Da revista Exame:
* “Nike retira anúncio ambíguo com Oscar Pistorius do ar”
Patrocinadoras do atleta, marca comparava o velocista à “uma bala no cano”
Anúncio da Nike com Oscar Pistorius: foto do atleta correndo na pista ao lado da frase “Eu sou uma bala no cano”
No mesmo dia em que a polícia sul-africana efetuou a prisão do atleta Oscar Pistorius,e subsequente acusação por assassinato, a Nike retirou do ar um anúncio ambíguo que usava a imagem do corredor.
Pistorius é suspeito de ter assassinado sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, encontrada nesta quinta-feira com quatro disparos na casa do esportista.
O anúncio mostrava uma foto do atleta correndo na pista ao lado da frase “Eu sou uma bala no cano”, numa alusão à sua velocidade que tornou-se de mau-gosto diante do contexto do suposto crime. A marca de artigos esportivos é uma das patrocinadoras de Pistorius.
Com próteses nas duas pernas, o corredor é conhecido por ser o primeiro atleta deficiente físico, a ter disputado uma edição dos Jogos Olímpicos.
A empresa tem um histórico não muito afortunado de se associar com atletas que atraem publicidade duvidosa. O último da lista foi Lance Armstrong, envolvido em um dos maiores polêmicas recentes do esporte após assumir ser adepto do doping em suas competições como ciclista.
Em 2009, foi a vez do golfista Tiger Woods, à época no primeiro lugar entre os melhores do mundo, ser envolvido num escândalo por conta de seus casos extra-conjugais. Ao contrário de outros patrocinadores, neste caso, a marca continuou apoiando o atleta – o que faz até hoje.
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/nike-retira-anuncio-de-oscar-pistorius-do-ar
» Comentar