Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Exageros e soberba alvinegros; e boas perspectivas azuis!

Li manifestações já de alarme de muitos atleticanos por causa da derrota de domingo; até a cabeça do Cuca andam pedindo!

Exageros, em função de a derrota ter sido para o Cruzeiro.

O time entrou displicente, arrogante, achando que resolveria a parada na hora que bem entendesse.

Acreditou demais naquela conversa interna e da imprensa de que, com a base mantida, o entrosamento estaria perfeito desde o primeiro jogo do ano.

Tomou o gol; empatou poucos minutos depois e confirmou a convicção de que era isso mesmo; que a vitória seria em questão de mais alguns minutos de bola rolando.

No segundo tempo tomou o segundo gol, continuou achando que empataria já já, mas encontrou um adversário aguerrido e bem posicionado na defesa; agora contando com contra-ataques perigosíssimos.

O tempo foi passando, a bola não entrava, o Cruzeiro quase ampliava e Vitor se destacava.

Bateu desespero, a bola passou a queimar nos pés; jogadas erradas se sucediam e o árbitro acabou o jogo depois de três minutos de acréscimos.

O Galo pagou pela soberba, contra um adversário cheio de jogadores querendo mostrar serviço, porque estão chegando agora, sob os olhares desconfiados do mundo azul e da imprensa.

Os laterais Ceará e Egidio foram bem, miolo de zaga excelente, com Bruno Rodrigo mais técnico e o Paulão Caveirão muito firme, desses que limpam trilho quando é necessário, sem ser violento.

Mostrou que é equilibrado ao não apelar com o chapéu que levou do Ronaldinho Gaúcho. Zagueiros destemperados “enfezam” e distribuem porrada; na hora; ou na oportunidade seguinte, com expulsão ou cartão amarelo garantido.

Leandro Guerreiro, muito bem, além da liderança em campo; Nilton foi um dos melhores do jogo; gostei muito do Everton Ribeiro, e o Dagoberto foi decisivo; sabidamente um grande jogador. Anselmo Ramon dá muito trabalho às defesas; cai pelos lados, tem força física e é oportunista.

Enquanto isso, no Galo, a rigor, apenas o Vitor merece elogios; os demais, ficaram devendo. Ronaldinho Gaúcho é quem dá o ritmo; e nitidamente, ele não queria muita coisa no jogo; possivelmente se preservando para retornar à seleção brasileira depois de um ano sem ser chamado.

Fez algumas firulas, muito exibidas nas TVs ontem; porém, sem resultar em gols. E firula sem levar risco ao adversário não resolve para o time; apenas para o próprio autor.

O técnico Cuca ficou irritado com a postura dos seus jogadores e manifestou isso com outras palavras.

Se apenas Vitor merece elogios; dois merecem mais críticas: Leonardo Silva foi desleal ao socar o Anselmo Ramon e as câmeras flagraram; passível de punição pelo TJD.

Marcos Rocha nunca foi bom na marcação e neste jogo ficou perdido em campo na maior parte do tempo. Desatento, perdeu o tempo da bola na dividida com o Anselmo e abriu o placar para a Raposa.

Um leitor escreveu dizendo que fui precipitado ao dizer aqui que o Marcelo Oliveira “calou muitos”.

Calou sim; neste jogo, pois os cruzeirenses que foram para a porta da sede do clube e da Toca Raposa protestar e ameaçar ao presidente Gilvan para que não o contratasse, estavam com vaias e novos protestos prontos, para o caso de uma derrota.

Óbvio que, para o restante do campeonato e a temporada toda, é cedo para dizer qualquer coisa sobre o resultado do trabalho do Marcelo no Cruzeiro.

Foi apenas o primeiro jogo e jogos como estes são sempre atípicos; clássico é clássico!

Gostei da arbitragem do Cleisson Veloso Pires. Expulsou corretamente o Leandro Guerreiro e certamente não viu o soco do Leonardo Silva no Anselmo Ramon, pois o teria expulsado também.


» Comentar

Comentários:
27
  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Caro Isaias,

    Sair pela tangente, fugir da raia, desviar o foco, responder com outra pergunta e necessidade em ofender a outra pessoa, é especialidade dos fracos e sem humildade para reconhecer quando estão errados…

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Eu queria ver como o Blog estaria, se fosse um jogador do Cruzeiro que tivesse dado um soco na costa de algum jogador do Atlético Mineiro…

    Seria mais ou menos naquela mesma proporção de quando o Roger também agrediu o Danilinho covardemente pela costa.

    Eu também acho que, da mesma forma que o Roger não foi advertido pelo árbitro, mas foi denunciado posteriormente, deveria acontecer o mesmo agora com o Leonardo Silva.

  • André Corrêa disse:

    Acho que é muito cedo pra ficar enchendo a bola de Marcelo Oliveira. Quando chegou o Roth também era um gênio.

    Sobre o Atlético, pode até ter faltado vontade. Eu acho que faltou mesmo foi preparo físico. Ninguém aguentava correr; dez minutos depois de entrar Alecsandro já estava derretendo de suor. Isso pra não falar nessa quantidade de lesões musculares que estamos vendo no time; Pierre não aguentou nem voltar do intervalo.

    Sobre as porradas, todo mundo bateu e apanhou. Só estão fazendo essa fumaça toda porque, diferente das outras vezes, dessa vez o time do Atlético resolveu bater. O coroinha do Anselmo Ramon – aquele mesmo, o assassino da Bahia – sempre botou suas manguinhas de fora no clássico e dessa vez levou seus brindes também.

    Sobre a arbitragem, Chico, dessa vez vou discordar de você: ele pode até ter tido um ou outro acerto, mas achei que Cleisson Veloso quis aperecer demais. tecnicamente ele é muito ruim.

  • Isaias disse:

    Marcão você acha que aquela bola perdida pelo R10 no meio de campo também merece uma placa?

  • alex germano disse:

    Alexandre luis vc tambem acredita em papai noel,mula sem cabeça,saci pêrêrê,quais numeros são estes?saia da lua e volte pra terra,41 a 30,isto sim é um torcedor fantastico mundo de Boby,PARABENS CRUZEIRO,vc venceu mesmo usando um time mesclado.

  • Isaias disse:

    Marcão, dê a sua opinião sobre o soco do Leonardo ao invés de sair pela tangente.

    Você deve estar assistindo muito UFC e achando normal essa violência dos jogadores do Atlético.

  • Thiago disse:

    Grande Chico, ótimo texto!Gostaria de acrescentar aqui um importante fato não mencionado pela mídia. O juiz foi muito burocrático e atrapalhou o espetáculo. Marcava qualquer contato físico, caiu era falta, daí o clássico ficou morno e o cruzeiro aproveitou as falhas alvinegras, sem que isso desmereça a vitória deles. Mas, pra mim o Galo perdeu pra si mesmo pelos motivos que você relatou acima. O Cruzeiro surpreendeu, mesmo que eu não tenha visto um grande futebol deles como muitos tem falado, mas ganhar um clássico com um time recém formado realmente é para ser comemorado. Estou muito decepcionado é com o Cuca. Ele não modificou nada do esquema do ano passado que já vinha sendo muito problemático. O Jô não tem rendido nada além do seu manjadíssimo pivô, fora isso ele segue a mesma trilha do ano passado perdendo gols importantíssimos. M.Rocha deu certo ano passado quando teve cobertura excelente do Danilinho e algumas vezes com o Serginho. Este é outro que está faltando o saber posicioná-lo; ele é um ponta direita de marcação, se é que isso existe. Mas ele é rápido e sabe cruzar muito bem, porém estabanado na defesa e pouco confiante quando em pressão, mas muito bem no ataque pela velocidade que poucos tem e arrojado. O Cuca então volta com o time com os mesmos problemas, dependência total do R10 e mesmo com tantos reforços ele não mudou nada. Essa cabeça dura dele pode nos custar muito caro. O Araújo não poderia fazer a função que fez nunca, e acima de tudo me pergunto, onde está o Rosinei?Se ele não conseguir, quem o fará?Será que o Cuca tem competência para mudar este esquema que já foi vitorioso?Rogo a Deus para que não sacrifique mais um atacante por esse esquema, o Tardelli é o nosso 9 e foi assim que ele teve o melhor ano da carreira em 2009.Caiu de produção em 2010 porque foi deslocado para as laterais pelo Luxemburgo. O Guilherme apesar de também ser um pouco preguiçoso, se queimou com a torcida por jogar neste lugaronde o fantasma do Danilinho assombra todo mundo. Foi bem com a camisa 10 no lugar de R10 só no campeonato mineiro, que é fraco. Ele tem que jogar é na frente, num 4-4-2 ao lado do Tardelli, brigando por posição no ataque, aí sim vejo muita coisa boa. Talvez o Bernard jogaria ao lado do R10. Comentei com amigos que o título do ano passado poderia ter sido conquistado não fosse o privilégio que o Fluminense teve com a arbitragem, mas acima de tudo se o Cuca não tivesse passado grande parte do 1 turno esperando pela queda do time e avisando a imprensa a todo momento que isso é normal com qualquer time que estivesse fazendo um primeiro turno de 83%. Deu no que deu, ganhamos uma partida fora de casa, afinal era normal. Precisamos é de um técnico de pulso firme para aguentar a pressão enorme que temos por um título, meu favorito é o Muricy, o Abel também é excepcional pela postura firme. Tomara que o Cuca repense o futebol do Galo.Grande abraço, Thiago

  • cassiano disse:

    KKKKKK Já tinhamos o Cruz Credo…. Agora temos o Cris credo kkkkkkk Tô achando que o Marcão não vai guentáaaaaa……….

  • João disse:

    O resultado de domingo não muda a situação do Atlético. Acredito que essa vitória do cruzeiro servirá para iludir o torcedor, assim como foi os 6×1. Não que o Galo esteja imune e não sofrerá este ano, mas o time celeste vai “penar” assim como no ano passado.

  • Paulo Ipatinga disse:

    Clásico é jogo diferente, bobo é o torcedor que vai na onda destes dirigentes falastrões. O Cruzeiro vai ter um ano melhor e o Atletico mineiro tem um bom time e vai dar trabalho. Não é um jogo que define um ano…
    04/12/11 Eterno…

  • mauricio souza disse:

    Chico, bom dia, voce citou que tem gente pedindo a cabeça do Cuca eu me enquadro neste pessoal e explico porque.
    Naquele jogo em que o galo levou de 6 a 1 voce veio com comentarios que o time entrou de salto alto. Agora vem com a mesma desculpa.
    Ora, se o comandante deixa o time se portar desta forma, é porque ele não sabe comandar. Que treinador é este que deixa o time relaxar na hora H. Perdemos uma chance de mandar o adversário para a segunda porque o time entrou de salto alto, perdemos a chance de ser campeão brasileiro, porque o comandante falou que o mes de setembro ele sabia que seria ruim, mas o de outubro do ano passado tambem foi. Falo que perdemos a chance de ser campeão porque, o curintia o SP e o Santos jogaram meia boca naquele campeonato e o galo não soube aproveitar disto.
    Na minha opinião a culpa do galo não ganhar nada durante este tempo é da TORCIDA, pois ela acredita em tudo que o Kalil e a imprensa diz.
    Estou comentando isto agora, por que o post fala a respeito, pois comento isto desde o ano passado, aqui na região do Serrano, com meus amigos do Rasga Roupa, a pelada da qual participo. No domingo cravei 3×1 para o crucru e os meus amigos atleticanos riram da minha aposta.
    O crucru contratou melhor que o galo.
    O galo perdeu a oportunidade de livrar do Serginho e não livrou.
    Trouxe cavalos cançados (Gilberto Silva, Araujo e Alexssandro) e a torcida não falou nada, aliás, foi buscar o Gilberto no aeroporto a troco de carne para churrasco, programado por ele.
    Vou parar de falar pois hoje amanheci com a macaca.
    Bom dia a todos do blog.
    Mauricio Souza – Serrano

  • Alessandro disse:

    Caro Chico,
    Sou atleticano e infelizmente o Cruzeiro acertou em cheio ao contratar o Marcelo, sempre foi competente e sério. Não precisa de estrelas para montar um bom time, prova disto foi ter chegado a duas finais seguidas da Copa do Brasil em um time sem estrelas.
    Sou fã também do Kalil, acho que ele é um dos presidentes mais honesto que passou pelo Galo nos últimos anos, que inclusive você mesmo escreveu palavras deles, “que o futebol é rentável, basta não roubar.” Só acho que ele errou em não ter dado uma chance ao Marcelo quando assumiu o Galo, dizendo que ele não tinha o perfil do Galo. Trouxe então o Leão que foi demitido após a goleada para Cruzeiro e trouxe o Celso Roth também demitido no final do ano. Não teria feito melhor negócio ter mantido o Marcelo naquela ocasião?
    Um grande abraço
    Alessandro

  • Deve ser punido e será como o Roger foi.

  • THIAGO disse:

    Chico, sobre a multa do governo para a Minas Arena vc acha que é coisa séria ou eles vão pagar com notas de brinquedo do `banco imobiliário`hehehehhehe.

  • O radicado celeste mutante tem maios que (sic) “oferecer denúncia” mesmo, afinal, é bem relacionado na FMF, CBF, STJD e comissão de arbitragem, visto o perdão recebido quando na suspensão de seus jogos ano passado, em que sua torcida, além do time azul e de parte de sua diretoria, foram ao vestiário do trio de arbitragem afim de admoestá-lo, naquela partida em que o então R49 (atual R10) anotou um gol antológico em nosso mais tradicional cliente, apesar da conivência da arbitragem!

  • O mundo do futebol sabe que o Mineirão foi inaugurado em 1965, ô infeliz!

  • Alexandre Luiz disse:

    O Atlético têm a supremacia estadual. São 41 mineiros contra 30 do time azul. Nosso problema nunca foi o Cruzeiro, mas os times cariocas. Acho correto o time se concentrar na Libertadores e deixar o Mineiro em segundo plano.

  • Francisco Carlos disse:

    E o terceiro classico que Leonardo Silva agride Anselmo Ramon da mesma maneira. Em todas as vezes as camaras mostraram. Deslealdade.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Realmente, o Marcelo Oliveira calou a muitos. Inclusive alguns aqui do Blog, que “profetizaram” que ele já iria estrear com uma derrota.

    Sem empolgação. Pés no chão. Mas o Cruzeiro tem tudo pra evoluir sim. O material humano melhorou significativamente e o Marcelo Oliveira já deu mostras de ter uma boa filosofia de trabalho e boa visão de jogo.

    Quanto a “arrogância” do time do Atlético Mineiro, é que os jogadores devem ter sido contaminados pelo Presidente. Ou, continuam achando que o time é a tal “máquina” tão alardeado ano passado.

    Percebi que alguns jogadores do Atlético Mineiro, estavam muito nervosos. Confundindo garra e determinação, com jogo violento.

    O Leonardo Silva, mesmo que não seja punido oficialmente, já o foi e nem sabe. Adeus Seleção Brasileira ! Que treinador de Seleção vai querer ter um jogador para uma Copa do Mundo, destemperado como ele ?? Aquele soco pode não ter sido visto pelo árbitro, mas com certeza Felipão e Parreira já viram.

    E o Leandro Donizetti ?? O que é aquilo ?? rsrs O cara demonstrava no semblante, toda sua raiva e nervosismo em todas jogadas.

    O Ronaldinho Gaucho, é craque, diferenciado. Mas também contou com boa vontade do árbitro.

    Já o Cruzeiro entrou focado, concentrado e ciente das suas limitações. E por incrível que pareça, o “junta-junta” do Cruzeiro demonstrou mais entrosamento e solidariedade entre os jogadores, do que o outro time que manteve toda base do ano passado.

    E vejam como são as coisas… Enquanto o Atlético Mineiro ficou naquela novela toda da “cereja do bolo”, mesmo sabendo que carece e muito de melhores volantes, o Cruzeiro buscou o Nilton, lá no Vasco. Ótimo jogador que se encaixou muito bem no time.

    2 x 1, foi é pouco ! E olha que o time ainda não tinha Diego Souza, Borges, Henrique… E ainda jogou com menos um jogador em boa parte do segundo tempo.

    Nos dois últimos anos eu critiquei demais o Cruzeiro. Mas agora, mesmo sem grandes expectativas pra algum grande Título esse ano ainda ( Sim, Cruzeirense gosta é de Título ! E de preferência, importante ! rsrs ), eu estou um pouco mais aliviado, sabendo que agora o elenco tem mais qualidade e boa reposição.

  • CrisBH disse:

    O Ronaldinho queria isso mesmo. Como ele tem imunidade, bateu a vontade esperando alguém ser expulso.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO: Nem Osvaldo Faria (coragem para dizer a verdade), em seus melhores dias, que eu me lembre, fez comentário de um jogo CRUZEIRO X ATLÉTICO, tão suscinto,minucioso e detalhado como este…Este merece ser arquivado…Parabéns!!

  • CrisBH disse:

    Então o Leonardo Silva deve ser perdoado só porque o juiz não viu e nem marcou nada?

    Ele merece ser punido pelo tribunal desportivo.

    O Cruzeiro tem que oferecer denúncia assim como o Grêmio fez no caso da voadora do Ronaldinho no Kleber.

  • Thales rosa disse:

    O atletico inaugurou o independência fazendo o de sempre, sendo eliminado da copa do Brasil ( para o Goiás ).

    O Cruzeiro inaugurou o mineirão fazendo o de sempre, detonando o atletico.

  • Maria Alice disse:

    Alguém poderia informar se aqueles torcedores que estavam comemorando o gol do Atletico Mineiro dentro do campo junto aos jogadores pagaram ingressos?
    Qual empresa patrocinia os juízes?
    Ronaldo gaúcho está acima do bem e do mal?

  • guerra disse:

    Senhor Bruno, violência teve dos 2 lados, carrinho por traz do Leandro Guerreiro foi simplesmente COVARDE, o Rever por 2 vezes levou falta do Assassino do Anselmo Ramon e já estava sem bola (Eu disse assassino fora de campo) concordo que o Leo Silva foi bobo, inocente e covarde em dar o soco no assassino, mas o Donizete já tinha reclamado com o Juiz por 2 vezes que o Ribeiro esta dando cotovelada, também foi inocente em revidar, você ganharam a partida e bem, estão de parabens, na bola, mas houve violencia dos 2 lados.

    E para completar, vocês souberam bem em marcar o Ronaldinho o seus jogador Cleisson marcou todas as entradas dele, mas não marcou ao contrario, grande marcador, mas não influiu no placar

  • No embate de domingo, o Galo simplesmente adotou a tradicional tática azul: travestiu-se de arrogância!

    – E infelizmente o radicado celeste mutante fez por merecer o resultado que foi até de bom tamanho, visto o salto alto que os jogadores alvinegros pegaram na toca da raposa! “Só” isso, nada mais…

  • Bruno Marcio de Oliveira disse:

    ola chico ja que nenhum jornalista mineiro comentou a violencia imposta pelos jogadores do atletico aos do cruzeiro no classico, ex: soco covarde do leonardo silva, carrinho criminoso do leandro donizete, e uma cotovelada vergonhosa do ronaldinho na minha opinião todas passivas de cartão vermelho.Gostaria de ver um comentario seu!!!!!!

    – belo horizonte