Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A comemoração dos campeões da Libertadores não para!

Senhoras e senhores,

depois de algumas horas de muita tensão no Mineirão, onde o Galo conquistou o seu segundo título este ano, vou deixá-los com o texto escrito pelo colaborador do blog, Sidney Braga, a quem agradeço.

O dia está quase raiando e tão logo eu acorde, e tenha condições, escreverei sobre este título do Clube Atlético Mineiro, campeão da Libertadores da América!


Sabe quando a gente era criança e zerava um jogo de video-game? Então, podemos dizer que o Galo zerou a Libertadores.

Começou no sorteio dos grupos. Muito azar sair no grupo do campeão argentino, do São Paulo tri-campeão do torneio e do melhorzinho dos times da altitude boliviana.

Passamos o trator. Parecia tudo muito fácil. Mas se perguntássemos a qualquer torcedor de qualquer time no momento do sorteio, todos responderiam que não queriam pegar o grupo que o Galo pegou.

Depois vieram as estatísticas: Somente o River Plate em 1996 havia sido o melhor time da primeira fase e levantado o caneco no final.

Mesmo com a melhor campanha, Galo pegou o time que ninguém queria nas oitavas: O Jason tri campeão da Libertadores. Fiquei chateado ao ver que o Galo ficou no chaveamento dos argentinos e do Corinthians. Mas a fé no título continuava. Atropelamos.

Veio o jogo da grama sintética. Galo foi o único time a fazer gol nos mexicanos na Califórnia do México.

Fizemos um jogo ruim no Horto, mas a qualidade individual do nosso goleiro garantiu a classificação.

Vieram os argentinos, recém campeões no seu país. Pensei, o Galo deu tanto azar, que pegou o campeão do clausura argentino na primeira fase. Aí a Argentina tem um novo campeão do clausura e o Galo o tem como adversário. Primeira vez que um time enfrenta dois atuais campeões argentinos na mesma Libertadores.

Aí veio a semifinal. Que azar: perdemos a zaga titular pro jogo na Argentina. Fudeu! Perdemos os dois volantes titulares pro mesmo jogo. Galo se preparou pro jogo sem os 2 zagueiros, 2 volantes e os 3 da seleção. Ou seja, a preparação foi feita com apenas 3 jogadores de linha do time titular. Era muito azar.

O Pierre se recuperou um dia antes do jogo e Newell’s jogou muita bola em Rosário. Isso engrandeceu a campanha atleticana. É grande demais eliminar um time que tem Maxi Rodrigues e Scocco.

Tivemos problemas com a arbitragem no jogo da volta. Problemas superados com bom futebol.

De novo precisamos da nossa qualidade individual pra decidir.

Veio a final contra o Olímpia, um velho conhecido. Não fizemos boa partida em Assunção, mas não era pra 2 x 0. O goleiro olimpista fez milagre nos pés de Jô e eles ainda acharam uma falta faltando 5 segundos pro juiz apitar o final do jogo.

Mas estava escrito que seríamos campeões. A torcida acreditava, ou melhor, tinha certeza. Estava na hora da história fazer as pazes com Galo. Todos sabiam disso.

Tinha que ser no ano 13, o número do Galo, o número do azar. Azar que virou a nossa sorte.

Tinha que ser no gol da direita, o mesmo gol do fantasma de 1977. Desde aquela disputa de pênaltis em 77, a história tinha contas a acertar com esse time.

E nos primeiros minutos do dia 25 de julho, a história do futebol começou a pagar a sua dívida com os atleticanos. As lágrimas da dor no passado viraram lágrimas de felicidade.

O Galo fez o que quase nenhum time foi capaz: zerou a Libertadores da América, como nos vídeo-games. Fomos os melhores na primeira fase e copamos. Vencemos a chave mais complicada. Vencemos as contusões. Vencemos os problemas de arbitragem.

Nenhum time nesse continente merecia mais esse título do que o Clube Atlético Mineiro. Todos irão lembrar das defesas do Victor, dos gols do capitão Rever, do gol salvador do Leo Silva, da parede invisível do Gilberto Silva, dos motorzinhos Donizete, Pierre e Josué, do jogo que fez o Bernard na semifinal, da liderança e assistências do mágico R10, do gol do Luan em Tijuana, do gol abençoado do Guilherme, dos 6 gols e da garra do Tardelli e do artilheiro da Libertadores Jô.

Podem comemorar atleticanos, a história é testemunha de que finalmente a América é nossa. O gigante acordou!”

Sidney Braga

DUKEACREDITA

E esta semana até atleticano Duke andou zombando do “Eu acredito”, da massa do Galo.


» Comentar

Comentários:
79
  • majoli disse:

    olha eu não aguentava asistir os jogos do galo, pela libertadores só ficava ouvindo pelo radio,quando estava muito dramatico eu desligava o radio e depois ligava de novo, so via , os melhores momentos pela globo. Eu gostaria que fizesse um DVD com todos os jogos do galo com a narração do caixa o paulo enrique o caixa , uzar aquela mesma do jogo com que ele falou meu DEUS do céu porque com o galo tem que ser tão dificil assim , e ele fala muito obriga senhor obrigado . esta narraçáo foi o dia em o galo foi campeão qualqlue um que ouvir chega a tremer é muito bonita , gostaria que alguem fizesse um DVD muito obrigado e espero por esse DVD.

  • majoli disse:

    fiquei muito contente a conquista do só que até hoje a ficha não cai ainda, mas mesmo assim estou muito feliz com esta conquista , parabens a todos os atleticanos como eu que sofreu muito nesta copa da libertadores.

  • MARCO ANTONIO disse:

    estava no maracana com 11 anos de idade quando fomos campeoes brasileiros em 1971;
    estava no mineirao nos 2×0 sobre o olimpia na comnebol;
    estava no paraguai no 0x1 para o olimpia e o galo foi campeao da comnebol;
    estava no bicampeonato da comnebol…. e….
    no mineirao campeao da libertadores! !!!!!
    estava no mineirao secando as marias contra o bayern, e…. tadinhas!!!
    estava no jogo das marias contra o estudiantes na final da libertadores… e…
    tadinhas de novo. !!!!!!
    oh, dó! !!!!!!

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Graaande Dudu GALOMAIO !!

    Me lembro sim que vc falou… E lembro também que na hora que eu li, eu pensei: Tá amarrado !!! rsrs

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Clayton, liga pra isso não… vai passar. E mesmo que o moleque seja Galo (quando eu profetizei quando do seu nascimento aqui no blog, lembra? rs), vc terá uma grande alegria ao ouví-lo gritando GAAALOOO bem alto e contando da sua “paixão” pelo Galo.
    Já pensou? Esse mundo é mesmo engraçado… rsrs

  • Clayton - Nova Vista;BH disse:

    Caro Ivan Junior,

    Olha meu amigo, vou te falar uma coisa, se for pro meu filho aprender a falar logo, que assim seja então viu… rs

    Abraços

  • ivan junior disse:

    Tá vendo amigo Clayton! Até sua mulher se revelou uma atleticana! Olha vou te falar uma coisa, seu filho não terá nenhum problema de fala pois Deus há de curá-lo e um dos meios que Ele irá usar é fazer seu filho gritar o famoso grito de GAAAALLLLOOOOOOOOOOOOO!!!. Abraços!

  • alex dias disse:

    Tomara que o time reserva do Galo perca de 6×1 novamente para o Cruzeiro
    pois aí o Atlético leve outra taça da libertadores daqui a 2 anos.

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Grande Ivan Junior,

    Eu ?? Contente ?? Ahh pára sô !!! rs

    Quanto aos meus filhos, já nasceram Cruzeirenses. Mas vou te contar uma…

    Meu filho mais velho, de 02 anos e 09 meses, ainda tem dificuldades pra falar. Então, a fonoaudióloga nos recomendou ir mostrando figuras de bichos e falando o nome de cada uma pra ele. Aí dia desses, chego eu do serviço e vejo minha esposa mostrando a figura de um galo pra ele e falando assim:

    “Rodrigo, olha aqui, repete com a mamãe: Galo… Galo…”

    Na hora eu falei com ela: “Que isso ?? Pode parar mesmo”.

    Aí ela comigo: “Iiiii mô deixa de ser besta, não tem nada a ver, só tô ensinando ele os nomes dos bichos igual a fonoaudióloga orientou”.

    Aí eu disse: “Nada disso. Esse “bicho” aí não é coisa pra ensinar pra ele não”.

    Só eu mesmo viu… rsrs

    Abraços

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Caro Edson Dias,

    Obrigado ! Inclusive pelo “rapaz” ! rs

    O que eu tento, é demonstrar que é perfeitamente possível, a gente manter a rivalidade sim, trocando zoações e tal, mas mantendo uma boa harmonia e respeito acima de tudo.

    Mas Graças a Deus, vários outros Cruzeirenses, Atleticanos e Americanos que participam do Blog, também têm a mesma linha de conduta. Tanto que, dos Blogs esportivos, principalmente ligado ao futebol, o Blog do Chico Maia é sem sombra de dúvidas o de mais alto nível. Aqueles que destoam, logo perdem a graça, somem ou passam a comentar cada vez menos.

    Abraços

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Grande Clauber !

    Não há coisa melhor do que, quando nosso time tá numa decisão, a gente passa aquele momento sim de apreensão, mas logo vem aquela força lá de dentro, nos dando confiança, a gente grita mesmo, solta energia e o time responde em campo. Eu posso imaginar sim o que vc sentiu. É um sentimento único !

    Durante boa parte do jogo, eu tbém pensava: “Huuummm… Acho que vou ganhar uma camisa nova do Cruzeiro”… “Faiô”… rs

    Mas aí, me vem aquele “fedazunha sanguinolento” do Leonardo Silva e mete aquele gol de cabeça. Assim não pode, assim não dá… rsrs

    Mas é isso aí… Vida que segue… Parabéns novamente !!!

    Vc tá vendo aí que o nobre Antônio CATÃO Jr. tá desconfiado que eu seja “caloteiro” né ?? rs Então, dá um jeito de vcs Atleticanos organizarem esse encontro logo, porque vcs não vão deixar pra um Cruzeirense fazer isso né ?? Aí seria demais pro meu colesterol… rs

    Abraços

  • ivan junior disse:

    Este Clayton é nota 10! E ele deve esta super contente com a conquista do Galão, já que seus filhos são atleticanos e pés quente. Vale Clayton. Depois a gente combina de se encontrar para que eu possa presentear a você e seu filhos com o manto alvinegro campeão das Américas.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Clauber,
    como vencedor da aposta você tem o direito de “exigir” que o Claytinho pague a aposta em um encontro do blog com direito a registro fotográfico e tudo. Não deixa ele tirar o corpo fora, viu Claytinho?

  • ivan junior disse:

    Aos flamerdistas de plantão uma observação: nós comemoraremos este titulo anualmente. Falaremos dele para nossos filhos com orgulho diferentemente deste odiado clube carioca que não comenta com tanta veemência o titulo que eles (graças ao jose roberto RATO) “ganharam”. Mas nós atleticanos não temos do que nos envergonhar porque nosso titulo foi conquistado dentro de campo, com garra, talento, amor e paixão. Não teremos vergonha de falar desta legitima conquista. Coisa que a urubuzada não pode fazer por conta das maracutaias que este clube falido se envolveu para conquistar seus títulos. Os nossos títulos foram conquistados dentro do campo sem ajuda de juiz mal caráter.

  • Edson Dias disse:

    Esse Clayton engrandece a sadia rivalidade entre Galo e Cruzeiro. Que rapaz bacana!!

  • Klang disse:

    Não ganha nada,
    time de sofredor
    é por isso que eu canto
    tomate cru zêro.

  • Herminio disse:

    Chico, se algum participante do seu blog colocar o nome da cidade em Minas Grais e vier escrever sobre clube de outro estado delete! Não aceite!
    Esse blog é somente para Mineiros de verdade!

  • clauber disse:

    Grande Clayton,

    É com prazer que ganho essa aposta, não pelo fato do valor pois na verdade é simbolico. Ontem não me lembro em qual momento do jogo eu pensei que teria que comprar sua camisa, mas logo esse pensamento esquisito saiu de mim e gritei forte a todo pulmão “Eu acredito” e uns 5 minutos depois o Galão da Massa empatou o jogo.

    Ontem o clima no mineirão estava diferente, aquele ar de espirito do “hard” (a hiena do desenho animado que vive reclamando da vida) a torcida do Galo o largou e resolvemos viver e fomos campeões.

    Fomos com tudo para cima, acreditamos verdadeiramente desde o começo, sem parar um minuto como a anos eu não presenciava a torcida CAM fazer.

    Falando nisso ontem tinha uma faixa na entrada do mineirão que dizia mais ou menos assim: “Hoje você não tem o direito de NÃO gritar, faça parte dessa história”. Assim a cada grito eu lembrava dessa faixa e gritava mais.

    Por isso espero que o encontro do blog para comemorar titulo do CAM ocorra logo. Eu doarei uma caixa de cerveja para o evento.

    Um grande Abraço.

  • audisio disse:

    “Honramos o nome de Minas no cenário esportivo Mundial”

  • Roger disse:

    O GALO acabou de conquistar o seu TERCEIRO titulo SUL AMERICANO, visto que já possuíamos 2.

    Estavamos desde 1997 sem conquistar um titulo de expressão, somente muitos Campeonatos Mineiros em cima de um tal timeco que vive cheio de vaidade.

    Portanto estavamos há 16 anos sem conquistar um titulo de expressão que veio agora em 2013.

    Então, a partir de agora, o slogan do momento deve ser
    “cuzeiro, 10 anos sem título”

  • Roger disse:

    Chorem Marias!
    Chorem Marias!
    Chorem Marias!
    E os foguetinhos, cadê? Kkkkkkk Continuam guardados? Tem problema não, pois nós temos bastante pra soltar a noite inteira na cabeça de vocês.
    Os simpatizantes cheios de vaidade estão sem dormir há um bom tempo por estarem com a cabeça cheia.
    Nós ateticanos também estamos sem dormir mas por comemorar.
    Kkkkkkkkkkkkkkkk
    GAAAAAAAAAAAAAAALOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
    É Campeão!
    É Campeão!
    É Campeão!
    É Campeão!
    Não tem jeito bando de Marias simpatizantes cheias de vaidade, vocês vão ter que nos engolir.
    Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Chorem! Chorem! Chorem!

  • Roger disse:

    GAAAAAAAAAAAAAAALOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
    É Campeão!
    É Campeão!
    É Campeão!
    É Campeão!
    É o melhor time de BH! Há muito tempo.
    É o melhor time de Minas! Há muito tempo.
    É o melhor time do Brasil! Desde o ano passado.
    É o melhor time das Américas! Desde já.
    E tenho dito.

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Graaaaaande Clauber !!

    Parabéns Campeão !!!

    E parabéns com louvor pra vc, porque, pelo menos aqui do Blog, vc foi o único Atleticano que de fato “acreditou” mesmo antes do início da competição.

    Suas duas caixas de cerveja estão garantidas !!! Veja aí como vai querer receber e me fale…

    Se o povo ficar enrolando pra gente organizar um novo encontro da Galera do Blog, aí eu deposito na sua conta e vc toma tudo sozinho aí mesmo… rsrs

    Abraços

  • Thomaz disse:

    Feliz. Feliz. Feliz.

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Caríssimo Vinícius Campos, “ce ta bão né” ?? rs ( Bom não, ótimo… rs )

    Obrigado pelas palavras. O negócio é esse mesmo. A gente torcer, zoar, tirar sarro, mas sabendo preservar o mais importante, o respeito e a amizade !

    Pra vc ter ideia, poucas horas antes do jogo, eu estava na casa da minha mãe e um amigo Atleticano me chamou pra tomar umas com ele no boteco onde os Atleticanos estavam se concentrando lá no bairro mesmo. Tomamos umas, rimos, nos zoamos mutuamente e por volta das 20:30 Hs. nos despedimos com aquele abraço de amigo e um falando pro outro naquele tom irônico: “Boa sorte” ! rsrs

    Quanto a esse “gostinho” de poder gritar: “Sou Campeão da LIBERTADORES”, é bom demais da conta mesmo. Então aproveita cara, aproveita mesmo, porque é um momento mágico !

    Abraços

  • Edson Morais disse:

    Por favor. Parem de dizer que o título foi tirado de vocês em 81. O jogo contra o Flamengo foi na primeira fase. Comemorem, mas não tentem deturpar a história. Parabéns e saudações Rubro-Negras.

  • Edson Dias disse:

    extraído do blog impedimento.org, texto feito por Douglas Ceconello, simplesmente fantástico:
    “Dentre todas as coisas belas, há um aspecto ainda mais redentor nesta campanha arrebatadora do Atlético na Copa Libertadores. Não se trata da questão do time de massa, e da Massa, que voltou a vencer um título inquestionável após quatro décadas e oitocentos anos de êxodo psicológico vagando entre estaduais, campeonatos brasileiros e copas do Brasil, nem da melhor campanha da primeira fase finalmente ser coroada no último ato libertador. Também não falamos do ajuntamento aparentemente aleatório de jogadores com propensão à DOCE VIDA que culminou naquele manuseio de Réver com a taça, quase uma hora da manhã desta quinta-feira.

    O que realmente deixa todos os INTUITIVOS do futebol encantados – e os amargurados, insones – é a insustentável inevitabilidade do título atleticano. Quem não tem Milan Kundera, lambe a orelha do CUCA. Se a Juliette Binoche não bate à porta, a gente se abraça em Jô, apaga a luz e trata de ser feliz. Porque o Galo não foi o melhor time disparado desta Copa Libertadores – ao menos da parte que importa da competição.

    Todo o glamour atleticano praticamente foi lapidado na primeira fase, quando de fato o time estraçalhou a tudo e a todos, adquirindo seu sustentáculo MORAL para seguir adiante, escalando despacito a Cordilheira. Depois disso, tudo foi PROVAÇÃO, e é realmente mágico que assim tenha acontecido. Um time que ganha simplesmente porque é o melhor, porque encanta ou porque desdenha de qualquer ser vivo que cruze seu caminho acaba testemunhando contra as suas maldições, contra a sua história, contra o seu torcedor e as feições tortas que seu rosto assumiu quando saiu de um estádio desde 1971.

    Seria injusto para com o atleticano se o Atlético tivesse vencido passeando em campo – ainda que isso pudesse ter acontecido. Mas a partir das oitavas-de-final, Lúcio expulso quando tudo degringolava, São Victor del Horto e sua canela abençoada à meia-noite, Guilherme surgido das catacumbas para um chute trovejante – o Atlético e sua torcida assumiram aquele invejável ponto de LATÊNCIA que transmitia a todos os TERCEIROS envolvidos uma mensagem de conteúdo grave e desfecho irreversível: Depois deste ponto, não tem volta. Este é o ano do Galo, no calendário chinês e no calendário da borracharia, o ano de sacrifício e redenção. Todos viramos espíritas, macumbeiros e cristãos. Estamos à espera de novos santos. Estamos aqui no altar. Na encruzilhada. Ou só estamos aqui.

    Contra o Olimpia, nesta quarta-feira, em um terreiro até então inóspito, mas apropriado, o mesmo roteiro novamente desfilando diante de todos. Aquele começo arrebatador, com três chances perdidas em quinze minutos, depois Martín Silva arremessando partes de seu corpo esquartejado contra a bola para defender o que fosse preciso. Um Galo lancinante de início, depois sonolento, e logo o Galo que seria – desde sempre, todos sabíamos, menos os atleticanos, falando por meio do personagem O Atleticano Calejado Pela Vida, que não se entregavam em seu ceticismo – campeão da Libertadores. Ferreyra, resvalando no gramado e na justiça histórica, com o gol aberto, o título, LA CUARTA para o Decano, não deixa mentir. Às vezes, não há retorno. E nestas situações definitivamente não há retorno.

    A volta para o segundo tempo. Ela será tema de debate nos bares e esquinas e em todos estes ambientes sociais que realmente importam. Houve substituições no Galo. Entraram Luizinho, Cerezo e Reinaldo. Não saiu ninguém. E Telê Santana sentou ao lado de Cuca no banco de reservas. Algum torcedor bêbado também deve ter ido ao Horto por engano e, deitado na calçada, não sabendo de nada, reforçou o time lá no Mineirão. Um endemoniado Jô e o falso zagueiro, centroavante na alma, Leonardo Silva, remendaram a história.

    Os atleticanos vão jurar que houve emoção na prorrogação e nos pênaltis. Não houve mais nada. O destino apenas sublinhou em uma cor mais FIASQUENTA o título que já estava, era inegável, encomendado ao Galo, àquela torção na cara de algum atleticano derrotado e nunca perdedor em algum destes tantos anos. Em alguma derrota dolorida que agora será lembrada com um sorriso. Porque este título é mérito de vitoriosos, sofredores e derrotados, dos desatinos, das certezas e das maldições. De tudo aquilo que compõe um clube de verdade, enfim. Desde sempre, e hoje especialmente, a verdade está na massa.

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Parabéns Clube Atlético Mineiro !!!

    Parabéns aos Atleticanos !!!

    Vcs são Campeões com mérito !!!

    Curtam mesmo essa conquista. Zoem a vontade, porque afinal, vcs estão podendo !!! rsrs

    Como Cruzeirense, claro que eu sequei sim. Mas não adiantou… rsrs

    Agora, vai um parabéns sincero e especial para o Kalil ! Vcs sabem do quanto eu já peguei no pé dele, sempre impliquei com ele mesmo, pelo jeitão arrogante dele e tal, mas se há um dirigente no Futebol Brasileiro, que realmente trabalha em prol do seu Clube e que tem verdadeira obsessão por grandes conquistas, esse dirigente se chama Kalil ! ( Da raiva, mas tenho que reconhecer… rsrs ).

    Abraços

  • Edson Dias disse:

    Prezados torcedores do clube mais amado do mundo…

    A primeira coisa a se tornar digna de nota é que esse clube com o escudo em forma de coração não se tornou maior a partir desse tão festejado título conquistado nessa madrugada. Somos do mesmo tamanho que antes: GIGANTES, PELA PRÓPRIA NATUREZA. Apenas a história nos prestou um serviço, um grande acerto de contas, conquistando a América onde tivemos um dos maiores sofrimentos da história: aquela trave, do lado direito, como o Sidney lembrou nesse seu texto ÉPICO.

    Como atleticano, calejado e sofrido, nascido em 1977 e já testemunhando a primeira tragédia atleticana no Mineirão, ao ler esse texto só posso dizer uma frase: estou emocionado. Poucos, talvez quase ninguém como o atleticano, sabem o que é sair do estádio com a frustração dos erros de arbitragem, os inúmeros gols perdidos, os grandes jogadores que machucavam na hora h (vide Marques, em 1999, vide Reinaldo que jogou baleado em vários momentos importantes). Foi uma verdadeira epopeia, do primeiro ao último jogo. Foi um verdadeiro exorcismo de vários traumas: disputas de pênaltys (esta última exatamente do lado onde perdemos em 1977 e tudo começou), arbitragens tendenciosas e fajutas, as classificações que escapavam sempre por 1 gol. Quem se lembrar da imagem do time saindo abraçado do Mineirão em 1977 e gostar de futebol, não importa o clube, entenderá o que estou dizendo: não se trata de um título. Trata-se de um exorcismo. Não é um grito de campeão. É um grito de “Sai demônio! Sai desse time que não te pertence!”. Quiseram os deuses do futebol que dessa vez as bolas desviadas pelos zagueiros fossem pra fora ao invés de ir para o nosso gol. Que ao invés de tomarmos gol nos minutos finais, que lutássemos e acreditássemos, buscando o gol nos minutos finais. Que ao invés de goleiros medianos e fracos, tivéssemos um goleiro frio, confiante no seu trabalho, humilde… um BAITA cara. Esse título não começou a ser ganho agora. Ele começou a ser ganho naquela que é a maior vergonha de nossa história: naõ termos rebaixado nosso maior rival em 2011, perdendo de maneira acachapante e ridícula. Está tudo exorcisado. Está tudo no seu devido lugar. às palavras dos colegas santistas, botafoguenses, corinthianos… e outros que deixaram seu apoio, eu só posso dizer uma coisa: obrigado pelo reconhecimento. É assim que deveríamos torcer. Morrendo de alegria ou tristeza com nossos times nos grandes momentos, respeitando e sabendo dar a mão à palmatória quando um rival chega no seu ponto mais alto. Aos despeitados, eu apenas lamento. Ainda não entenderam o quão bonito e mágico é esse esporte, e porque ele é o esporte mais fantástico do planeta. Entrou para a galeria dos textos que tenho que guardar para mostrar para meus filhos, meus netos…

  • Tiago Melo disse:

    E começou a choradeira… Quanto mais coisas falam contra o Galo, pra mim é melhor. Isso mostra a tamanha dor de cotovelo e o quanto o time é lembrado. Sou a favor do “falem mal, mas falem de mim”, pois no final o que importa é o IBOPE e isso estamos tendo de sobra. Isso aí, nos ajudem a crescer.

    2009 e 2013 me deixou muito feliz.

  • ivan junior disse:

    As despeitadas marias rosas desprezam o campeonato mineiro arrotando que eram campeões da libertadores. Literalmente elas são as raposas que por não alcançarem os cachos de uvas usavam a desculpa de que estavam verdes! Preparem-se suas vadias purpurinas. Os próximos anos, para não dizer décadas, serão de vitorias alvinegras cabendo a este infame clube o único recurso que elas já usaram tantas vezes: mudar de nome, de cores, de endereço, etc,etc,etc…

  • ivan junior disse:

    Aos energúmenos cruzeirenses que não me sujeitarei a citá-los, pois são pequenos demais para serem vistos, façam um favor a vocês mesmos e recolham sua insignificância e nunca mais venham infectar este blog com a sua infame presença e palavras cheias de arrogância, pedantismo, ignorância e inveja de não terem nascidos atleticanos. Nós somos atleticanos e isto nos basta. Quem gosta de titulo é cartório; quem gosta de vitória é capixaba, quem gosta de números é estatístico. Nós somos atleticanos e isto nos basta. Temos historia, temos nome, temos honra, temos torcida. GAAAAAAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

  • clauber disse:

    Libertadores é igual a carro, você pode ter 2, mas o meu é 2013.

  • Vinicius Campos disse:

    Puts. conta errada. Também to em êxtase

    vamos lá correção:

    24/07/2013= (2+4+0+7)2013. É treze é Galo

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Avisem aos que não sabem fazer contas que a frase “depois de 105 anos conquista a Libertadores”, não tem sentido, pois a mesma é disputada há menos de 55 anos.

    Saudações!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Xuuuuupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Somos os donos da América!!!
    Parabéns GALO, pelo seu TERCEIRO (e agora mais impoirtante) título CONTINENTAL.

    Agora não posso escrever muito, tenho uma licitação.
    Mas depois eu voltarei… Ahhhh se voltarei!

    Saudações Alvinegras!

  • Vinicius Campos disse:

    Chico,

    imprensa mundial destaca o Galo e Ronaldinho Gaucho pela conquista épica.

    O jornal “Mundo Deportivo” de Barcelona, onde o camisa 10 do Galo fez história, destacou e exaltou Ronaldinho. “Ronaldinho faz história com o Mineiro”, dizia na capa.

    Em Madri, maior rival do Barcelona, o camisa 10 também ganhou os merecidos destaques por parte do jornal “AS”, que destacou uma foto de Réver erguendo a taça e escreveu: “O mineiro de Ronaldinho ganha a Libertadores nos pênaltis”.

    Na Inglaterra, o jornal “Daily Mail” não só destacou o título como também comentou sobre o grande currículo do meia. “Nos mostre suas medalhas! Ronaldinho adiciona a Copa Libertadores à Copa do Mundo, Champions League e 29 títulos individuais”.

    Na Itália, onde Ronaldinho atuou defendendo o Milan, o jornal “Gazzetta Dello Sport”, um dos mais influentes do país, exaltou o meia e questionou seus leitores. “Ronaldinho rei da Libertadores. ‘Viram que não estava acabado?”.

    FIFA – De novo nos pênaltis, Atlético conquista o continente

    O site da revista Kicker, um dos mais respeitados do país, colocou a manchete “Aplausos para Ronaldinho”, citando que o meio-campista conduziu o Atlético-MG na campanha vitoriosa dentro da Libertadores. A notícia ainda ressaltou que o Galo poderá ser o adversário do Bayern no fim do ano e disse que esse foi o primeiro grande título da história do time brasileiro, ignorando a conquista do Brasileirão de 1971.

    Já o diário alemão Bild não deu muita importância para a decisão no estádio do Mineirão e soltou uma nota curta, de apenas um parágrafo, também destacando Ronaldinho Gaúcho no texto, mas sem citar que o Atlético poderá enfrentar o Bayern em alguns meses.

    Na Espanha, a cobertura da final da Libertadores foi maior e, como não poderia ser diferente, as publicações também exaltaram o feito do camisa 10 atleticano. O AS ainda relembrou as classificações sofridas diante de Tijuana, nas quartas de final, e Newell’s Old Boys, na semifinal, chamando esses duelos de “jogos eliminatórios com ares épicos”.

    O The Guardian, da Inglaterra, disse que Ronaldinho continua sendo uma força criativa dentro do futebol mesmo com 33 anos de idade e lembrou que o meia entrou no seleto grupo de jogadores que conquistatam a Libertadores e a Champions League, ao lado dos compatriotas Cafu, Dida e Roque Júnior, e dos argentinos Tevez e Samuel.

    Em Portugal e na França, além da imprensa celebrar o Atlético-MG, os veículos também exaltaram as conquistas do futebol brasileiro. O francês L’Equipe relembrou que essa foi a quarta conquista consecutiva do Brasil na competição , enquanto o português A Bola listou todos os 17 títulos já conquistados por clubes daqui no torneio continental.

    “A Libertadores outra vez é brasileira”, dizia a manchete do diário argentino Olé, de certa forma lamentando a conquista do futebol brasileiro, que chega mais perto dos hermanos no número de taças levantadas na competição – o Brasil já foi campeão 17 vezes, contra 22 da Argentina. E a publicação sobre o título atleticano faz a pergunta: “Quem os para?”.

  • EDUARDO - BH disse:

    todos os fantasmas e injustiças do passado foram exorcizados.
    gostei da fala do Kalil que dedicou o titulo ao pai dele. Este o melhor diretor do Galo e que merecia mais que o filho esta gloria.
    Sds atleticanas !!!!

  • Marco Tulio disse:

    Chico , ainda me lembro quando em 2010, um grande jornalista amigo nosso, anunciou que o Leo Silva não renovaria com o cruzeiro.Nos disse que o Valdir Barbosa (expressão máxima do cruzeirense , pela antipatia,arrogância e prepotência, que beira até a frescura no jeito de falar) havia dito que ele estava bichado.Que Deus abençoe a ele e aos diretores cruzeirenses por esta dispensa, foi essencial pro título do Galo.E, como não poderia deixar de ser, um abraço ao Rodrigo Couto e ao Ernane do bar da ponte, o “mosquitinho azul”.

  • Johnny disse:

    Zeramos a Libertadores, vamos buscar o Mundial. Pra quem não sabia, ou fazia chacota, prazer, CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.

  • Marcos Vitório disse:

    Muito sofrimento, mas valeu Galo. Volta pro mar oferenda. Inarrável a alegria da massa atleticana. Hoje é só alegria.

  • geovany disse:

    Chico esse titulo é para nos e principalmente para os invictos e vice-campeões. João Leite, Alves, Márcio, Vantuir, Valdemir, Toninho Cerezo, Ângelo, Marcelo, Serginho, Caio, Ziza, Paulo Isidoro… , mudamos o rumo da historia

  • Kleber BSB disse:

    Parabéns aos grandes atleticanos do Blog, ( Stefano, Rodrigo, Haws, Dudu e o grande Chico Maia e tantos outros que não me lembro agora. Parabéns, parabéns.

  • EDUARDO - BH disse:

    Espero que a diretoria atleticana não deixe o brasileirao de lado, como fez o curintia. Queremos muito o BR13. 13 é Galo !!!!!

  • EDUARDO - BH disse:

    Domingo haverá mais comemoração no Mineirao…. vai pra cima delas Galooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • EDUARDO - BH disse:

    Julio batista chega para dar a faixa de campeao ao Galo !!!!!!!!

  • Richard disse:

    O Duke andou fazendo muita gracinha com o Galo na Libertadores. Acredita agora Duke?

  • Márcio Luiz disse:

    Pelo jeito a macumba dos torcedores do Olímpia só vale na Paraguai porque aqui é GALO, véi.

    Mas eu descobri uma macumbeira muito boa aqui em BH. Ela promete que traz de volta em 3 dias o thales pink (argh!), o paulo ipatinga (bobo que dói), o marcio borges (falsificado, do Paraguai), o tal de thiaguin e outros mariquinhas maricones.

    Será??????????????????

    Huahuahuahuahuahuahuahuahuaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Thales rosa, o pesadelo ainda não acabou…

  • Cassiano disse:

    Quero agradecer muito ao departamento medico do ……… Cruzero. Isso mesmo ao departamento medico do cruzero………. Que recuperação eles fizeram com o Leo Silva…..

  • Marcio Borges disse:

    Parabens ao galinho pelo titulo. Afinal 105 anos para conseguir um titulo de expressao internacional tá de bom tamanho. Pena que o Kalil teve que esperar um tempao para saber como era bom ser campeao da america.

  • Ednei disse:

    Espetacular!

  • Raws disse:

    Eu tô um caco, de ressaca, precisando trabalhar(não vou conseguir),mas e a felicidade… Hehehe!

  • Vinicius Campos disse:

    Alô Clayton Cruzeirense gente finíssima que conheço apenas pelo Blog.

    Vocês estava certo camarada. Levantamos a Taça, assim como vocês já o fizeram.

    Você sempre foi muito sençato e realista. Um grande torcedor.

    OLHA SÔ, ESTE GOSTINHO PÉ BÃO DEMAIS DA CONTA.

    Grande abraço e Sauadções ATLETICANAS.

  • Vinicius Campos disse:

    GAAAAAALLLOOOOOOO, GAAAAAALLLOOOOOOO, GAAAAAALLLOOOOOOO!!!

    Coitadinhos da turminha do lado azul. Coitadinhos.

    Eu aposto que o Thales no mínimo caiu do sofá quando o atacnte do Olimpia escorregou perdendo um gol feito. KKKKKK.

    Eu avisei ontem no post dos ingressos. Não adiantaria a secação. É galo Campeão. Fazendo História. Mairo Renda da História do futebol brasileiro
    R$ 14.176.000,00.

    Vem cá o Mineirão é a Casa do Crucru?

    Vou dizer uma coisa o Independencia é a Nossa Casa e o Mineirão é o nosso salão de festas. Já foram dois Títulos este ano no Novo Minerão. A mair renda de todos os tempos do Brasil. É a torcida do Galo dando espetáculo.

    E se preparem pois nos vamos pra Marrocos. Venha quem vier. Bayer e tudo mais. Se prepara turma do secas pimenterira pois vocês irão sofrer muito, mais muito este ano.

    24/05/2013 = (2+4+0+5+2+0=13)2013.

    NÃO É MILAGRE É CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!!!

  • Wallison disse:

    “Lutem, e lute novamente, até que Cordeiros se tornem leões”

    É assim que inicio o meu desabafo. Citando uma frase do filme “Robin Hood”. Ontem a história do futebol transformou vários cordeiros em leões. Quis o destino assim. Reverbera em todas as ruas de Belo Horizonte o grito de um gigante que há muito adormecia. E podem gritar mesmo. Somos o maior das Américas. Quiçá do mundo! Minhas palavras não são capazes de transmitir o que sinto. É indizível. Agradeço ao clube Atlético Mineiro por me dar esta honra. Nem a dramaturgia é capaz de absorver o drama vivido por nós nessa longa jornada. Sofremos muito. Fomos duramente criticados. Ouvimos deboches dos torcedores do nosso maior rival. Mas nada disso foi capaz de abalar a inabalável alegria de ser Atleticano. O “Eu acredito!” foi o nosso 12º jogador. Entoado por mais de 60 mil vozes. Vi ontem “O Sobrenatural de Almeida”, personagem do dramaturgo Nelson Rodrigues, entrar em campo e roubar a cena ao fazer a falta em Ferreyra. Não adiantou ser rei de copas numa mão de truco onde o pé tem sempre o zap. Vamos nação Atleticana. Rumar até o Mundial. Acreditando que o impossível é só uma questão de opinião!!!!

  • Aurélio Mendes disse:

    Galão CAMpeão da Libertadores 2013. E teremos algumas mariazinhas invejosas roendo o C… com a unha até o final do ano por causa do Mundial. E outra coisa boa, já estamos na Libertadores 2014. Cadê a hiena falante cor de rosa? Chupaaaaaaaaaa!!!

  • clauber disse:

    Quero agradecer ao meu pai que me ensinou a Amar o Clube Atlético Mineiro.
    Quero agradecer também a essa torcida fenomenal.
    Quero agradecer ainda ao grande Flávio que não me deixou sem ingresso.
    Quero agradecer ao goleiro Vitor que fez defesas maravilhosas.
    Quero agradecer ao Alexandre Kalil por ter montado esse time.
    Quero agradecer ao Ronaldinho Gaúcho o jogador com nivel internacional que tanto tem nos orgulhado.
    Quero agradecer aos cruzeirenses que não me deixaram perder o foco e com certeza me venderão os foguetes estocados e eu pago a vista.

    SOU CAMPEÃO DA LIBERTADORES E O MUNDO ME AGUARDA. EM DEZEMBRO ESTAREI NO MARROCOS.

  • Sávio disse:

    Chico me perdoe mas essa eu tenho que gritar…”CHUPA ESSA THALES CRUZEIRENSE!!”

  • ivan junior disse:

    Obrigado Senhor!! Depois da vergonhosa armação de 1981 onde o titulo nos foi tirado de forma covarde, onde tivemos de aturar aquele bandido desqualificado, sem moral e sem honra arvorando de comentarista de arbitragem na famigerada globo, hoje choramos de alegria, de satisfação com a alma lavada! O Senhor começou esta obra com a eleição do filho do Elias a presidência alvinegra e com a vitória da Fox Sports para transmitir a libertadores. Esta rede demonstrou respeito para com o Galo em toda esta copa e conquistou a preferencia da massa alvinegra que se não pode ir ao estádio assistia na Fox as vitorias do Galo! Obrigado Senhor, eu dedico este titulo ao teu Nome!

  • Paulo disse:

    Um colega do blog adora citar o 04/12/2011 como “eterno”. Fato. Se tivéssemos rebaixado o coirmão naquele ano, estaríamos hoje vendo a final da Libertadores pela TV, acomodados com a humilhaçáo ao rival. Veio a goleada, o desastre, a indignação do universo atleticano e o vice do ano passado, além do valiosíssimo (não serei hipócrita) mineiro e o título de campeão da América. Logo, adotarei o slogan “04/12/11 eterno”. “Bendita” goleada…

  • Cesar disse:

    Vamos dedicar este título aqueles que ao longo deste ano nos fizeram, torcer mais, acreditar mais, enfim vibrar muito mais do que merecíamos:

    Thales Rosa, Paulo Ipatinga, Anderson Palestra, Thiago, JB Cruz (que ao acho que é atleticano travestido de TIO GIGGIO), e muitos outros que passaram por este blog.

    Meu respeito e carinho ao Clayton – Nova Vista que realmente respeitou e reconheceu o melhor momento do Galo

    Galooooooooo……

  • geovany disse:

    viramos a paginas, obrigado galo

  • Eduardo BH disse:

    Elas vao dizer que ganharam duas taças.
    E daí ?
    E o mundial? Elas tem?
    O Galo terá a oportunidade no final do ano de conquistar .
    Marrocos já é preto e branco!!

  • Cassiano disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    hahahahahahahahahahgaha
    hahahahahahahahahahahaha

  • Jose Luiz Roque disse:

    Chico, O Galo conquistou a América e agora vai conquistar o mundo. Obrigado Galo, Obrigado Jogadores, Obrigado Torcida! Marrocos nos espere, antes porém vamos buscar a triplice coroa, conquistando a copa do Brasil, depois o brasileiro, o mundial e a recopa… Dá-lhe Galo 2013, melhor dois mil e galo!

    – Governador Valadares, MG

  • Thales Rosa disse:

    Parabens atletico-MG.
    Parabens atleticanos.

    Secar faz parte do jogo das torcidas, o lado bom que eu como bom Cruzeirense vejo nesse titulo é que Minas Gerais ganha sua terceira taça continental. Deveria dar mais força ao estado no cenario nacional e o melhor de tudo, fode com os interesses da globo.

    Infelizmente acabaram as piadas sobre 43 anos sem ganhar titulos. O mundo realmente esta mudando, em dois anos dois times deixaram de ser virgem das americas, o povo Brasileiro deixou a passavidade de lado, mesmo que por um mes apenas, Eike era um dos mais ricos do mundo e hoje esta falido, Renan Calheiros devolveu dinheiro aos cofres publicos, a passagem de onibus foi reduzida ao inves de ser aumentada.. e por ai vão as mudanças no mundo apenas nesse ano…

    Enfim, parabens mais uma vez atleticanos, aproveitem curtam essa senção boa de ser o melhor time do continente. A sensação é otima, Cruzeiresnses mais velhos ja sentiram duas vezes. Eu senti com apenas dez anos de idade e me lembro como se fosse hoje, Inesquecivel.

    Uma coincidencia: O Cruzeiro deve o titulo de 1997 ao Dida. O atletico-mg tambem deve o titulo ao seu goleiro, Victor, que apesar de falhar em outros lances em materia de penalties é com ele.

  • Marco Antonio (Marquinho) disse:

    Parabéns Galo!

    A Libertadores é nossa!

    Por favor! Me ajudem a responder a seguinte pergunta:

    O que os cruzeirenses vão fazer com a camisa do Olímpia?

  • Ricardo Lemos disse:

    Como disse o Sidney Braga, acho que temos realmente muitos heróis. Mas o maior de todos é este aí:
    http://camisadoze.net/wp-content/uploads/2011/10/Kalil-carregado-Jorge-Gontijo-EM-D.A-Press.jpg

    Não foi à toa que ele assumiu a presidência nos braços da Massa! “A voz do povo é a voz de Deus!”

    Obrigado Alexandre Kalil!

  • Renato Silva disse:

    Bom dia campeões! Este “bom dia” vai completamente rouco, mas muito feliz!

    Para os que não nos conhecem, pode até parece discurso pronto. Mas é fato que ser campeão da Libertadores da América, em cima do mesmo Olímpia que já havia nos dado uma outra conquista continental, não mudou em absolutamente nada o que eu sinto pelo Galo.

    Hoje não sou mais nem menos atleticano do que ontem. Hoje sou apenas mais um atleticano feliz com seu time. Porque não se mede intensidade da nossa paixão pelo Galo. Mede-se apenas a nossa alegria diante de um resultado.

    Parabéns campeões! Parabéns Massa alvinegra! Hoje é dia de festa, mais um dia de atleticano!

  • Alexandre Luiz disse:

    Senhoras e senhores, o Mineirão está reinaugurado.

  • Márcio Veloso disse:

    Com os 3 títulos dos dois maiores torneios do continente, já passamos à frente das Marias Bestas Negras.
    Ricardo Goulart, você não tá jogando nada no Cru cru cru e vem fazer média a com sua torcidinha. Você como pessoa pública, deveria guardar seu pirão pra comer depois.. Informe-se onde estão Mailson. Fabrício Chinelinho e tantos outros que fizeram isso. Os Deuses do Futebol não perdoam oportunistas fracassados que tentam subir abominando o Galo. Mais um tiro no pé no Cru cru cru!
    Thales Maria Rosa, que não tem time pra torcer e passa a ser Anti Atleticano: Cê tá muito fraquinho quanto à sua secação. Vá chorar na cama que é quentinha e cuidado com o AVC.
    A alguns anos aqui atrás, o Clayton disse que não ganharíamos uma Libertadores tão cedo e que nossa geração não veria isso, taí Clayton, guarda seu texto de desabafo pra outra hora.
    Enfim, Marias, enfiem seus foguetes onde quiserem! Olha que eu já sei onde é!

  • Parabéns, Chico! Vcs são campeões com mérito! Não tem jeito, uma hora ia chegar, pois a diretoria do Atlético seguiu a cartilha da boa administração e o título era questão de tempo! Atleticanos curtam com todo o gosto essa merecida conquista. Domingo a gente se encontra…

  • sergio disse:

    Esse título vai para todos nós que vimos o Atlético perder a decisão por pênaltis para o são Paulo naquela tarde chuvosa de março de 1978;
    vai para todos nós que vimos o Silvestre perder aquela bola para o Nunes, levando o gol do flamengo do finzinho e perder o titulo em 1980;
    vai para todos que viram o que José Roberto Wright fez no Serra Dourada em 1981;
    vai para todos que viram o gol no finzinho que o Renato Gaúcho fez, tirando o Atlético da decisão da Copa União em 1987;
    vai para todos que viram aquela bola tirada com a ponta dos dedos pelo Dida na final do brasileiro de 1999;
    vai para todos que viram o Atlético cair para a segunda divisão em 2005;
    e vai para meu avô João, minha avó Rosa, minha avó Sílvia, minha mãe e meu saudoso tio e padrinho ex procurador do Estado de Minas Gerais José Geraldo que infelizmente a morte não deixou que vissem o Clube Atlético Mineiro campeão da Taça Libertadores de 2013.
    Um grande abraço a todos e quem sabe o título mundial vem por aí.

  • Anderson Palestra disse:

    É uma questão de princípios.
    Era pelo bullying que praticávamos.
    Monotítulo, musiquinha (não ganha nada, time sofredor…)
    Isso deixou de existir.
    É pela passagem para Marrocos que pagarei para meu irmão.
    O sol nasce para todos menos para o atleticano. (até ontem).
    Ganhou. O que se há de fazer.
    O atleticano sabe agora o porquê chamamos o mineiro de RURAL. Campeonato mequetrefe que dá raiva em que assiste. Disputar uma Libertadores, mesmo que não se ganhe, mesmo que o time receba pouco de premiação, é infinitamente melhor. É um campeonato diferente.
    Só mais algumas ponderações.
    O Atlético tem que comer muito arroz com feijão para ganhar os títulos que o rival ganhou.
    A segunda divisão está marcada eternamente em sua história.
    A conta uma hora chega. O banqueiro um dia cobrará seus dinheiros.
    O Palmeiras tá pagando, o Corinthians pagou, o Fluminense vai pagar, e mais caro que todos na história, o Atlético tem uma dívida monstro, ainda que em parte equacionada pelo Kalil. Se souber ganhar dinheiro {chegando em finais, por exemplo e cobrando alto do torcedor (tem que cobrar alto mesmo por uma final) e não desperdiçando dinheiro com jogadores e técnicos enganadores} o Atlético poderá não seguir a sina dos que citei, mas pode acontecer e é mais provável que aconteça.
    Enfim, curtam aquilo que já senti uma vez ao vivo e mais uma que a história me conta.

  • audisio disse:

    Chico,
    Um mundial vale quantas Libertadores?

  • audisio disse:

    Viva o Cruzeiro de Porto Alegre!!!! O Verdadeiro.. hahahahahahahahahah

  • audisio disse:

    Domingo que vem Reservas do Galo 2 x 0 Vice-campeões mineiros.
    hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

  • audisio disse:

    Só converso com cruzeirense depois que ganherem pelo menos um rural. já caminham para o 3 ano sem nem rural. Sabe porque? Porque o importante são títulos!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkNa época que Sporting Cristal era time de futebol hahahahahahahahah………..