Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Torcida brasileira precisa reagir à surra de chilenos, argentinos e colombianos!

CHILE

A falta de inspiração, a falta de alegria encoberta pela apreensão, o silêncio que a torcida brasileira tem manifestado nas partidas da seleção, quebrado hora ou outra quando surge um enfadonho “sou brasileiro, como muito orgulho…”, será colocado a prova no jogo contra o Chile. Enquanto os torcedores rivais latino americanos dão aula de como “hinchar”, nós parecemos perdidos e sem um coro a seguir. Uma solução que vejo para isso seria nos voltarmos às nossas próprias torcidas de clubes. Senhoras e senhores que estarão presentes no Mineirão neste sábado, por quê não evocarmos os cantos dos clubes, seja Atlético, Cruzeiro, América, só que em versões feitas para empurrar o Brasil em campo? Cantar aquilo que todos já sabem de cor, aquele samba, aquele pagode, o que for. Sem frescuras ou rivalidades, cantar até o fim. Cruzeirenses, cantem “Explode Coração“, grande samba enredo do Salgueiro, como já o fizeram tantas vezes no Mineirão lotado. Atleticanos, puxem o grito de “Vou festejar“, tornada famosa por Beth Carvalho, para animar o estádio, e consequentemente, animar o planeta. Garanto que todos colocarão a rivalidade de lado neste momento, e em uma só voz farão a força que vem das arquibancadas um elemento para desequilibrar esta que será uma difícil partida.

ARGENTINA

Numa Copa em que ninguém pode confiar em favoritismos, cheia de surpresas, toda humildade será importante ao time de Felipão contra o Chile. Ao contrário de Sampaoli o treinador brasileiro ainda não tem certeza da melhor escalação. O Chile tem, seguramente, um melhor conjunto, mas o Brasil mais valores individuais, que podem fazer diferença em um lance, uma jogada e decidir o jogo.

No banco, este Jorge Sampaoli é desses comandantes que fazem diferença. Obrigado a parar de jogar futebol aos 19 anos, por contusão, tornou-se um obcecado estudioso do assunto e hoje é um dos mais respeitados estrategistas do futebol sul-americano. Com esta Copa, está ganhando os holofotes mundiais.

Certamente conhece muito mais o Brasil, do que Felipão conhece o Chile. Scolari é um motivador de grupo.

As malas das delegações ficam sempre prontas para algum destino: em caso de felicidade dentro das quatro linhas, viagem outra sede, até chegar ao Rio para a final. Se perde, de volta para casa, reencontrar a família e pensar no futuro. Para muitos, fim de linha, para outro tanto, o recomeço, pensando no Mundial da Rússia daqui a quatro anos.

A partir de hoje a Copa ganha contornos diferentes em todos os aspectos. Empate não vale mais; ao fim do tempo normal e prorrogação tem de haver um vencedor. Os jogos ficam mais emocionantes, os nervos de jogadores, treinadores e por conseqüência torcedores são levados aos extremos e tudo pode ter influencia no rendimento de quem tem o poder de resolver, dentro das quatro linhas.


» Comentar

Comentários:
0
  • J.B.CRUZ disse:

    A torcida brasileira é que está carregando nas costas esta seleção medíocre..
    Enquanto isso o idealizador da copa no BRASIL, com uma popularidade comprada de 83%, não pode comparecer aos estádios…Com medo de quê??
    Sua pupila coitada, viaja pelo PAÍS sob uma chuva de vaias..As manifestações deste ano já tem data e hora, marcadas: 05/10/14………….
    E VIVA O POVO BRASILEIRO…VIVA O BRASIL !!!

  • Eduardo disse:

    E os coxinhas estão se roendo…

  • Márcio Luiz disse:

    Marquinho,

    é exatamente isso.

    E acrescento: não se vê UM torcedor com cara de “zona leste” nas cadeiras dos estádios da Copa.

    Saudações.

  • thales rosa disse:

    A seleção nao empolga… e a torcida que está nos estadios nessa copa não é a torcida que vai ao estadio usualmetne..

  • Manoel Cândido disse:

    Ai meu “jesuscristim”, morro de medo da seleção querer reeditar um time de BH e provocar um Minerazzo, feito 2009.

  • Marco Antonio ( Marquinho ) disse:

    Está acontecendo é o seguinte:

    O torcedor mesmo que vai ao campo, nesta Copa se transformou em torcedor de sofá. E o torcedor de melhor poder de renda e que não entende bulufas de futebol é que está comparecendo aos jogos.

    Conclusão: O Brasil jogando em casa, parece que está jogando fora ou seja: em matéria de animação da torcida: um verdadeiro fiasco.

  • luiz ibirité disse:

    Chico, amigos do blog,boa noite.
    Outro dia o Stefano Vanuto disse aqui em um comentário muito feliz que a torcida mineira não tem tanta paciência quanto as dos outros estados, acho que deve ser pelo mesmo motivo que digo que sou mais cruzeirense do que brasileiro, e muitos também são mais atleticanos do que brasileiros, ate tento entender chico a sua colocação, no sentido de que o torcedor que for ao estádio deveria se comportar de forma diferente e dar o exemplo, mas, acho dificil, no jogo da Argentina se não me falha a memoria ja houve uma demonstração de rivalidade nas arquibancadas.

  • Raws disse:

    Chico, o problema ta lvez seja o perfil desses torcedores. Ir ao teatro, a um show musical ou um cinema, é diferente de ir a um estádio de futebol. E ainda tem esse futebol pobre da nossa seleção.