Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Imprensa atleticana, imprensa cruzeirense, comentaristas de arbitragem e o tendenciosismo

Amigos,

tomo a liberdade de mostrar às senhoras e senhores o meu diálogo com o Armando Cordeio, leitor da minha coluna no jornal O Tempo.

Ele discorda do que escrevi hoje, sobre o clássico de ontem, e deu-me a oportunidade de falar sobre uma situação muito comum vivida por nós da imprensa, quando questionados sobre o time para o qual torcemos.

Também “oportuniza-me” (valeu Celso Roth!) a mostrar o quanto é bom poder dialogar com leitores e ouvintes, quando a pessoa é educada, mesmo na divergência de opiniões e a dureza da cobrança.

* “Caro Chico;

Desenvolvi , durante a minha vida de torcedor que gosta de ir a estádios de futebol , o hábito de assistir aos “vídeos tapes “dos jogos que acabara de ver e , muitas vezes , constatei que tinha sido traido pela minha paixão clubística e que o jogo tinha sido , na realidade , muito diferente daquiloque  jurava ter acontecido ! Alguns jogos de AtléticoxCruzeiro servem de exemplos:

-Galo 3×3 Cruzeiro : primeiro tempo 3×1 Galo , com três gols do Lacy e um gol mal anulado do próprio quando ainda estava 3×0 , gol de empate do Cruzeiro , de pênalte de Vander , no final da partida ; vendo o vídeo pela Itacolomi do Fernando Sasso , o pênalte foi um mão involuntária em um carrinho na linha de fundo que , se fosse a favor do Galo , não seria marcada ;

-Galo 4×0 Cruzeiro (Fábio de costas ): saí do Mineirão com a sensação de um verdadeiro massacre atleticano ; vendo o vídeo constatei que o Cruzeiro foi muito melhor e que não merecia perder ( a volta ganhou por 2×0 );

-Galo 3×0 Cruzeiro: massacre atleticano comprovado no vídeo , dois pênalties não marcados pelo juizão a favor do Galo , bola na trave e inúmeros gols perdidos ; ficou mesmo barato para o Cruzeiro;

-Cruzeiro 2×1 Galo ( ontem ) : assistindo ao jogo , a primeira impressão foi a de domínio total do Cruzeiro no primeiro tempo e que o Galo tinha jogado mal. Pelo vídeo tape (Soprtv2), constatei que o Cruzeiro , no primeiro tempo , teve apenas volume de jogo e só ameaçou o Galo nas jogadas dos pênalties e em dois fracos chutes de Diego Souza e Borges ; por outro lado , o ótimo goleiro Fábio fez duas ótimas defesas de chutes de Jô e Tardeli . Na etapa final , apenas um bom chute de Borges ( não sei porque êle foi substituido ) e nada mais para o Cruzeiro e, pelo lado do Galo , um gol , uma bola na trave e duas defesas epetaculares de Fábio contra Réver e Marcos Rocha . O Galo foi muito melhor do que seu adversário e não merecia a derrota !

Gosto das suas crônicas mas a de hoje eu achei um pouco tendenciosa , com um gostinho azul bem disfarçado ! Veja o vídeo tape e , depois , releia o seu artigo , ok ?”

Abraços ; Armando.

————————————-

Caro Armando,

obrigado pela leitura e por escrever-me.

É sempre um prazer dialogar com os leitores, principalmente quando recebemos boas informações e argumentos, mesmo quando as opiniões são divergentes, como é o caso.

Você mesmo dá a resposta ao questionamento que me faz, ao dizer que:

“. . .assistindo ao jogo , a primeira impressão foi a de domínio total do Cruzeiro no primeiro tempo e que o Galo tinha jogado mal. Pelo vídeo tape (Soprtv2), constatei que o Cruzeiro , no primeiro tempo , teve apenas volume de jogo e só ameaçou o Galo nas jogadas dos pênalties e em dois fracos chutes de Diego Souza e Borges . . .”

Isso é a mesma coisa que falar mal do árbitro depois de ver e rever, via TV, que naquele lance de difícil definição, o sujeito errou.

Muitos colegas meus fazem isso e considero uma covardia com os apitadores e bandeiras.

Eu escrevo as colunas sobre jogos, durante e ou imediatamente após a partida, e ontem, tive a mesma visão que você: primeiro tempo do Cruzeiro, que soube aproveitar as oportunidades que teve, através de pênaltis justos. O segundo tempo, do Atlético, que soube aproveitar apenas uma oportunidade, também de pênalti justo; entre tantas que teve, durante todo o jogo, inclusive algumas no primeiro tempo”.

Sobre justiça ou injustiça no futebol, tenho uma opinião bem clara, desde que me entendo por gente: o placar só é injusto quando há interferência clara do trio de arbitragem a favor de alguém. Se um time massacra o adversário, mas não aproveita as oportunidades, toma um gol e perde; incompetência dele, que não soube marcar e não conseguiu evitar um do concorrente. É o jogo, onde, nem sempre vence o melhor.

Por isso, arrematei a coluna destacando o esforço do Cruzeiro e cruzeirenses, dizendo: “A força que a torcida deu ao time, todo o trabalho de motivação que foi feito pela diretoria funcionaram e só não deu certo porque o Atlético tem elenco melhor.

No futebol, nem sempre querer é poder!”

Graças a este “conjunto da obra” melhor, o Galo acertou mais e errou menos nesta final, vencendo por 4 a 2.

E aí está a beleza do futebol e as paixões suscitadas por ele!

Quanto a achar que a coluna de hoje foi “tendenciosa” com “um gostinho azul, bem disfarçado”, é claro que discordo de você, mas sempre fico feliz quando alguém fica em dúvida para qual time torço, porque sou honesto no que escrevo e falo, mesmo quando tem que ser contra o nosso querido Clube Atlético Mineiro.

Ser atleticano é um prazer e honra, mas ser honesto na profissão é uma obrigação para com o público em geral, que me garante a credibilidade fundamental a um jornalista.

Também sugiro que você releia a coluna e acredito que observará a minha isenção.

Grande abraço e escreva sempre.

Chico Maia

——————————————————-

Aproveitando este papo com o Armando Cordeiro, presto a minha homenagem ao grande Normandes, zagueiro que honrou a camisa do Galo em fins dos anos 1960, início dos 1970, jogando em um grande time, marcado pela raça, e mesmo não tendo o melhor elenco, foi campeão brasileiro em cima de Santos (de Pelé), Cruzeiro (de Piazza, Tostão e Cia.), Botafogo (de Jairzinho, o “Furacão), São Paulo (de Cejas, Pedro Rocha…) e tantos outros monstros sagrados do futebol.

Este time me tornou atleticano e fiquei muito grato ao Normandes, dentista, que mora em sua cidade natal, Uberaba, honrou-me ao parabenizar-me, via facebook, por mais um título do Galo!

Aliás, o face do Normandes é Normandes Lima e certamente ele ficará feliz demais se todos os atleticanos enviarem uma mensagem de felicitações a ele, hoje, um dos responsáveis diretos pelo gigante que é o Clube Atlético Mineiro.

NORMANDES

Ele é o primeiro, à direita, nesta foto, neste time de raça, base do que foi campeão brasileiro em 1971.

Da esquerda para a direita, em pé: Oldair, Vander, Grapete, Vanderlei, Mussula e Normandes;

agachados: Ronaldo, Amauri, Dario, Lola e Tião.

NORMANDES2

E aqui, à esquerda, o Normandes atual


» Comentar

Comentários:
38
  • Klang disse:

    Kalil pode ziar à vontade que o crédito que o Zezé Perrela deixou de zoação é muito grande. E nós escutamos calados do lado de cá. Agora vcs escutem calados aí. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

  • Klang disse:

    Gravei o jogo e ontem o revi. Faço minhas as palavras do Armando, sem mudar uma vírgula. Primeiro tempo: 4 lances de perigo pra cada lado. Segundo tempo: 5 lances pro Galo e 1 pro outro lado. Quem foi melhor na partida? Quem dominou?

  • João Amaro disse:

    Amigos(as) de blog, faço minhas as palavras do Armando … (2)

  • J.B.CRUZ disse:

    CRUZEIRO 2 X 1 ATLÉTICO..

    E o kalil ainda deu o chopp aguado..Rsrsrs…..

    Arre !!!!

    CRUZEIRO SEMPRE !!!!

  • Marcus disse:

    Parabens Chico, pela sua sensatez e fazer deste blog, um ponto de referência entre os bons torcedores!

    Como atleticano, endosso a campanha de alguns blogueiros aqui como o Thales Rosa. Viva a civilidade e o respeito. Que o mineirão ou indpendência, possam oferecer maiores zonas mistas.

  • Nelson Henrique disse:

    Thales,
    parece que os seus valores estão um tanto quanto deturpados.
    Quer dizer que chamar uma torcida de marias, pateticanos, cruzeirin (sic), patético Mineiro, melequinha, deveriam ser abolidos porque não acrescentam nada as discussões do blog, mas as suas “analogias” e “pre-constatações” podem? Para mim e para muitos, que à época dos seus comentários não concordaram com os mesmos, não são nem analogias e nem pre-constatações. São falta de educação mesmo!!!!
    Só como exemplo os significados de patético segundo o dicionário de Aires da Mata Machado Filho é o seguinte: comovente, tocante, aquilo que produz grande comoção,sentimento,arte de excitar grandes afetos e sentimentos.
    Não creio que você consiga definições plausíveis para os seus comentários.
    Você ainda é novo e talvez aprenda. Mas para isto é necessário primeiramente querer. Faça um esforço mesmo que pequeno, e eu te garanto que você conseguirá.

  • Nelson Henrique disse:

    Tjhales, parece que os seusvaloresestãoumtantoquanto deturapdos.
    q

  • Júnior disse:

    Um cara que nunca reconhece os títulos do Galo vir aqui falar de educação. Sua sensibilidade não condiz com suas agressões. Francamente!

  • carlos santana disse:

    Percebo na imprensa muita parcimônia ao comentar o titulo do Atlético, estão falando muito bem do cruzeiro, mas se pensarmos bem o time celeste jogou bem apenas um tempo, os outros três da decisão predominou o galo.

  • Sidney Braga disse:

    Sobre a superioridade do Galo no jogo eu ja havia comentado no post anterior.

    No primeiro tempo, que o Cruzeiro foi melhor, o Galo obrigou o Fabio a fazer duas defesas difíceis (Jo e Tardelli) e uma defesa fácil (Tardelli). Ainda teve uma bola na trave.

    No segundo tempo, com o Galo superior, o Cruzeiro deu apenas um chute a gol (Borges).

  • Thomaz disse:

    A questão não é parcialidade ou imparcialidade. O torcedor do Atlético sofreu muito e hoje, pela primeira vez, depois da década de 80, tem um time que o entusiasma de verdade. Quando o time é campeão, em vez de enaltecimento, vem comentário de consola para o vice. Tudo tem sua hora. Agora é o momento do campeão. Jornalistas, respeitem isso.

  • Richard disse:

    Thatá, não tapemos o sol com a peneira. Quado um comentário é pertinente, eu sou o primeiro a acatar. A gozação que faço com sua pessoa não é “no grito”, é para chamar a intenção pelas sua declarações ridículas e tendenciosas, sempre puxando para o seu cruzeirin, tipo “6 a 1”, “temos mais vitórias”, somos mais time” mesmo quando “não somos” e por aí vai. Esse meu pensamento aposto que é compartilhado por muitos nesse blog, como inclusive já foi postado.
    Ontem, seu cruzeirin mostrou uma vontade danada, uma sorte danada porque temos dois apavorados no elenco, um já mais velho mas que está cubrindo numa função que não é dele, e o outro não precisa nem falar. Fizeram dois gols de pênalti (que foram bem marcados) mas não precisavam ser cometidos. Fora isso o cruzeirin não fez mais nada. Por outro lado, nossos ataques foram bem mais perigosos, que encontraram o grande goleiro que vocês tem, e que já salvou vocês vezes sem conta. ao invés de ficar falando besteira no blog faça uma coisa útil: enche o saco do Gilvan Eterno para DOBRAR o salário do São Fábio que ele merece.

  • Herminio disse:

    o Humberto disse tudo:o Borges deveria ter sido expulso no 1º tempo!
    No lance do R10 mesmo que ele tivesse sido expulso o adversário revidou!Seria expulsão para os 2!

  • KLEBER BSB disse:

    Amigos(as) de blog, faço minhas as palavras do Armando, assiti o jogo novamente pela Sportv e fiquei com a mesma sensação a defesa do Galo foi muito bem, na minha opnião o ponto fraco do time no jogo foi o Bernard. Ele errou praticamente todas as jogadas e quase todos os passes. Deu muitos contra-ataques para o Cruzeiro. No lance do primeiro penalti também achei que foi falta no Marcos Rocha.

  • Armando A.C.Cordeiro disse:

    Chico ;

    Parabens pelo seu blog , é muito dinâmico e de ótima qualidade !
    A sua imparcialidade é tamanha que me enganou completamente , levando-me a pensar que você era mais um simpatizante do time do outro lado da lagoa ; seja menos , ok ?
    Abraços ; Armando.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Notícia importante = o zagueirão e capitão Réver deseja permanecer no Galo após a Copa do Mundo.
    http://www.lancenet.com.br/atletico-mineiro/Copa-Mundo-Rever-Atletico-MG-Europa_0_921507893.html

  • thales rosa disse:

    Nelson, bricandeiras são diferentes de agressoes verbais. Quando disse que faltava a Mulher do Ramires um tanque de roupa para lavar, quis apenas fazer uma analogia com a frase: cabeça vazia é casa do capeta.

    Quanto a chamar o outro de analfabeto funcional, tambem nao vejo nenhuma ofensa ou agressao verbal é apenas uma pré constatação.

    Agora maria, pateticano, cruzeirin, patetico mineiro, melequinha… são termos que deveriam ser abolidos do blog. Não acrescentam nada a nossa discussão, que de saudavel, cai para o nivel de idiota.

  • Isabella disse:

    Chico, confesso que fiquei surpresa com a análise dos comentaristas em geral após a partida, dizendo que o Cruzeiro foi muito superior no primeiro tempo (ouvi o narrador do Sportv dizer a palavra massacre no Troca de Passes) e ao mesmo tempo minimizando a superioridade do atlético no segundo tempo, colocando como se o jogo tivesse sido equilibrado.

    Sim, o cruzeiro teve mais volume de jogo no primeiro tempo e agrediu mais, o que é natural, eis que começou a partida perdendo por 3×0. O Atlético ficou com o contra-ataque e levou muito perigo ao Fábio. Não existiu essa superioridade toda do cruzeiro. O que existiu foi maior volume de jogo, domínio das ações do jogo e uma opção do Atlético pelo contra-ataque, que se tivesse se acertado melhor na ligação do jogo, poderia ter saído com o placar melhor para o segundo tempo.

    No segundo tempo, aí sim, tivemos um massacre. O atlético dominou o jogo. Talvez pelo calor da emoção e da possibilidade de um gol do cruzeiro mudar tudo, a imprensa e os torcedores tenham ficado com a sensação de equilíbrio no segundo tempo. Mas a verdade é que até o gol foram 35 minutos de total domínio do atlético sem que eles conseguissem trocar passes e tentar fazer o gol que lhes dariam o título.

    Parabéns ao Galo. Parabéns à torcida. Vamos para a Libertadores.

  • Mateus disse:

    Olá Chico, sou cruzeirense e um fã do seu trabalho.
    Mas me diga uma coisa, você não acha que já passou da hora do Kalil aprender a ganhar? O Atlético mereceu o título, é verdade, mas na hora de comemorar ele sempre precisa ofender o Cruzeiro e quase não fala do time dele. Ele tem feito um bom trabalho mas na minha opinião peca nesse ponto se portando como um torcedor comum (devemos lembrar o óbvio: todos os presidentes de clubes são torcedores não apenas ele).
    Eu penso que é preciso ter grandeza inclusive (e principalmente) na hora da vitória.
    Abração.

  • Klang disse:

    Eu gravei o jogo e pude rever tudo: quem começou aquela confusão toda foi o Diego Sousa que deu um chute, no bolo de jogadores, acertando o Donizete. Donizete revidou com um soco no Diego Sousa. Aí o Luan viu e partiu pra cima do Donizete. Explicado?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    *volume de jogo e não gols.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Cleyton das Graças Ferreira, parabéns pela sua civilidade, reconhecer quando o adversário é melhor.
    Acho que o Cuca tem que conversar sério com dois jogadores, Luan e Richarlisson, muito afobados, estabanados. O Luan não precisava entrar daquele jeito no Dacosméticos, poderia lesionar seriamente o jogador, ainda mais aos 44 minutos do segundo tempo.
    Eu também depois de assistir os melhores momentos cheguei a essa mesma conclusão, o cruzeiro teve mais volume de gols e se não fossem os penaltis acho que nem gols faria.
    O que mais me impressionou foi o sumiço do Everton Ribeiro, foi o pior jogador das duas partidas, talvez por isso, era reserva do Renan Oliveira no Coritiba.
    Agora, um cara que apesar de jogar no cruzeiro, ganhou minha admiração foi o Paulão, jogou muito e ainda deu uma gravata no Luan, que deve ter problema de cabeça, não entendi o escândalo que ele aprontou naquela confusão, parecia mulher traída. Claramente, querendo fazer média com a torcida.

  • Crys Mello disse:

    Caro Chico Maia!

    Fnalmente você se dirige a nós, a ala feminina do pessoal aqui do Blog (“senhoras e senhores”)! Demorô!

    GALO sempre, muito feliz com a conquista de ontem, mas sempre com um pézinho atras hehehe! 🙂

    Uma ótima semana a todos, no melhor estilo de CAMPEÕES mais uma vez!

    Vencer, vencer, vencer!

    Yes, we CAM <3

  • humberto disse:

    Chico, se o juiz teria que expulsar o R10, teria antes de expulsar o Borges pela entrada de carrinho criminosa que deu no Réver, nem cartão o juiz deu e logo em seguida tentando impedir ao Vitor de repor a bola em jogo deu-lhe uma cotovelada na altura do peito e tomou amarelo por isso, se o juiz tivesse dado o primeiro amarelo, seria o segundo e ai o cruzeiro ficaria com um a menos, isso a imprensa não fala nada, e também o lance o 1° gol do cruzeiro, o dagoberto faz falta clara no marcos rocha o juiz mais uma vez não deu nada e aconteceu o penalti, isso também a imprensa não fala nada. Sobre o jogo foram 4 tempos o cruzeiro foi um pouco melhor em um tempo apenas, mais pela falta de vontade do galo, e o galo foi muito superior nos outros 3 tempos. Agora o Marcelo oliveira falar que o cruzeiro foi superior no 1° tempo e em boa parte do 2°, ele deve estar de brincadeira. A outra piada foi o Borges falar que o galo voltou na retranca no 2° tempo, o cara é louco, cego ou vai ser um bom humorista.Venceu o campeonato o melhor time, com exceção do Fábio que é um extraordinário, qualquer jogador do time do galo seria titular no cruzeiro, o restante do time azul seria apenas reserva no galo. O galo ultimamente está se dando ao luxo, de perder na hora em que pode e ganha quando é necessário. Parabéns ao galo pelo titulo e agora é focar tudo na libertadores.

  • thales rosa disse:

    Chico algo realmente importante para todos os brasileiros, mais ainda para aqueles que gostam do esporte:

    Governo jogou R$ 40 bilhões no lixo na Era Nuzman

    Nos quase 20 anos de poder de Carlos Nuzman no Comitê Olímpico Brasileiro, o Governo investiu, contando o que já estava previsto até 2016, valores próximos a R$ 40 bilhões.

    Os resultados, tanto no esporte de competição quanto nos que deveriam ser os de formação, que inexistem, são pífios.

    Quanto mais de nossos recursos precisarão ser incinerados no forno de incompetência do COB para que medidas sérias sejam tomadas ?

    Já está na hora da Presidenta Dilma, mais do que dar as devidas explicações, agir com energia, cobrando o resultado dessa tragédia financeira, punindo, se for o caso – e parece ser, àqueles que há anos infelicitam tanto o esporte nacional.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/05/20/governo-jogou-r-40-bilhoes-no-lixo-na-era-nuzman/
    —————————————————————————–
    Dito isso eu pergunto, 40 bilhoes gastos com esporte olimpico e em que lugar ficamos na ultima olimpiada? E no geral estamos em que posição? Tanto dinheiro gasto e os atletas vivem reclamdno que nao tem apoio financeiro, nao tem patrocionio. QUem esta mentindo nessa historia? Os atletas? o COB?? Alguem esta levando essa grana, pelo visto nao sao os atletas pois os resultados não refletem tamanho investimento….

  • Nelson Henrique disse:

    Eh cara! Tem gente que é no mínimo sem nocão.
    Mandar a menina procurar um tanque para ter o que fazer ou chamar os outros de analfabeto funcional, sendo que ele não consegue interpretar um texto ou fazer uma conta direito, é ter educacão?
    Mas é como dizem: Macaco assenta no rabo para falar dos outros. Ou mesmo pimenta no dos outros e refresco!

  • Jonathan disse:

    Nada melhor do que uma conversa educada e gentil entre as pessoas apesar das diferenças dos pontos de vista.
    Parabéns mais uma vez Chico Maia pela educação e carinho que tem com todos os seus leitores!

  • Frederico Dantas disse:

    Continuo com minha opinião de outros posts.

    O CAM é o melhor time do Brasil hoje, isolado num patamar razoavelmente acima do segundo nível.

    Penso que o Cruzeiro está neste segundo nível e irá fazer um bom brasileirão. Vencer o CAM ontem, coisa que achava que neste momento não seria possível, me anima neste sentido.

    Porque, ao contrário do que alguns aqui disseram, ontem não foi em ritmo de treino. Ontem, pela primeira vez no ano, o CAM perdeu um jogo com time completo e “valendo”. Isso não diminui o bom time galista, já que não se pode vencer sempre, mas deveria servir para animar o Cruzeiro.

  • Xavier disse:

    Não havia comentado ainda por faltar as palavras para definir o jogo de ontem, porém o Armando foi preciso na análise. Foi exatamente isso que constatei.

    Fica ainda algumas observações:

    – O Galo quase complicou um jogo relativamente fácil, fazendo penaltis infantis, na libertadores pode ser fatal.

    – O time do cruzeiro é muito fraco e se não se reforçar, irá passar aperto na temporada, anotem aí. A imprensa mineira continua iludindo o cruzeirense.

  • Cleyton das Graças Ferreira disse:

    Chico

    como cruzeirense tenho q admitir q o time do Atlético é melhor. Só o fanático dirá o contrário.

    Com relação a partida de ontem, tmb achei q no geral o Atlético foi melhor. O Cruzeiro fez uma partida onde desde o início o time foi para o tudo ou nada. Toda hora os atacantes do Atlético estavam no mano a mano com a defesa.

    Porém, se no primeiro clássico o árbitro prejudicou o Atlético, ontem prejudicou o Cruzeiro. A cabeçada do Ronaldinho no Leandro Guerreiro foi uma agressão. Ñ adianta falar q foi sem querer, pq a Tv mostra claramente q o Ronaldinho teve a intenção de acertá-lo. E se ele fosse expulso naquele momento, seria muito difícil do Atlético segurar o impeto do Cruzeiro.

    Outra coisa: q entrada foi aquela do Luan no Dagoberto. Como pode um companheiro de profissão fazer aquilo? O Dagoberto deu sorte de ñ ter se lesionado gravemente.

  • Cláudio Lemos disse:

    Caro Chico, achei que o Atlético foi merecedor do título tem um time formado. Coisa que o Cruzeiro não tem, o elenco do Cruzeiro participou de apenas 18 jogos. E, mesmo assim já ganhou duas partidas do Atlético, acho que o Cruzeiro está de parabéns, afinal dizem que o Atlético é o melhor das américas. Em tempo, acho que o Ronaldinho deveria ter sido expulso ontem, foi covarde ao dar uma cabeçada sem bola no queixo do Leandro Guerreiro e ainda simulou ter sido agredido. Isto aconteceu o jogo estava 2×0, mas isto não significa que o título não foi justo.

  • Ricardo Lemos disse:

    Ainda bem que eu discordei da avaliação da partida antes mesmo de ver os melhores momentos.

    Ao final da partida eu já tinha a certeza de que o placar não refletiu a realidade. O Galo foi melhor no conjunto da obra e perdeu, na minha opinião, por influência clara da arbitragem.

    Mesmo assim, no placar agregado, se não houvesse influência da arbitragem, poderia ter ficado 10×0 sem nenhum exagero. E o Fábio ainda seria escolhido o melhor em campo. Vejamos no final da Libertadores se estou falando a verdade ou não.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Parabéns pelo comentário Chico!

    Fomos campeões, isso é indiscutível. Essa derrota vai servir para corrigirmos as nossas falhas.
    Eu não consigo entender a insistência do Cuca com o Richarlisson. Penalti bobo em uma jogada despretenciosa. Poderia ter colocado tudo a perder…

  • Bernardo Araújo disse:

    Esse leitor que te escreveu e achou que vc é Cruzeirense, não deve ser desse mundo ou não acompanha a mídia, em especial a Mineira. Chico Maia Cruzeirense ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!
    O mundo realmente tá mudando. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!
    O Chico Maia ficou não sei quantos anos fazendo um programa na Band/MG, líder de audiência, e ninguém desconfiou ou desconfiava para quem ele torce?

  • Manoel Silva disse:

    Que saudade!
    Este time que me fez atleticano!
    Tinha ainda o Lacy um pouco antes e o Cincuneggi um pouco depois.
    Valeu pelo registro!

  • Rodrigo César disse:

    Nós americanos sabemos bem pra quem a “imprensa mineira” torce. Não escondem nem um pouquinho a torcida pra duplinha fuleira. Graças a Deus o América não precisa desse tipo de jornalista/torcedor, para cobrir o clube. No mais, contra tudo e contra todos!!! Terão que nos engolir, nunca nos matarão!!!

  • Carlos da Mata disse:

    Perfeita a analise do Armando. É sempre bom ver que ainda há pessoas lúcidas que enxergam o futebol sem as “paixões” que segam as pessoas.

  • thales rosa disse:

    Essa educação esta faltando a alguns colegas do Blog que querem ganhar “discussoes” no grito, chamando o outro de Maria, Pateticano, Cruzeirin, Rosinha e por ai vai.

    Argumentando podemos chegar a qualquer lugar.