Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Copa 2014 e a nova polêmica:"O gringo que viu o que os gringos não devem ver"

Obrigado ao Eduardo Guimaraes Dias que enviou este ótimo tema para discussão no blog. Adianto a minha opinião: os colega dinamarquês tem as suas razões, porém, se eu pudesse, sugeriria a ele que revisse o seu pensamento de não vir cobrir a Copa no Brasil.

Antes da Copa das Confederações de 2009, na África do Sul, pensei a mesma coisa que ele pensa do Brasil agora: “será que vou encarar essa bandidagem de lá?”.

Fui, me assustei com a violência e as dicas que eles dão para se precaver contra ela lá, mas gostei demais da conta, de tudo e de todos, obviamente tomando os cuidados necessários.

Muitas coisas realmente assustadoras. Em 2010, voltei para cobrir a Copa, um pouco mais temeroso, já que a imprensa internacional, especialmente a inglesa, escandalizava, tipo: “Se você está pensando em ir ao Mundial da África do Sul, muito cuidado, pois a sua família pode receber seu corpo de volta em um caixão”. Eu, hein!?

Pois correu tudo bem demais da conta, melhor que no ano anterior e ninguém levou tiro, nada de anormal ocorreu com nenhum estrangeiro. Companheiros que foram roubados em seus apartamentos de hotéis nos primeiros dias tiveram seu material recuperado, os marginais presos e condenados por um tribunal criado especialmente para dar a agilidade a estes casos durante a Copa e quem não foi se arrependeu.

Acredito que no Brasil será a mesma coisa. Os protestos populares ocorrerão, com mais intensidade que no ano passado, porém, dentro da normalidade de um país democrático; creio.

Vamos ao caso:

* “Jornalista dinamarquês se decepciona com Fortaleza e desiste de cobrir Copa”

GRINGO

Até aonde você iria por um sonho? O jornalista dinamarquês Mikkel Jensen desejava cobrir a Copa do Mundo no Brasil, o “país do futebol”. Preparou-se bem: estudou português, pesquisou sobre o país e veio para cá em setembro de 2013.

Em meio a uma onda de críticas e análises de fora sobre os problemas sociais do Brasil, Mikkel quis registrar a realidade daqui e divulgar depois. A missão era, além de mostrar o lado belo, conhecer o ruim do país que sediará a Copa do Mundo. Tendo em vista isso, entrevistou várias crianças que moram em comunidades ou nas ruas.

Em março de 2014, ele veio para Fortaleza, a cidade-sede mais violenta, com base em estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao conhecer a realidade local, o jornalista se decepcionou. “Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo – e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar”.

Descobriu a corrupção, a remoção de pessoas, o fechamento de projetos sociais nas comunidades. E ainda fez acusações sérias. “Falei com algumas pessoas que me colocaram em contato com crianças da rua e fiquei sabendo que algumas estão desaparecidas. Muitas vezes, são mortas quando estão dormindo à noite em área com muitos turistas”.

Desistiu das belas praias e do sol o ano inteiro. Voltou para a Dinamarca na segunda-feira (14). O medo foi notícia em seu país, tendo grande repercussão. Acredita que somente com educação e respeito é que as coisas vão mudar. “Assim, talvez, em 20 anos [os ricos] não precisem colocar vidro à prova de balas nas janelas”. E para Fortaleza, ou para o Brasil, talvez não volte mais. Quem sabe?

Confira na íntegra o depoimento:

A Copa – uma grande ilusão preparada para os gringos

Quase dois anos e meio atrás eu estava sonhando em cobrir a Copa do Mundo no Brasil. O melhor esporte do mundo em um país maravilhoso. Eu fiz um plano e fui estudar no Brasil, aprendi português e estava preparado para voltar.

Lei a o texto completo no:

http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/fortaleza/jornalista-dinamarques-se-decepciona-com-fortaleza-e-desiste-de-cobrir-copa/

E aqui a reação de brasileiros e estrangeiros ao que o dinamarquês escreveu:

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/16/jornalista-dinamarques-deixou-brasil-por-medo-e-promete-lancar-documentario.htm


» Comentar

Comentários:
12
  • cris disse:

    Ele so viu a realidade

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Não sei pq brasileiro acha ruim quando um gringo mete o pau no país da mesma forma que todos daqui metem.

  • Rodrigo Assis disse:

    Eu não troco meu Brasil por lugar nenhum do mundo

  • Raws disse:

    Dudu, tô fichado!
    Por coincidência também lembrei do Clayton gente fina e ia ver se você tinha o contato dele. Vamos marcar. Abraço.

  • Marcos 2014 disse:

    Completando o que disse os amigos Xavier e Eduardo BH, também vibrei com a vinda da Copa no Brasil em 2007, mas com o tempo eu perdi a empolgação pois esperava um Brasil completamente reformulado para receber esse evento, o que não aconteceu.
    Essa Copa será apenas para massagear os egos de uma elite corrupta e interesseira, e digo mais, não houve melhorias em segurança, saúde, educação, infraestrutura etc mas sim pioras crônicas nesses últimos anos.

  • thales rosa disse:

    Nunca fui a Africa do Sul, mas acho que a situação da violencia aqui é umas 10x pior do que la…..

    Bem faz o estrangeiro que deixar de vir para ca.. se vier sera extorquido de todas as maneiras possiveis.. e claro corre o risco de ser assaltado, sequestrado e ate morto por bandidos que nada tem a perder em nosso Brasil..

  • Xavier disse:

    Eduardo BH,

    Eu gostaria de ter esse mesmo sentimento seu de entusiasmo.

    Também sempre sonhei com uma Copa no Brasil, mas o que nossas autoridades fizeram e estão fazendo em termos de gastos desnecessários e super faturados, ( tem coisas mais graves que só saberemos após a Copa), te digo que não quero fazer parte dessa safadeza.

    Também não apoio vandalismo é claro, mas gostaria que os brasileiros fossem indiferentes a esse circo que estão montando no Brasil.

    É inaceitável um país que oferece um padrão de educação, saúde, segurança e infra estrutura tão baixo, e com o nível de corrupção tão alto se aventurar a promover este evento.

  • Rodrigo Resende disse:

    Chico, já desmascararam o sujeito. A história é inventada. Abs.

  • Alisson Sol disse:

    Ou ainda é 8/Abril no Brasil, ou há algum atraso na Internet do país. Segundo notícia de 8/Abril no mesmo dia. Primeiro, foi o “caso Anelka”. Agora, este “jornalista”, com outra notícia que saiu no exterior em 8/Abril. Em ambos casos há mais “marketing” do que conteúdo na notícia. Um jornalista freelancer, sem dinheiro para continuar seu projeto de fazer um filme sobre a Copa, decide abandonar o projeto para protesto contra crimes contra crianças no Brasil?! Dá para acreditar nisto?

    O “jornalista” fica comemorando no seu “Twitter” que virou notícia no maior jornal do país (vide: https://twitter.com/mikkelkeldorf). Sinceramente: jornalista comemorando ser a notícia?

    Como comentei no “caso Anelka”, o pior de tudo é a imprensa brasileira, que cai como patinhos nestas estórias de autopromoção. Depois, as pessoas ficam com a “antipatia” destes que se aproveitam da “inocência” brasileira. Mas o jornalista freelancer, desconhecido na Dinamarca estava desde setembro no Brasil, praticamente um “mochileiro das galáxias”. Agora, em poucos dias já virou notícia na Dinamarca, e vai voltar cheio de “seguidores”, e conhecido no país. Todo mundo esquece ele no Brasil, e ele atingiu o objetivo: um emprego.

    Pior é imaginar que, até o final da Olimpíada no Rio, em 2016, há muito “reality show” para rolar na imprensa brasileira…

  • EDUARDO - BH disse:

    Ola Chico !
    eu que agradeço a vc por repercutir este tema, e ainda por propor a discussao no blog.
    Ao contrario da maioria dos amigos que conheço, nao vou sair do pais durante a copa. Vou com a minha familia assistir a todos os jogos no nosso Mineirao. Por motivos diversos, até hj nao pude assistir ao vivo uma copa do mundo:- um sonho que acalento. Esta ediçao acontece em nosso pais,e ainda na nossa cidade. Nao titubiei, garanti as entradas e estou muito animado, principalmente apos a experiencia na copa das confederaçoes. Gostei da festa que envolve o jogo alem da boa organização. Mas informo que no meu caso, a mobilidade para os jogos nao será uma “aventura”. O que já tira a vontade de muita gente de ir a campo, já que o legado da mobilidade foi uma promessa dos nossos governantes.
    Vejo uma gritaria danada contra a realizaçao da mesma no nosso Pais. Concordo em parte. Porem a epoca de protestar contra passou. Foi a 7 anos atras qdo o sr Lula se envolveu nesta empreitada,e trouxe para cá. O dia do anuncio foi uma festa pelo pais afora. Agora é cobrar as promessas de melhorias no pais(principalmente segurança, mobilidade,saude e educaçao) mas recebendo bem os gringos e respeitando o direito e patrimonio de todos nós, que repudiamos as quebradeiras que vimos pelas ruas. Vejo com tristeza os bilhoes que nós estamos deixando principalmente nos EUA. Ajudando a economia deles durante as inumeras viagens. Uma boa impressao nos gringos durante a copa, pode nos trazer divisas em um futuro proximo e assim reverter o fluxo de divisas. isto pode nos dar um bom legado, já que as obras do governo tao mais atrazdas do que nunca.
    SDS

  • jose carlos disse:

    estive em nova york e fui parar no meio do BRONX que e muito pior do que a area do pirata em fortaleza mas quem vem pra copa nao vai as areas de risco como vila brasilandia,muquiços de salvador ou pedreira prado lopes.esta tal de copa do mundo vai trazer mais maleficios do que beneficio para nossa terra.seria melhor oferecer hospitais e ou escolas do que estas obras de fachada que so serviram pra enriquecer mais ainda as empreiteirass

  • Flávius Fabretti disse:

    Vai com Deus e as “purga”. Faça nos o favor de não pisar mais em nosso País.