Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Há quem escape da lavagem cerebral, da manipulação e do futebol comercial

O leitor José Eduardo Barata fez interessantes comentários e uma cobrança a este colunista: “…por favor , não entre nessa do culto ao Neymar. Ele joga absolutamente a mesma coisa que muitos jogadores

que estão por aí, nesta competição.

Ele “desafoga” o jogo assim como Campbell desafoga, assim como Robben o faz, o mesmo que Müller e Messi têm feito.

E todos os citados não precisam das “gracinhas” que fazem narradores e comentaristas irem à loucura, provocando um êxtase coletivo.

Insuportável. Mascarado, marqueteiro, um pseudo líder. Eu, que venho dos tempos em que Barrica, pelo Democrata de sua terra, “aprontava” das suas em jogo contra o Galo,

não entendo essa “neymania” nos dias de hoje.

Não é possível exaltar os gols feitos contra Camarões, que, simplesmente, entregou todos os gols. Todos!

A comentar o fato que a seleção de Camarões jamais poderia estar numa disputa como uma Copa, um grupo totalmente alheio à competição, sem esquema, sem compromisso, sem responsabilidade.

E ver que um jogo como esse merece análises profundas, com

Noriegas, Belletis e similares tentando nos mostrar o que absolutamente não existiu.

Desculpe o desabafo, e entenda o motivo por não ter usado o espaço dos comentários: fui bastante prolixo. Um abraço, de seu leitor,

José Eduardo Barata”.

Agradeço ao José Eduardo Barata e garanto que não entro nessa de grande parte a imprensa brasileira de criar e cultuar mais um ídolo em nosso futebol, ainda que para isso tenham que forçar mil barras e queimar etapas; tudo em nome do “futebol comercial”, como diz o colega jornalista José Luiz Gontijo. Nesta Copa, na rede de TV oficial, parceira da Fifa, o que menos se pratica é jornalismo.

Neymar e demais integrantes da seleção, entre jogadores, comissão técnica e dirigentes, são produtos e agentes transformadores de lucro. Viram o bigode do Fred?

fred

Ganhou mais notoriedade que os gols que o atacante não tem feito! Daqui uns dias vai aparecer uma lâmina ou barbeador para “cortar” o bigode do Fred, ou um cosmético qualquer com um tom de cor tal, que será responsável por algum “milagre” criado na medida para render grande faturamento.

O grande problema do efeito que o futebol provoca em países como o Brasil é que qualquer vitória, ainda que sobre Camarões, mascara todos os defeitos, dentro e fora de campo. Felipão tem falado que a seleção está evoluindo. Não sei onde, mas grande parte da imprensa concorda com ele.

Demagogicamente o treinador disse que não gostaria de ter o Chile como adversário; e tem gente que acredita!

Vejo o Neymar como a esperança de tirar o time do Felipão de situações complicadas, como Messi tirou a Argentina contra o Irã; Robben abriu as portas para liquidar com a Holanda; Benzema, que supriu a falta do Ribery; enfim. Toda seleção tem um jogador “diferenciado”. Contra Camarões, Neymar desempenhou este papel, mas ressaltei, que este adversário não serve para medir competência de nenhuma seleção.


» Comentar

Comentários:
18
  • Aroldo Dias disse:

    Ufa… Achei que estava sozinho neste raciocínio e pensei que estava vivendo em outro planeta pois, ninguém concordava comigo a respeito do que pensava sobre tudo isso. Concordo com tudo que foi dito pelo José Eduardo não tiro uma vírgula. Agora vejo que estou na terra.

  • que comentário sem sentido(pra não dizer que é idiota!)o neymar é elogiado pelo que ele faz em campo ora bolas!o craque deve ser exaltado sempre!qualquer porreteiro é elevado à guerreiro,pitbull e outras bobagens e ninguem se importa!queriam elogios para quem?para o ramires?

  • Marcio Santos disse:

    Realmente a idolatria em relação ao Neymar chega a enojar, mas como foi citado no belo texto, tudo visa o lado comercial. E gostei da resposta do Felipão quando disse que tem uma emissora de TV q se acha dona de tudo e quer mostrar até mesmo as conversas, através da leitura labial. Vamos aguardar sábado. Sinceramente, torço por uma vitória do Chile.

  • José Célio batista disse:

    Gente, muita calma com as criticas. É só a primeira copa do cara, e por enquanto ele já fez quatro gols. Maradona e Messi, se quer fizeram gols na suas primeira copa.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Barata tá corretíssimo. Também penso como ele, forçam a barra demais com Neymar, que é um jogador que foi pra Europa e não evoluiu, só joga bem contra times fracos, quando recebe uma marcação mais próxima some, como foi contra o México.
    Essa necessidade da Rede Globo de criar um ídolo para embalar um futebol sem brilho acaba por ter um efeito contrário, criando até antipatia com o Neymar.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Nada como um gol contra o eliminado e confuso Camarões pra salvar a pele do centro-avante “cone” desta seleção.
    Luís Fabiano deve ficar revoltado vendo as atuações desse matador que só se destaca em seu clube, que vive de esquemas da CBF.

    Fred no América e cruzeiro era muito bom. Agora envelhecido e sempre contundido, vive jogando parado e fazendo gol naquela jogadinha manjadíssima do florminenC, quando o Bruno ou Carlinhos vão ao fundo e ele se desloca pra marca do pênalti. O incrível é que os sempre lerdos zagueiros brasileiro comem essa sempre. Na Libertadores e Copa do Mundo ele não arruma nada.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Boa, Jose Eduardo Barata. Penso que Messi aos 22 anos era mais maduro que Neymar, como profissional e homem. Neymar se acha o menino “molequinho” do Brasil. Messi é mais agudo e inteligente, antevê a possibilidade de um lance individual e parte decisivo. Neymar é firula, e quer ir na marra. Individualista. Messi assimila o coletivo.
    No mais, chega de tentarem empurrar o Neymar como “genio”. E parabens Chico por não embarcar nesta “onda” criada pela midia.

  • Zé Carlos disse:

    A Itália, hehehe…

  • Zé Carlos disse:

    Um dos que eu tava secando já caiu…

  • Zé Carlos disse:

    Tchí Tchí Tchí Lé Lé Lé Tchíle Tchíle Tchíle

  • Paulo Afonso disse:

    Estão criando produtos do marketing, natural principalmente dos segmentos que movimentam rios de dinheiro… Esta Neymaria Global (não estou falando de situações regionais do nosso estado) nada mais é do que isto… Era preciso surgir um novo ídolo… Felipe Massa é aquela lástima, Cielo não repetiu a dose em Londres e não vingou, vôlei virou negócio de família e está em franca decadência, política nunca foi o melhor caminho… Somente o futebol sobrou para criar este ídolo… Neymar foi o eleito… Ele nem está no mesmo nível de outros “craques midiáticos” como Zico, por exemplo… Nem de longe ele vai ser um gênio dentro de campo, como o Reinaldo foi… No máximo vai ter o suporte da sua retaguarda para ser imortalizado…

  • Frederico Dantas disse:

    Acho que estamos longe ainda da nossa seleção ser um bom time. Por outro lado, não a vejo muito distante hoje dos demais postulantes ao título. São 4 jogos eliminatórios e o caminho brasileiro até a semifinal não é árduo. É o Chile depois Colômbia ou Uruguai.

  • Gabriel Gouveia disse:

    Ótimo que o Uruguai tirou a Itália, que se chega em finais cresce – com gol do Edu Dracena digo Godin e “dis costas”, me lembrei de um goleiro por aqui.
    Culpa do JB, que foi torcer peça Itália. Mick Jagger do sertão, JB é pé frio e não acerta uma previsão… Nem na Copa. JB, torça para Alemanha, Argentina, França e Holanda. Rsrsrsrsrs!!!!
    Até a Europa e argentinos se rendendo ao futebol do Neymar. Será que estou assistindo outro jogo? As poucas jogadas que ele acerta, oculta as muitas que erra. Seus erros só serão notórios na derrota. Jogar com a 10 e se tornando o “batifino” do time, como dizia o José Lino S. Barros, ainda não vi nenhum gol de bola parada cobrada pelo Neymar.
    O Fred tá lento, não consegue sair da marcação, em poucos minutos o Jô teve mais chances contra o México, só não marcou devido o afobamento.
    Esta de mordida do Suárez, feito Mike Tyson, tomara que lhe renda uma boa suspensão. Ridículo!
    Não menos ridículo foi o Maradona, para uma pessoa pública, muito feio seu gesto.
    A Arena pantanal já aposentou!!! Em Natal o bicho pegou!!! Será que o da Amazônia será vendido ao estrangeiro feito a selva? Muitos seguindo o destino do Engenhão. Será quem vai jogar no Pacaembú?
    Muitos estádios bonitos, mas alguns, vão virar ponto de encontro…

  • J.B.CRUZ disse:

    Depois que “operaram” a ITÁLIA contra o Uruguai; a torcida vai para HOLANDA que nesta primeira fase, foi a Seleção que realmente jogou futebol..Deu gosto ver jogar um verdadeiro CRAQUE; ROBBEN…
    Este realmente com a ajuda de VAN PERSEN, tem levado a HOLANDA a grandes resultados…Podemos ver também com bons olhos as seleções do MÉXICO,COLÔMBIA,ALEMANHA e a FRANÇA de BENZEMA com atenção especial….O resto é tudo japonês….

  • Chico, Boa Noite!
    Como sempre, seu texto prima pelo equilíbrio e imparcialidade. Olha, desde 1982 não sofro mais pelo Brasil. Claro que torço para sermos campeões e pela alegria de todos nós torcedores brasileiros, mas o que me causam asco são o exagero, os interesses comerciais; sem falar no deslumbramento da imprensa, mídia em geral e dos torcedores. O Brasil, na minha opinião, está entre os favoritos que restam (Alemanha, Argentina, França e Holanda), e só. A Copa começa agora e se não ficarmos espertos, atentos, qdo. pegarmos uma seleção forte que nem a Holanda, aquele carequinha Robben vai deitar e rolar em cima de Daniel Alves e cia. (parece que ele “aprendeu” sua ruindade com o Egídio do meu Cruzeirão).Não consigo acreditar na nossa Seleção, mas espero estar errado. Quanto ao Neymar, ele é acima da média (da nossa média), mas é igual a uma meia dúzia (ou mais) de outros craques. Vc viu a frieza e talento desse jogador da Colômbia que fez o último gol? Se fosse o Neymar o Galvão e cia estava berrando até agora: Neymaaaaar!!!! Cada vez mais fico com um pé atrás qdo. o assunto é futebol. Mesmo com o meu Cruzeirão que é líder do Brasileirão, tenho todas as cautelas. Mas torço para o time ir longe e até ser campeão. Mas sem “doença”. Aliás, isso não combina com Cruzeirense que se preza (rsrsrs). Brincadeira, claro. Somos todos iguais.

  • humberto disse:

    O Neymar é sim um bom jogador, pode e até acho que vai evoluir muito ainda, mas não esta dando pra aguentar é a babação de ovo em cima do cara, tá dando nojo. O pior que grande parte da imprensa, cheia de marmanjo ficam com a calçinha toda molhada só de ver e falar do cara, acho que as mulheres destes caras deviam abrir os olhos.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Essa selecinha é um engodo e vai perder pro Chile.
    Ganhar de Camarões, até meu time de pelada consegue.
    Quando tiver um time bom pela frente, que chuta a gol, o
    Julio César vai mostrar o quanto está em forma.
    Vai brasil…

  • otavio neto disse:

    Concordo com tudo o que disseram .e mais se fernandinho não entrar logo nesse time a vaca vai para o brejo rapidinho,até porque nos mineiros sabemos PORCO MAGRO
    E QUE SUJA AGUA