de 1980. O brasileiro terminou a carreira sendo tricampeão mundial, contra apenas um título do britânico, que aproveitou a entrevista para fazer uma crítica indireta ao francês Alain Prost e ao brasileiro Ayrton Senna, seus contemporâneos na época, ao dizer que não aprova que um piloto conquiste um título após bater propositalmente em um concorrente durante a prova.

“Fui campeão apenas uma vez, mas fiquei três com o segundo lugar. Se tivesse dirigido de forma diferente, teria boas chances até de ser tetracampeão, mas não venceria com espírito esportivo”.

* http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2013/01/23/piquet-diz-que-acidente-que-deixou-mansell-na-uti-foi-o-melhor-fato-do-ano-do-tri.htm?fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline


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Comentários:
32
  • Jose disse:

    O Nelson sincero? então Senna é Gay? Comendador Ferrari é um velho Gaga, Rubinho um fracassado, Chico Serra um meio piloto, Mansell um idiota veloz, Ducarouge um projetista enganador, o Briatore um mafioso. Eu não acho isto sinceridade, isto é inveja. O Nelson vibrou com o acidente do Mansell em 1987, o inglês quase ficou tetraplégico.

  • Jesiel disse:

    Engraçado o Klang dizer que os pilotos paulistas são protegidos da Globo? mas como, se a Globo é do RJ e o Galvão Bueno é carioca e Flamenguista…fiquei surpreso com a entrevista do Mansell e Piquet…o Piquet parecia pouco a vontade…o Mansell disse que era piloto n º2 da Williams e o Piquet era o n°1, e o Piquet ficou bem quieto…por isto gostei mais do Mansell que do Piquet. Quanto aos 2 milhões de dólares eu não acredito, este jornalista que inventou esta estória não tem credibilidade nenhuma no automobilismo.

  • Jonata disse:

    Pois o competente jornalista Fabio Seixas acabou de descobrir o verdadeiro salário do Senna ele ganhava pouco, não tem como como comprar o Ducarouge…conforme esta pessoa que você citou, o pior é que está lá escrito…Não devemos esquecer que assim como existem bons médicos, existem maus médicos, existem bons jornalistas e existem os maus jornalistas….que na linguagem dos jornalistas eles chamam de “yellow journalism” ou aqui no nosso país de imprensa marron.

  • André disse:

    Caro Luís esta estória dos 2 milhões de dólares para o Ducarouge foi inventada por um blog, feito por um fanático Piquetista, o Pandini que é amigo pessoal do Piquet. Um absurdo.

  • Paulo disse:

    Precisamos respeitar o Piquet, ele não gosta de ninguém nem dele mesmo, eu já vi ele falar mal dele mesmo, e já ele em 1985 brigar com ele mesmo no boxe. Ninguém escapa de sua língua afiada, nem mesmo o seu querido filho, ele foi nas reportagens falar mal do Nelsinho dizendo que ele não seria capaz de diferenciar um parafuso de um prego, disse que jamais ia ajudar o seu filho e que ele teria que aprender sozinho, quando surgiu o encândalo de Cingapura em vez dele ficar quieto ele foi lá entregar o seu filho para a FIA e pro Reginaldo Leme. Nem mesmo o diplomático Émerson Fittipaldi, uma pessoa que ajudou muito o Nélson Piquet no início de sua carreira, ele poupa…ele fala mal do Émerson chamando ele de vaselina. Por isto esta críticas que o Piquet faz do Senna (gay), do Chico Serra (meio piloto), do Ducarouge (enganador), Enzo (gaga), Mansell (idiota veloz), Prost (não respeita os amigos atacando as suas mulheres, aliás o Piquet detesta a pessoa do Prost). Resumo Piquet é sincero demais.

  • Klaus disse:

    Luis e Everton vocês estão desinformados, o Ducarouge é um projetista muito famoso e assim como existem listas dos melhores pilotos de F1, existe também a lista dos melhores projetistas de F1 de todos os tempos e o Ducarouge sempre está bem nestas listas…na f1fanatic inglesa o Ducarouge está na décima colocação dos melhores projetistas de todos os tempos. Não culpe o Ducarouge e muito menos o Senna pelo fracasso dos Lotus, a culpa é a falta de dinheiro que esta equipe tinha….nos anos 80, as dívidas eram tão grandes que muitos chegam a afirmar que o dono da equipe Colim Chapman simulou a sua morte. Piquet é uma raposa ele só pega projetista bom…desde Gordon Muray na Brabham, pegou Barnard, Rory Byrne, o Patrick Head, os 2 menos famosos que o Piquet pegou foram o Frank Dernie e o Ducarouge…

  • Regis disse:

    Senhor Luis esta estória que o Ducarouge recebeu 2 milhões de dólares para estragar o chassis da Lotus foi inventada pela imprensa Piquetista, imagina um engenheiro consagrado se vender por tão pouco, esta mesma imprensa Piquetista também inventou a entrevista do engenheiro Osamu Goto (um fã de Senna) mas que na entrevista endeusa Piquet e fala mal de Senna o tempo todo, felizmente eles foram desmascarados por que o reporter Massimo Casiraghi nunca existiu e o Goto disse que a entrevista é um absurdo. A imprensa Piquetista também tentou tornar verdadeira a informação dada pelo Piquet que era mentira o Senna ter feito as últimas voltas do GP Brasil com apenas uma marcha…felizmente (de novo) eles foram desmascarados com o video da Fugi, mostrando que ele não estava trocando de marcha…por isto Luis tome cuidado com as informações, filtre elas…tanto os Sennista como os Piquetistas inventam coisas um do outro, mas noto que os Piquetistas são piores, porque como Piquet era considerado inferior, eles fazem a tática da guerrilha mentindo muito, sei até de um jornalista Piquetista que recebia “ajuda” do Piquet…

  • Marco Antônio disse:

    Piquet teve como defeito começar a correr muito velho com 14 anos, além de problemas de saúde (coração) que lhe obrigavam a quase não se exercitar, prejudicando nas pistas mais desgastantes como as de rua. Não sei se ele é tão grande acertador de carros como ele diz que é, já vi engenheiros como o Ducarouge dizer que ele era fraco, atribuindo a Piquet o fracasso dos Lotus 100T, o mesmo foi dito por Rory Byrne que foi projetista de Piquet, Senna e Schumacher, ao ser questionado quem dos 3 era melhor, ele respondeu que Senna e Schumacher tinham o chamado ouvido musical, por isto acertavam o carro por instinto. Na realidade o sonho de Piquet era ser engenheiro, teve que desistir bem no início da faculdade, aí foi correr e foi ajudado por Jack Brabham que além de piloto era projetista, o Jack indicou o Nélson para a equipe Brabham que agora estava nas mãos de Bernie Eclestone, e até hoje J. Brabham é o ídolo de Piquet, por isto Piquet tenta imitar o Jack, tentando “desenvolver” carros, mas se a gente for sincero ele não desenvolvia, apenas fazia testes de resistência e quem desenvolvia eram os engenheiros. Como ele iria desenvolver a suspensão ativa da Williams em 1986 se ela tinha vários defeitos de projeto, o sistema era hidráulico, o sistema não tinha barra estabilizadoras e o soft era fraco. Só em 1991 foi resolvido estes problemas e tudo foi dito pelo Patrick Head, chefe da engenharia da Williams, criticando o Piquet, o mesmo vale para o aquecimento de pneus que o Piquet diz que introduziu na F1, só que ele copiou das Mclaren de 1974 do Emerson, ele diz que inventou o pit stop só que já existia na Indy, e a idéia de colocar na F1 foi do engenheiro Gordon Muray, projetista do Piquet. Acredito que o Nélson Piquet tenha sérios problemas psicológicos, porque não foi engenheiro então ele diz que ele inventou isto ou aquilo, quando na realidade são os engenheiros e a estrutura da equipe que são os responsáveis pelas descobertas se o Piquet está junto ele se inclui como inventor. Por isto acho o Nélson um marketeiro ele sabe se valorizar, já pensou se o Mansell resolvesse se elogiar? O Mansell é engenheiro de verdade foi ele que usou a suspensão ativa pela primeira vez nas Lotus em 1983, foi ele que pediu para a Honda modificar a relação dos pistõesXcurso, copiando a relação dos motores Renault do qual o Mansell correu, os motores Honda quebravam muito e tinham problemas de aceleração (Lag) e foi resolvido (quem conta esta história é o Keke Rosberg companheiro dele na Williams) Mansell também poderia dizer que ele “inventou” o câmbio semiautomático da Ferrari em 1989, poderia dizer que inventou o controle de tração nas Williams em 1990, e também poderia dizer que inventou a moderna suspensão ativa da Williams, enfim todos os pilotos de Fórmula 1 correm com novidades, mas isto não significa que eles inventaram, eu vi a entrevista do Piquet e do Mansell em Porto Alegre, o Mansell sempre humilde falava olhando para o Piquet e citava o nome do Piquet, já o Piquet todo arrogante, o Piquet se acha o centro do mundo.

  • Renato disse:

    Piquet só é sincero com as pessoas que ele não gosta, ele nunca falou mal publicamente do Cristian Fittipaldi, mas ele contava em almoços que o Barrichelo (do qual ele falava mal dele publicamente) era bem melhor piloto do que o Cristian, ele falava muito mal do Senna como piloto (até ele ser campeão), mas fora do microfone elogiava muito a dedicação dele. Certa vez perguntaram qual era a melhor atriz ele responde a Suzane Carvalho (casualmente a namorada atriz global dele), ele quando falou mal da feiura da mulher do Mansell ele estava sendo sincero com um desafeto dele. Para mim isto não é sinceridade e sim oportunismo. O próprio filho dele o Nelsinho disse que muito ex desafetos do seu pai (exemplo Ron Dennis, Ferrari, Williams etc) colocaram um monte de pedras no seu caminho rumo a F1, se ele tivesse um pai mais carismático tipo Emerson tudo seria facilitado e talvez, hoje, não teria sido expulso da F1.

  • Jorge disse:

    Como um engenheiro renomado como o Ducarouge pode se vender por 2 milhões de dólares? Piquet já tinha testado o Lotus 99T do Senna de 1987 e ele mesmo disse que o carro era ruim, era pesado e o motor Honda era de uma geração mais atrasado que o da Williams (o contrato da Williams exigia isto, até motores de classificação eram exclusivo da Williams, a Lotus usava motores de 1986), já o Lotus 100t era mais fino, mais longo, com o peso bom de 540 kgs, usava um ótimo motor igual ao da Mclaren, mas o baixo desempenho do Lotus, no início do campeonato, fez que o Ducarouge começasse a criticar o Piquet como piloto, já que Senna era muito mais rápido que o Nakajima, a baixaria total ocorreu em um dos GPs (parece que foi do Canadá) quando Piquet disse em voz alta este carro é uma merda, e Ducarouge respondeu merda é você um piloto muito inferior ao Ayrton, isto foi presenciado por dezenas de jornalistas, a partir daí Ducarouge se demitiu e a Lotus perdeu o rumo.

  • Everton disse:

    Isto que o Luís falou é verdade o Senna deu 2 milhões de dólares para o Ducarouge fazer um Lotus frágil de Chassis como pode um carro como o Lotus 99t em 1987 ser competitivo mesmo com uma suspensão ativa pesada que deixava os Lotus com 560 kgs (20 kgs mais pesado que o regulamento permitia) além disto a Lotus 1987 usava um motor de uma geração mais atrasada o RA 166-E (das Williams de 1986) que desenvolvia 850 cavalos a 12.500 rpm (no treino atingia 900 cvs) já a Williams usava um motor em 1987 que dava 900 cavalos a 14000 rpm (nos treinos dava 1000 cavalos), ou seja, não há dúvida que o carro do Senna de 1987 era inferior, mas ele liderou o campeonato por 2/3 do campeonato, o Senna perdeu o campeonato por inexperiência, os Lotus 99T apesar de ser pesado e pouco potente, eram bons em pistas travadas ou de altas com muitas retas e chicanes, mas o Ducarouge destruiu o Piquet e seu Lotus 100T, porque este Lotus estava no peso do regulamento (540 kgs) além disto o Piquet conseguiu para a Lotus os motores de última geração da Honda o RA 168-E que desenvolviam 650 cavalos, motores igualzinho aos da Mclaren. O Duca é um @#@$%$#, o Nélson é o cara.

  • luis disse:

    O Senna deu 2 milhões de dólares para o seu amigo Gerard Ducarouge sabotar o carro em 1988, para com isto ficar com fama de mau acertador de carros, já a Williams em 1987 prejudicou o Piquet porque no contrato ele era o n1, e portanto o Mansell teria que fazer como o Barrichello fazia deixar o Michael ultrapassar e o Mansell foi pro confronto direto, Piquet fez muito bem em dar as regulagens erradas e proibir o Inglês de usar o carro reserva, bem como proibir de usar a suspensão ativa. Piquet não foi bem na Benetton porque usava pneus Pirelli, as pessoas lá de fora não valorizam o maior piloto de F1 de todos os tempos que é o Nélson Piquet, eu não tenho dúvida que estas revistas Autosport, BBC, etc…todas foram compradas pela família do Senna para colocá-lo como o melhor piloto de todos os tempos. O Ranking real seria este caso as pessoas tivessem conhecimento técnico 1) Piquet 2) Fangio 3) Schumacher 4) Stewart 5) Lauda 6) Vettel 7) Alonso 8) Fittipaldi 9) Ascari 10) Prost 11) Clark 12)) Hakkinen 13) G. Hill 14) Hamilton 15) Mansell 16) Rosberg e só em 17) Senna…

  • Vicente disse:

    Pergunta pro Nakajima quem é mais forte Piquet ou Senna. A diferença não é de décimos é de 2 segundos…a favor de um piloto que eu não vou dizer quem é…são palavras do japonês…

  • Leonardo Marques disse:

    Sinceridade não precisa ser sinônimo de deselegância. Foi triste ver um ex-piloto com tanto recurso técnico, e talento como Nelson Piquet falar de fatos importantes para ele e para outros de maneira tão debochada.

    Já vi outras entrevistas onde ele desfaz de todos os pilotos Brasileiros que o antecederam e os que os que vieram depois. É uma pena, é um camarada que não respeita a própria história e a história do esporte.

  • André Corrêa disse:

    O Roger, no primeiro comentário, falou tudo: Senna foi um grande piloto, obstinado em busca da vitória. E só.

    Fora das pistas era um sujeito antipático e arrogante, capaz de todo tipo de golpe pra vencer.

    Enquanto a imprensa internacional condecorava o piloto com o Troféu Limão, concedido aos caras mais chatos da temporada na F1, a Globo – sempre ela – tratava de construir e manter a imagem do herói nacional.

    Herói que nunca existiu, na minha modesta opinião.

  • Frederico Dantas disse:

    Rodrigo César.

    Piquet é um eterno segundo piloto???

    Pra mim deu. Fecha a conta. Dois pastel e um xôpis.

  • Anderson Palestra disse:

    O Senna foi um puta piloto, sem dúvidas, mas eu aprendi a gostar de formula 1 com o Piquet e aprendi a desgostar com o Senna (pela sua morte). O Piquet pilotava muito. Como era bom! Domingão, eu, menino, esperando minha mãe fazer um salpicão e um arroz soltinho e vendo o Piquet humilhar.
    Eu vi a entrevista no Sportv e como o Mansell foi simpático, muito boa a entrevista.
    Eu colecionei o album de figurinhas da época. Tinha Ricardo Patrese, Mansell, Piquet, Alboreto, Prost, Rosberg, Rene Arnoux, Therry Boutssen.

  • Rogério disse:

    Acompanhei toda a carreira do Piquet na F1, desde os tempos da Brabham 5.
    Fãs do Senna (e do Galvão), que me desculpem, mas não há comparação…
    Piquet foi bicampeão, na raça, com a Brabham, depois tricampeão na Williams, contra tudo e todos, em 87.
    E a birra do Piquet contra os paulistas vem do tempo em que competia contra o Chico Serra. Sempre vencia, e os repórteres esportivos vinham entrevistar o Chico…

  • toni neto disse:

    O filho dele teve a quem puxar. Mau carater esse tal de Piquet. Deveria era ficar calado.

  • Adolfo Soares disse:

    Acompanho formula um desde 1980 , vi o auge do piquet e torci muito por ele ! como piloto era um fora de serie!

    Assisti a entrevista em questao e fiquei impressionado com o quanto o mansel é uma pessoa boa e acessivel . muito ao contrario do piquet , que é marrento e arrogante.

    mesmo sendo o mansel um dos maiores riveis do piquet , fora das pistas , sou muito mais fa dele que do brasileiro!

    Alem do mais , o piquet disse com todas as letras : “sou melhor que o sena , pois estou vivo .”

    o piquet é um cara muito sincero , porem bastante insensivel. por essa razao fala um monte de besteiras .

    As vezes o respeito ao proximo vem acima da sinceridade!

  • Evandro disse:

    Piquet e Mansell foram ótimos pilotos em suas gerações. Gostei muito do Senna tbm. Lamentavelmente é desagradável ver como alguns usam de apelidos para outros, só por causa da diferença de opinião. É como diz o ditado “gosto não se discute”.

    Saudações,

  • Klang disse:

    Senna era piloto paulista, protegido da Globo e de Galvão Bueno, assim como são protegidos todos os paulistas que estão ou estiveram na F1. Vide difereñça de tratamento entre Massa e Cristiano da Mata. Um cara de Brasília, na F1, não era bem quisto pela Globo e Galvão. Piquet teve de lutar contra tudo e contra todos, ou seja, um gênio mesmo. Eu daria as mesmas más respostas ao pessoal da globo se viessem me entrevistr. Já viram entrevista do Piquet ao Roda Viva da cultura ou outra emissora que não seja a Globo? Parece outro cara. Já Senna era o queridinho…

  • Paulo Koller disse:

    Piquet: um grande piloto, grande acertador de carros, um vencedor nato. Personalidade: deplorável. Vaidade: exacerbada. Era fã dele. Nas pistas, que fique bem entendido. Fora delas, um sujeito “mal perdedor”, amargo, um pouco invejoso e “mala”.

    Senna: também um grande piloto, com resultados mais consistentes que o Senna (mais recordes), teria tirado pelo menos uns 2 títulos do Schummy. Personalidade: gente boa, principalmente com o povo da Globo. Gostava de caridade, com a fundação do Instituto Ayrton Senna. Vaidade: manteve o Berger na sua “carcunda” porque sabia que o “Geraldo” não representava perigo. É uma espécie de Alonso dos dias de hoje, em termos de “domínio da equipe e do companheiro”, sem o lado vigarista. Não aceitava ser contestado na McLaren.

    Schumacher: garoto malvado, competente, frio, calculista, vitorioso, mas deu a sorte danada de, praticamente, correr sozinho. Rivais? Irvine (?!) e o subserviente na Ferrari. Hakkinen, Villeneuve e Montoya (prováveis rivais) aposentaram ou mudaram de categoria na época mais chata da F1 dos últimos 30 anos. Personalidade: “eu comando e ponto”. Vaidade: “posso dominá-lo” (frase proferida à “Folha de S. Paulo” quando o subserviente chegou à equipe para ser piloto “1B”).

    Mansell: rápido, show-man, até certo ponto carismático, desajeitado e desastrado. Não tinha equilíbrio psicologico para ser o campeão de 4 títulos que citou na reportagem.

    Em suma: na MINHA OPINIÃO, coitado daquele que defende com passionalidade esta moçada “extraterrestre” (para o bem e para o mal) chamada piloto de F1. Amo a Formula 1. A acompanho há muito tempo. Mas não gosto da personalidade deste povo.

  • Klang disse:

    Sou fã do Piquet. Melhor piloto e acertador de carros de todos os tempos. Naquela ultrapassagem histórica, sobre Senna, em que faz de um F1 um carro de kart, ele provou que era melhor que Senna. Senna chegava à fórmula 1 no momento em que Piquet se preparava pra se despedir. Então, não tem essa de perdeu a hegemonia. Senna? Um trapaceiro, jogador de piloto pra fora. Ele e Prost.

  • J.B.CRUZ disse:

    Com certeza; temos nossos erros e acertos,virtudes e defeitos, mas; AYRTON SENA DA SILVA, teve mais acertos e virtudes, do que erros e defeitos…Na fórmula um, para mim, O MELHOR DE TODOS…..

  • luiz disse:

    Nelson Piquet, grande piloto e só!
    E tá bom demais da conta.

  • Johnny disse:

    Sincero sim, mas sinceridade nem sempre é uma virtude. Piquet ja falou muita bobagem, é bem babaca,

  • Vinicius disse:

    Dá pra ver bem de onde saiu o caráter do Nelsinho. Tal pai, tal filho.

  • J. Pereira disse:

    Concordo com essa afirmação do Mansell. Realmente penso que é muito mais valioso vencer com méritos próprios e na esportividade (o que nem sempre aconteceu com o Schumacher, como exemplo quando ele tirou o Damon Hill da prova do japão e tentou fazer o mesmo com o Villeneuve).

    Porém, no caso do Senna, há um atenuante, pois ele estava pagando o Prost com a mesma moeda que ele havia recebido no ano anterior. Então, penso que ele não teria feito isso se o Prost tivesse esportividade no ano anterior. Na minha opinião, foi muito bem feito, porém teria sido muito mais bonito se ele tivesse ganho na pista.

  • alex disse:

    Cara se o Schumacher tivesse que subir nas costas do rubinho , ele seria no maximo quinto ou sexto colocado. Piloto mediocre, sustentado pelo Galvão , aquela entregada pro schumacher do “hoje sim” foi a melhor coisa que aconteceu na carreira dele.

  • Rodrigo César disse:

    Senna, sem sombra de dúvidas, o maior piloto de todos os tempos.
    Dos 7 títulos do Schumacher, quantos ele ganhou pilotando diferente e quantos ele ganhou nas costas do Rubinho?
    Piquet é um eterno segundo piloto, perdeu sua hegemonia quando Senna chegou e conquistou o mundo com seu talento e sua simplicidade. O Piquet, ao invés de ficar falando tanta bobagem, poderia é ensinar pro seus filhos, o caminho certo das coisas. Né, Nelsinho?

  • Roger disse:

    As viuvas do Senna vao ficar loucas com esta materia, rsrsrsrs
    Senna que por sinal foi um otimo piloto, nada mais alem disso. Longe de ter sido um heroi e mais longe ainda de ser santo, como tentaram e conseguiram vender muito bem a imagem dele.