Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Políticos se acusam, mas quase todos usam o futebol!

São raros os políticos que não usam o futebol para seus interesses eleitorais.

Neste mundo onde “não há virgem em puteiro”, ninguém tem legitimidade para acusar ninguém de nada.

Alguns clubes são beneficiados com patrocínios de empresas do governo e até construção de estádio, mas não foi só no governo Lula, onde o Corinthians deitou e rolou, com sobras para o Vasco e Botafogo.

Desde Sarney, até Fernando Henrique Cardoso, o primeiro grande beneficiado foi o Flamengo, com a Petrobras.

Os mineiros não pegaram nada destes governos federais.

Nos anos 1980/1990, os governadores Hélio Garcia e Newton Cardoso andaram pondo os bancos Bemge, MinasCaixas, Credireal e até Agrimisa, que foi estatizado, para patrocinar Atlético, Cruzeiro e América.

O governo Aécio prometeu que o novo Mineirão seria entregue para os três administrarem, mas não permitiu que eles sequer participassem da licitação.

Saiu na Folha de S. Paulo, de sábado:

* “PSDB acusa Dilma de ‘pegar carona’ na vitória do Atlético”

PAULO PEIXOTO DE BELO HORIZONTE

No momento em que ensaia tom mais “boleiro” em seu discurso, com menções a futebol que remetem ao estilo do ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff é alvo de críticas de tucanos mineiros, que a acusam de tentar pegar carona na vitória do Atlético-MG na Libertadores.

A nota da presidente parabenizando o clube pelo título desta semana foi contestada pelo deputado estadual João Leite, presidente do PSDB de BH e famoso goleiro do Galo nos anos 70 e 80.

Para Leite, a presidente “tenta faturar” com o título e nunca ajudou o Atlético-MG quando o clube precisava. E ainda, acrescenta ele, auxiliou o Corinthians, time de Lula, no estádio e na camisa, com o patrocínio da Caixa.

Dilma posou com a camisa do Atlético-MG ao lado de Pelé, ainda em 2011. Mais recentemente, disse que seu governo tem “padrão Felipão” (em referência ao técnico da seleção brasileira) e “mostra que somos um país também insuperável fora do campo”.

Dilma se diz atleticana em Minas, onde nasceu e passou a sua juventude, mas também torcedora do Inter de Porto Alegre, onde fez carreira política. Ela e o senador cruzeirense Aécio Neves (PSDB) devem ser concorrentes na eleição presidencial de 2014.

O Planalto não se manifestou sobre as críticas de Leite. A oposição ao PSDB em Minas criticou o deputado por “tentar politizar” a questão.

download

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/120937-psdb-acusa-dilma-de-pegar-carona-na-vitoria-do-atletico.shtml

———————————–

Agradeço ao Fabio Fernandes, de Montes Claros, e indico o blog dele: http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

onde postou esta homenagem ao Galo:

* “ATITUDE DE UM CAMPEÃO”

Superação! Êta… Palavra grande.

Ficávamos cada vez menores diante dela por que às vezes não encontrarmos forças suficientes para vencer os obstáculos.

Quando nós, atleticanos, falávamos em superação, vinha logo, em mente, FORÇA DE VONTADE.

Parecia até fácil, como se só isso bastasse para superar a sina que insistia em acompanhar o Atlético. Força de vontade não era mais que o simples desejo de mudar uma situação. Somente isso.

O que iria mudar o impacto causado pelos traumas marcados em nossa história, seria a ATITUDE de querer mudar!

E a ATITUDE desse time era maior que o fracasso, o talento, a habilidade e circunstâncias!

ATITUDE tem o poder de “construir e destruir”! De “tirar e colocar”. É como uma construtora que usa maquinários gigantescos, explosivos de alta potência para demolir uma construção antiga e fazer uma nova construção!

Somente um Clube organizado, mobilizado, motivado poderia despertar essa gigante ATITUDE que, na maioria das vezes, se encontra adormecida dentro de cada um de nós.

Seja muito bem vinda, ATITUDE ATLETICANA!

A taça da América é nossa! Sou atleticano, não há quem possa…

Fábio Fernandes – Montes Claros


» Comentar

Comentários:
11
  • KLEBER BSB disse:

    Na minha opinião o Galo não precisa de nenhum tipo de ajuda a não ser quanto ao parcelamento da divida gisgantesca com o fisco, impossível pagar sem ser parcelada, divida esta adiquirida pelas adminisrações anteriores, um empresa que tem 9 milhoes de cliente precisa mais de quê? E estes torcedores ( clientes) não olham preço de produto, não tem concorrência. Os clubes ainda não entenderam o que é seu patrimônio. PSDB está fazendo onda também.

  • Sagres disse:

    O outro lado precisa de assunto. Atleticanos, acordem, o Galo é o Campeão da América de uma maneira nunca vista. Aproveitem, explorem cada detalhe da conquista. Não percam tempo com Dilma no nosso momento. Galo, Campeão da América. Vamos recordar os craques dessa conquista, os golaços, as defesas do Victor, as promessas dos torcedores, a fé, o resgate dos nossos sofrimentos passados. Onde está a matéria sobre o Elias Kalil, que puxou o pé do paraguaio? Dilma atleticana, amigos, isso é tema para debate cruzeirense.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Uma coisa que não entendo é o motivo dos deputados estaduais pseudo atleticanos (Marques, João Leite e Mário Caixa) serem contra a CPI do Mineirão.
    Foram gastos recursos públicos para empreiteiras lucrarem em cima dos nossos clubes.
    Galo faturou mais de 14 milhões na final e recebeu pouco mais de 7 milhões.
    Sem contar que o clube do Barro Preto é explorado por essa turma e ainda acha bonito…

  • carlos santana disse:

    Sinceramente não ví objetivo eleitoreiro da presidente, acho que o Dep.João Leite foi mais eleitoreiro que ela no episódio.

  • Raws disse:

    Chico, para os que gostam(principalmente certos azuis), foi divulgado no Hoje em dia, o ranking do clubes, o Galo lidera.

  • J.B.CRUZ disse:

    A Presidenta tem direito de torcer para quem ela quiser..Neste momento, vejo que quem quer tirar proveito político da situação é João Leite, que a propósito já está há bem tempo na política e até agora nada fez para B.H. como vereador e muito menos como deputado pelo estado…Mas, ultimamente o povo tem “acordado” com as atitudes dos políticos…Nas próximas eleições vamos escolher “caras” novas e “enterrar” essa velharada política que ESTAMOS elegendo e reelegendo seguidamente, sem apresentar nada de novo para o PAÍS..

  • Henrique Guzella disse:

    Dilma: “O Brasil acordou alvinegro com o título do meu querido Clube Atlético Mineiro de campeão da Taça Libertadores. Aprendi a gostar de futebol indo, ainda criança, ao estádio do Mineirão assistir aos jogos do Atlético.”

    Eu: “meu querido”? Dilma é torcedora confessa do Internacional. Nunca foi vista com adereços do Galo em local algum. Pior é mentir, pois em 1965, ano que foi inaugurado o estádio, ela tinha 17 anos e já tinha perdido o pai há 3 anos. Como foi ao Mineirão na infância?

    Dilma: “Parabéns aos jogadores, à comissão técnica e a nossa torcida, que conquistou a admiração de todos os brasileiros.”

    Eu: Tudo bem, dentro do protocolo.

    Dilma: “Parabéns não apenas pela vitória. Parabéns por, mesmo diante de um resultado adverso, não desistirem, não esmorecerem e, por isso mesmo, se superarem.”

    Eu: aqui ela quer claramente comparar o clube com… o governo dela!

    O Anastasia fez nota e homenagem, mas o cara é Conselheiro do clube, fazer o quê?

  • Paulo disse:

    É impressionante como a imprensa especialmente a rádio de “minas” mais especificamente o repórter JVX , Programa Bastidores tratam cartolas atleticanos e cruzeirenses, Atlético e cruzeirin com desigualdade.
    Toda vez que um atleticano, INCLUSIVE o Kalil é convidado para o programa Bastidores, as perguntas são duras. O Kalil é pressionado, jogado na parede e muito Sabatinado e as perguntas são as mesmas de sempre: Dívidas, ações trabalhistas, empréstimo bancário …etc… e hoje esse repórter teve a ousadia de perguntar ao Kalil se o Ricardo Guimarães e o presidente da MRV estão INJETANDO Dinheiro no Clube. Ora, Todos sabem que o Galo está bem equilibrado financeiramente. Tem o melhor CT do Brasil, Paga em dia! Tem muitos patrocinadores fortes, as dividas trabalhistas Não existem mais, etc… Mais esse repórter sempre vem com essas repetidas e chatas perguntas.
    EM contra partida os cartolas azuis, mais especificamente os perrellas, quando foram convidados, jamais sofreram com perguntas desse tipo. Era só perguntas doces , e rasgação de seda dos caras e até hoje é assim com todos os cartolas azuis que vão lá nesse programa.
    Porque será que esse repórter não pergunta aos cartolas azuis :como estão as finanças do clube, Dívidas trabalhistas ( fred, Sérgio Manoel, dida, Doni, André, Lauro, Gabriel, América-MG, Madureira, Goitacaz, Grêmio serrano, Os casos envolvendo os perrellas etc… E a monstruosa dívida do clube,mais de 180 milhões etc….?
    Chico,você mesmo poderia perguntar a esse reporter o porque desse tratamento desigual. Será uma mordaça imposta pelos “poderosos” azuis???

  • Sidney Braga disse:

    Em vez de se preocupar com a simpática nota da Presidente Dilma (que de fato, é atleticana) parabenizando o Galo, os tucanos deveriam se preocupar em explicar as denúncias de propina e superfaturamento no metrô de SP nos governos Covas, Serra e Alckmin. A batata está assando e a grande imprensa segue calada.

    Poucos são os veículos que se pronunciaram sobre o tema até então. Mas a denúncia vem cada vez mais forte com a delação premiada dos funcionários da Siemens.

  • Marcos 2013 disse:

    O interessante é que todos os principais políticos de Minas e do Brasil são atleticanos. Na prefeitura de BH tem o Lacerda; no governo de MG tem o Anastasia e o vice dele eu acho que também torce para o Atlético. A Dilma diz que é atleticana já que os seus primeiros anos de vida foram vividos em BH.
    Curiosamente há 10 anos atrás os principais políticos em MG eram cruzeirenses, isso sem falar que o então presidente Lula que é corintiano tem uma certa simpatia pelo Cruzeiro.
    Mas político é político, e independente do time pelo qual torcem a maioria deles são aproveitadores e inúteis e muitos deles usam o futebol para se aproveitarem do dinheiro público. Minas está largada às traças em quase todas as áreas mas eles, sendo eles cruzeirenses, atleticanos, americanos ou flamenguistas, não estão nem aí pro povo mineiro.
    Sobre as congratulações de Dilma pela conquista da Libertadores pelo Atlético, não vi nada demais.

  • Paulo Henrique disse:

    Quando li a notícia do PSDB acusando Dilma de pegar carona no Galo, pensei que fosse matéria do “Olé do Brasil” (site de humor futebolístico).

    Mas não! Era da Folha. E na Veja tem uma muito pior!

    Hipocrisia é mato!

    O Governo Federal tem defeitos muito mais graves para a imprensa criticar.