Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os melhores estão em toda Copa; inclusive os malandros

Quase 100 estrangeiros que vieram para a Copa, já detidos por crimes de todo tipo: furto de colombianos, tentativa de estupro de argelinos, traficante mexicano, traficantes norte-americano e inglês, corruptor francês, invasores do Maracanã chilenos e por aí vai.

Durante a Copa da Itália em 1990 o companheiro Hélio Fotógrafo, de Betim, foi vítima de furto e calote de brasileiro, e pior, mineiro, conhecido dele, de muitos anos, porém que vivia em São Paulo há décadas. Sujeito bom de lábia, abusou da boa fé do Hélio que teve de engolir o prejuízo. Nunca mais o viu nem sabia do seu paradeiro. Na época, o repórter Paulo Roberto Pinto, testemunha dos fotos, e experiente em outras Copas, fez um alerta ao Hélio nunca me esqueci: “Numa Copa estão os melhores, inclusive os bandidos”.

Por incrível que pareça, quatro anos depois, na Copa dos Estados Unidos, quem estava todo serelepe num treino da seleção brasileira na Universidade de Santa Clara? O próprio bandido de 1990. O Hélio o viu, chamou o Paulo Roberto; chamou-me como outra testemunha, mais o Roberto Abras.

Paulo Roberto que já tinha sido policial civil em Belo Horizonte gastou o inglês dele com um policial norte-americano e conseguiu “prender” o sujeito. Confusão formada, apareceram amigos do gatuno, dentre eles um funcionário da CBF, que disse ao policial: “Este fato, se ocorreu, foi quatro anos atrás, na Itália e os senhores não têm nada a ver com isso; soltem-no imediatamente”.

A confusão rendeu mais uma meia hora e os policiais americanos só soltaram o elemento depois que chegou um oficial superior que ficou convencido de que realmente se tratava de “águas passadas”.

Solto, o sujeito sumiu, mas antes ainda sacaneou a vítima: “Você continua bobo, né Hélio?”.

As falhas de segurança que permitiram aos chilenos invadirem o Maracanã foram primárias.

A segurança do Rio, entre militar e privada, caiu em conversas tipo: tem um colega passando mal, ou que alguém na frente está com o “meu” ingresso, até que quase 300 conseguiram avançar. Em qualquer Copa, Olimpíada ou evento semelhante ninguém chega perto do estádio sem passar por, pelo menos, cinco revistas. Já na primeira a, no mínimo, 500 metros, o ingresso ou credencial precisa ser apresentado à segurança.

Que espetáculo esta vitória do Uruguai! Jogos como este é que mantém o futebol no topo dos esportes mundiais, apesar de tantos pesare, de jogadas sujas da cartolagem internacional nos bastidores. Exemplo de determinação, entrega, crença na própria capacidade e acima de tudo, união de um grupo. E contra uma Inglaterra, que apesar de estar praticamente fora, veio com um time competitivo para a Copa.


» Comentar

Comentários:
0
  • audisio disse:

    Conforme a coluna do Jaecy Carvalho, Del Nero já pensa em outro treinador que não seja o Tite para a sequencia pós Felipão. Esse modelo de futebol retrancando, cheio de volantes marcadores, medo aos adversários está fadado ao desaparecimento. Alemanha, Holanda e tantos outros decretaram o fim desses sistemas. Em entrevista no programa do ESPN o jogador alemão Breitner declarou: “Os brasileiros renunciaram o estilo que encantou o mundo e os fez campeoníssimos”!
    A verdade é que no Brasil as coisas ainda continuam as mesmas. Marcelo Oliveira que era da escola dessa gente aprendeu com o Cuca, que já foi embora, a jogar pra cima do adversário e se deu bem. O futebol brasileiro chegou num ponto que dentre 200.000.000 de habitantes não se consegue mais arrumar atacantes de qualidade. Se semearmos arroz não se colhe milho!
    A Holanda praticamente em todas as copas chega como favorita e quase sempre se apresentando muito bem. Um país com 1/20 da população brasileira.
    Nossos craques estão desaparecendo! Nossos beques e volantes são nossas estrelas e quando aparece um Neymar a festa que se faz e desproporcional ao seu futebol!
    Tá na hora voltar a atacar!

  • J.B.CRUZ disse:

    Mau caráter,malandros e cafagestes; tem em todo lugar…
    O que não pode incorrer nas ações humanas; é o “”politicamente correto”‘ empurrado “guela-abaixo” de todo mundo, em detrimento de alguns…

  • Jorge Miguel disse:

    O brasileiro reclama dos políticos…Porém, quando se espera o mínimo dos brasileiros, eles pisam no tomate!!!

    Pessoas fingem ser cadeirantes para entrar nos estádios:

    http://atarde.uol.com.br/esportes/copa/noticias/falsos-cadeirantes-se-levantam-durante-jogos-da-copa-1600464

    Os políticos brasileiros não veem de Marte, eles saem do meio de gente como essas…

  • Vinicius Campos disse:

    Eu não me espantaria em nada se o Chile vencer a Holanda e ficar em primeiro no grupo. Tem uma seleção boa e competitiva. Além disto o técnico já mostrou ter esquemas táticos diferentes de acordo com o adversário. Na minha opinião este é um grande trunfo.

    De qualquer forma o Brasil terá vida dura pela frente e sinceramente em condições normais vejo tanto o Chile como a Holanda como melhores que o Brasil. Se não houver nenhum favorecimento extra campo para ajudar o Brasil, nossa seleção pode sim cair já nas oitavas de final.

    Nossa seleção poderia estar melhor mas a teimosia do Felipão e o exagerado endeusamento a Neymar na minha opinião vão nos custar muito caro.

    Teimosia do Felipão porque o lateral direito da seleção tem que ser Maycon e não Daniel Alves, que é fraquíssimo aja visto aquele lance contra o México onde ele recebeu a bola pela direita e tinha uma avenida limpa para avançar a entrar na área para cruzar ou até chutar e o que ele fez? Cruzou a bola exatamente de onde estava. Se é o Maycon iria a linha de fundo brincando e cruzaria para um atacante de frente.

    Outra teimosia é com Paulinho, a um bom tempo não vem jogando bem, é reserva no Toteham e o Ramires é quem deveria estar como titular em seu lugar. Mais veloz e marca muito bem.

    Quanto a Neymar já disse estão endeusando demais ele. Tudo é Neymar, isto desmotiva os próprios companheiros. No lance em que ele chuta a gol e o goleiro do México rebate a bola novamente em seus pés, ao invés dele passar a bola para o Jô que se não me engano era ele que estava na marca do penalti, ele preferiu chutar encima do zagueiro. E por várias vezes ao invés dele buscar tabelas rápidas com Oscar, Marcelo, Bernard, Ramires, ele preferiu conduzir a bola até perder, ou seja, não pensa no coletivo, só quer ser estrela e a culpa disto é do treinador que não o corrige e da imprensa que o exalta demais.

    Então se não houver favorecimento a nossa seleção, o Brasil cai nas oitavas de final. Pois o Felipão fazer as mudanças acho muito difícil, até porque vão jogar com camarões já eliminados, provavelmente vão encher a sacola e vão passar a falsa impressão de que melhoraram.

    Pra mim quem leva este mundial é a Alemanha.

  • Vinicius Campos disse:

    Inglaterra e Espenha já fretaram um voo para voltar para casa. As eternas pagadoras de mico. Acidente de percurso foi a Espanha ganhar uma copa. Voltou a velha rotina.

    Até agora estou rindo muito da Espanha.

  • Hildebrando de Freitas disse:

    E pensar que a “raça superior”, recomendou a turistas estrangeiros contra furtos no Brasil. E são eles que estão aprontando por aqui. espanha e inglaterra, foram os que mais detonaram a copa, nosso povo e nossa cultura. Ainda bem que um já foi eliminado e o outro está bem encaminhado.
    Pena que nossos políticos tentam atrair turistas como se o Brasil fosse o “paraíso do sexo” e os caras já chegam aqui feito os portugueses, achando que vão encontrar mulheres como nossas nativas: com as “vergonhas” de fora.
    A globo está furiosa, porque jogadores e comissão técnica do Brasil assistem aos jogos pela Band. Cadê a Democracia? Quem manda a globo encher a telinhas de “malas”…
    Legal é ver que os arrogantes europeus, vieram em pouco número ao Brasil. A maioria dos turistas são latinos, que fizeram de todos os meios para estar aqui sem contudo, abarrotar os caríssimos hóteis brasileiros. Barracas, veículos e todos os meios pra se acomodarem, mas a maioria demonstrando gentileza e boas relações com os brasileiros. Excelente; “a América para os americanos”. A Copa é um sucesso mundo afora!

  • Paulo Afonso disse:

    Engraçado que os chilenos, sempre educados, causaram o maior espanto até agora na Copa… Coincidentemente os chilenos que ganharam o reforço da torcida celeste, também “muito educada e ordeira”…

  • Malandro é o Gato !!! disse:

    Malandro ?

    Malandro é o jornalista da Folha de São Paulo que conseguiu uma entrevista exclusiva com o “Felipão” !!!

    Mario Sérgio Conti, notável jornalista dos veículos Folha e Globo, pegou um voo na ponte aérea Rio – São Paulo e, graças ao privilegiado faro de repórter investigativo, ele, e só ele, em meio aos milhares de jornalistas destacados para cobrir a Copa, só ele percebeu a presença de Neymar e Felipão, a paisana, no avião….kkkk

    Estou rolando de rir dessa história:

    http://migre.me/jV2EW

    http://www.portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/66418/mario+sergio+conti+entrevista+falso+felipao+e+provoca+erramos+em+cascata