Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hora de começar a imaginar a temporada dos nossos times; Minas Boca contrata o atacante Fábio Junior

Chegando a hora de voltar às atividades normais do “ano novo”, com este calorão danado e uma preguiça medonha, o noticiário começa a ficar mais interessante com a chegada também do fim das especulações e chutes, sobre contratações e dispensas.

Em todo início de ano é normal fazermos previsões e palpitar sobre as mexidas dos nossos clubes visando as disputas que terão pela frente, e, já dá para arriscar alguma coisa.

Sou um otimista por natureza e errei feio no início de 2011 quando achava que Atlético e Cruzeiro poderiam fazer bonito na temporada nacional. Quase caíram para a segunda divisão.

No futebol, por mais experiente que seja qualquer pessoa, jornalista ou não, é impossível prever com alguma segurança o futuro de times brasileiros. Quem imaginaria no início de 2013 que o Fluminense, campeão de 2012 seria rebaixado?

Pois é! Só não o será se for mesmo salvo pelo “tapetão”!

Agora, por exemplo, como não prever um bom ano para Galo, Raposa e Coelho?

Comecemos pelo América: conseguiu manter o bom treinador Silas, cobiçado por vários clubes com mais dinheiro.

Ele manteve a base do elenco e indicou bons jogadores que serão muito úteis com a qualidade e experiência que têm, como Leandro Guerreiro, Obina e o lateral Gilson.

OBINA

Obina, esperança de muitos gols com a camisa do América

Deverá chegar forte para a disputa da Série B e terá oportunidade rara de brigar de igual para igual com Atlético e Cruzeiro pelo título estadual, já que a dupla terá que dividir as atenções e o elenco com a disputa da Libertadores da América, fato inédito para Minas Gerais.

———

O Cruzeiro além de manter o grupo campeão de 2013 buscou jogadores que têm tudo para dar certo. Chegam para preencher as poucas lacunas que o time tinha.

Ou seja, a tendência é melhorar o que já era bom. Ou não?

Marcelo_Moreno_INTERNA_-_divulgacao_cruzeiro_2

Marcelo Moreno, experiência em Libertadores e artilheiro, de volta à Toca da Raposa

———

Situação parecida com a do Atlético, que além de manter até a estrela maior, Ronaldinho, também está contratando jogadores de ótimo potencial, como este Claudinei, que se encaixa naquele bordão criado pelos novos filósofos do futebol “volante moderno”, que desarma bem, sem cometer faltas, e sabe sair para o ataque, com eficiência.

Mostrou serviço onde jogou e certamente terá espaço no Atlético para se firmar definitivamente no futebol brasileiro.

Até a mudança de treinador pode ter sido benéfica para o Galo. Cuca já estava na fase desgaste com alguns jogadores e a forma de jogar bastante manjada pelos adversários. Para ficar em um único exemplo, até o Raja Casablanca (vixe!!!) fez gol no time lançando bola no buraco entre Réver e Leonardo Silva, que atacam muito, mas constantemente sem alguém para lhes dar cobertura.

CLAUDINEI

Apesar de muito bom nos desarmes Claudinei raramente toma cartões e sabe sair para o ataque

——————

Ainda sobre Claudinei, a história dele é muito interessante. Mais uma demonstração de que bons olheiros e persistência são fundamentais no futebol, para clubes, jogadores, treinadores e dirigentes.

Este rapaz é filho de um amigo de Sete Lagoas, o também Claudinei (do Bazar Esporte), um dos melhores goleiros que o futebol amador da cidade já teve, inclusive de quem tive a honra de reserva, no campeonato do Clube Náutico.

Assim como o pai, o filho jogava no Ideal, tradicional clube setelagoano, onde se destacava no meio campo. Em 2009, faltando seis meses para estourar idade de Junior, foi convidado pelo Geraldo Magela, então diretor da base do Democrata, para disputar o campeonato mineiro pelo Jacaré, mas resistiu em aceitar o convite. Achava que para ganhar a vida o seu caminho seria só mesmo trabalhar e estudar, pois a bola era curta para chegar ao profissionalismo.

Mas, diante de tanta insistência do Geraldo, que via nele um “volante moderno” e se dispôs a pagar os R$ 250 para largar o trabalho dele, topou.

E arrebentou, chamando a atenção do Boa (Ituiutaba), que o contratou por empréstimo, onde também se destacou, indo para o Figueirense, para novo sucesso, chamando a atenção do América, onde chamou a atenção do Galo!

Fora de campo, bom demais da conta, também, assim como toda a família dele.

Geraldo Magela é o mesmo que fundou o Minas Futebol Brasil em 2012. No mesmo ano disputou a terceira divisão e foi campeão; subiu para a segunda em 2013, quando foi vice e subiu para a primeira de 2014.

Vendeu os direitos do time para o Edson Paredão, que acrescentou “Boca” ao nome; agora Minas Boca, o caçula da nossa elite este ano.

E “Boca” não tem nada a ver com o grande clube argentino e sim com o jornal do Paredão, o Boca do Povo, um dos mais tradicionais de Sete Lagoas.

CLAUDINEI1

Claudinei pai, foi um ótimo goleiro do futebol amador de Sete Lagoas. Ele é o terceiro, da direita para a esquerda, camisa amarela, no time da Casa de Carnes Moreira, campeonato master do Clube Náutico ano passado.

CIDADEDOGALO

Geraldo Magela (camisa verde), fundador do Minas, agora Minas Boca, entre Eduardo Maluf, André Figueiredo (diretor da base do Atlético), Dorival Junior e o então presidente do Democrata Jacaré, Flávio Reis.

Paredao

Edson Eustáquio Ramos (Paredão) dono do jornal Boca do Povo que adquiriu o Minas . . .

JOAO

. . . que tem o ex-zagueiro João Carlos como treinador . . .

GERALDAO

. . . o também ex-zagueiro Geraldão como diretor de futebol . . .

fabio_junior_america-mg

. . . e que confirmou hoje a contratação de Fábio Junior, que deverá estreiar contra o Atlético na primeira rodada do Campeonato Mineiro.


» Comentar

Comentários:
0
  • Pacaco disse:

    Parabéns a nova diretoria do Democrata que já vem mostrando serviço Este é o ano do centenário e convenhamos o Demo é o clube que tem torcida e tradição em Sete Lagoas. Rumo a primeira divisão

  • Raimundo Sérgio disse:

    Meu Cruzeirão já iniciou o ano ganhando título. Foi absolvido!!!! Nós temos representatividade, vocês não tem!!!!!!!!

  • daniel nasser disse:

    Não renovamos com o junior cesar e estamos trazendo o pedro botelho que parece muito mais um zagueiro canhoto do que lateral

    Entendo que vitor ferraz claudinei rildo e moises seriam ótimas contratações nos lugares de carlos cesar, michel, rosinei, felipe souto, neto berola, alecsandro, andré, pois têm vontade de mostrar futebol em um clube grande

    leonardo eron nikão renam oliveira alê são muito fracos para o galo mais são moedas de troca, serginho seria muito útil

    O zé love que o coxa trouxe seria bom reserva pro galo ou poderia disputar posição com o Jô

    Guilherme e dátolo terão o mineiro para se firmarem no galo senão adeus (custo / benefício )

    Estamos precisando de um zagueiro novo pra apostarmos, talvez um sulamericano promissor

    e se o marcos rocha sair tem que trazer um lateral dieito quem sabe o cissinho lá do santos ?

  • Paulo Henrique disse:

    Vi Claudinei começar no Democrata Jacaré. Joga muito!! Faz o estilo volante moderno.

    Se não sentir o peso da camisa e a pressão da torcida, vai arrebentar porque bola para isso ele tem.

  • @faninhobh disse:

    Po chico,com o nome minas boca e dificil de mais de ganhar a simpatia da galera…

  • Wanderlei Mendes disse:

    Boa a contratação do Fábio Junior, parabéns ao Paredão está se mostrando um grande dirigente. Sucesso ao Claudinei, com certeza tem muito futuro, vai brilhar no futebol, gostaria de ve-lo com a camisa do Cruzeiro. Chico, segui sua dica e vim com a esposa e o filho conhecer São Gonçalo do Rio das Pedras, um verdadeiro paraiso, e para completar estou hospedado na Pousada do Pequi, o lugar é tão gostoso que estamos com vontade de ficar este restinho de ano. Um abraço.

  • davi disse:

    Chico, como é que o Galo está contratando um lateral com esse histórico?
    http://esportes.terra.com.br/atletico-mg/atletico-pr-deve-trocar-ala-com-atletico-mg,dccb5437df1a3410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html
    ….com ele + André + Jô e Ronaldinho…o Galo vai ganhar só nas noitadas!!

  • Maurício Almeida disse:

    O Cruzeiro fez contratações pontuais para 2014, mantendo a base do time campeão e sinceramente é o favorito para ganhar a Libertadores. O Galo para mim ainda não empolgou nas aquisições de jogadores. Não tirou nenhum destaque de um grande clube brasileiro e ainda dispensou Júnior César que queria permanecer e era o titular da equipe. Alecssandro até que merecia ficar, mas acabou acertando com o Flamengo. Gostei do América pra 2014, está ousado e vai brigar pelo acesso a Série A. Mas vamos aguardar!

  • francisco disse:

    o presidende do cruzeiro disse em entrevista coletiva, que as as brigas das marias é apenas uma encenação e que nenhum machuca uns aos outros, que aqueles paus não eram pra bater. e que elas fazem isso pra desmoralizar o cruzeiro, pq querem que a diretoria libera ingresso. Esse Dr. Gilvan é uma piada né? ou então tá esquecendo de tomar o remedinho.

  • Marco Tulio disse:

    Chico, será que algum dia, alguém da imprensa poderá nos esclarecer o que há de errado com o Junior César?Esse infeliz foi perseguido pelo Cuca, foi reserva até do Richarlyson, se manteve calado, é , apesar das limitações um dos melhores laterais esquerdos do Brasil, e mesmo assim foi dispensado pelo Galo.O pior de tudo é que não se ouve falar em nenhum outro clube interessado por ele.A mim, parece muito estranho, estou curioso pra saber o que realmente acontece com esse rapaz.

  • J.B.CRUZ disse:

    Só em manter os times base de 2.013, CRUZEIRO E ATLÉTICO já levam uma grande vantagem frente aos os outros clubes brasileiros…Parece que todos eventos esportivos deste ano(CAMPEONATO BRASILEIRO,COPA BRASIL,LIBERTADORES,MUNDIAL), parece que estes títulos ficam em MINAS este ano…Sem querer ser pitoniza ou mãe dinah;CRUZEIRO fatura,MINEIRO,BRASILEIRO,LIBERTADORES E MUNDIAL e deixamos a COPA DO BRASIL(temos 4) PARA O GALO, que é um título inédito…Quanto ao América, acho este ano também leva o título da segundona…

  • Marcos Vitório disse:

    Esse ano vai ser dureza torcer pro Galo. Sem reforços e o técnico já alinhado com a diretoria que não precisa de reforços. Em Marrakech vimos como o time está ótimo.