Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O calendário do futebol brasileiro e um dos motivos do sucesso do Cruzeiro

O ex-meia do Cruzeiro está correto na grita contra este calendário maluco nosso; porém, nisso a Europa nos imitou, com jogos nos meios e fins de semana.

Por este motivo jogadores quando passam um pouco da casa dos 30 anos lá, são “descartados”. Primeiro dos times da prateleira de cima, indo para as do meio e depois para as de baixo ou retornam para os seus países de origem.

Um grupo de treinadores e jogadores está se movimentando esta semana para pressionar a CBF a alterar o calendário de 2014, divulgado cinco dias atrás. Vamos ver se surtirá efeito.

Quanto a formação de elenco para o Brasileiro, o Cruzeiro é o grande exemplo acerto deste ano.

Por ter trabalhado tanto tempo no América o diretor Alexandre Matos conhecia bem jogadores de bom potencial nas Séries B e C.

Marcelo Oliveira ficou um ano como auxiliar do Ney Franco no Coritiba e depois duas temporadas como técnico do Coxa, onde conheceu a fundo jogadores paranaenses e adversários que tinham bons valores, porém, pouco conhecidos no país, já que não têm cobertura da mídia nacional.

Com investimento não tão alto o Cruzeiro mesclou alguns nomes famosos com outros “emergentes” e montou um grande time.

A fala do Alex, que sintetiza esta situação:

ALEX

* “Alex volta a fazer críticas ao calendário: ‘Você perde o prazer de vencer’”

Prestes a completar a maratona de 18 jogos em 58 dias nesta terça-feira, o Coritiba, assim como muitos dos times brasileiros, vem perdendo o fôlego…

Prestes a completar a maratona de 18 jogos em 58 dias nesta terça-feira, o Coritiba, assim como muitos dos times brasileiros, vem perdendo o fôlego. A equipe não tem mantido o ritmo por conta do calendário cheio. É essa a opinião do meia Alex, que voltou a fazer críticas ao modelo do futebol nacional.

“Todos os jogos, no segundo tempo o nível cai muito. Os jogadores têm falado a respeito, comentando. Infelizmente, tem gente que acha que isso é uma desculpa. Mas é algo geral. O calendário para o ano que vem é absurdo para todos”, disse o atleta, lembrando que, em 2014, a pré-temporada irá durar apenas quatro dias. “A pré-temporada não é para o Estadual, é para o ano todo. O calendário não é pensado nos jogadores.”

O experiente meia argumenta que o excesso de jogos é um problema que não se limita ao cansaço dos jogadores. “Como questionar os técnicos? Não temos tempo de treinar. Você perde o prazer de vencer, de sentir o resultado. Não tem tempo pra isso”, afirmou. “Se as pessoas olharem para isso, sem a visão do clube, vão ver que é algo ruim para todos os clubes e atletas. Quem está perdendo qualidade é o futebol brasileiro.”

Alex ainda apresentou uma linha a ser seguida no momento da definição do calendário para os próximos anos. “O Campeonato Brasileiro tem que ser o carro chefe. Acredito que os regionais deveriam ser classificatórios e vistos de outra maneira. Regulamentos, datas, isso tudo pode ser discutido. O calendário da CBF já não bate com o da Federação Paranaense, por exemplo”, declarou.

A equipe alviverde enfrentará nesta terça o Itagui (Colômbia) no Couto Pereira, às 21h (de Brasília), pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

* http://esportes.br.msn.com/futebol/alex-volta-a-fazer-cr%C3%ADticas-ao-calend%C3%A1rio-voc%C3%AA-perde-o-prazer-de-vencer


» Comentar

Comentários:
0
  • Mauro Maturga disse:

    Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza….

  • Adalton disse:

    Mas influencia sim; vejam que os times que estão melhores colocados no Brasileirão(exceção do Grêmio), não disputaram a Libertadores; O Cruzeiro e o Atlético Paranaense(disputou o Paranaense, como todos sabem, com time de juniores). Os times todos que disputaram a Libertadores estão com excesso de jogos. Então, eu, se fosse Diretor do CAM colocaria o ano que vem o time de juniores para disputar o Mineiro, porque depois serão jogos muito seguidos após a Copa.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em tempos modernos, futebol saiu de um grande lazer do povo as quartas a noite e finais de semana, para uma profissão como outra qualquer…Hoje em dia, tudo é em função do dinheiro…Privatizaram a alegria…..

  • João disse:

    Não precisa acabar com os estaduais não só reduzir os jogos, pq nem todos ao times (comissões técnicas) é pq grande maioria adiantou os din din das transmissões e ai jovem se não jogar o ocorrerá. Acho muito difícil greve pq o time fala joga ou não teremos dinheiro para pagar.

  • Rodrigo Couto disse:

    Há um cheiro de TRI no ar mineiro, e um de VICE Mundial! vamos devagarzinho, e depois no fim de ano, senhores Stefano e Luciano Nogueira me aguentem!!

  • Rafael disse:

    Vem greve dos jogadores por aí? E o que a TV dona do futebol brasileiro acha disso? E por que algumas estrelas que jogam aqui no Brasil não aderiram ao movimento? E por que até agora só as comissões técnicas de Botafogo, Corinthians e Cruzeiro apoiaram a iniciativa? Pelo menos os ex-jogadores que hoje são técnicos, preparadores físicos, treinadores de goleiros, auxiliares deveriam apoiar.

  • Marco disse:

    Chico você esquece de um detalhe que o Rafael Sobis lembrou muito bem na sua ultima entrevista, o Brasil é muito grande, jogar de quarta a domingo e ainda gastar o tempo que se gasta só com deslocamento devido as nossas distancias tira praticamente um dia de descanso dos jogadores, viajar de ponta a ponta na Espanha é uma coisa completamente diferente do que viajar do nordeste para o Sul. O Proprio jogo do Criciuma x Galo hoje é um exemplo tamanho é o tempo que vai se gastar com o simples deslocamento. Além disso o limite de jogos mensais é de 7 jogos, o que pelo menos garante que pelo menos 1 vez por mes o time vai ter uma semana completa de trabalho… na Europa também é puxado, mas nos ainda estamos pior…

  • ANTONIO disse:

    o alex devia reclamar com os inteligentes que colocam jogos as 22 horas, 21 horas de sabados, 18 horas de domingo. estes são os culpados. e o ano que vem vai piorar mais ainda.

  • Thales Rosa disse:

    A globo não tem o poder de exigir time titular em estaduais isso é balela. O Atletico-Pr esse ano não aceitou os valores impostos pela globo para a cota de TV do campenato paranaense. Como afronta o time colocou o time junior, os jogadores tinham no maximo 20 anos e ainda assim terminaram o campenato em segundo…

    Não esta em contrato algum que o time A ou B tem que jogar com os titulares.

  • Thales Rosa disse:

    Acabando com os estaduais se resolve o problema. Porque o campeonato brasileiro não pode começar em Março e so ter jogos nos finais de semana?

    a resposta é simples, a globo paga e os times aceitam. E aceitam porque tem o rabo preso de todas as maneiras possiveis, por ela paga pelo direito de transmitir a imagem dos times e dos jogadores, não paga pela hora e o local onde o time vai jogar.

    Alem do problema de calendario temos os horarios dos jogos, jogo as 22:00 as 18:30 de domingo isso tudo contribui para o esgotamento dos atletas, o cara que joga quarta as 22 so vai dormir la pelas 4 da manha e ai ja tem que treinar no outro dia e isso vai se acumulando..

    Por um futebol de mais qualidade no Brasil muita coisa precisa ser revista.. uma reforma completa em nosso campeonato se faz necessaria.

  • Celso Gomes disse:

    Trabalhar 2 vezes por semana é dificil?

  • Vinicius Campos disse:

    Enquanto os clubes forem desunidos como são, vai ser sempre esta palhaçada.

    Já disse varias vezes que faz o espetáculo são so times e os mesmos ficam sempre sugeitos a esta bandalheira.

  • EDUARDO - BH disse:

    Com tantos jogos e campeonatos, o interesse em acompanhar de perto o esporte cai muito. Ciente da dificuldade ou quase impossibilidade da sua equipe predileta competir nas “cabeças”em todos os torneios, deste maluco calendario, o torcedor se afasta naturalmente. Não há tempo de “saborear”uma boa vitoria da sua equipe ,pois logo em seguida tem novo jogo. O mesmo para a derrota. Mal dá para tirar lições de um resultado negativo, pois se acredita que uma nova vitoria “apaga”a derrota . Nós atleticanos só desejamos a perda de liderança azul no BR13, pois o titulo importante a ser conquistado este ano é outro.
    Tomara que o calendario mude com a maior brevidade.

  • Júlio Saraiva disse:

    Os árbitros operaram Botafogo e Grêmio, que perderam pontos em erros visíveis. Já o cru cru reclama de um penalte mas não fala do impedimento do Douglas. No penalte, apenas o biquinho da chuteira do Borges estava sobre a linha. Lamanôôô! Indivíduo incompetente!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Pois é, na hora de negociar os estaduais as equipes deveriam ter pensado melhor, já que a Globo exige o time titular, pelo menos em boa parte desses torneios, mas ninguém se uniu pra isso.
    O pior é que os melhores jogadores do Brasil estão com mais de 30 anos, não aguentam esse ritimo.

  • J.B.CRUZ disse:

    As observações de ALEX sobre o calendário do futebol brasileiro tem fundamentos e merecem créditos…mas como o futebol moderno tornou-se estritamente profissional, as palavras sábias de ALEX será mais uma lenga-lenga do cotidiano..

  • A “lebre” do calendário é inquestionável Chico.. a CBF visa somente jogos em cima de jogos para engordar as arrecadações. Em nehum momento o atleta, clubes e trocedor é levado em conta pela entidade. É preciso gente nova, dinamica e inovadora no comando da CBF.. É preciso para com a mesmice. Entra decada e sai decada, são os mesmos.. gente velha, ultrapassada e voltada somente para interesseas propios e não a melhoria do futebol.

    Quanto ao Cuzeiro, concordo em partes. Marcelo, Alexandre Matos, Gilvan e atletas, são responsaveis sim pelo belo momento que vive o time. Mas sejamos realistas. Este é o pior campeonato desde 2009. Equipes com nivel tecnico abaixo da critica e outras com planteis de ecxelente nivel tecnico, mas que nada apresentaram. Basta dizer que o adversario do cruzeiro é Botafogo. Piada se me permite.

    Competenica sim do Cruzeiro, mas muita sorte também com o nivel do futebol apresentado por equipes com plantel muito mais qualificado. Peguemos a tabela do ano passado por exemplo e comparemos com este ano, a diferença em pontuação e discrepante. Mas nada que tire o merito do time “blue”.

  • Fabio Sepúlveda disse:

    Engraçado, quem reclama são clubes que não disputou Brasileiro e Libertadores (disputadíssima) concomitantemente.
    Fatores políticos e más gestões influem muito no futebol, é só observar, Coritiba começou a fazer críticas caiu, o CAP, que era brigado com a Globo subiu. Os times considerados menores tem poucos investimentos.
    O Flu perdeu inúmeros craques, Santos perdeu Neymar, o Fla caindo pelas tabelas com elenco fraquíssimo, o Inter sem estádio, o Grêmio de Fábio Koff não tem prestígio na cbf, Vasco em crise, o Bota é sempre um cavalo paraguaio e também vendeu jogadores, o Galo saiu da Libertas arrebentado e tá de olho no Mundial, São Paulo também vive crise interna e Juvenal brigado com o poder do futebol. O cru cru desfez dos medalhões e tem prestígio, de vez em quando um errinho contra, mas que não influi no placar, joga sempre completo, tabela favorável, não tem atletas selecionáveis e caminha a passos largos para o triunfo.