Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em risco de extinção uma das regiões mais agradáveis de Belo Horizonte

O Jhonny enviou um importante tema do nosso cotidiano para ser discutido:

* “Chico,

sugerindo uma pauta pro blog.

Será mesmo uma doença incurável? Não há outra solução? Vão cortar assim, na surdina, sem qualquer discussão?

É a tônica dominante do pensamento dos governo de MG e da prefeitura de BH.

O Carnaval de rua de BH teve mt gente? Que se criem cordões e cobrem abadá.

Confusão nos estádios? Proíbem cerveja, proíbem bandeiras.

Lamentável.

Jhonny” 

* “Cenário desolador na Bernardo Monteiro, bairro Santa Efigênia”

ARVORESCerca de 50 árvores centenárias foram atacadas pelas motoserras, na tentativa de uma sobrevida

A paisagem da avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Alfredo Balena e Brasil, no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, começou a mudar de aspecto. Está prevista para terminar nesta quinta-feira (14) a poda das cerca de 50 árvores centenárias do local, da espécie fícus. A retirada total das plantas, infestadas por uma doença ainda sem cura, é questão de tempo.

Por enquanto, apenas os galhos podres estão sendo cortados das árvores nos dois quarteirões. A avenida foi interditada durante o feriado para que funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) fizessem o serviço.

Em agosto do ano passado, conforme o Hoje em Dia mostrou, foi identificada a presença da mosca-branca. Agora, a contaminação atingiu todos os exemplares no local. O inseto suga a seiva das árvores e provoca queda das folhas, deixando-as com um aspecto de mortas. Um tipo de fungo também está contribuindo para apodrecer e secar os galhos dos fícus.

A doença das plantas já motivou até o cancelamento da Feira das Flores e da Feira Tom Jobim, realizadas no local, devido ao risco de quedas. A prefeitura não informou quando as árvores serão totalmente cortadas e informou que os técnicos da SMMA monitoram os fícus para prevenir prejuízos.

* http://www.hojeemdia.com.br/minas/cenario-desolador-na-bernardo-monteiro-bairro-santa-efigenia-1.90451


» Comentar

Comentários:
8
  • J.B.CRUZ disse:

    Todos os Marcos e pontos históricos de B.H, está em risco de extinção..Administradores públicos, já estão todos extintos…

  • Frederico Dantas disse:

    Acho que entendi a indignação do Johnny. Já manifestei aqui também o meu repúdio pela conduta hoje adotada pelas autoridades sobre quase qualquer tema. O que é feito é sempre o que dá menos trabalho, não necessariamente o melhor a ser feito.

    Essa do carnaval de BH é mais uma que entrou na minha lista dos proibidos. O carnaval era morto. Aí, por obra de alguns abnegados junto com um empurrãozinho sobrenatural – quem sabe de um meteoro se aproximando – o carnaval começa a dar sinais que pode existir. E a polícia o que faz? Já quer matar pela raiz, lógico. Vai dar trabalho.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Nossas cidades cada dia mais feias, a solução do Mineirão por exemplo ficou horrorosa, aquele espaço amplo de cimento a La Oscar Niemeyer. Temos umas das floras mais ricas do planeta, teremos turista aqui curtindo um longo deserto de concreto armado.

  • cassiano disse:

    Johnny…… Em se tratando de um ser vivo, não há tempo para o assunto ser discutido…. são providencias que devem ser feitas de imediato, pois se demorar a praga toma conta e mata as plantas.

  • Johnny disse:

    Chico, apenas complementando. Não estou afirmando que a poda não é a melhor ou única solução. Gostaria apenas que o assunto fosse melhor discutido.

    Mesmo porque tem se especulado muito sobre a utilização daquela área para outros fins (estacionamento, etc).

    abraços

  • Paulo Araujo disse:

    E não é só lá não Chico, o zoológico de BH a muito esta abandonado, as palmeiras da Av. Antonio Carlos que deram lugar as obras do BRT, praças com restrição de uso. Agora a campeã do descaso, lagoa da Pampulha, essa sim nunca mais teremos em condições de uso.

  • Silvio Torres disse:

    E o cara foi reeleito no primeiro turno!! Agora, GUEEENNNTA!!!!

  • Ricardo Lemos disse:

    Diz a prefeitura que este corte é parte do tratamento que estão tentando para recuperar as árvores.

    Mas eu me lembro de um trecho de uma entrevista do então prefeito Fernando Pimentel falando sobre as podas das árvores em Belo Horizonte. Segundo ele, BH tinha uns 50% a mais de árvore por habitante do que o recomendado, por isto não tinha problema cortá-las.

    Não tinha problema mesmo. A partir daí a temperatura subiu consideravelmente e as enchentes ficaram mais frenquentes. O Márcio Lacerda parece que só está dando continuidade à “gestão eficiente” do petista.