Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Samba do crioulo doido americano!

Guarani 1 x 2 América

Lembrei-me desse clássico da música brasileira, de autoria do saudoso Sérgio Porto, cuja letra pode ser conferida no link ao fim deste texto.

Lembrei-me também da frase do não menos saudoso deputado Renato Azeredo, que, quando via a situação política no reduto eleitoral dele complicada, dizia: “Uai, não estou entendendo: bezerro não está reconhecendo vaca; vaca não está reconhecendo seu bezerro!”.

Essas lembranças para tentar explicar o que senti do América, na vitória de ontem sobre o Guarani em Divinópolis.

O Guarani mandou no jogo a maior parte do tempo. Aos 40 do segundo tempo, 1 a 1, repórteres e comentaristas não sabiam como explicar o sufoco que o Coelho levava e chutavam: “o time está sem condição física e o próprio técnico Moacir Júnior tem falado isso!”

Ora, ora!

O América é um clube profissional ou amador?

Será que isso é uma verdade ou apenas mais uma desculpa ou transferência de responsabilidade?

Onde está o comando do departamento de futebol? Quem são essas pessoas? São do ramo ou apenas curiosos com bons padrinhos para ocupar estes cargos?

Como um clube profissional contrata um preparador físico que não conhece do assunto?

E se isso fosse verdade, só no meio do campeonato é que quem o contratou detectou isso?

Antes que eu mesmo imaginasse as respostas possíveis, aos 45, Tchô faz 2 a 1, num belíssimo gol!

E ao invés de querer segurar o resultado o América continuou em cima e aos 48 Obina chutou na trave do Guarani!

Uai, um time sem preparo físico conseguiria fazer isso no segundo tempo?

Fim de jogo, repórteres e comentaristas não falaram mais em falta de condição física.

Ouvi as entrevistas dos jogadores do América. Elsinho pôs culpa pelo mau futebol, no gramado, “jogar nesses campos do interior é difícil; gramado pequeno, muito duro!”.

Obina, foi realista: “quando o coletivo não funciona, o individual tem que prevalecer”.

Aí entra o goleiro Mateus e diz: “colocamos na mão de Deus e ele resolveu…”

Uai? Mas Deus também estava com o Guarani! Ou não?

Desliguei rádio e TV, com a sensação de que eu é que estou ficando doido, de tentar entender o América e esse mundo do futebol!

http://letras.mus.br/sergio-porto/1113833/

– – –

No primeiro gol americano a bola entrou ou não?

bolanalinha.america

Foto do Globoesporte.com


» Comentar

Comentários:
0
  • Márcio Amorim disse:

    corrigindo: “…o primeiro é substituído por ruindade, só que somente após os 30 minutos do SEGUNDO tempo”

    Quem dera fosse do primeiro tempo, ou que nunca entrasse, ou que fosse embora.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Há pouco dias, um rapaz, aqui no blog, falava sobre entrosamento (falta de) no time do América. Respondi-lhe contundentemente que entrosamento entre pernas-de-pau seria muito bom na arquibancada ou na rua. Lembra-se disto?

    Não tenho medo de dizer-lhe, referindo-me a todos os seus questionamentos, que este time do América é um dos piores que já vi em toda minha longa vida de americano.

    Vocês têm a mania de endeusar qualquer foguete molhado que faça uma ou outra boa jogada, desde que venham do Galo. Não me venham fazer isto como o Tchô só porque tem as suas origens no Atlético. Ele é fraquíssimo e nada fez durante o jogo.

    Uma jogada, um belo gol e mais três meses, no mínimo, sem que a imprensa questione porque ele foi dispensado da Ponte Preta em plena forma física e tão jovem. Não vai resolver nunca o problema do América, porque os problemas estão fora das quatro linhas.

    Eu disse aqui que, qualquer treinador que aceitar a imposição na escalação de atletas ligados a empresário e não escalar de acordo com as suas convicções de profissional competente, cairá.

    Alguns jogadores, pela inoperância, já derrubaram dois ou três técnicos e os dias deste aí já estão contados.

    Sei que muitos já sabem da minha implicância com alguns, principalmente, o da cusparada, o Élvis e o César Lucena. Disse aqui que o primeiro sempre é substituído por ruindade, só que somente após os 30 minutos do primeiro tempo. Repeti isto cansativamente porque já foram mais de 20 vezes que já aconteceu.

    O que ele fez ontem, novamente? Nada. Foi substituído aos exatos 30 minutos do segundo tempo. Parece que o treinador fica rezando para que chegue esta hora, para fazer alguma coisa. Todos ridículos, irresponsáveis e inconsequentes.

    Junte-se a isto a falta de compromisso de atletas que não têm nada a ver com as origens do América. Andam em campo. Arrastam-se. Desde os 20 minutos do primeiro tempo, “jogando” contra dez e. muitas vezes havia 7/8 jogadores na metade do campo destinada ao América.

    Medrosos e medroso o técnico que tirou o cabeça-de-área que estava amarelado e pôs outro. Contra dez? De um Guarani, que está lá no fundo do poço, também? Deus meu!

    Quem viu o Júnior Lemos (garoto de 19 anos da base do América), jogando ontem contra o Cruzeiro, principalmente no segundo tempo, deve ter ficado pasmo. Como se dá tanta chance a um maldito cusparada e nem uma ao Júnior Lemos e o empresta a um Nacional qualquer?

    Está tudo errado e eu não vou mais ficar falando ao vento. Optei por não ir mais, pela primeira vez na minha vida, enquanto esta corja dominar o América.

    Quero que ele ganhe mais uma e se garanta longe do Módulo II e peço a Deus que ele não se classifique para as finais. Só assim teremos alguma esperança de que varram o lixo para longe, antes da série b.

  • ivan junior disse:

    “Isto non eczixte”
    Padre Quevedo sobre America

  • Paulo Mario disse:

    caro Chico, medesculpe discordo de você quando você diz que o Guarani mandou no jogo. O primeiro tempo foi do Coelho. Caímos de produção no segundo tempo e verdade. Quanto ao preparo físico, foi substituído o preparador e tem dois jogos com o substituto. Vamos aguardar, ok?. Quanto ao lance do primeiro gol el gerou dúvidas (sem dúvida), não gerou certezas. Veja o com outra câmara, ela mostra a bola após a linha do gol. Qunao a foto eu defendo que a bola não está no chão. Pelo ângulo da câmera você não vê a linha do gol com ela no chão.

  • Paulo Afonso disse:

    Como a bola tem que entrar 100%, parece que o gol não foi legítimo… Sobre preparo físico, não acredito que esteja ruim não… O time correu muito contra o Galo e parece que contra o Guarani também… Existe aquela história do “correr errado”… Aí não é culpa do preparador físico…

  • Flávio disse:

    O América é mais dificil de entender que cabeça de mulher.

    Mas já tem uns 2,3 anos que o preparo físico do América está ruim(lembra na série A de 2011?O Coelho detonava no primeiro tempo,e sofria diversas viradas no segundo tempo)

    O estranho que o preparador físico é o Marcelo Luchesi,conceituado no mercado,trabalhou vários anos no Atlético.