Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro terá gramado decente no Chile; Ronaldinho pode jogar com Guilherme; América na linha do Equador; semelhança de MG com RN

Twittadas bem interessantes de bons companheiros da imprensa e o que penso de cada assunto:

Pelo que foi mostrado no último treino antes da viagem para Bogotá, Paulo Autuori pode lançar Ronaldinho e Guilherme jogando juntos.

Quem sabe dá certo?

Todavia, concordo 100% com o que escreveu o José Luiz Gontijo no twitter:

joseluizgontijo@joseluizgontijo

“Só torcedor ingênuo que está chegando agora, acredita no papo furado do futebol comercial de que, o Galo muda para melhor com Guilherme. Oh!”

– – –

A notícia dada pelo Samuel Venâncio direto do Estádio Nacional em Santiago é um ótimo prenúncio para o Cruzeiro, e ele postou foto:

Samuel Venâncio ™@samuelvenancio

“Gramado do Estádio Nacional de Santiago. Que tapete!!!”

GRAMADO

– – –

Romano@emersonromano

“Estádio Zerao. Ao fundo o Marco Zero, por onde passa a Linha do Equador, que divide o planeta em dois…”

http://instagram.com/p/mQih_LNDf_/


– – –

Só Minas e Rio Grande do Norte vetam seus árbitros nas finais

É lamentável, mas é verdade!

Twittada do Wellington Campos, direto da sede da CBF, no Rio:

wellington campos@wellingcampos

“Apenas 2 federações pediram a CBF árbitros p/ as finais estaduais. Minas Gerais e Rio Grande do Norte.”


» Comentar

Comentários:
32
  • Welberth Quirino disse:

    Serão dois jogos com reflexo na decisão de domingo. Ganhando ou perdendo os dois times farão uma final diferente de todas as outras pelo mineiro. Com os dois times na Liberadores, podemos ter uma final digna de Mineiro 100. Galo rumo ao Tri e ao Bi. #EuAcredito

  • Paulo Afonso disse:

    Julio Cesar, regulamento segundo http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/

    Regulamento
    Na fase prévia, 12 equipes se enfrentam no sistema mata-mata em confrontos diretos que garantem os 6 vencedores na sequência da competição. Na fase de grupos, 32 times são divididos em 8 grupos de 4, sendo que os dois primeiros avançam para as oitavas de final. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) melhor saldo de gols; 2) mais gols pró; 3) mais gols fora de casa; 4) sorteio. Todas as fases, a partir das oitavas. são jogadas em partidas de ida e volta no sistema mata-mata. Nas oitavas, quartas e semifinal, em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) saldo de gols, 2) mais gols marcados na casa do adversário, 3) disputa de pênaltis. Na final, em caso de igualdade na pontuação, os critérios são os seguintes: 1) saldo de gols, 2) prorrogação de 30 minutos, 3) disputa de pênaltis.

  • Paulo Afonso disse:

    Falei dos clássicos porque poderemos ter uma situação complicada… O Galo, mesmo se perder amanhã, entrará na última rodada da Libertadores podendo se classificar… Já o Cruzeiro não… Se não vencer amanhã, já estará eliminado… Aí, poderá jogar com time reserva contra o Real Garcilaso para entrar inteiro contra o Galo no Mineirão… E um time descansado precisando do resultado contra um time “pregado” e sem motivação não me traz boas recordações…

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos !
    Li que o primeiro criterio para eliminação do adversario é o confronto direto. Não é saldo de gols. Qual o correto ? Se for este, o Cruzeiro so pode se classificaria em segundo.
    L’aU jogando em casa foi um time frio nesta Libertas. De 1X0 em 1X0, esta em boa condição. Precisam so do empate.
    Quanto a R10 e Guilherme, o fato é que Paulo nunca treinou esta alternativa. É o que digo sempre: faz as substituições nos jogos que não são feitas nos treinos. Mas, vai que funciona ! Ja vi esta escalação e não foi bem (não me lembro em que jogo, Guilherme ficou perdido). Então avalio como um teste na hora errada, em jogo decisivo. Penso que pela fase e vontade em mostrar serviço, Marion seria taticamente alternativa melhor. Muito folego e boa tecnica.

  • Paulo Afonso disse:

    A conta do Galo também é simples: um ponto qualquer e classificação garantida… Mas eu acho que o Galo tem que pensar em buscar este ponto contra a forte equipe do Santa Fé lá na Colômbia… De preferência, buscar logo 3… Isto deixaria o time em condições de jogar o último jogo do Rural mais inteiro, pois poderia poupar jogadores contra o Zamora… Pensei que para este tipo de jogo, o Autuori fosse escalar 3 volantes… Acho que o time com 4 atacantes (R10, Guilherme e Tardelli, além do Jô) fica desnecessariamente mais frágil no setor defensivo…

  • Paulo Afonso disse:

    A conta para o Cruzeiro classificar é simples: vitória nos dois jogos e saldo de 4 gols… Uma vitória simples no Chile, fará com que o time precise vencer os já eliminados peruanos por 3×0 no Mineirão… E sinceramente eu acho que este último jogo vai ser placar de pelada, tipo uns 7×1… A missão celeste é mais difícil pela condição do próprio time do que pelos adversários… La U em casa tem a mesma força do Coelho jogando como mandante… E na sexta rodada, o adversário será o fraco e já eliminado (isto foi matematicamente decidido ontem) Real Garcilaso no Mineirão… O time só precisa jogar um pouquinho que se classifica…

  • Márcio Luiz disse:

    Se o time do Chile é fraco, quem perde pra Real Garcilaso é o quê?

  • Pedro Vitor disse:

    Estou escutando, um jornalista da BBC dizer que ja era previsíve o insucesso brasileiro da Copa Libertadores!

    Mas o Flamengo não era o um dos melhores elencos do Brasil. O Cruzeiro não era o gigante que ia atropelar todo mundo? O Botafogo não era estrela solitária?

    Ele diz que os times enfraqueceram do Brasileiro para cá.

    Incrível, porque diziam que Cruzeiro foi o time brasileiro que melhor contratou, que passou a perna no Kalil, no fenômeno Marlone! Que o Flamengo tirou o Alecsandro do Atlético, esta falido?

    Pra mim o Cruzeiro esta pagando língua! Flamengo nunca teve time, se o Galo venceu A Libertadores por sorte, o que dirá o Flamengo a Copa do Brasil?
    O Botafogo perdeu o Seedorf, isso sim é enfraquecer!
    Grêmio melhorou bastante sem Renato Gaúcho!
    E o Galo, recuperou o elenco, com Jô em boa fase, Ronaldinho jogando, Guilherme e Berola se mostrando importantes, melhor que no Brasileiro!

    Quero ver semana que vem os palpites e conclusões da imprensa Brasileira!

  • mauricio souza disse:

    Repararam que o único time que não ganhou do garcilasso, foi a BESTA NEGRA.

  • Silvio Torres disse:

    O problema maior do Cruzeiro é que o time chileno sabe que garante a classificação em casa com um empate! Ou seja, vão dar tudo e mais um pouco para fugir da decisão na última rodada fora de casa.
    Já o galo com Autuori….Entramos em abril e permanece o mesmo bando em campo, se valendo da capacidade individual para resolver os jogos. E repito, o meio campo é o calcanhar de Aquiles da equipe. Falta qualidade na marcação e saída de bola, o que prejudica principalmente a defesa. Modéstia à parte, garanto que se eu passasse duas semanas no CT, o Marcos Rocha deixava de ser um jogador bipolar para se tornar um atleta com excelente média de acerto nos passes e cruzamentos. Mas com o Autuori….

  • Vinicius Campos disse:

    É a missão do Cruzeiro não é nada fácil. Ganhar da Lau no Chile e ainda com saldo de gols, páreo duro. Não impossível mais complicado.

    Ao meu ver nosso maior Rival terá pela frente um adversário muito mais pesado que a Lau que é o psicológico. A pressão encima com Cruzeiro é grande, literalmente joga com a cora no pescoço. O que vai mandar agora é a maturidade que tanto jogadores como técnico terão que ter para lhe dar com a adversidade. Como exemplo meu Galão o ano passado.

    Quando o bicho pegou em vários momentos o time teve maturidade para enfrentar cada momento de dificuldade.

    É difícil mais não impossível e ainda sim o time do Cruzeiro é o melhor desta Chave, ao menos no papel.

    E quinta é dia de Galo. Vamo que vamo Galo.

  • audisio disse:

    Com Donizette acho que o Galo terá a pegada e a velocidade para impulsionar os jogadores de frente!

  • agora eu quero ver dirigente, jogador e treinador falar besteira no microfone! mesmo como campo ruim, condições pessimas , a lau e o defensor venceram seu jogos no peru.
    é um absurdo! ” repito um absurdo ” o cruzeiro ter perdido 3 pontos para o rel ga. ” todos dirigente, jogadores e treinador tem que ser cobrado por isso! são irresponsáveis por aquele jogo! visto todos os resultados dessa fraca equipe do real ga.
    agora é no chile gramado certinho, aeroporto bom, estádio excelente . agora é obrigação ganhar da lau. ” marcelo oliveira pelo amor de deus tira o goulart

  • audisio disse:

    Acho que o Luiz Gontijo vai dar uma queimada de língua. Acho que a genialidade de Ronaldinho, associada ao excelente poder de raciocínio e muita habilidade como capacidad de conclusão do Guilherme junto com a habilidade e velocidade de Diego Tardelli e o poder de conclusão e de pivô do Jô poderá fazer um ataque para entrar na história do Galo.
    Como opções de banco os velocistas Beroa e Marion e o jovem Carlos para o ataque e para as laterais o Alex Silva. Como Leandro Donizette começará a partida.

  • audisio disse:

    Bacias das almas… Para quem iria atropelar tudo e todos! Acho a previsão de 3 x 0 do Thales um pouco exagerada.
    Os chilenos venderão caro essa derrota, se perderem. Os cinco a um do Mineirão estão atravessados e a obrigação absoluta da vitória coloca o Marcelo Oliveira na situação que mais odeia: Pressão na casa do adversário. Esse time do cruzeiro até agora tem demonstrado fraqueza nos jogos fora de casa e se partir para cima sabe que os chilenos possuem um ótimo ataque com um camisa dez argentino, que inclusive esteve nos planos do próprio cruzeiro, o Lorenzetti que não é chuveiro.
    Os locais dependem deste jogo pois jogarão a última partida fora de casa sem poder empatar, visto que o saldo de gols da La U é de -1, mérito do próprio cruzeiro. Se já existia uma mobilização antes do Defensor ganhar na altitude agora esta está aumentada.
    A Universidade de Chile classificará com um simples empate mas nesse momento é favorita devido à inconstância do cruzeiro na compentição. Jogam em casa e possuem uma boa equipe que está mordida e tem uma boa vantagem. Os reportes estão se apegando numa vitória em 2009 para reforçar o psicológico.
    Vamos aguardar como diz o AB!

  • luiz ibirite disse:

    ate agora estou me perguntando o porque do meu Cruzeiro não estar fazendo boas apresentações neste ano ainda, o jogo de ontem foi horroroso, vamo, vamo cruzeirô!!!

  • Pedro Vitor disse:

    Gramado não será o culpado de uma possivel derrota no Chile. Pode ser racismo, pode ser Conmebol, juiz ou bandeira, ou simplesmente o time não jogar, e por ultimo, o adversário merecer a vitória!

    Também sou um dos que acha que o time do Galo não melhora com Guilherme e Ronaldinho no time. E não é apenas Guilherme e Ronaldinho, esqueceram que o Tardelli tambem joga e volta pra buscar o jogo? E dos três quem vai voltar pra marcar os laterais?
    Vai ficar um time muito sem pegada de meio de campo, mas pode dar certo, se por exemplo, o Autuori colocar o Ronaldinho com o Jô na frente, e sacrificar o Tardelli em prol do time, jogando como um terceiro volante pela direita, e resguardando o Dátolo!

    E o América vai mostrar mais uma vez as deficiências do time, e o Salum vai vir chorar na Imprensa. Querem apostar?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O gramado descente no Chile vai pegar muito bem para uma despedida, é o mínimo que se espera…

  • Paulo Afonso disse:

    O Gontijo é o “péssimo dos péssimos”, usando expressão criada por ele mesmo… Mas também concordo que Guilherme e R10 não jogam juntos… O time não ganha em qualidade e perde em poder de marcação… Mesmo assim ficarei até de madrugada torcendo…

  • Reinaldo Batista disse:

    Cuidado Autuori, com esse time só de barbantinho e pouco jogador combativo. Um empate praticamente classifica o Galo.

  • José Vasconcelos disse:

    As “mamães Dinahs” do Blog estão perto de dar mais uma bicuda em suas arrogantes previsões: será o ano da Tríplice decepção? Fica Marcelo!!!!!

  • Mariano Gomes disse:

    O Defensor venceu o Garcilaso com altitude e racismo tudo junto, jogando tranquilo seu futebol sem alarde de ser o Barcelona das Américas. Agora o cru cru terá que vencer os dois jogos e tirar um saldo de 5 gols. Como dizem os arrogantes: “eu tenho certeza”…

  • Junior Gam disse:

    O time do Chile é fraco.

  • Paulo Afonso disse:

    Se por um lado a eliminação do Real Garcilaso contribuiu para a campanha celeste, por outro mostra um fato curioso… A “altitude” que venceu o primeiro jogo, só venceu este jogo… La U e Defensor venceram o time peruano nos 3.400m de Huancayo… O Cruzeiro agora precisa fazer 6 pontos e 4 gols de saldo em 2 jogos… Mas será que o time é capaz? Os resultados dos jogos realizados até agora no grupo mostram que aparentemente não… La U, em seus jogos em casa pelas competições internacionais, não é um time forte… Tirando uma goleada que aplicou em cima do Real Potossí ano passado pela Sulamericana, só teve vitórias por 1×0, empates e algumas derrotas, como as duas na Libertadores do ano passado (para Olímpia e NOB, que mais tarde enfrentariam o Galo)… A imprensa celeste tem falado em “pressão da torcida”, “time muito forte em casa” e mais um monte de bobagens que os números desmentem… Uma vitória do Cruzeiro no Chile seria um placar absolutamente normal… Mas seria normal pelo histórico do adversário e não por aquele papo furado de “La Bestia Negra” de Pirangi do Sul…

  • Paulo Afonso disse:

    O Cruzeiro teve a vida facilitada pelo placar do jogo de ontem… O Defensor venceu por 2×0, eliminou o Real Garcilaso e deixou a classificação celeste dependendo apenas das próprias pernas… Uma vitória simples amanhã fará com que o time precise vencer os peruanos por 3×0 em casa, missão absolutamente tranquila esta última, já que pegará um time muito fraco e eliminado, que talvez venha até com delegação reduzida…

  • Fausto disse:

    Então não haverá desculpas…………..

  • Gabriel Gouveia disse:

    Jogo fora, o técnico coloca 2 jogadores que não roubam bola, correm pouco, sei não…

  • edson dias disse:

    Em relação ao Galo, acho difícil Ronaldinho dar certo não com o Guilherme, mas na posição em que deve jogar, atuando mais pelo lado esquerdo como nos tempos de Barcelona. Jogando pelo meio, como atualmente, ele tem chance de enxergar os dois lados do campo, e descobrir companheiros bem posicionados em qualquer posição no ataque. Na esquerda, se bem marcado, é perigoso não amarrar NADA. Vamos aguardar…

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Na ausência do Fernandinho, o Guilherme pode ser melhor opção que o Berola, que produz o suficiente para rechear 15 minutos. Pra 90 minutos não tem repertório. Marion é uma boa opção de contra-ataque. Vai sobrar tudo pro Tardelli, que vive fase ruim, mas é craque. Vai ter que receber bolas do R10 e do Guilherme e carregar o time no ataque, como Marques fazia.

    Penso que é jogo pra contra-ataque e o time deveria ter mais um homem de velocidade ou de marcação, e, não outro armador sem velocidade que não contribui pra retomar a posse de bola. Mas prefiro Guilherme do que o Berola.

    Do outro lado da lagoa, no lado das garças, a corda está apertando o pescoço. Quanta arrogância… Até o Marcelo se esqueceu que já foi humilde e atleticano. Também, seu superior imediato ameaça os outros de atropelamento…

  • thales rosa disse:

    Cruzeiro precisa ganhar a qualquer custo na quinta.. jogo mais importante do ano! Eu aposto em 3×0 para o Cruzeiro.. Isso se o jogo não for adiado pois teve um terremoto com tsunami no Chile hoje a noite, apensar de que Santiago fica a 80 km da costa… vamos ver…

    Estive em Macapa em 2013 e sinceramente, não sei como alguem consegue jogar bola lá.. parece uma sauna ao ar livre.. a cidade é quente demais!!! A linha que divide o meio de campo no estadio zerão é a linha do equador.. bem legal!!

  • 6laudio disse:

    O Cruzeirao vai classificar na bacia das almas ,para tristeza dos atleticanos.

  • Márcio Luiz disse:

    Boa noite, Chico!

    Desculpe, mas essa sua opinião sobre o Guilherme (ex-Guilherdo, será?) foi a mais “em cima do muro” que eu já li.

    Isso é raro em você.