Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Garrincha jogou pelo Cruzeiro; Michel Platini com um símbolo do Galo em casa e Tostão em ação pelo América

Três fotos para a reflexão de todos sobre a grandeza do futebol de Minas.

Se os nossos clubes são grandes hoje, é porque tiveram um passado brilhante, com dirigentes que souberam construir essas potências, usando da criatividade para badalá-los e colocá-los no mapa mundi da bola, numa época em que o Brasil era só Rio e São Paulo.

Tijolo por tijolo, Atlético, Cruzeiro e América foram construídos com muito esforço por diferentes, jogadores, torcedores, estilos distintos de gestão e muitos colaboradores, em várias gerações.

Nós que gostamos de futebol, especialmente de Minas, temos que ser eternamente gratos aos que ajudaram de alguma forma a construir essas histórias.

No facebook do Sid Ricardo, achei esta foto: o Platini, na época maior astro do futebol francês, com uma flâmula do Atlético decorando o seu quarto.

PLATINICAM

Certamente brinde trocado com o capitão do Galo momentos antes de um daqueles amistosos em excursões que os clubes brasileiros faziam à Europa nos anos 1970/80.

Ele jogando pelo Nancy ou Saint-Étienne.

———————————-

Aqui está o Garrincha, jogando pelo Cruzeiro, amistoso contra o Democrata em Governador Valadares.

GARRINCHA

Mesmo em fim de carreira, Garrincha enchia estádios onde jogava.

O livro sobre ele, “A estrela solitária”, do Rui Castro, fala deste e de outros jogos dos quais ele participou em amistosos.

Peguei do face do Ruy Moreira Filho ou do José Augusto Toscano, gente boa da Rádio Inconfidência.

————————————————–

E tem esta foto do Tostão, no juvenil do América (segundo, da direita para a esquerda).

tostão

Foi Felício Brandi quem agiu com habilidade para tirar o grande craque do Coelho e levá-lo para formar um dos melhores times do mundo na época.

Desde aqueles tempos o América revela e não sabe aproveitar devidamente a sua prata da casa.


» Comentar

Comentários:
0
  • Oliveira disse:

    Então essa desculpa de não ganhar por perseguição é antiga. Ô coitado…

  • Márcio Veloso disse:

    Ênio, assistí este jogo pela tv. Esse time do Galo era fantástico. Jogava por música. Só não ganharam títulos mais importantes por causa das perseguições da cbf e da elite conservadora do futebol.

  • Thales Rosa disse:

    Paulo acho que o forum para esse tipo de denuncia é o 190, falar aqui de nada vai adiantar…. lugar de marginal é na cadeia.. aqui é lugar de torcedor debater e se divertir…

    Abraços!

  • Paulo disse:

    Boa tarde galera.
    Mais uma vez volto alertar as autoridades. A intocável e temida bandidagem azul está espalhando nas redes sociais que quando o título for concretizado esses marginais prometeram que vão pixar, quebrar casas de torcedores atleticanos e jogadores do Galão. Os endereços das casas a bandidagem azul já tem

  • J.B.CRUZ disse:

    A tarde ensolarada de 30 de janeiro de 1.973 estava preparada para entrar para a história do Democrata de VALADARES..Era aniversário de 35 anos da cidade de GOV. VALADARES e um amistoso programado contra o CRUZEIRO era a principal atração da festa..O atacante GARRINCHA, imortalizado como o ‘ANJO DAS PERNAS TORTAS”, que já tinha encerrado a carreira de jogador profissional, ganhava a vida participando de amistosos pelos quatro cantos do mundo..E o craque desembarcou no então promissor município do vale do rio doce para vestir a camisa do DEMOCRATA GV. por 45 minutos..Nos bastidôres da partida longe do inflamado torcedor valadarense que duas horas antes da partida já lotava as arquibancadas do Estádio Magalhães Pinto, que anos mais tarde receberia o nome de José Mammoud Abbas; o então técnico da pantera, Ari de Oliveira, conhecido como caroço, tomou uma decisão que tiraria GARRINCHA da história do DEMOCRATA e colocaria justamente na do adversário; O CRUZEIRO…Três dias antes da ida de GARRINCHA a VALADARES; o DEMOCRATA tinha participado da inauguração do estádio municipal de JEQUITINHONHA, encarando uma seleção da cidade, que foi reforçada pelo campeão mundial em 1.958 e bi em 1.962;GARRINCHA..Logo depois da partida em JEQUITINHONHA, Ari de Oliveira reuniu seus jogadores e revelou que não aceitaria GARRINCHA em sua equipe, que preparava para o campeonato estadual…A vítima da decisão do técnico Ari de Oliveira, que tirou GARRINCHA do time do DEMOCRATA no amistoso contra o CRUZEIRO, na comemoração de emancipação política de GOVERNADOR VALADARES, foi o capitão da equipe, o volante Luizinho, que também na época era vice – presidente da pantera..Foi Luizinho que recebeu as vaias do torcedor, que se irritou ao ver o ex-craque gênio da seleção brasileira vestindo o uniforme do CRUZEIRO e não do DEMOCRATA..Luizinho que era cartola,jogador e capitão do DEMOCRATA,disse que a justificativa de barrar GARRINCHA no amistoso contra o CRUZEIRO, era por que o o time estava se preparando para disputar o campeonato estadual e GARINCHA não estava treinando com outros jogadores e ia só participar de uma festa..Quando os dois clubes entraram em campo para jogar o amistoso e a torcida viu GARRINCHA com a camisa do CRUZEIRO e não a da pantera; foi uma vaia geral para a comissão técnica e diretoria do DEMOCRATA GV…
    FICHA DO JOGO:
    DATA: 30 de Janeiro 1.973.
    LOCAL:ESTÁDIO MAGALHÃES PINTO(FUTURO MAMMOUD ABBAS)G.V.
    GOLS:WAENDER, aos 15 minutos do primeiro tempo;EVALDO, aos 10 e 28 minutos do segundo tempo..
    CRUZEIRO 3 X0 DEMOCRATA – G.V.
    —————————————-
    CRUZEIRO ESCALADO:
    VÍTOR – PEDRO PAULO – WILLIAN – MIZAEL E GERALDO GALVÃO .
    TONINHO ALMEIDA – PIRULITO E WAENDER.
    GARRINCHA – EVALDO E JOÃOZINHO..
    TÉCNICO: BENECY QUEIRÓZ…
    ————————————————————————–
    DEMOCRATA ESCALADO:
    Juvenal – Zelito – Betinho- Hélio – Jairo e França.
    Luizinho – Roberto Felipe e Welington.
    Zeca – Dé e Cleidiomar..
    Técnico: Ari de Oliveira..
    —————————————————————————
    CRUZEIRO SEMPRE !!!….

  • Olá, Chico!
    Como um apaixonado pela história do futebol, é simplesmente emocionante.

  • Raws disse:

    Ops! Independente.

  • Cassiano disse:

    Tá explicado o porque do crucru, consegue fazer o impossivel (igual ao garrincha)
    Primeiro titulo em 2003
    segundo titulo em 1966

    Contraria a logica a matematica e a cronologia……

  • Thales Rosa disse:

    Acabei de ler… Esse ai ja treinou o Cruzeiro tambem.. vai gostar de ex Cruzeiro heim kalil…

    Oswaldo de Oliveira é procurado pelo Atlético-MG, que ficará sem Cuca após o Mundial de Clubes

    Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/botafogo/botafogo-oswaldo-de-oliveira-procurado-pelo-atletico-mg-que-ficara-sem-cuca-apos-mundial-de-clubes-10762566.html#ixzz2kWMN5LRQ

  • Thales Rosa disse:

    Cruzeiro sempre foi o maior de Minas, na decada de 60 tinha o melhor time do mundo! Sagrou-se campeao Brasileiro e da Libertadores, fato esse que tenho a certeza que vai se repetir agora! Esse ano o Brasileiro e ano que vem o TRI da Libertadores!!

    Será que os atleticanos tambem vao constestar o TRI da Libertadores??

  • Raws disse:

    ANIVERSÁRIO DAS ORGANIZADAS.

    Se não tivesse conhecimento da violência que assola nosso país, eu pensaria que certos torcedores do Galo foram acometidos por “LOUCURA” extrema. Como uma matilha de cães hidrófobos ou uma “MAFIA” de gangsteres italianos, partem com a maior “FURIA” para cima de seus rivais, “IDEPENDENTE” do tamanho ou proporção, carregando a bandeira de uma pseudo”RAÇA” que poderia ser também, rubro negra, tricolor, celeste ou outra qualquer. Atacando como “GAVIÕES” qualquer “TORCIDA JOVEM” ou não, deixando uma triste “MANCHA” na historia do clube.
    Tenho saudade do tempo em que existia uma “FORÇA VIVA” de muita alegria e paz. Tenho saudade do tempo em que os “DRAGÕES DA FAO”. não precisavam de um São Jorge. De um tempo em que a “RAPOSINHA INFERNAL” não possuía essa feição monstruosa.
    Tempos saudosos, tempos de educação, de respeito e paz, tempos que não voltam mais.
    Pelo bem da instituição, nenhum clube deveria permitir o uso de seu escudo, em camisas de torcidas organizadas.

  • Martens disse:

    Pois e com um passado deste ai aparece uns corruptos e colocam o nome de Minas na sarjeta, como este titulo com trofeu de papelao trocado por favores com a cbflu,o outro por fax e a segunda divisao de 1994 que ainda nao foi paga, e tem gente aqui que ainda critica o fluminense.

  • oatavio neto disse:

    chico por favor comente essa materia do jornal extra ,no qual vem falando ,que cuca ,está de saida do galo.
    apesar de duvidar da materia sabemos como é o futebol e nao ficaria assustado se isso acontecer.por favor comente.ou me responda se tiver um tempinho ai rsrsrs…muito obrigado.

    – caratinga

  • Rodrigo Assis disse:

    Top essa foto da flâmula do CAM no quarto do Platini. Prestígio, a gente vê por aqui rs

  • Enio Eduardo disse:

    Meu caro Chico Maia, aquela flâmula do Galo na parede do quarto do Platini foi recebida por ele no Jogo Atlético Mineiro vs Seleção da França em amistoso disputado no Mineirão em 03 de Julho de 1977. A França havia empatado na quarta-feira anterior com a Seleção Brasileira em 1 a 1 no Maracanã e perdeu por 3 a 1 para o Galo no Mineirão no jogo seguinte.

    O Galo abriu o placar com Reinaldo, a França empatou com Tresor, em uma tabela com Platini. Em seguida, em uma jogada espetacular do Reinaldo que deu um chapéu no zagueiro da França na pequena área, a bola sobrou para Marcinho que desempatou a partida. o placar encerrado com um belo gol de Marcelo (sim, o Marcelo Oliveira), em jogada em que ele partiu do meio campo tabelando com o Reinaldo, que passou para o Marcinho e devolveu para o Marcelo que invadiu a área e chutou para o gol.

    Tive o privilégio de assistir aquele Jogo aos 10 anos de idade. Segue abaixo o link dos lances dessa partida no youtube.

    http://www.youtube.com/watch?v=-eAo9mKOVMU

    Abraço, enio