Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Um dos maiores gênios da história do futebol faz 60 anos, hoje! Parabéns Joãozinho!

Obrigado ao João Chiabi Duarte que escreveu lembrando:

“…Hoje é dia 15 de fevereiro e Joãozinho faz 60 anos de idade. Outros podem ter sido jogadores mais famosos que o João Soares de Almeida Filho, mas, no meu coração como torcedor do Cruzeiro, o lugar dele está gravado nas Páginas Heroicas e Imortais de forma indelével…”

Tive o privilégio de ver este gênio da bola jogar e mais ainda, a honra de entrevistá-lo muitas vezes e me tornar amigo.

Grande Joãozinho, parabéns, felicidades sempre e obrigado por tudo que você fez pelo engrandecimento do futebol.

90168

Uma figura humana fantástica!

Certa vez ele pediu que eu conseguisse uma “fita” com gols e jogadas dele. Era para provar para o filho, Joãozinho, então uma criança que jogava no futsal do Atlético, que ele tinha jogado bola e que entortava defesas adversárias e marcava muitos gols.

Consegui na Band, e o  filho continuou não acreditando; dizia que era uma “montagem”.

Realmente até hoje é difícil acreditar!

Graças a essa maravilha que é a internet, reveja alguns feitos do Joãozinho, com Lô Borges de fundo musical:

http://www.youtube.com/watch?v=qW0t1jTFXmM

joao2

Foto do:  ondeaimagemdocruzeiroresplandece.blogspot.com


» Comentar

Comentários:
11
  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Audisio, vc sabia que essa Libertadores que o Joãozinho venceu tinha os “timaços”:
    Portuguesa de Acariguá, Deportivo Galícia, Cuenca, Guabirá e Alfonso Ugarte? rsrsrs…

    • Julio Buçola disse:

      O Cruzeiro enfrentou / Internacional de Falcão / River Plate base da seleção Campeã do Mundo 2 anos depois / Olímpia Base da seleção Paraguaia / Alianza Lima Base da seleção Peruana 4 Lugar na Copa de 70 agora me fale os adversários da Libertadores de 2014 do Atlético ??

  • audisio disse:

    Pena que foi contemporânio de Reinaldo, Paulo Isidoro, Toninho Cerezo.
    Resultado: Uma Libertadores e seis vice campeonatos Mineiros

    • Julio Buçola disse:

      Vamos lá sua anta Joãozinho jogou de 1971 a 1979 depois jogou em 1984 Ele ganhou 6 Mineiros de 9 que disputou Fora a Copa Libertadores de 1976

  • THIAGO disse:

    Craque da Maquina Celeste, destruiu a defesa do River Plate na final da libertadores de 1976. Parabéns a esse ídolo que esta cravado no coração dos cruzeirenses.

  • ivan junior disse:

    Que pinta de cachaceiro, hein!!

  • Valentim disse:

    Um dos maiores jogadores que eu vi jogar, fantástico, ia ao Mineirão só para vê-lo. Obrigado Joãozinho por tudo que você fez pelo meu querido Cruzeiro!

  • tom vital disse:

    É um dos grandes astros,dos bons tempos do clássico.Galo e Raposa.

  • itamar de almeida disse:

    Bem lembrado caro Chico. Aniversario desse grande amigo que tive o prazer de conviver e ver jogar e que tenho a liberdade de chama-lo carinhosamente de “Meinha”, apelido de um personagem de televisao na epoca, apelido colocado pelo centro avante Carlos Alberto Seixas. Parbens “Bailarino da Toca”. Tudo de bom amigo “Meinha”. E como jogava esta crianca.

  • J.B.CRUZ disse:

    uma lembrança que vale por um presente:
    —————————*** cenas que não esqueço ***————————–
    trinta de julho de 1.976..
    três dias antes, a gente estava em buenos aires para a segunda partida cruzeiro x ríver plate..deu ríver..
    foi necessário o terceiro jogo..na manhã seguinte, todo mundo amanheceu na porta da varig, na avenida colon..havia poucos lugares no vôo buenos aires/santiago, porque a decisão tinha ido para a capital dos chilenos..
    começava ali a pressão psicológica…a delegação estava com o coração preso..poucos dias antes, morrera um dos nossos..o cruzeiro tinha jogado em lima(perú).venceu..depois do jogo, todo mundo teve que deitar no ônibus porque “chovia” pedra de todo lado..e naquele drama, surge a alegria de roberto batata, zombando de quem deitava..na volta, após uma viagem cansativa, ele pegou o carro e se mandou para três corações..não chegou lá..bateu o carro na estrada e morreu..todos nós que tínhamos viajado juntos, ficamos traumatizados..ganhar a libertadores era uma questão de honra..todo mundo queria ganhar o título à memória de batata..
    na terceira partida, em santiago, o cruzeiro fez 2x 0..o ríver empatou..e joãozinho fez aquele incrível terceiro gol, já nos descontos..
    o gol da “”molecagem” como foi chamado na época..mas outro homem foi quase o responsável pelo título..ninguém se lembra dele..estava no banco..nem era jogador..
    três a dois, os argentinos em cima..no último minuto, no último ataque, o juiz deu uma falta em cima da risca da área,contra o cruzeiro..era quase um pênalti..foi ali que apareceu o anjo salvador.o preparador físico lacerda invadiu o campo,pegou a bola, deu um bico nela para as arquibancadas..os argentinos sairam correndo atrás dele..o pau quebrou..o jogo ficou parado.acabou a pressão do ríver..não saiu o gol do empate..
    o cruzeiro se reuniu em campo e rezou pela alma de roberto batata..
    (***crônica de osvaldo faria, coragem para falar a verdade,publicada em julho de 1.996 na revista do cruzeiro número 5, para o encarte “jogo memoráveis do cruzeiro até aquele ano)***
    o cruzeiro tem história para contar..
    ——————– cruzeiro sempre—————————————–

  • Raws disse:

    O vídeo, apesar de bacana, não mostra o principal do Joãozinho, as memoráveis jogadas individuais e seus dribles espetaculares. Eu, como torcedor rival, jamais conheci um ponta esquerda que se aproximasse do João, quando ele pegava na bola e partia pra cima do nosso lateral, Alves(melhor marcador dele), dava um frio na barriga. Meu sonho era ver Reinaldo e Joãozinho jogando na seleção, pena que na mesma, o ponta do Cruzeiro, talvez pela timidez, só jogou 10% do que jogava no clube.
    Naquela época se ele jogasse no eixo, seria considerado um dos maiores do mundo, coisas do Brasil…