Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Preconceito quase tirou Dirceu Lopes do Cruzeiro e Fábio corre risco de injustiça semelhante na seleção

O goleiro Fábio foi um dos entrevistados de destaque do programa “Bem, amigos!” do Sportv, ontem.

Além da excelente condição, que já dura uns cinco anos consecutivos, outro tema abordado com ele foi o permanente “esquecimento” dos sucessivos treinadores da seleção brasileira.

Aliás, a maioria de quem gosta de futebol pergunta: porque Fábio não é convocado?

Ele reclamou da falta de oportunidades e ainda aguarda que Felipão ou futuros ocupantes do cargo façam justiça de, pelo menos, lhe dar oportunidades.

Sem dúvida!

Impressiona a agilidade dele, mesmo na idade atual. Claro que não está velho, principalmente para um goleiro, mas seus reflexos e agilidade são bem típicos de goleiros muito jovens, com toda a elasticidade que, normalmente, só com vinte e poucos é possível.

Com 33 anos (completados dia 30 de setembro), Fábio está no auge da carreira.

Pelo que já conversei com colegas em coberturas de seleção brasileira, mais ligados às sucessivas comissões técnicas, duas marcas prejudicaram e prejudicam o goleiro cruzeirense, na cabeça dos comandantes da seleção: exagera na pregação religiosa e com isso seria um formador de “panelas” no grupo.

Nenhum treinador assume isso publicamente, mas longe dos microfones, muitos falam abertamente, que têm este sentimento em relação a jogadores líderes religiosos.

Carlos Alberto Parreira, foi quem mais deu chances ao Fábio, e o convocou para a Copa das Confederações, na França em 2003, e Copa América, no Peru, em 2004. Ele ainda jogava no Vasco.

Com Dunga, passou em branco, e voltou a ser convocado em 2011 por Mano Menezes, para amistosos contra a Romênia, Holanda, Gana e Argentina (para este jogo, foi cortado, por contusão).

FABIO

Alguns jogadores entram para a história como injustiçados na seleção. Fábio corre este risco.

Preconceitos costumam provocar estragos caros. O Cruzeiro, por exemplo, quase foi vítima, junto com um dos maiores e mais importantes nomes da sua história e do futebol: Dirceu Lopes seria dispensado, quando lutava por uma vaga no meio campo que encantou o país no início dos anos 1960. O técnico Mário Celso de Abreu (Marão, falecido recentemente) queria dispensá-lo, mas foi impedido pelo então diretor de futebol Carmine Furletti. Na época, dizia-se que apesar de negro, o treinador não gostava de jogadores negros, e para o bem do futebol, o branco de origem italiana, Furletti evitou que um dos maiores camisas 10 da história fosse impedido de mostrar seu futebol ao mundo.

Essa história está no livro sobre a vida do Dirceu Lopes, que será lançado no início de 2014, escrito pelo ótimo jornalista Pedro Blank, que tem ido fundo na pesquisa sobre a vida do craque nascido em Pedro Leopoldo.

DIRCEU

Dirceu Lopes em seus melhores momentos no Cruzeiro


» Comentar

Comentários:
0
  • Rayanne disse:

    Fala mesmo fábio! Fala de Jesus, no tempo de Deus Ele vai te exaltar, seja na seleção, no cruzeiro ou em qualquer outro clube. Pois todas as coisas são por Ele e para Ele.Não se importe com os outros, acima de tudo pregue a Palavra

  • alex disse:

    O Fabio nao vai pra selecao gente. Tem que aceitar.

    O Tardelli ta indo pro mesmo caminho. Quanto mais mendigar vaga
    mais a coisa piora.

    A lista ja ta na cabeca do Felipao e ninguem vai mudar isso.

  • matheus disse:

    o futebol nao deu nada a ele,comparado o que deus fez dele como homem, marido e pai que ele se tornou.
    ou vcs acham que ele naoi trocaria tudo o que ele conquistou para ter issu.

  • matheus disse:

    meus amigos nos nao somos nada sem deus .
    desculpe o nosso humilde goleiro que coloca deus acima de tudo.
    deus nao faz ele ganhar simplismente ele agradece pela oportunidade de estar ali fazendo as defesas com saude,
    quantos outros goleiros mereciam estar no lugar dele mas talvez nem profissionais se tornaram,ele simplismente agradece a deus por estar ali.

  • Vinicius Campos disse:

    Luiz Carlos Godoy,

    me permita somente uma correção. O Victor não é Gaucho é de Santo Anastácio, São Paulo. Ele jogou muito tempo no Grêmio e por isso é confundido como sendo Gaucho, más é de São Paulo.

    Saudações Atleticanas.

  • Carlos Cunha disse:

    Tive a honra de conhecer estes dois craques. Nas quatro linhas e fora das quatro linhas. Grande emoção em ver meu herói de Infância no consultório do Dr Ronaldo Nazare no final dos anos setenta. Era Carteiro e tive uma tendinite muito forte. Para a minha surpresa, lá estava no consultório o nosso Dirceu. O gingado e arranque que Dirceu tinha faz lembrar um pouco o arranque de Romário. Sinceramente, parece saudosismo, mas é pura inspiração lembrar as páginas memoráveis escrita pelo nosso herói. Dirceu, Tostão, Piazza e cia nos conduziram no trem azul da alegria. O Mineirão era e extensão de nossos lares e o gramado a extensão de nossos quintais. Incrível que na roda viva dos
    acontecimentos sejamos guiados por este doce argumento. Tudo é uma questão de tempo, de envolvimento. O Tempo da bola fala e jamais se cala. Com as bolas nos pés Dirceu calou os críticos da época. O Tri do Brasileiro só foi possível, porque a geração de Dirceu e cia colocou o Cruzeiro no mais alto lugar do pódio. Louvo a Deus pela arte. Suor e lágrimas daqueles que no tapete verde nos ensinaram lições que são para sempre. Parabéns, Dirceu você é um herói de valor.

  • Marco Antonio (Marquinho) disse:

    Mesmo sendo atleticano, acho uma tremenda injustiça o Fábio não ter tido uma chance na seleção com o Felipão.

    O danado vem fechando o gol a tempos! Sorte do Cruzeiro da não convocação.

    Na minha modesta opinião, seja qual for o técnico, quem manda mesmo e escala são: Nike, CBF e Globo.

    E o Casa Grande?

    Já defendendo o Robinho na seleção….

  • Cláudio Rodrigues disse:

    É que você nunca ataca ninguém né Thales? O bom mocinho do blog!

  • Cassiano disse:

    Estrela no peito esquerdo???? ….. Hummmmmm é ou não é coisa de maria? …. O peito direito foi amputado, pois foi numa tal su**** como diz aquela musica dos Mamonas .

    Mas não liga não tu ficaste tão bonita monoteta, mais vale um não mão, doque dois no “sotião”

  • Luiz Carlos Godoy disse:

    Feliz é a pessoa que coloca Deus em tudo que faz! Eu vejo sempre as entrevistas do Fábio e nunca vi nenhum extremismo religioso em suas colocações. Já vi vídeos do Fábio fazendo discursos de motivação naqueles momentos em que o time está subindo para o campo e nunca vi o Fábio falar nada de mais. O Fábio está no cruzeiro a 10 anos e nunca ouvimos ninguém falar de problemas de relacionamento com ele. Teve brigas do Roger com o Gilberto, outros problemas, mas nunca relacionado com o Fábio. Outro detalhe é que o Kaká é pastor evangélico, fundou igreja e tudo e sempre é lembrado, inclusive falam dele ainda para a copa de 2014. O que ocorre nas convocações é que sempre teve o bairrismo Rio/São Paulo, que favorece neste caso Jéferson e Cavalieri. E o Vitor é gaúcho assim como Felipão e pelo que já ficou claro, a chance do Vitor é menor, pois a preferência dos técnicos são os outros três.

  • Dirceu Lençóis Paulista disse:

    Nossa, quanta baboseira, acho que foram os piores comentários da história deste Blog. Misturou futebol, religião e fanatismo anabolizado. Deus me livre!

  • Bruno disse:

    Cala a boca Thalles vc não sabe de nada, primeiro se fosse por causa de noitadas o Fred nunca iria pra seleção é atoa que chamam ele de Dom Juan neh? Imbecil

  • Celio disse:

    O Fábio só não foi convocado com outros treinadores,é porque faltava um grande titulo ao Cruzeiro para coroá-lo. O Fábio sempre ajudou o Cruzeiro,mas a equipe sempre deixava a desejar neste aspecto. Se ele deixou JESUS entrar em sua vida e ela melhorou, que mal faz em professar isso. O importante é que ele agrada DEUS com isso.

  • Rogério Perdigão disse:

    Pra torcida do Cruzeiro, que já fez campanha pra levar um tosco como Balu pra uma Copa do Mundo, pedir o Fábio é até compreensível.
    O cara é absolutamente normal, apenas mais um totalmente dentro da média.
    Se fosse um Sep Mayer ou um Dasaev, tudo bem, mas está muito longe de ser uma sumidade do futebol…
    E esse fanatismo religioso, principalmente na Seleção, já chega ser constrangedor! Fica parecendo que o Brasil é um Irã cristão, fundamentalista, os caras berrando um pai-nosso autômato no meio do campo!

  • Martens disse:

    O cruzeiro quase foi vítima ou quase fez outr vítima com racismo ???

  • J.B.CRUZ disse:

    Injustiças há em todos os setores da vida(a toda hora;a todo momento), principalmente, no conviver..Gosto não se discute…

  • Juliano Paiva disse:

    Chico, o Fábio é um dos jogadores mais educados que já entrevistei. Sempre gentil, respondia às perguntas sem fazer cara feia, mesmo em momentos difíceis. Tecnicamente é excepcional. O título do Brasileiro 2013 acaba também com certa injustiça vinda da própria torcida celeste que dizia que após a chegada dele o time não ganhou nada. Merece sim estar na Seleção. Coloca o Júlio Cesar no bolso. Grande abraço, Chico!

  • audisio disse:

    Dirceu Lopes. Jogador de clube! Teve várias chances na seleção e não fez nada! Uma outra época.

  • carlos santana disse:

    Creio que Fábio esteja no mesmo nível de Jeferson,Victor,Diego Alves,Diego Cavalieri,Júlio César,Cássio,Rogério Ceni, se fosse eu o técnico todos teriam no mínimo dois jogos para mostrar o que sabem porem não haverá lugar para todos e neste caso injustiça vai de acordo com a visão de cada um.
    Quanto ao Dirceu, ele disputava lugar com Pelé,Gerson,Tostão,Ademir da Guia,Leivinha,Rivelino aí fica difícil saber se foi injustiça, muitos que o viram no auge dizem que ele nunca foi bem na seleção.
    Preconceito no cruzeiro hoje não tem mais, mas os fatos históricos dizem que aconteceram no passado.

  • Thales Rosa disse:

    Infelizmente as pessoas não sabem conviver com pontos de vista e crenças diferentes. Porque para defender seu ponto de vista é preciso atacar o outro? Eu heim….. Cada um com sua crença apenas olho sob outro ponto de vista o bom momento do Fabio.

  • Anderson Palestra disse:

    É verdade Fernando Rabelo. Absolutamente!
    Principalmente porque o Jornal do Brasil ja deixou de circular de forma impressa e, principalmente, porque a CBF, entidade NACIONAL, vai homologar uma excursão INTERNACIONAL.

  • Márcio Luiz disse:

    “Aliás, a maioria de quem gosta de futebol pergunta: porque Fábio não é convocado?”

    Resposta da maioria que ENTENDE de futebol:

    – Goleiro que toma gol de costas não pode vestir uma camisa de já foi de Gilmar, Leão e Taffarel.

  • Vinicius Campos disse:

    Bom comentário do Bruno Carvalho sobre o merecimento. Se fosse assim o Ceni é sem dúvida o mais injustiçado de todos.

    A não convocação dele ao meu ver não tem nada a ver com sua religiosidade. Acho sim que passa por uma questão de preferencia do treinador.

    Agora brincadeira a crítica a religiosidade dele. Certo está ele de ter DEUS sempre presente no seus pensamentos. Acho que se alguns próprios torcedores do Cruzeiro não concordam com a opção religiosa do seu grande goleiro, deveriam no mínimo respeitar as escolhas que ele faz.

  • Ricardo Palhares disse:

    Vai ser duro a Libertadores de 2014. O Cruzeiro vai passar aperto com o Atlético, o segundo melhor time…. Ahhhh. Só para deixar bem claro, refiro-me ao Atlético, não ao Atlético-MG. Atlético é o do Paraná.

  • Ricardo Palhares disse:

    Quem era de seleção era o Cerezzo. O Paulo Rossi agradece até hoje. Aliás, só o Felipãop para conseguir ganhar uma copa com um jogador do Atlético-MG no time titular.

  • Ricardo Palhares disse:

    KKKK. O Fábio tem mais estrela do que o Victor. Só no peito esquerdo tem 5.

  • andré martins disse:

    Tá explicado o porquê do Thales escrever tanta bobagem: falta de Jesus. Nem Fábio nem Tardelli merecem a seleção, são bons em seus clubes.
    Ainda bem que o Carmine Furletti corrigiu a tempo, essa pecha de preconceito no cruzeiro, mas que lá tinha, a isso tinha. É histórico!

  • Fábio, vc está onde está por o Senhor o colocou aí. Sei q opiniões onde Deus é escrito dom “d” jamais comunicará algo a vc. Onde estiver temos sim que dar o nosso testemunho de servos de Deus. A rejeição a vc por testemunhar o seu amor a Deus é sinal (um dos ) q vc está no caminho certo. O mundo nunca aceitou as coisas de Deus. Sei que vc jamais trocaria sua fé e amor a Deus por uma convocação ou para ser aceito pela sociedade. João Batista preferiu perder a cabeça a contemporizar com Heredes e sua corte.

  • Paulo disse:

    Dirceu Lopes nunca foi jogador de seleção.
    Foi apenas um bom jogador e de clube. Nada mais do que isso!

  • Raimundo milton disse:

    Parabens Fabio! Falar de Jesus é valorizar aquele que jamais te abandonará. Futebol passa, seleção passa, imprensa para de falar de voce, mas as palavras de Deus ( não com d minusculo como disse o thales rosa ) permanecerão para sempre. Pessoas como este thales, não conhecem a Deus de verdade, por isso falam do que não sabem.
    Quem sabe um dia ele tenha um encontro verdadeiro com o Salvador???

  • Carlos Souto disse:

    Meu caro, ótima lembrança ado grande Dirceu Lopes, este, sim, um injustiçado. E comprovadamente por preconceito. Já a história do Fábio, convenhamos. Este nunca foi unanimidade nem em Minas Gerais, e por vezes é contestado pela própria torcida cruzeirense. Fábio é um grande goleiro. Dos melhores que temos e já tivemos. Mas não é disparado o melhor, como é o caso de gente injustiçada na história da seleção. Ao longo dos 10, 12 anos em que o Fábio atua em alto nível, goleiros do mesmo nível dele ou um pouco acima pulularam pelo Brasil afora. Dida, Marcos, Ceni, Julio Cesar, Jefferson, Cavallieri, Diego Alves, Gomes, Vitor, enfim. Outra coisa, com todo respeito. Durante praticamente quatro anos,a comissão técnica da seleção tinha seu segundo homem forte um evangélico de carteirinha, um dos criadores do movimento Atletas de Cristo. Não dá para imaginar que esse fato, que eu no lugar do técnico levaria muito em conta, tenha tirado suas oportunidades na seleção. Quando Romário foi preterido por Felipão em 2002, era uma unanimidade. Mas o Brasil foi campeão e até a unanimidade foi apagada. Já o Fábio é apenas (e isso não é pouco) um dos muitos grandes goleiros que, graças a deus, temos pelos nosso campos.

  • Paulo disse:

    Vixi…Xará por favor não da uma de dadá “maravilha”
    Mwelhor goleiro do Brasil é o São Victor!!!

  • Martens disse:

    O melhor deste goleiro até hoje foi a explicação para o gol de costa!!
    Grande Fábio de costas se a seleção levar 5 goleiros ele seria bom para quinto lugar

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Chega de Fabio na seleção. Este lobby ja encheu. A seleção ta bem servida de goleiros. A algumas semanas foi Tardelli. E isso mexeu com cabeça dele. Nos ultimos jogos tem mostrado indecisão na sequencia das jogadas (Tardelli). E o Alberto Helena ja deu o primeiro “cutucão” nessa onda de supertime do Cruzeiro. Ele disse que mesmo com as contratações (que alguem correu pra dizer que foram grandes contrataçãoe e nunca foram), o time era apontado como o setimo ou oitavo “favorito ao titulo”. Ele so vacilou ao dizer que futebol não tem logica, argumentando que os melhores elencos não vingaram (Inter, Gremio e o proprio Galo que deixou a competição de lado). Se não hovesse logica, o Barcelona não teria vencido tanto e em sequencia.

  • Anderson Palestra disse:

    Fernando Alves, você realmente acredita nisso ou está a dar uma gozeira em quem está lendo?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Agora pega muito mal, jogador de futebol ir mendigar vaga em Seleção em rede nacional, ficou parecendo menino pedindo doce.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Fábio é um bom goleiro, mas duvido que vá a Copa, no máximo vai ter uma convocação como forma de homenagem, mas acho que só depois da Copa, se não foi testado, não é agora faltando quase 7 meses pra Copa é que vai ser.

  • Fábio por diversas vezes ocupou o posto de melhor do Brasil, teve por inúmeras vezes a condição plena para uma convocação, o que lhe foi sempre negado. Mas não concordo com este “papinho” de religiosidade não.

    Fosse assim creditaríamos a permanente ausência de Rogério Ceni na seleção por sua religiosidade ? Vamos e convenhamos, brilhou no mínimo 5 vezes mais e mereceu muito mais ser lembrado pela CBF.

    Ceni foi tri campeão Brasileiro pelo São Paulo (o único clube a conquistar legitimamente o título 2006, 2007, 2008). Bi campeão da Libertadores, campeão mundial e com um detalhe; pegando tudo e marcando gols decisivos para seu clube.

    Fábio foi apenas mais um dos muitos jogadores que mereciam ser convocados e não foram. Questão de gosto e opinião de cada treinador.

    Nesta ótica da injustiça podemos citar recentemente Victor do galo na ultima copa do mundo, quando ainda defendia as cores do Grêmio. Eleito por 2 anos consecutivos o melhor goleiro do Brasil não figurou nem entre os reservas na copa de 2010. Preferiram levar o Júlio Cesar que ao meu ver falhou feio em um dos gols que custou a eliminação da seleção nacional. E no entanto aí esta o mesmo Júlio, mais velho, mais lento e pasmem… sem jogar futebol. Opção do treinador.

    Uma tremenda bobagem esse complexo de injustiça em relação a Fábio. Se trata de um grande goleiro? Sim. Merecia uma oportunidade? Sim. Fato é que futebol é assim, cada treinador tem suas preferências, e supostas injustiças, sempre existirão, e no caso de um goleiro mais ainda. Devemos pensar que existe hoje no nosso pais no mínimo 4 goleiros tão bons quanto Fábio, e cabe ao treinador optar.

    Acho que se Fábio tivesse feito uma boa Libertadores por exemplo, como fez Victor, responsável direto pelo título a chance viria. A copa Libertadores por ter em suas fases decisivas apenas um clube brasileiro teve muito mais visibilidade que o campeonato nacional e Victor fez por onde ser convocado, o que não lhe garante o passaporte para a copa.

  • Allan disse:

    Concordo com o Thales, estes discursos do goleiro-pastor tem hora que enchem o saco! Ele mistura Deus à todos os resultados:
    -Se ganha, foi Deus.
    -Se perde, Deus vai ajudar a vencer.

    Nada contra a crença e/ou religião das pessoas, mas na minha opinião Deus não daria preferência à um em relação à outros, que também trabalham e lutam para conquistar sua vaga na seleção, vitórias e títulos.

    Não gosto muito de misturar religião e/ou crenças à assuntos de baixa relevância.

    Acho que Deus deve estar mais ocupado com coisas mais importantes, futebol são 22 homens correndo atrás da bola, enquanto tem muita gente aí com problemas seríssimos que estão além da capacidade humana de resolver.

    O Fábio é um baita goleiro, mas quando resolve “pregar” nos discursos…haja paciência viu!

  • Cassiano disse:

    Sem contar que foi o ÚNICO goleiro do mundo a tomar um gol de costas…… Alias o Felipão estava brigando para levar o Diego Costa deveria levar o Fabio de Costas…… kkkkkkkkkkkkk

  • Paulo Henrique disse:

    Apesar de torcer pro Galo, acho o Fábio bem melhor que Jeferson e Diego Cavalieri.

    Merece ser reserva do Vitor na seleção. Este, além de ser um grande goleiro, tem mais estrela.

  • Fernando Alves disse:

    No cru cru sempre houve esse negócio de discriminação, algum tempo atrás Dirceu recorreu ao Atlético, porque seu filho foi dispensado das categorias de base do cru cru.
    O Fábio não é convocado, porque há uma blindagem exercida pelo ZZ contra convocações de atletas pra não desfalcar o cru cru durante o Brasileirão. Agora é tarde!
    Lá, só convoca jogador ruim que é pra ser valorizado e vendido como Evanilson e João Carlos.

  • Frederico Dantas disse:

    E tem gente aqui arrotando bobagens sobre o Cruzeiro ser um clube preconceituoso e fascista.

  • Thales Rosa disse:

    O problema do Fabio é so esse, de colocar deus em tudo. Segundo o proprio Fabio foi deus que colocou a carreira dele no lugar apos uma fase de noitadas e confusoes no Cruzeiro, la pelo ano de 2005,2006. So que as pessoas esquecem é que um jogador profissional deve se cuidar dentro e fora do campo, as noitadas e farras nao condizem com a profissao.

    Ou seja antes de “aceitar jesus” ele era da night, era da farra. Depois se converteu e os resultados começaram a aparecer, sera que foi porque ele se converteu ou sera que foi porque ele passou a treinar mais do que todos, é o primeiro a chegar e o ultimo a sair? sera que o fim das farras nao contribuiu para essa guinada na carreira??

    Dirceu Lopes foi um injustiçado na seleção, nunca disputou uma copa…