Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para contrariar matemáticos uma vitória magra e outra gorda classificarão o Cruzeiro

Tive o prazer de participar do programa “O povo no rádio”, da Rádio Musirama FM de Sete Lagoas, esta manhã.

Apresentado pelo Geraldo Padrão e Douglas Melo, fala de tudo; dos problemas da cidade aos país, e futebol inclusive.

Padrão foi quem lançou-me no rádio, na Cultura AM, quando eu tinha 13 anos de idade; meu eterno chefe, com quem muito aprendi e por quem tenho enorme gratidão.

Douglas, além de excelente locutor é vereador representante da boa nova safra setelagoana.

Ambos cruzeirenses, fizeram a pergunta que mais ouço nos últimos dias: o Cruzeiro passa às oitavas da Libertadores?

A resposta é a mesma também: claro que pode, mas tem que fazer a parte de dele e não errar como errou nos jogos nos quais se comprometeu.

O Cruzeiro já conseguiu ultrapassar obstáculos até mais difíceis, mas dependia apenas de si. O título da Copa do Brasil, em 1996, sobre o Palmeiras em pleno Parque Antarctica, por exemplo.

Ou a classificação para as quartas de final em busca do bi da Libertadores, em 1997, quando venceu por 2 a 0 no Mineirão e começou vencendo no jogo da volta em Porto Alegre, gol de Fabinho, e tomou a virada, mas apenas de 2 a 1, eliminando os gaúchos que tinham um ótimo time e jogavam com o estádio Olímpico lotado.

Li que no Globo.com que o matemático Tristão Garcia disse que as chances celestes de classificação são de apenas 20%, fazendo  do Cruzeiro o time com menos chances de avançar, abaixo até do Flamengo, que tem 23%.

E daí? Matemática é uma coisa, bola rolando no gramado é outra.

Difícil, sim! Mas plenamente possível.

O jogo complicado é o próximo, dia três em Santiago contra a La U. Se vencer, estará com um pé nas oitavas, já que em Beagá a tendência é que goleie o Real Garcilaso e fique com um bom saldo de gols.

Enquanto Defensor e La U se engalfinham em Montevidéu e um derrube o outro, entregando uma vaga no saldo de gols.

GOULART

Na goleada de 5 a 1 sobre a La U no Mineirão, Ricardo Goulart fez três gols e foi o melhor em campo


» Comentar

Comentários:
0
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Márcio Borges, passionais todos somos. Se ler novamente, vai ver que na MINHA OPINIÃO eu te acho passional DEMAIS. Eis a diferença…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Os craques do time de 1996 vc não citou Luiz Ibirité, que seriam Dida e Palhinha. PRa vc ver como são as coisas… depois atleticano é que pensa pequeno.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Eu não falo que os caras são incapazes de raciocionar por que são doentes demais?
    Eles mesmos provam isso.
    Luiz ibirité, eu disse que o Galo não teve sorte? Leia novamente. A sorte teve a favor e contra. O galo faz gols e defesas salvadores mas também perdeu gols incríveis e passou por dificuldades que não seriam necessárias.

    Quanto ao jogo de 1996, qualquer pessoa que consiga analisar um jogo sem cegueira clubística sabe que foi um “milagre”. Indiferente de ter gostado ou não do resultado. Não adianta citar alguns jogadores medianos que só fizeram sucesso no cruzeiro, pois o time do Palmeiras ERA INFINITAMENTE SUPERIOR, uma verdadeira seleção. Besteira tentar negar isso.

    O cara negar que o título de 96 foi conquistado na sorte é a maior prova de fanatismo que se pode ter notícia…

  • THIAGO disse:

    O Raja era oitavo no campeonato no Marrocos, o Guarani e o quarto time do Paraguai, e tem alguem falando o que do Cruzeiro? Derrota pra Tombense, então nem se fala. Ta osso viu!!!

  • Paulo Afonso II disse:

    Fico mais tranquilo quando este thales rosa faz suas previsões sobre o Galo…

  • Marcio Borges disse:

    Que é isto Dudu, você não é passional? Só age com a razao ao realizar seus comentários? Este é o seu problema. Acreditar que o que você afirma é verdade e o que os outros dizem é pura emoçao sem nenhuma razao (critica construtiva e amistosa).

    O titulo do galo não teve nem um ponto de sorte. Foi somente tecnica e raça. Que o diga o Tijuana que perdeu penalti aos 50 minutos do segundo tempo ou o Olimpia quando o atacante (que hoje joga no botafogo) escorregou e nao conseguiu chutar para o gol com o goleiro já batido. Sem contar outros lances que eu não irei buscar na internet.

  • luiz ibirite disse:

    o dudu pega o video desta conquista epica que vc tanto bate no peito e reveja o video durante a cobrança do penal contra o tijuana, olha os tercedores fazendo sinal negativo e choro, olha o silencio e ai vem o milagre do vitor com aquele pé que ficou parado como se estivesse esperando o momento, chega a ser ironico vc contestar a vitoria da raposa com um time que tinha o cruzeiro de marcelo ramos, roberto gaucho, ricardinho, nonato e cia, e acho muito engraçado o cruzeiro ter tanta sorte em ser campeão de varios titulos enquanto vcs estavam a muito tempo na fila.

  • Luciano disse:

    Quem diria…. La bestia de calculadora na mão num grupo fraco desses.

  • Pedro Vitor disse:

    Como discurso muda da água para o vinho, do dia para a noite, do Céu ao Inferno…e assim por adiante.

    Ninguém discute que o Cruzeiro tenha capacidade de jogar bem, afinal venceram o ultimo Brasileiro com 7 rodadas de antecedência. Discutimos o porque não esta jogando bem!

    As notícias pipocam a cada semana e resultados ruins ou decepcionantes. A única partida no ano que o Cruzeiro foi confiável foi no 5 a 1 sobre a Universidade do Chile. E neste jogo específico o Brasil inteiro apontava que o time do Marcelo era imbatível, favorito ao título e melhor elenco nacional.

    Eis que hoje, todo mundo esta em cima do muro. Ninguém tem coragem de dizer que o Cruzeiro vai se classificar, e o risco de não se classificar existe.

    Colocam a culpa no técnico, mas será que ele é o principal responsável pela queda de rendimento do time? E o diretor, que subiu no salto e disse que ia atropelar quem passar pela frente. O que ele quis dizer com isso?

    Vejo que mais uma vez faltou humildade, e o clima de “já ganhou” atrapalhou. Ano Passado, ninguem apontava o time como o melhor, aí teve que jogar bola, e agora que estão no topo, não consegue se manter

  • Allan disse:

    Como cruzeirense torço para que o time ganhe da LaU no Chile e se classifique. Caso esta vitória aconteça, pode-se mudar o ânimo e determinação dos jogadores para os próximos jogos.

    Mas confesso que este time de fato não é um time decisivo, vide camp. mineiro 2013 e Copa Br 13.

    Não é só mata-mata, pois todos os jogos de libertadores são decisivos. Se tivesse ganho do fraco Garcilaso no primeiro jogo talvez não teríamos o desespero de hoje.

    Marcelo Oliveira precisa trabalhar isto com o time, principalmente o fator extra-bola. Ensinar o time a catimbar, a pressionar o juiz e adversários, a segurar a bola e jogar com calma são fatores que existem desde sempre para se ganhar a Libertadores.

    Se mesmo assim não funcionar, é só mandar apagar a luz do estádio que talvez melhore.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Márcio Borges, como eu disse antes, este é o seu problema (uma crítica amistosa e construtiva). Você é passional demais e se mostra incapaz de analisar os fatos sem doença clubística.

    Veja bem: pessoas de fora, dos 4 cantos do Brasil, nem atleticanos nem cruzeireiros, TODOS consideraram a conquista do Galo na Libertadores como um feito épico, vencida primeira na qualidade técnica (1ª fase e oitavas-de-final) e posteriormente na raça e entrega total (a partir das quartas-de-final).
    A sorte que nos ajudou em alguns momentos, falou em outros, como por exemplo nos jogos fora-de-casa onde a bola não entrava (Newell’s em Rosário e Olímpia em Assunção).

    Com relação ao Palmeiras x cruzeiro de 1996, foi um jogo de 180 minutos com pressão palmeirense aqui e lá. Tiveram nos 2 jogos, uns 50 lances de ataque do Palmeiras contra menos de 10 do time azul e falhas grotescas da zaga verde propiciaram gols que levaram o cruzeiro à conquista, à época, considerada praticamente um milagre. Deixe a preguiça de lado, consulte o youtube e veja os lances. Me lembra um Atlético 0x1 Social de Fabriciano em 2008, onde o Galo atacou 42 vezes e perdeu com um gol feito de antes da intermediária, num chutão inesperado do time do Vale do Aço que morreu no ângulo do fraco goleiro Edson. No futebol, milagres acontecem. E em 1996 aconteceu.

  • Hernando disse:

    Time fraco, sem culhões, não se classifica….o negócio é esperar fim de ano para ver se consegue alguma vaguinha de novo….a conferir!!

  • Junior Gam disse:

    Tudo pode acontecer nesta Libertadores, nem o Galo tão bem e nem tudo esta perdido para o Cruzeiro.

  • audisio disse:

    Clube Atlético Mineiro o clube mais sortudo de Minas! Vai pegar o trem azul ôô Borges!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Thales rosa, pra nós basta um empate.

  • marcio borges disse:

    O Dudu fala com propriedade sobre abortos da natureza afinal os atleticanos tem experiencia uma vez que na libertadores do ano passado acontecia um a cada jogo do galo..afinal o titulo ganho na sorte!!

  • thales rosa disse:

    Pois é JB tem gente cantando vitoria mas se não ganhar ao menos uma das duas que ainda tem fica de fora…… o mundo do futebol costuma dar voltas muito rapido e nao duvido nada que as coisas virem!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Thales rosa, só falta o cruzeiro se inspirar no Bayern e pagar prêmios e salários em dia.

  • Paulo disse:

    Estatísticas não servem pra nada!
    Os tempos são outros. Times diferentes! Tudo diferente.

  • THIAGO disse:

    Chico, a classificação e possível mas antes de vencer os adversários Marcelo Oliveira precisa fazer esse time ter equilíbrio psicológico, sem isso o time não vai desempenhar ofutebol nnecessário. Bola esses jogadores tem falta e equilíbrio e paciência.

  • RONI disse:

    cade meu comentario?

  • Martens disse:

    Entao nao e mais o Bracelona de pirangi agora e o Bayer de pirangi ??

  • J.B.CRUZ disse:

    No futebol tudo é possível, inclusive o Zamora desclassificar o galo em pleno Independência..Quem garante que não??..A CONFERIR !!!…

  • audisio disse:

    Não era pra ser a melhor campanha? O clube tem tradição na Libertadores? E a experiência do Jogdores?
    Eu pensei que o cruzeiro iria golear o Garcilaso no Peru, perderam por causa da altitude e do racismo, depois eu pensei que iria golear o Defensor no Urugaui, time pequeno etc e tal… Perderam por causa do gramado e do estádio acanhado. Depois eu pensei que fosse golear o Defensor no Mineirão, empataram por causa sei do que, e a agora vai golear a a La U e o Garcilaso…
    Vamos aguardar!

  • audisio disse:

    O problema é repetir os 5 x 1 no Chile com o time da Universidade atravessado com o Pirangi do Sul! Tem que combinar primeiro com a La U!

  • thales rosa disse:

    O Cruzeiro deveria ter trabalhado nos bastidores para adiantar o jogo contra o BOA para hoje ou amanha. Assim teria uma semana inteira para treinamento antes do jogo no Chile…

  • thales rosa disse:

    O Bayern se inspirou no Cruzeiro, ganhou o alemão com 7 rodadas de antecedencia e ainda quebrou varios recordes, assim como o Cruzeiro!!!

  • Anderson Palestra disse:

    1X0 sobre La U e 1X0 sobre o Garcilasso nos põe nas oitavas, caso o Defensor vença ou empate com La U.
    Caso La U vença no Uruguai, teremos que tirar a diferença de gols do Defensor (pensando inclusive que o time Uruguaio ganhe do Garcilasso no Peru).
    Não é difícil mas vou concordar em partes com o Stefano, com relação à vitória. Com relação a ter espírito, isso é uma balela. Só tem que diminuir a ansiedade, porque time o Cruzeiro tem, inclusive para levantar a taça, claro que com algumas alterações na equipe, no meu ponto de vista. (Goulart não está jogando nada e deveria ir para o banco).

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Chico, o crucru pode até se classificar porque os adversários são fracos.
    Mas a Copa do Brasil de 96 não serve de parâmetro porque aquilo foi um aborto da natureza.

    O placar lógico seria uns 18 x 2 pro Palmeiras. Não fossem os muitos milagres do Dida, as bolas na trave e as falhas absurdas do Velloso e Amaral, jamais teria acontecido esse milagre no Parque Antárctica. somente um time muito sortudo poderia aprontar aquela que na minha opinião foi a mais inesperada e surpreendente conquista da história do futebol.

  • Pedro Vitor disse:

    Possível com certeza é. O grande X da questão, é que o time não jogando nada. E este “se vencer fora” é uma tarefa das mais complicadas. Vencer a Laú no chile, seria como derrotar o Flamengo no Maraca, como vencer o Galo no Horto, ou ate mesmo como vencer o Cruzeiro no Mineirão? Complicado!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Claro que não! Esses jogadores não tem espírito pra esse tipo de competição. O problema é exatamente esse, Chico, vitória.