Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Política partidária provoca troca de porradas verbais entre figurões da imprensa

Como diria o Ísio Duflles, ex-presidente do Ginástico Clube: “neste meio não virgem em puteiro”. A única certeza que tenho é que não se trata de uma discussão ideológica, já que ideologia política no Brasil foi pro espaço há muitas décadas.

Notícia da Folha de S. Paulo:

* “Comentaristas da mídia trocam farpas após ofensas a Dilma”

Os xingamentos à presidente Dilma na abertura da Copa descambaram em ataques entre comentaristas da mídia brasileira.

O jornalista José Trajano, da ESPN, disse nesse canal que os autores dos xingamentos tinham “como gurus gente que só semeia o ódio e a inveja, como Demétrio Magnoli, Augusto Nunes, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo”.

No seu blog no site da revista “Veja”, Reinaldo reagiu escrevendo que “jornalista que chama Dilma de ‘presidenta’ se define de saída e de joelhos”.
Ele diz que já tinha sido avisado que a ESPN era “uma espécie de gaiola das loucas do lulo-esquerdismo”.

Depois disso, após a vitória do Uruguai sobre a Inglaterra nesta quinta, Trajano desistiu de falar ao vivo de dentro do Itaquerão, pois torcedores ao redor gritavam “Trajano vendido”.

À Folha ele disse ter sido chamado também de “petista de merda”, entre outras coisas. “São seguidores daqueles que disseminam o ódio. Eu não imaginava que pudesse ser tão feroz. Fazem isso quando você está trabalhando, esperam entrar ao vivo, é uma covardia.”

Sobre Reinaldo, ele critica a tentativa tanto de atacá-lo pessoalmente quanto de atingir a ESPN. “Ele quer desempregar as 500 famílias de quem trabalha na empresa? É coisa de louco. Ele não vai conseguir”, afirma.

Questionado pela Folha, em que é colunista, Reinaldo diz que só ficou sabendo que existia um Trajano, “que não o bom imperador romano”, porque foi atacado.

“A turma da ESPN lançou a tese de que a vaia de Dilma era coisa da elite branca. Os espectadores reagiram. Aí o Trajano diz que nós somos os culpados? É ridículo.”

O também colunista da Folha Demétrio Magnoli diz ser inacreditável afirmar que alguns comentaristas teriam poder de provocar a reação de um estádio. “De qualquer forma, não tenho o menor interesse pela opinião do Trajano sobre qualquer assunto, inclusive sobre futebol.”

Tanto Demétrio quanto Reinaldo dizem que o problema não é a lista de Trajano, mas a de Alberto Cantalice, vice-presidente do PT.

Na segunda, três dias após a primeira fala de Trajano, Cantalice, no site do PT, apontou nove comentaristas “propagadores do ódio”. Além dos citados por Trajano, apareciam Arnaldo Jabor, Guilherme Fiúza, Lobão, Danilo Gentili e Marcelo Madureira.

“Trajano apenas antecipou a lista negra do PT. Nunca houve lista negra de jornalistas no Brasil na vigência da democracia”, diz Reinaldo.

Para Demétrio, “essa é a notícia, não a do Trajano. Aparentemente, ele foi apenas o encarregado original de listar os inimigos da pátria”.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/06/1473956-comentaristas-da-midia-trocam-farpas-apos-ofensas-a-dilma.shtml

ABERTURA

Cena da festa de abertura no Itaquerão, uma das piores da história da Copa.


» Comentar

Comentários:
0
  • Luiz disse:

    Chico, achei muito interessante você postar esse tema.
    Há uma guerra nos bastidores da mídia. Alguns personagens extravasaram a contrariedade com o governo, outros estão como soldados , defendendo o front e rotulando tudo e todo mundo que mostra algum descontentamento com o que temos hoje.
    Não vou entrar neste mérito político, vamos deixar isso pra depois da Copa, e se o Brasil perder, aí a coisa vai ficar bem acirrada mesmo.
    Como brasileiro que sou, coloco minhas observações:
    – Teve gente falando em elite branca, em burguesia nos estádios, mas eu, sou negro, ganho relativamente mal, mas tive condições de comprar 3 ingressos para jogos do mundial. Escolhi a abertura, o jogo argentina x Irã, e as oitavas do próximo. Escolhi jogos aos sábados porque não posso faltar ao serviço.
    – Tive essa oportunidade única na vida e esclareço as pessoas que rotulam, a maioria imensa nos estádios são brasileiros, tem muito negro e moreno sim, mas independentemente da cor, são amantes do futebol e amantes da festa e confraternização.
    – Em que lugar do mundo um jogo entre Bélgica e Rússia teria público de 70.000 pessoas? Em que copa todos os jogos seriam com campos lotados? Os brasileiros são os responsáveis por este show.
    – se dependesse da propaganda negativa que o próprio governo fez, com seus atrasos, superfaturamentos, Itaquerão, leniência a protestos violentos, aeroportos pela metade, essa copa seria um grande fiasco.
    – o diferencial dessa copa é o nosso povo, pois se não falamos inglês, fazemos esforço para ajudar, se não temos estrutura, temos festa para todos os gostos e bolsos;
    – não podemos considerar a opinião deste Sr. Trajano isenta, porque quando o ESPN vai pros comerciais, só dá propaganda do governo.

  • Fernando disse:

    Luciano (23 de junho de 2014 às 11:06), José Trajano não definiu toda posição crítica ao governo federal como sendo de uma “elite branca”, e sim especificamente àquela presente no estádio. Ou será que há como negar que aquela torcida assemelhava-se muito mais à sueca,finlandesa ou dinamarquesa do que à brasileira,conhecida por sua diversidade racial? Sinceramente, em todos os jogos do Brasil que assisti,não consegui enxergar meia dúzia de negros entre a torcida. Isso é triste. Conseguiram tirar do pobre um de seus poucos momentos felizes que era ir ao estádio torcer pelo seu time ou pela Seleção.

  • Luciano disse:

    Edson, veja o blog do Juca para descobrir que os piores gramados das últimas copas estão no Brasil. Os jogadores estão fazendo a parte deles, mas as reclamações contra os estádios tem vindo de todos os lados, inclusive do Sampaoli, técnico do Chile, que disse não acreditar que o Itaquerão esteja recebendo jogos da copa.
    Não sinto prazer em ter que dizer isso, mas a maioria de nossos estádios não estão preparados adequadamente para o evento.
    Estava me referindo à estrutura, não aos jogos, que tem sido muito bons.

  • Eduardo disse:

    É evidente que o Trajano, chefe de esporte da ESPN vai defender o governo brasileiro.
    Os maiores anunciantes são empresas estatais. CAIXA, BB, SEBRAE, PETROBRAS, BNDES, ELETROBRAS. Enfim, são essas empresas que pagam o salário desses caras. Então, jamais falarão mal do governo.

  • Roger disse:

    Essa eh a “democracia” em que vivemos nestes tempos da mafia petista. Falou mal da gangue vai pra uma lista negra.

    Liberdade de expressao soh existe ate o ponto em que se comeca a falar mal da corja.
    Essa mesma corja xiita que passou anos e anos proferindo frases e palavras de muito mais baixo calao dos que as ouvidas nos estadios para a PRESIDENTE, e agora se fazem de vitimas. Os cachorros loucos estao se fazendo de ovelhas.
    As pessoas tem memoria curta.
    Em uma onda absurda de protestos nunca vista na historia desta nacao, os petralhas encontraram uma maneira de se vitimizarem e ganharem adeptos apos esse fato.

    E de repente, do nada, aparecem comentarios de criaturas que nunca foram vistas enaltecendo o indefensavel. A militancia esta com o discurso armado pra defender o partido mais corrupto da historia do Brasil.

    E antes que apareca algum lunatico me acusando de ser do PSDB eu ja digo que OBVIAMENTE nao sou. Eu nao seria idiota a ponto de criticar uma mafia de canalhas fazendo parte de outra.

  • Edson Dias disse:

    “o que não faz do evento um dos melhores dentro de campo.”???

    Qual copa foi boa então? A de 1994, nos Estados Unidos?

  • Edson Dias disse:

    Passamos por uma crise ética desde quando essa terra foi descoberta…

    O que eu acho mais curioso é que quem está tão insatisfeito com o governo, a meu ver, não deveria estar dentro do Itaquerão, e sim na rua protestando de maneira civilizada ou junto aos black-blocks, cujas atitudes tomo como condenáveis.

    Centrar as críticas no chefe do executivo e esquecermos que temos um sistema político caduco, e um legislativo que só trabalha pelos seus próprios interesses é a demonstração cabal do quanto o brasileiro está preparado para votar e escolher seus dirigentes.

    Por fim, podemos ter todas críticas ao atual governo, ou aos seus antecessores… mas o dia que Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi servirem para representar nossa opinião podemos vestir o Galo de azul e o Cruzeiro de Preto e branco. Será o verdadeiro fim do mundo.

  • Hildebrando de Freitas disse:

    Não concordo com a forma de protesto, afinal Dilma é uma Mãe de família, além de uma dama e deve ser respeitada.
    O Trajano se referiu a protestos da elite, porque realmente, pelos preços dos ingressos, nota-se; a Copa foi feita para os mais abastados.
    Sei que temos graves problemas de distribuição de renda, segurança, saúde, saneamento básico, além de um setor produtivo estagnado e um considerável aumento da corrupção, principalmente no planejamento da Copa; mas o esporte dos brasileiros, o futebol, não tem nada com isso. Os protestos, de forma pacífica, devem vir de qualquer cidadão brasileiro que se sentir lesado; mas não podemos deixar de destacar; a Copa é um sucesso fora e dentro de campo.

  • Enio Eduardo da Silva disse:

    Em tempo: Onde está escrito “OCORRERAM”, leia-se: “INCORRERÃO”.

    Abraço, Chico.

  • Enio Eduardo da Silva disse:

    Meu amigo Chico Maia, quando chego a lugares onde ouço que o PT é o partido mais corrupto da história, quando vejo jovens cobrando a questão da corrupção, quando vejo outros jovens repetirem os xingamentos à Presidente Dilma dentro de um metrô, não posso achar que simplesmente o que ocorreu no Itaquerão seja um fenômeno apenas na cabeça da tal “Elite Branca”.

    Há sim, no Brasil, um pensamento conservador que se expressa fortemente por meio dos veículos de comunicação, cujos articulistas são as pessoas citadas por Trajano e por Cantalice e mais um tanto de outros colunistas da grande mídia, que diga-se de passagem, são aqueles que ousam chamar seus patrões de colegas. (Como diz o Mino Carta, é só no Brasil que jornalista chama seus patrões de colegas)

    Há sim, meu caro Chico um cerco contra o PT que se opera por dentro do pensamento conservador, através de meios midiáticos. O pior é que este cerco tem dado resultado, na medida em que ganha amplitude.

    Este cerco impõe ao pensamento progressista moderno no Brasil, uma grande mobilização que não parta da ilusão de que o povo pensa que está tudo bem. Se as forças progressistas não partirem de um diagnóstico correto, ocorreram em um grande erro. E erro de diagnóstico não é capaz de adotar a profilaxia correta.

    Não quero entrar na polêmica de onde partiu os xingamentos à Presidente. Quero apenas identificar por que meios ocorre sua generalização.

    A profilaxia poderá surgir do debate aberto que ocorrerá a partir de agosto na Campanha Eleitoral, onde as forças que disputam o poder poderão fazer uma interlocução aberta com o cidadão brasileiro. Sabemos que o jogo político se define muito através das propagandas de rádio e TV. Assim, creio que o jogo ficará mais nivelado, sem a presença dos mediadores de plantão que reverberam o pensamento conservador brasileiro..

  • Luciano disse:

    A forma do protesto foi errada, sem sombra de dúvidas. Mas não dou crédito algum a quem acha que reclamar da atual situação do país é privilégio da direita branca. Estamos passando por um crise ética e passaremos por outra econômica, ambas provocadas pela omissão do atual governo (tenha ele a cor que quiserem dar).
    E a organização da copa é a pior dos últimos tempos, infelizmente, o que não faz do evento um dos melhores dentro de campo. A FIFA tem dito que nossos melhores gramados são os piores dos últimos anos e os problemas de mobilidade e conectividade não podem ser colocados debaixo do tapete. BH neste ponto é exceção.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos !
    Quer queira , quer não, Dilma é a Chefe de Estado. Va as urnas e reclame. Gritar o que foi pra uma chefe de estado passa longe da educação de um povo. Foi isso o que o Trajano disse !!! E nem ouço esse jornalista desde os tempos do cartão verde. E com o Juca Kfouri a tiracolo.
    E a reciproca é verdadeira ! FHC num de seus tour pela Europa, enquanto presidente, chamou os aposentados brasileiros de “vagabundos”. Quantas aposentadorias tem ele ? Dizem que brasileiro tem memoria curta !!

  • Paulo Cesar disse:

    Chico, o duro mesmo nesta história é a necessidade, velada ou escancarada, de uns amigos, em tempos de twitter e facebook, de tentar impor a “verdade”, seja de direita ou de esquerda. Parece que não temos capacidade para discernirmos sobre o que é certo ou errado.

    E a questão é: como retrucar? Resposta leve não traz efeito. Resposta mais dura pode atiçar a inimizade. Uma verdadeira chatice.

  • Paulo Araujo disse:

    Disseminadores de ódio o Trajano não falou novidade alguma, independente de partidos esse caras citados sempre tem algum comentário denegrindo nosso Pais ou evidenciando algumas virtudes de outros, que acham mais desenvolvidos que nos.
    Pergunto onde esta o caos nos aeroportos (citando apenas um exemplo) tão falado por eles antes da copa, descobriram agora que temos alguns ate mais ágeis do que americanos.
    Na verdade como você mesmo gosta de citar “complexo de vira-latas”

  • Anderson Palestra disse:

    Uma frase que o Chico gosta de usar, que é do Tim Maia.
    “Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita”.
    O discurso direitista vem ganhando mais adeptos e não vejo nenhum rico usando.
    As pessoas confundem uma insatisfação com o atual governo com um discurso elitizado.
    Tenho 36 anos e já vi alguns governos e as condições hoje são muito melhores que antigamente. Ha méritos em todos os governos pós Sarney, apesar de serem todos ruins, mas dai a adotar e votar na direita é o fim da picada.

  • João disse:

    Violência gera violência….. jornalistas que podemos dizer são formadores de opinião deveriam pensar mil vezes antes de falar e escrever.

  • Vinicius disse:

    Como que tem gente que acredita em conto do vigário…”Copa das Copas”, “Gente de Direita”, “Disseminadores de Ódio”… Acorda moçada!
    Este pessoal que está no poder está fazendo uma copa que ninguém pediu, por uma fábula e ainda por cima com dinheiro de todos brasileiros.
    Estádios superfaturados, com raríssimas exceções obras de mobilidade urbana inacabadas, aeroportos e muitas outras coisas… e ficam discutindo ideologia, com olhos fechados para qualquer malfeito. Políticos de qualquer partido tem sempre de receber cobrança, tem de prestar ótimos serviços pois quem paga seus altos salários, somos nós eles são nossos empregados.

  • Thiago disse:

    Absurdos começam pela ignorância de quem escuta ou lê e interpreta de acordo com seu anseio pessoal. O trajano fez um comentário sobre o absurdo de se chegar em um estádio e se virar para o camarote e começar a proferir palavras de baixo calão em um ambiente onde as emoções se disseminam rapidamente. Independentemente do partido ou preferência política externar aqueles nomes que são chulos e baixos não são parte do vocabulário de quem tem educação. Gosto de ouvir as críticas do Reinaldo Azevedo mas em muitos momentos filtro o que ele fala pois as vezes careta um ódio preconceituoso. No Brasil todo mundo está com os nervos a flor da pele e atitudes reacionárias estão explodindo em todo pais, e caso isso se amplifique via os meios de comunicação ficaremos a um passo de uma guerra civil não declarada.

  • Frederico Dantas disse:

    Ah… Mas que a turma do discurso mais à direita está apelando e perdendo a compostura e o controle com mais facilidade, está.

  • Frederico Dantas disse:

    No fim, nenhum destes anda contribuindo para construir nada, só para destruir.

    No Brasil o discurso mais à esquerda se acha detentor da virtude e o mais à direita, da razão e sabedoria.

    Pelo visto teremos outra campanha de muitos ataques e de pouquíssimas proposições úteis.

    Ainda somos uma democracia jovem e estou seguro que superaremos isso em alguns bons anos e passaremos a perder tempo e avançar mais rapidamente.

  • Sérgio disse:

    Chico,

    Em 2012, o Augusto Nunes, colunista da VEJA fez uma lista de seus inimigos. Eu não vi, na época, essa raivosa repercussão dos jornalistas?

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/o-pais-quer-saber/confira-a-lista-dos-que-acham-que-mexer-com-o-chefe-supremo-e-mexer-com-eles/

    http://1.bp.blogspot.com/-YjcHPSox4MA/UNQ_QL-1k8I/AAAAAAAAUyY/v01-rAJXHcw/s1600/vice-esgoto.png

    O excelente jornalista, José Trajano, apenas expressou aquilo que é público e notório.

    Os escribas da direita disseminam o ódio e os seus leitores acabam reproduzindo esse sentimento. A direita raivosa, na falta de argumentos, parte para a ignorância.

    A Copa das Copas é a melhor expressão disso. TODOS aqueles que previram o caos, estão hoje, com o “rabinho entre as pernas”.

    A Copa é um sucesso dentro e fora dos gramados.

  • J.B.CRUZ disse:

    Se não fosse estes jornalistas listados por TRAJANO E CANTALICE, já estaríamos há bem tempo sob o jugo comunista absoluto..Basta ver a atuação do governo petista á frente do PAÍS nestes últimos 13 anos..
    Leis inócuas,fúteis,portarias,editais,projetos que não saem do papel,intromissão no seio da família,nos costumes e folclores seculares,na religião e até no futebol..Pessoas sem um mínimo de dom,vocação,cultura,conhecimento; ocupam cargos de extrema responsabilidade nos destinos da NAÇÃO….