Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Entre jornalistas e torcedores, visitantes enchem a bola de Belo Horizonte

Companheiros estrangeiros e de outros estados do país com quem estive no Mineirão eram só elogios a Belo Horizonte, belorizontinos e a tudo que se refere ao receptivo para a Copa por aqui. Até o clima está na pauta dos fatores positivos apontados pelos colegas: temperatura média entre 20 e 25 graus, sem chuva, sem umidade excessiva e onde tudo está funcionando bem, dentro e fora de campo. O BRT-Move está superando as expectativas, e tomei conhecimento de uma boa nova: depois da Copa haverá um ponto bem próximo do Mineirão, perto do Mineirinho, evitando a caminhada de quase 500 metros que prevalece hoje. O próprio prefeito Márcio Lacerda percebeu no local esta necessidade e já encomendou os estudos à BHTRANS, cujos executivos, também, têm utilizado o novo sistema para ir ao Mineirão. O controle do tráfego em dias de jogos tem facilitado a vida de todos e quem está se utilizando dos serviços de táxis não tem nada a reclamar. Nem os taxistas. Depois do jogo de sábado usei o taxi do Ronildo, que disse que está faturando bem, principalmente nos dias dos jogos, e que a única reclamação dele e dos colegas se refere à limitação dos espaços aonde eles podem rodar; “um exagero”, disse.

briga

Nem o quebra pau que rolou entre brasileiros e argentinos, na Savassi, na madrugada de sexta para sábado foi motivo de críticas: “coisas que acontecem entre bebuns, em qualquer lugar a esta hora”, disse Juan Castro, espanhol do jornal Marca, experiente em Mundiais, Olimpíadas e Eurocopa. Castro ficou uma semana em Beagá, apesar de a Espanha estar concentrada em Curitiba.

Juan Castro veio fazer reportagens sobre alguns jogadores chilenos e um mineiro: Lucas Silva, do Cruzeiro, que certamente está na mira de um grande espanhol, possivelmente de Madri, cidade onde está a sede do jornal Marca.

Um fato que nenhum estrangeiro consegue entender: o Maracanã não ter sido o palco da abertura da Copa, e em caso de alternativa, porque não o Mineirão ou Mané Garrincha!

Difícil explicar a um gringo a história do Itaquerão, e os ex-presidentes Ricardo Teixeira (CBF) e Lula (República) nem aos jogos estão comparecendo, e só eles poderiam esclarecer.

A maior reclamação de quem tem ido aos estádios nas 12 sedes se refere ao fim da comida nos bares antes dos jogos começarem. Bebida não falta. A Fifa não assume que a culpa é dos fornecedores dela.

Joguinho fraco entre Bélgica e Rússia, mas mesmo com o 1 a 0 conquistado nos últimos minutos a vitória belga deixou felizes os “profetas” que apostam que eles surpreenderão e farão um Mundial “memorável”. Foram duas vitórias seguidas, mas com futebol bem ruim. Neste jogo, contra a fraca Rússia, cujo técnico italiano Fábio Capello, prepara um time que não dê vexame daqui a quatro anos quando os russos serão os anfitriões da próxima Copa do Mundo.


» Comentar

Comentários:
0
  • Alisson Sol disse:

    Mas Caro Eduardo: é fácil ter inadimplência baixa quando se entrega recursos a fundo perdido ou, no caso do BNDES, usando a nomenclatura de “recursos não reembolsáveis” para patrocinar peças de teatro que ninguém vê, filmes que nunca ficam prontos, etc.

    Se a realização de uma copa do mundo é disputada por vários países, não é porque ela traz vantagens, mas sim porque todo país do mundo é administrado por políticos, alguns comprovadamente loucos, e muitos comprovadamente desonestos! Político faz o que é necessário para se manter no poder. Se é necessário gastar dinheiro que não vem do bolso dele mesmo, o fazem sem qualquer pudor. É psicologicamente comprovado que o perfil de vários “líderes” políticos e empresariais é mais similar ao de psicopatas do que ao perfil de pessoas normais. Mentem sem qualquer arrependimento, o que explica porque mudam de opinião de acordo com a conveniência.

    Se é inegavelmente vantajoso sediar a copa, por que é que nunca nenhum país do mundo fez plebiscito popular para confirmar o desejo popular de receber o evento, após campanhas que iriam esmiuçar os prós e contras?

  • Eduardo disse:

    Alisson, a inadimplencia no BNDES e minima. E volto afirmar, se a realizacao de uma copa do mundo e disputada por varios paises, e porque ela traz vantagens. Ninguem faz copa para ter prejuizo.

  • Alisson Sol disse:

    Eduardo,

    Concordo com o fato de que o BNDES não pode ser comparado a banco privados. Só que sua afirmação de que o dinheiro que saiu do BNDES vai retornar não tem base histórica. Não retornou nos “investimentos para o Pan-Americano” de 2007. Não retornou nos investimentos das empresas do “Sr Eike Batista”. Jamais retornou nos “investimentos culturais”, patrocinando filmes de gosto duvidoso, alguns dos quais jamais ficaram prontos. Vai retornar agora?

    Você diz “E o restante do dinheiro gasto com a copa é pequeno em relação aos ganhos, não justificando o chororô.“. Que ganhos? As despesas já estão comprovadas. Que ganhos você está apontando? Já apontei lá acima que estudo de impacto econômico da Copa na Alemanha indicou um resultado de apenas U$900milhões. Ignoremos os gastos: qual turista que veio à Copa no Brasil que você acha que voltará nos próximos anos? Quer apostar que o número de turistas estrangeiros em 2015 vai ser menor que em 2014?

    O Brasil hoje só está nadando em dinheiro porque paga a mais alta taxa de juros do mundo. Se eu deixar UR$1000 no banco nos EUA, ao final do ano terei U$1001. Mais interessante ainda: se eu pedir U$1000 emprestado ao banco, ao final do ano terei de pagar U$1004. O banco lucrou U$3 nesta brincadeira, e está feliz da vida. Agora, o investidor especulador, manda seu dinheiro hoje para o Brasil, emprestando-o ao país a juros de, no mínimo, 12% ao ano (nominalmente, o valor é bem maior). Dentro do país, este dinheiro é emprestado aos brasileiros a juros de mais de 100% ao ano. O final desta novela foi o mesmo em todo lugar do mundo: Grécia, Espanha, Argentina.

    Os Hermanos agora tentaram entrar na corte americana dizendo que não devem pagar “juros abusivos” ao fundos que compraram suas dívida. Perderam a causa (vide link). Um dos grandes sinais de que a Argentina estava indo para o buraco lá pelos idos de 2000: o número de argentinos comprando propriedades no exterior. Procure saber qual a origem de quem mais compra propriedades em Miami hoje em dia…

  • Eduardo disse:

    Nelson, o BNDES não pode ser comparado a bancos privados, ele foi criado para fomentar a economia e similares existem em todos os países do mundo, agindo sempre da mesma forma. O que saiu do BNDES VAI RETORNAR, nem que seja pela via judicial.

    E o restante do dinheiro gasto com a copa é pequeno em relação aos ganhos, não justificando o chororô.

  • Nelson Henrique disse:

    Eduardo,
    Os valores irão retornar aos cofres do BNDES?
    O Mineirão foi construído pelo Estado de Minas. Mané Garrincha, Arena da Dunas, e tantos outros, idem.
    Se você não sabe, o BNDES se fosse banco privado, estaria falido. Só não está porque o erário injeta dinheiro nele todos os anos. Dinheiro de dívida pública com juros de 11% ao ano para que o BNDES empreste a juros subsidiados, inclusive para CUBA. Antes de mandar o Alisson se informar melhor, procure se informar melhor. Se é este mesmo o seu desejo. Dinheiro dos Estados é publico, inclusive as renuncias fiscais, concedidas para a construção do estádio do Corinthians.

  • Eduardo disse:

    com o atual governo e agora esta tendo que engolir o sapo.

  • Eduardo disse:

    Alisson, Nicolau dos Santos Neto foi condenado ha mais de 40 anos de cadeia. Cumpriu cerca de quatorze anos e foi liberado recentemente, com 85 anos, doente e respondendo a acoes civeis. Alguem aqui queria estar no lugar dele?

    Quanto a questao das escolas, ninguem e louco de negar que escola e melhor que estadio de futebol. Mas e preciso conhecer de orcamento publico para entender que e impossivel desviar dinheiro da educacao para gastar com futebol, cada verba tem seus valores votados no congresso com antecedencia. E procure se informar quanto aos valores gastos desde 2007 com a educacao e os gastos com a copa, acho que voce vai ter uma surpresa. So em 2014 o governo esta gastando mais de 150 bilhoes com saude, educacao e desenvolvimento social, multiplique isso por 07, pois em 2007 comecaram, as obras da copa, some o gasto publico com tais obras, lembrando que a maior parte foi emprestado pelo Bndes, ou seja, vai retornar aos cfres publicos e veja se justifica tanta reclamacao.

    Desculpe, mas ao meu ver a copa foi tratada politicamente por quem nao se conforma

  • J.B.CRUZ disse:

    Pertinente os dois comentários de ALISSON SOL…Pelo que sei, ALISSON mora no exterior; mas, está bem mais enfronhado com os problemas brasileiros, do que muitos por aqui……

  • Alisson Sol disse:

    Eduardo,

    Você tem alguma dúvida de que houve roubo na Copa?
    E em que país é este que você vive onde “…quem errou vai ter de pagar“? O segundo maior problema do Brasil é exatamente a impunidade! Você escreve que “… quem pensa assim desconhece a atividade dos órgãos de controle do estado, como ministério público e tribunais de contas“. Para ficar em apenas um exemplo, leia sobre a vida e obra do Sr. Nicolau dos Santos Neto, e depois voltamos a este assunto.

    O maior problema do Brasil é, claramente, a falta de investimento em educação. A população é manipulada a pão e circo, e estudar virou coisa de bobo. Outro dia li que estão “simplificando Machado de Assis para a juventude entender”.

    O resultado é que não há senso crítico na população, que em grande parte fica repetindo dados incorretos sem saber a fonte e sem conferir números. Não haverá qualquer incrementação do turismo devido à Copa. Para se afirmar isto, seria necessário ter medições confiáveis, e “isolar variáveis”. A única medição séria que identificou algum impacto econômico positivo da Copa do Mundo o identificou na Alemanha em 2006 (link). Impacto total: U$900milhões. Não se pôde medir, por exemplo, impacto nenhum na França: não há como afirmar que o turista de 1999 já não iria lá sem a Copa. Agora, no Brasil, o governo publica que o impacto da Copa das Confederações foi R$9,7bilhões (mais de U$4bilhões). Dá para acreditar?! (link). Veja que o impacto todo considerou apenas R$117 milhões de gastos de turistas estrangeiros. É uma caso único do mundo! E ninguém atenda para estes “detalhes”.

    Infelizmente, tenho de concordar com sua afirmação de que na construção de hospitais e escolas no Brasil também vai ter roubo. Preferia as escolas, hospitais e estádios sem roubo. Só que prefiro o legado de 100 prédios escolares do que um único estádio no meio da Amazônia! Dentro de campo, a Copa está sendo ótima. Fora, vai deixar uma conta que muitos literalmente “não estão nem aí”, pois quando a recessão começar, a conta na Suíça já está cheia. Talvez a esperança seja que a Suíça continue a bloquear contas de dinheiro comprovadamente obtido por meios desonestos!

  • Thiago disse:

    Eduardo parece que vc não entendeu o que o Alisson quis dizer. Na mesma tecla insisto a copa foi um erro político e administrativo e não futebolisticamente falando. A recessão já se encontra em curso e o gasto e desperdício nesses estádios apenas irá deflagrar essa verdade. Ela vai nascer daqui a seis ou oito meses.

  • Eduardo disse:

    Alisson, como todos que sao contra a copa, voce incorre no erro da generalizacao (se vai ter copa, vai ter roubo). Pelo seu raciocinio, nao adiantaria a construcao de escolas nem hospitais, pois tambem vai ter roubo.

    Quem pensa assim desconhece as funcoes do estado (entre elas fomentar a economia: copa, olimpiadas, outros eventos, etc) e desconhece a atividade dos orgaos de controle do estado, como ministerio publico e tribunais de contas. Com certeza as contas serao examinadas com lupa e quem errou vai ter que pagar.

    A copa e importante para o Brasil e para qualquer pais do mundo, nao fosse assim a realizacao nao seria tao disputada. A incrementacao do turismo, a divulgacao do pais nao tem preco. Mas isso deixou de ser importante para uma parcela de brasileiros, que por questoes outras que nao economicas ou sociais se posicinam contra a copa, nao com a razao, mas com o figado. E contra estes que eu me bato.

  • Eduardo - BH disse:

    Alisson Sol
    Concordo com as suas palavras. Mas nao acredito em recessao. Apesar da gastança exagerada, ela representa poucos porcentos do nosso Pib.
    Estudos apontam retorno a curto prazo razoavel, porem acredito que o melhor legado foi a nova postura e amadorecimento do povo brasileiro.
    Sds

  • M Martins disse:

    O mundo tá cheio de gente. BH tá cheia de gente. Por mim, quanto menos gente aqui, melhor. Que saiam muitos daqui.

  • J.B.CRUZ disse:

    Nota 10 para o policiamento na COPA…
    Dá para se notar nesses dias de COPA, Muita polícia nas ruas, comércio protegido,avenidas limpas,repressão aos baderneiros,patrulhas ostensivas,helicópteros da polícia sobrevoando a cidade regularmente e enfim segurança pública reforçada…
    Gostaria que após a COPA, todo esse aparato policial em defesa do cidadão honesto e trabalhador; ficasse disponível diariamente em defesa dos patrimônios públicos e privados; garantindo realmente a tranqüilidade de quem respeita as LEIS vigentes,exerce os DIREITOS E DEVERES para com o PRÓXIMO e quer viver do lado certo da vida…..

  • Alisson Sol disse:

    Eduardo,

    Ninguém jamais duvidou da capacidade do brasileiro de fazer uma copa. Até porque isto não ocorreu. Procure saber quem projetou estádios, esquemas de transmissão, segurança, etc. Tudo pronto em “instruções da FIFA”. Até leis do país foram alteradas.

    O que sempre se criticou foi a prioridade do Brasil de pagar uma Copa, especialmente quando se suspeitava e hoje se tem certeza de que o custo foi bastante inflado. E quase tudo o que seria feito com dinheiro privado, de acordo com o “plano”, está sendo pago com dinheiro público. Estão agora tentando usar patriotismo para o povo brasileiro ser manipulado e pagar a conta calado e sem qualquer investigação dos desvios.

    É como se você concordasse em pagar R$5mil por uma festa, e o custo final ficasse em R$20mil, e a conta maior fosse simplesmente justificada com: “Mas a festa foi boa!“. Agora, com o “orgulho brasileiro”, ninguém está querendo conferir a conta. E nem bem esta conta começou a ser paga, já se tem uma Olimpíada vindo…

    Como bem diz certo jogador: “Não se faz Copa (nem Olimpíada) com hospitais“. Quando o Brasil terá a capacidade de priorizar os hospitais e escolas? E mesmo atitudes simples, como a dos japoneses que limpam a sujeira ao seu redor?

    Os bons jogos da Copa não irão dar descontos nos impostos em alguns anos. Nem os lampejos de patriotismo. O grande patriotismo da Grécia depois da Olimpíada por lá não impediu o desemprego quando tiveram que recorrer a empréstimos da União Europeia… Quem gasta tudo quando tem, não deve reclamar depois. Aproveite a Copa, pois poucos vão curtir a futura recessão!

  • Eduardo disse:

    E aqueles que nao acreditavam na capacidade do brasileiro para fazer uma copa vao se rendendo a realidade.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos !
    Ronalducho ja pode fazer dobradinha com Pele ! Quanto desacerto !
    Chico, sobre a troca de farpas na imprensa com tons partidarios, ouvi no Espn o Trajano (que não escuto desde os tempos do cartão verde, junto com Juca Kfouri, tamanho o bairrismo) dizer que foi demonstração de falta de educação os xingamentos mandados a Dilma. Penso, quer queira quer não, ela é a Chefe de Estado ! E ainda tem crianças e outras pessoas ao redor que não pagaram pra escutar aquilo. Penso que a reciproca é verdadeira ou seja, um presidente não pode atacar o povo como fez Fernando Henrique numa de suas “excursões” ao exterior. Dentre outras, o aposentado brasileiro é “vagabundo”. Lembram-se ? Quantas aposentadorias tem ele ?

  • OIveira disse:

    se ele fosse PeTralha o resto não teria importância.

  • Paulo Afonso disse:

    Poucos tentaram distorcer os fatos (lamentáveis sim) ocorridos na Savassi… Como bem disse o jornalista espanhol, o que aconteceu foi só um princípio de confusão envolvendo meia dúzia de bêbados onde havia cerca de 10.000 pessoas se divertindo… Estes poucos que tentam vender notícia falsa são os mesmos que ficaram falando em “Mineirão azul e branco”, como se houvesse algo de cruzeirense nesta história… Quem andou pelas ruas da cidade estes dias pensou que no sábado iam jogar Galo x Argentina no Mineirão, porque só tinha camisa do Galo e da Argentina nas ruas… E os torcedores andando juntos… Até “Dom Diego” foi embora exibindo orgulhoso sua camisa de “Dinho”…

  • Thiago disse:

    Chico, o felipao está incorporando o Dunga na ultima copa, sendo teimoso nas mudanças e mal educado nas entrevistas. Ninguém pode perguntar nada que ele responde com grosseria, cinismo e deboche. Isso tem contaminado os jogadores que estavam numa redoma de cristal e agora que as coisas não estão nós trilhos alguns deles como Daniel Alves tem respondido com ignorância as perguntas direcionadas a atuação do time.
    No seu lugar vc toleraria essas grosserias ou responderia a altura? Eu sinceramente não poderia ser jornalista pois iria mandar este senhor catar coquinho pra não manda-lo pra outro lugar.

  • Marcos 2014 disse:

    Além da polêmica organização da Copa ainda temos de aturar os gringos fazendo bagunça por aqui. Pau neles polícia militar, e os entregue às autoridades competentes para que essa gente seja expulsa o quanto antes daqui.

  • Sérgio disse:

    O Ronaldo Gorducho, depois que virou “repórter esportivo” só dá bola fora:

    1) “A copa vai ser uma vergonha”
    2) “A Espanha é favorita”
    3) “Aécio é o meu candidato”

  • Frederico Dantas disse:

    Primeira fase ainda no fim da segunda rodada, por enquanto dos grandes só se salva a França, que mesmo assim conseguiu tomar 2 gols da fraca Suíça.

    Holanda teve dificuldades com a Austrália. Argentina, mesmo com imensa torcida empurrando, suou sangue e precisou do juiz ora bater o Irã. A Itália nem com ajuda do árbitro se safou de perder pra Costa Rica. A Alemanha arrancou um empate na bacia das almas contra Gana. Uruguai também sofreu com a Costa Rica e a Espanha não veio pra Copa. Inglaterra? Nunca considerei uma potência de primeira linha mesmo. Nunca chega e só ganhou uma Copa viciada.

    O Brasil está do mesmo jeito. Nem melhor nem pior que os principais concorrentes. Não vai ser Copa fácil pra ninguém. Ainda acho que esta Copa fica entre Brasil, Argentina, Alemanha e Holanda.