Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dinheiro na mão é vendaval: Edilson preso na Bahia; Bruno preso em Minas; Neymar divide o Barcelona. . .

Seja pobre ou seja rico, se não souber lidar com fama e dinheiro, terá sérios problemas no futuro. E esses dois ingredientes sempre andam juntos.

No mundo do futebol essa verdade aparece com mais freqüência em função da notoriedade que dá, e da falta de preparo de incontáveis atletas que acreditam no que grande parte da imprensa e torcedores os fazem acreditar: que são “deuses”, “eternos”, acima do bem e do mal.

O ex-jogador Edilson o “Capetinha” foi preso ontem na Bahia por não pagar pensão alimentícia.

Bruno continua na cadeia porque acreditou na frase de que no Brasil “quem tem dinheiro não vai pra cadeia”. É uma meia verdade, porque se contratar advogado errado, dá no que deu, pra ele!

Dentro de campo a falta de dinheiro complica tudo para qualquer time e o excesso também, quando mal distribuído.

Muita gente pensava que só no Brasil jogador de futebol tem ciúmes e cresce o olho no que ganha um colega.

Ontem, o holandês Johan Cruyff, um dos maiores craques da história deu entrevista que revela bastidores interessantes do Barcelona e de problemas enfrentados pelo Neymar.

Vejam os principais trechos nesta reportagem da Folha de S. Paulo:

* “Neymar é ‘um problema’ para o Barça, diz Cruyff”


Ídolo histórico do time afirma que salário do brasileiro provoca desavenças no vestiário do clube

… em Kuala Lumpur, na Malásia, onde participa de eventos ligados à cerimônia de entrega do Prêmio Laureus, Cruyff voltou a atirar.

Segundo o holandês, Neymar quebrou o equilíbrio do vestiário do Barcelona ao ser contratado por um salário superior ao da maior parte dos jogadores que encheram as prateleiras do clube de títulos nos últimos anos.

“Há um problema. O Barcelona contratou um jogador de 21 anos que ganha mais do que o resto, que conquistou tudo. Não há ninguém, com 21 anos, que seja um adulto. Ele tem que aprender. É um problema para o Barça, não para mim”, afirmou o holandês.

Perguntado se era possível comparar o brasileiro ao craque Lionel Messi, 26, de novo o holandês falou em tempo para amadurecimento.

“Ele é um bom jogador, não há dúvidas sobre isso. Mas ninguém é adulto com 21 anos. Quando tiver 26 anos, ele pode ser comparado a Messi. A pressão é enorme.”

Em seguida, Cruyff foi duro com o clube e disse que a culpa não é de Neymar, mas de quem o contratou.

“O que tem acontecido com ele até agora no Barcelona não é a seu favor. Quando você tem 21 anos e ganha o dobro de um goleiro [o catalão Victor Valdés, 32] que já conquistou tudo, que ambiente há no vestiário? Como se sente? São humanos. E agora o menino paga. É uma pena. (…) É um grande jogador que se pode estragar. E é um absurdo enorme.”

Contando luvas e premiações, Neymar é hoje o terceiro jogador que mais recebe no Barcelona, à frente de Xavi, idolatrado no clube.

Os catalães só pagam mais a Iniesta e a Messi. O segundo, aliás, tem pedido um aumento desde que o brasileiro desembarcou na Espanha.

As novas críticas feitas por Cruyff não querem atingir somente o jovem craque brasileiro, mas principalmente a diretoria do Barcelona.

Idealizador do estilo de jogo que consagrou o Barcelona, Cruyff é famoso também pelas declarações polêmicas.”

– – –

pecadoCapa do disco da novela Pecado Capital, primeira versão, da Rede Globo, em 1975

– – –

Aí me lembrei dé outro craque, só que, da música: o genial Paulinho da Viola que escreveu e canta melhor que qualquer um “Pecado capital”, que vale a pena ouvir de novo:

http://www.youtube.com/watch?v=KcSTSsBiOlE&list=RDKcSTSsBiOlE


» Comentar

Comentários:
0
  • audisio disse:

    O problema do Neymar é que confunde “alegria” com inconsequencia, irresponsabilidade e ingenuidade e “irreverencia” com perda de seriedade e foco. Europeus prezam muito a reverencia, necessária para a ordem e disciplina e fundamantal para se alcançar qualquer tipo de objetivo. Neymar é a cara do Brasil. Alegria é importante mas a vida não é feita só de alegria! Há momentos que exigem sobriedade e seriedade. Parece que ninguém falou isso ao Neymar!

  • M Martins disse:

    A imprensa deveria se ater aos fatos. É muito questionável posturas de críticas pessoais e até mesmo empresariais pela imprensa. A liberdade de imprensa deveria parar no direito do outro. Noticiam os fatos e deixem o povo pensar e comentar pra lá. Querem pensar pro povo. Cometários públicos? Só se não envolverem pessoas e empresas. Comentários sobre um modo de governo ou um esquema tático qualquer? Ok.

  • Raws disse:

    Em tempo. Para não parecer que estou defendendo o jogador, volto a afirmar: Berola e Lélio, “calados são poetas”.

  • Raws disse:

    Paulo Henrique, você foi muito feliz no seu ponto de vista.
    Assim como o Lélio, com extrema infelicidade, desmerece em vários sentidos o jogador(por puro corporativismo), Renata Fan nem deve saber que existe o Lélio.
    O Lélio foi moldado pela radio Itatiaia, para ser o substituto do Oswaldo Faria(coragem para dizer a verdade), que também tinha esse leiaute, falar a verdade sem rabo preso, bater forte sem olhar a quem e etecetera, pura perfumaria. Se vestia dessa fantasia que dava certo e pronto, era considerado o cara. Oswaldo foi embora e ficou uma lacuna. Quem sabe se repetir a formula pode dar certo, tai, é o Lélio! Foi o grande problema, ele incorporou o personagem se armou da metralhadora mas não estudou o roteiro e nem seu precursor. Bate sem lealdade e ética, usa uma linguagem desapropriada para sua profissão ou para qualquer outra e perde seu maior objetivo, a essência e razão de sua profissão, o respeito e admiração dos seus ouvintes. Tomara que ainda dê tempo de voltar atrás, voltar naquele tempo em que ele parecia ter futuro e escolher a outra via.

  • camila alcantara disse:

    que que esse babaca do lelio gustavo tinha haver com isso?

  • THIAGO disse:

    Esse Rever também e outro moleque que gosta de aparecer pra torcida ao ficar se dirigindo a torcida do Maior de Minas como ‘ marias’ . Esse jogadorzinho de meia tigela que agora que ganhou alguma coisa na vida vem querer abrir a boca pra denegrir os outros vai e tomar uma de volta pra aprender ser mais humilde.

  • THIAGO disse:

    Sugiro que Berola e Lélio se inscrevam no próximo UFC. Vai começar a luta! Atenção! Fight!!! Hahahahaha.

  • thales rosa disse:

    Cara Lelio pode ter exagerado em sua critica, mas não falou nenhuma mentira, ou falou???? Ele usou termos errados.. Merda ele quis dizer ruim, ou de baixo nivel tenico.. so usou as palavras erradas.

    Agora sobre pagar para falar bem, em minha opinião nao passa de mais um lenda urbana. Ou vc se julga burro para chegar ao ponto de ver, por exemplo, um Neto Berola em campo e um comentarista fala que ele joga igual Pele e vc acreditar, sera que tal coisa é possivel??? Sera que adianta pagar jornalista para falar bem quando vc nao joga bem??

    Torcedor não é burro nao.. se existe algum jogador que paga para que falem bem, ele joga dinheiro fora… por isso acho que nao passa de lenda urbana..

    Cara sobre a Renata Fan nem vi isso ai, nem sei quando foi. Se falou tem que provar.. assim como o Berola tem que provar que fulano recebe para falar bem de determinado jogador.

  • Alisson Sol disse:

    Eu não vejo como alguém possa processar o Neto Berola neste caso.
    Se realmente for o caso divulgado em vários sites, ele teria escrito:
    So sabe cornetar,so pq não pago pra falar bem de mim,agora vc vai ter motivos pra poder falar mal de mim seu…
    Ora, se daí se “subentende” alguma acusação, então é porque as pessoas já estão pensando isto mesmo!

    Quer dizer então que quando alguém diz que “Vote neste político que eu conheço, e sei que não rouba” está também acusando algum político específico de roubar?! Poderá ser processado por isto?

    Se a classe jornalística está dependendo de pessoas utilizarem a linguagem e os “argumentos” utilizados pelo comentarista que retrucou o Neto Berola no vídeo colocado na web, então o Neto Berola vai sair rico desta sequência de processos! A linguagem chula do vídeo é muito pior do que simplesmente ser chamado de “QI de alface”, como o foi o Ramon pelo Levir Culpi (e aquele ganhou o processo até no STJD! link). E, em vários outros países, este comentarista jamais sequer pisaria em um estúdio de TV: existe a figura do processo pelo “telespectador”, que pode se sentir ofendido pela linguagem chula utilizada no comentário.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Carlos Vardal, não entendi seu comentário.

    Eu disse que tanto faz o clube que o jogador jogou. No caso do Edílson, o que tem a ver ele ter jogado no crucru com não pagar pensão alimentícia?

    E vc falando de Bruno (??????????).
    Poderia me explicar seu comentário? Porque eu fui incapaz de compreender o que vc quis me dizer.

    Saudações!

  • Carlos Vardal disse:

    Me pergunto sempre: o que comentarista esportivo agrega? Ele melhora o que? 99% dos torcedores comuns enxergam mais o jogo do que eles.
    99% dos comentaristas são profetas do acontecido.
    Não produzem nada e ainda enchem a burra de dinheiro.
    Como não produzem e ganham, somos obrigados a concluir que eles ainda causam inflação!

  • Olá, Chico!
    Parece que o caso Berola x Bob é a bola da vez… Tem sido uma missão árdua ouvir e ler os “jornalistas” ditos debatedores, comentaristas ou especialistas do futebol como queiram. São tantas asneiras ditas por eles que me recuso ao luxo de chamá-los de PARCIAIS. É por essas e outras que a mídia independente como, por exemplo, os blogs vêm crescendo assustadoramente.

  • Paulo Henrique disse:

    Chico,

    como disse o Thales Rosa, o assunto Bob x Berola x Lélio merecia um post aqui no blog.

    Thales,

    em momento nenhum eu quis defender o Berola. Ele agiu errado. Não tenho dúvidas.

    Porém, nem isso justifica o destempero do Lélio.

    Mesmo o Berola sendo um jogador de nível fraco a mediano, agravado pelos problemas físicos, não justifica o jornalista utilizar as expressões que usou.

    Ofender a classe? E se for verdade? Toda profissão (a minha, a sua) tem sua banda podre. Não sei se o Bob é desse tipo de profissional, mas também não posso dizer que não.

    Se o Bob nunca praticou tal crime, que processe o Berola. Mas com certeza há quem pratique.

    Já que para você o Lélio pode usar termos chulos para ofender quem critica a imprensa, como você me explica ele chamar a Renata Fan de galinha?

    E qual o motivo para chamar o Vitória de merda? O que o Vitória tinha a ver com a história?

    Idiotice não se paga com idiotice. E esse embate Lélio x Berola foi do mais baixo nível possível.

    Triste ver que no Brasil jogador e jornalista mal educados são exemplos seguidos por muita gente!

  • Anderson Palestra disse:

    Osmar Nogueira, não há ódio, intolerância, etc… Se fosse jogador do Cruzeiro também iria dizer que tenho uma execução. Não citei o jogador porque o processo é sigiloso, se fosse público eu diria.

    Eu comentei o caso, não estou me valendo de Cruzeirense para executar o jogador. Como disse o Dudu, se o cara sacaneou, tem que pagar.

  • Pedro Vitor disse:

    Lélio é corajoso ate demais, por isso solta essas pérolas.

    Berola tem jogar bola e esquecer twiter facebook e orkut, ele tem de entender que ele é jogador de futebol, ganha uma fortuna e vai gastar o dinheiro no shoping, no restaurante, com família a mulher e os filhos, se não tiver em casa de massagem, agora ficar xingando jornalista não levar a nada de bom, só de ruim.

    Quer tomar as dores, marca com o Bob no bar e solta os pombos nele!

  • Carlos Vardal disse:

    Dudu, o Bruno é ex jogador de que clube mesmo? Cria das categorias de base de que clube mesmo?
    Aliás, misturar Edilson e Neymar com um assassino é uma total insensatez. O Bruno está condenado e pagando pena por assassinato.
    Bem diferente de não pagar pensão alimentícia.

  • THALES é essa mesma a situação:
    Infelizmente vejo a situação da seguinte maneira:

    – Bob Galo processo Berola Galo
    – Berola Galo Processa Lelio Galo
    – Rever Galo processa Lelio Galo
    – Vitoria processa Lelio Galo quem ganha ? Só o VITÓRIA R$$$ uma graninha extra do bmg banco de mineiro do galo
    pra vc ver o monte de atléticano que tem
    infelizmente nosso o atlético vai levar a pior novamente.. em nosso brasil falar a verdade doi…. no bolso principalmente

  • thales rosa disse:

    Chico repercute ai o caso Neto Berola x Bob x Lelio…

    Infelizmente vejo a situação da seguinte maneira:
    – Bob processo Berola
    – Berola Processa Lelio
    – Rever processa Lelio
    – Vitoria processa Lelio

    Infelizmente nosso amigo Lelio Gustavo vai levar a pior novamente.. em nosso Brasil falar a verdade doi…. no bolso principalmente

  • thales rosa disse:

    Paulo Henrique quem foi a celula “mater” de todo o problema????? Neto Berola foi que difamou uma classe toda, a dos jornalistas, ele afirmou que jornalistas recebem para falar bem de determinados jogadores amigo.. Ponha-se no lugar de um jornalista, jogou a classe inteira na lama.
    Lelio se exaltou como muitos outros jornalistas devem ter se exaltado, so que ele o fez na frente das cameras… mas ele não errou no que falou..

    O que Neto Berola ja ganhou? O que ele fez pelo futebol brasileiro??? Não quer criticas? entao va procurar outra profissão.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    E daí que o cara é ex jogador do crucru, não é mesmo?

    Quem se apegas nestas besteiras é o Nelson Rosa Rubens do blog. Tanto faz se o cara jogou aqui ou na China.

    Sacaneou, tem que pagar. O clube não tem nada a ver com isso.

  • Osmar Nogueira disse:

    Gente, que coisa. Até no exercício da profissão, o ódio, a intolerância, o fundamentalismo.

  • Cassiano disse:

    Pois é…….. Pensão e caça dão cadeia mesmo…… matar atropelado pescadores, sem carta, nada acontece, vide jogador do Cry de piragi

  • Anderson Palestra disse:

    Stefano, foi exatamente isso. O jogador não compareceu à AIJ e tomou 5 salários mínimos de pensão. Se ele tivesse ido, apresentado suas razões, acredito que tomaria uns 2 SM ou 3 SM.
    Entrei com a execução e não o acho de jeito nenhum, mas a citação editalícia é o próximo passo, daí para o mandado de prisão é pouco tempo.
    Eu não acho a residência dele, mas ele é fanfarrão, vive aparecendo em programas de TV e rádio. No dia que tiver o mandado de prisão a polícia cata ele pela guela, aí paga ou vai preso.

  • J.B.CRUZ disse:

    Sempre tem um dia após o outro..Saiba usá-los sempre no caminho da verdade,despreendimento e compreensão..

  • Paulo Henrique disse:

    Enquanto isso, o caso Berola x Bob Faria x Lélio Gustavo x Vitória está pegando fogo.

    Berola foi infeliz na forma de se expressar. Será que o tal pagamento a comentaristas existe mesmo? Se sim, que traga provas. Se não, que o Bob o processe.

    Aí vem o Lélio, com a estupidez que lhe é peculiar, tentar “defender” um colega e consegue ser muito pior que o Berola. Utilizou termos muito mais chulos, soltou a pérola que “para falar mal da imprensa teria que ser jogador de seleção” (como se fossem perfeitos e intocáveis), direcionou agressões verbais para Réver (aleijado), Josué e até para o Vitória da Bahia.

    Se o Berola foi imbecil, o Lélio foi imbecil ao cubo.

    O mesmo Lélio que chamou a Renata Fan de galinha, sem nenhuma provocação da parte dela, se acha no direito de dar lição em moral.

    Não, Lélio. Você não tem credibilidade para dar lição de moral nem em “jogador de m…”

  • Anderson Palestra disse:

    Daqui a pouco terá mais um. Um ex-jogador do Atlético. Tô pedindo a prisão por não pagamento de pensão. Não fiz os cálculos ainda, mas já deve tá pra lá de 100 mil reais.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Jogadores de futebol fazem péssimos acordos, não comparecem a audiências, acabam pagando absurdos de pensão, e são despreparados, deixam de pagar pensão por conta própria.

  • Chico, Bom Dia!
    Ru Barbosa afirmou que a família é a célula mater da sociedade (célula mãe). A cada dia os valores que fortalecem e servem de esteio para a família têm sido atacados e destruídos. A mídia tem prestado importante contribuição nesse deserviço. No caso de jogadores de futebol a coisa é agravada pela falta de berço e valores importantes para a formação do homem. Claro que boa parte dessas famílias é vítima desse modelo econômico social perverso. O menino talentoso que geralmente não teve café da manhã, alimentação correta, uma cama para dormir, um lar com um mínimo de amor e valores éticos morais, certamente só pensará em se dar bem na vida, ganhar dinheiro, comprar um carrão, uma mansão, umas correntes de ouro para pendurar no pescoço, nas orelhas e nos braços – e namorar e tirar fotos para põr na internet de mulheres saradas com conteúdo bem avantajado, pois é preciso mostrar, exibir, dizer para o mundo que tenho dinheiro, que bebo e pego todas. Bem que eles poderiam fazer um trabalho social (gostei do exemplo de TINGA em Porto Alegre). Poderiam retribuir, pelo menos um pouco, o talento que Deus deu para eles. Eles têm tanto. Mas não, o hedonismo impera e fala mais forte. Vc acha, Chico, que os meninos que vêem esses fenômenos e demais “R” da vida preocupados somente em cultuar o dinheiro, a bebida e as mulheres se exibindo e ostentando vão querer ou pensar em alguma ação social, patriótica e de relevância moral? Não acredito. Com todo respeito é o que penso.

  • Paulo Afonso II disse:

    Nossos amigos celestes podem dar uma animada agora com as chances de classificação… Na rodada atual (a 5ª), dos 7 jogos realizados até o momento, os visitantes venceram 4, empataram 1 e perderam 2… Esta é a rodada dos visitantes…

  • @cabrito2606 disse:

    Como dizia o nosso amigo Raul seixas: É na esquina da falência que eu te pego pelo pé.

    Pois é!

  • thales rosa disse:

    Acho que o caso do Edilson é mais falta de vergonha do que falta de dinheiro.. Os caras fazem filho e depois não querem arcar com as consequencias.. cadeia neles