Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Um outro Atlético na Argentina e vitória sem contestações na primeira partida da final

Foi um Atlético diferente de antes da Copa do Mundo. Nada a ver com o do início do Brasileiro e completamente diferente daquele que se arrastou na Libertadores da América. O futebol e principalmente a disposição tática do time, mais a vontade dos jogadores só reafirma a convicção que todo atleticano tinha: o erro da escolha de Paulo Autuori como sucessor do Cuca. Mas, são águas passadas e ainda há tempo para que a temporada não fique totalmente perdida, como ganhar esta Recopa, por exemplo e quem sabe brigar nas primeiras posições do Brasileiro!

Com dois minutos de jogo o time já tinha chutado duas vezes ao gol do Lanús. Parecia que jogava em casa, surpreendendo o time argentino que não conseguiu o seu objetivo de sufocar o Galo desde o princípio e fazer o resultado para administrar em Belo Horizonte no jogo da volta.

Mesmo criando situações o gol não saía, a velocidade do início do jogo não existia mais e a aposta em lançamentos longos para André não funcionava.

No intervalo Levir Culpi fez o que nenhum treinador ousava fazer antes dele no Atlético: tirou Ronaldinho Gaúcho e colocou Guilherme, que jogou muito. Parece que soltou o freio de mão do time, que voltou a correr, trocar de posições e enganar a marcação do Lanús. Também no intervalo tirou André e pôs Jô, que jogou em 45 minutos muito mais do que nos amistosos e partidas oficiais pela seleção na Copa. À vontade, em casa, recebendo bolas e com liberdade para buscar jogo.

O gol saiu aos 21 minutos através de Tardelli já tinha tentado outras vezes, mas sem a mesma precisão do chute dessa vez. Bem ao seu estilo, Marcos Rocha cobrou rápido a lateral nos pés do Jô que achou Guilherme que por sua vez lançou a Tardelli, na cara do gol para marcar.

O Lanús mexeu no time, tentou explorar as laterais do Atlético e teve boas oportunidades, mas a zaga estava firme e Victor voltou em forma praticando ótimas defesas.

O jogo da volta será na semana que vem, 23, no Mineirão, mas o perigo é o mesmo de sempre já que os argentinos não se intimidam quando jogam fora de casa. Parece até que preferem atuar longe da pressão interna.

Ronaldinho não ficou no banco de reservas depois que saiu do jogo, possivelmente incomodado por ter sido sacado. Perguntado a respeito, Levir Culpi respondeu que nenhum jogador gosta de ser substituído, mas ele precisa mudar para melhorar o rendimento do time e assim funcionam as coisas com ele. Caso se enquadre, o R10 continuará começando como titular do Atlético, caso contrário, iniciou a sua contagem regressiva dessa ótima passagem pelo clube.


» Comentar

Comentários:
0
  • luiz ibirite disse:

    estranho, gostaria que alguem mostra-se a tabela do br 14 hoje para o audisio, para saber quem realmente é o lider do brasileirão.

  • Marco Antonio (Marquinho) disse:

    Márcio:

    Que vá logo para Porto Alegre e leve junto também o Emerson Conceição.

    Lembra do Galo de Prata?

    O Emerson Conceição merece ganhar é o: Pereba de Prata.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    kkkk… esqueci o kkk no final do meu comentário… rs

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Lavem a boca pra falar do Lanús, um dos times emergentes na ARGENTINA nas últimas décadas, seus torcedores mequetrefes do time que venceu o SPORTING CRISTAL DO PERÚ em uma final da Libertadores mais fraca da história.

  • kleber BSB disse:

    Como pode ser tetra sem ser tri!!!! Só o Futebol Clube Ipiranga!!!

  • Rafael disse:

    Não é possível que na base do Galo não tenha um lateral-esquerdo ou um volante ou meia canhoto pra jogar na lateral desse time.

    Emerson Conceição não dá!

    Por que o Levir não testa o Fillipe Soutto por ali?

  • Junior Gam disse:

    Emerson conceição não dá, não dá meeeesmo!

  • audisio disse:

    Lanus, só perdeu um jogo em seu campo este ano!
    Duas vitórias na Argentina, contra o maior vencedor da Libertadores e contra um dos atuais lideres do campeonato.
    Eu se fosse você não comemoraria antecipadamente caro Thales. O São Lourenço está aí para mostrar! Somente lembrando que o atual campeão da Libertadores é o Galo!

  • audisio disse:

    O que importa são os títulos…

  • Paulo Afonso disse:

    Ponto que todos parecem concordar é que o Galo evoluiu no segundo tempo… E tem sido assim em todos os jogos com o Levir… Ou seja, no banco temos alguém que não está simplesmente em posição privilegiada de espectador… Temos na verdade um técnico capaz de perceber o jogo e passar as devidas orientações ao time… Apesar das falhas apresentadas, o time mostra constante evolução… Acredito no resultado do trabalho e aposto neste time brigando nas competições ainda este ano…

  • Paulo Afonso disse:

    Stefano Venuto Barbosa, perder tempo com este tipo de comentário? Lanús é o atual vice campeão argentino e atual campeão da Copa Sulamericana… E a Argentina é a atual vice campeã mundial… Ou seja, hoje, para o pessoal da memória seletiva, este tal de Lanús é significativo dentro do contexto do futebol mundial… E enfrentou outra grande força, seguindo esta mesma linha de raciocínio… O troféu ficando em Lourdes, vai ser mais um para abrilhantar nossa história e estimular o recalque alheio…

  • Márcio Luiz disse:

    Ôooo, Ronaldin, escuta aqui, fi:

    “Deu pra ti, baixo astral
    VAI pra Porto Alegre,

    TCHAU!”

  • Thiago disse:

    Quero ouvir do audisio dizer que a recopa não vale nada, já que quando o cruzeiro ganhou era um torneio sem importância segundo os galináceos. Só pra lembrar que o Maior de Minas disputou três recopas quando está era disputada em apenas um jogo. Perdeu a primeira para o colo-colo no Japão, depois perdeu uma pro São Paulo e ganhou do River Plate.

  • kafé são gotardo disse:

    ”saudações alvinegras”
    O Galão já voltou assustando os adversários,esses argentinos são nossos fregueses,único time brasileiro que não pipoca para os hermanos,agora falta um lateral esquerdo e um volante de qualidade,pelo amor de DEUS busquem o wesley do palmeiras.

    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

  • Izabel Santos disse:

    Levir mexeu muito bem e o Galo melhorou muito no segundo tempo. De qualquer forma, o atleticano, como alguns aí já disseram, tem que respeitar o R10. Aliás, respeitar não, venerar. E que ele tenha tranquilidade para terminar seu contrato ou para sair do Galo por agora. Que saia pela porta da frente, que é por onde merece e deve sair. E se quiser ficar aí enrolando mais 10 anos, ainda estará de bom tamanho pelo que representou ao CAM nos últimos 2 anos. Simplesmente alçou o Atlético a outro nível dentro do futebol mundial!

  • Ednei disse:

    Ofensivamente o Galo está bem servido. A defesa deu muitos espaços no 1º tempo mas no ataque o time está legal.

  • geovany altissimo disse:

    atleticano de verdade falar mal de r10 tem que lavar a boca

  • Adalton disse:

    Outro ponto: ouvi numa emissora de rádio de BH após o jogo, que o time vai poupar titulares contra o Bahia; não acho uma boa idéia, pois o CAM tem chances de ficar bem classificado no Brasileirão e penso simples assim: nos jogos em casa, que as chances de vitória são maiores, deve-se fazer o maior esforço para vencê-los, pois se perder pontos nesse jogos, são irrecuperáveis.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    thales rosa, você perde tempo demais com o Galo, seu enrustimento é quase uma declaração de amor ao maior de Minas. A taça vem para enfeitar a sede, pouco importa se o Lanus é ou não um grande time, foi assim que vocês festejaram as tais Supercopas, campeonato inventado, caça níquel. Eu quero é mais.

  • Adalton disse:

    O Atlético jogou razoavelmente; ainda tem que melhorar muito na saída de bola ; errando muitos passes. Precisa urgente de um lateral-esquerdo, a não ser que o atual jogue com mais velocidade.
    Ontem, no meu modesto modo de ver, o Marcos Rocha, Jemerson e Tardelli jogaram muito bem. Quanto ao Ronaldinho, não podemos nos esquecer de seu grande talento e sua grande participação na maior conquista do Atlético em sua história; parece que ele ainda está fora do melhor condicionamento físico. O Guilherme jogou bem, mas precisa ser mais firmek nos arremates a gol. O Jô entrou muito bem. Muito mais movimentação que o André.
    Penso, que com melhoria na lateral-esquerda, melhor saída de bola o que dará maior velocidade ao meio-de-campo, o time tende a render bem mais.
    No jogo da volta, não se esquecer de jogar com o regulamento…marcar forte e sair nos contra-ataques. Pois o empate dá o título.

  • thales rosa disse:

    O Audisio nao gosta daquele time do Cruzeiro porque enfiou 5×0 duas vezes no seu galo ne Audisio.. odeia adilson e companhia., normal meu amigo o trauma foi muito grande…

  • thales rosa disse:

    Esse brasileiro ja tem dono: CRUZEIRO. o Tetra vem ai.

    Nao vi nada demais no jogo do atletico ontem. jogou contra ninguem.. quem é lanus??

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Fiz um apanhado do jogo e dei as seguintes notas aos jogadores
    Victor – Foi pouco exigido, mas fez um grande defesa no segundo tempo, dá mais segurança que o Giovani para a defesa, nota 6,5
    Marcos Rocha – Um dos melhores em campo, melhorou muito seu posicionamento defensivo, marcou e atacou muito bem, não perdeu uma bola contra o ataque do Lanus, nota 9,0
    Leo Silva – Assim como o Jemerson, começou o jogo meio perdido, depois se firmou, só precisa parar de reclamar e fazer faltas boba quando sobe para os escanteios, nota 6,0
    Jemerson – Começo meio perdido, mal posicionado, marcando errado o careca do Lanus, no segundo tempo foi perfeito, melhorou seu posicionamento e ganhou todas, jogou simples e tranquilo, fazendo muito bem a cobertura do E.Conceição. Nota: 7,5
    Emerson Conceição – Muito lento, errou passes fáceis, carece de uma melhor cobertura de um dos volantes, acertou um cruzamento no segundo tempo, é o nosso ponto fraco, embora não tenha comprometido defensivamente; Nota: 3,0
    Pierre- Mal posicionado e perdido no primeiro tempo, no segundo foi o Pierre de sempre, seguro nos desarmes, mas arriscando muito pocuo no apoio, nota 5,0
    Donizete- Primeiro tempo confuso e perdido, no segundo fez uma boa partida, nota 5,5
    R10 – Jogou com o nome e ainda reclamou da substituição, nota 1,0 pelo que representa para o Galo
    Guilherme- Entrou no lugar do R10 e deu outra vida ao meio do Galo, com bons passes e lançamentos, sumiu um pouco no final do jogo, nota: 7,0
    Maicosuel- Tem qualidade, um pouco confuso ainda, mas vai ser um jogador importante no Galo, fez uma partida razoável e perdeu um gol feito: Nota: 6,5
    Tardelli – Melhor jogador do Galo, voltou a lembrar o Tardelli dos bons tempos, errou muito pouco e fez o gol, nota 9,5
    André – Perdido no meio do beques, teve a atuação comprometida pela inépcia do meio do Galo no primeiro tempo, mas não é jogador para ser titular, nota 2,0
    Jô- entrou com vontade, ganhou todas pelo alto e foi numa dessas disputas que nasceu o gol do Galo, nota: 6,5
    Levir Culpi- Mexeu bem no time e teve coragem de tirar R10, está dando uma nova cara ao Galo e dando esperanças de melhores dias. Nota: 7,0

  • audisio disse:

    Assistindo ao jogo do Vasco contra o Santa Cruz descobri onde foi parar o cruzeiro vice do Veron de 2009. Na segunda divisão!
    Era até engraçado ouvir a narração! Adilson dando instruções para Fabrício que passa a bola para Pedro Ken e que toca para Kleber que devolve para Diego Renan… Só faltam o péssimo Ramires fazendo papelão na Copa e o Wagner no CBFlu, levando cacetada do Criciuma!

  • audisio disse:

    Concordo integramente com sua crônica, somente acrescentando a participação do excelente Maicosuel. Que ganho para o time!
    Toque de primeira, habilidade e inteligência. Integrou-se bem ao estilo de Tardelli e R10, Guilherme. Volto a reafirmar que o Atlético possui o melhor elenco do campeonato brasileiro. Não jogaram Rever, Luan, Eduardo, Dátolo. Outro ponto a destacar foi a brilhante partida do Jemerson. Veloz e preciso. Encarou um jogo de decisão dentro da Argentinha e mostrou que tem muita personalidade.
    Levi está coberto de razão, ele não tirou o R10 do time, o Ronaldinho é que aos poucos está perdendo a posição para o Guilherme.
    Uma coisa interessante deste time com Maicosuel, Guilherme e Tradelli é que todos eles possuem características de conclusão e habilidade para jogar como meia armador dando muita mobilidade è equipe!

  • Enio Eduardo disse:

    Chico Maia, vi um crescimento substancial no posicionamento tático do time de Galo em campo ontem. O time melhorou a olhos vistos, mas (sempre o mas), há muito o que evoluir em termos táticos, falta ainda procurar diminuir os espaços entre os setores em campo. Apertar mais o jogo, às vezes que o time fez isto, roubou a bola com mais facilidade.

    De toda forma, vimos um Galo com mais atitude, encurtando os espaços, o futebol do Marcos Rocha apareceu mais. Destaco ainda, a ótima partida do Jemerson, a evolução do Tardelli foi muito perceptível, bem como a ótima atuação tática do Maicosuel. Esse time tem muito a evoluir.

    Agora, achar que o Galo vai contratar é ficar perdendo tempo. O Clube não tem dinheiro. O Kalil tem que apertar as contas para fechar o ano bem. O reforço está vindo do Departamento Médico.

    P.S: Ontem vi um comentarista do Sportv que foi muito patético em seu comentário, ao comparar o time do São Paulo com a Seleção Alemã. Os caras ficam doidos demais, será que já é o efeito do Chocolate Alemão? Na cabeça dos caras o São Paulo já é o Campeão Brasileiro. Ridículo.

  • Vinicius Campos disse:

    O time apresentou melhoras e pode ser que tenhamos bons campeonatos ainda nesta temporada. O time ainda erra muitos passes o que precisa de uma correção imediata e este negocio de ligação direta defesa ataque tem que acabar. O Levir tem que pegar os zagueiros e ensinar a sair tocando com posse de bola.

    O Jemerson foi bem na partida seguro e não brincou em serviço.

    Aguardemos o próximo compromisso e quem sabe a confirmação de mais um título.

    Galo Sempre.

  • Chico Bom Dia! O Atlético apresentou-se mais compacto e organizado nos três setores. A tendência é só crescer e fazer bons jogos contra os adversários mais difíceis do Brasileirão. Parabéns Levir por agir corretamente ao sacar R10 que vem prejudicando o time já há muito tempo. Se insistir com ele, penso que será pior.Ele parece estar enfastiado com o mundo da bola.

  • mauricio sepultura disse:

    Aquele lateral esquerdo, é horrível. Meu Deus!!!

  • Rodrigo Assis disse:

    Levir e torcida precisam parar de pegar no pé do R10 e deixar o cara render o que sabe. Atleticano tem essa mania de exaltar babas e ficar perseguindo os craques

  • Paulo Afonso disse:

    Comentário sobre as arbitragens… Depois de passar aproximadamente um mês com overdose de jogos de Seleções pela Copa, assusto com a arbitragem no jogo do Galo… Na Copa os jogos quase não têm falta… Tudo bem que algumas faltas claras os juízes não marcavam… Mas ontem o juiz marcou algumas faltas inexistentes para o Lanús, deixou de marcar várias faltas para o Galo, deu muitos cartões para o Galo sem necessidade… Enfim, o que parece é que futebol que tem as regras da FIFA, tem as mesmas aplicadas de maneiras diferentes dependendo do que convém…

  • Paulo Afonso disse:

    Tecnicamente o jogo foi ruim… O Galo melhorou no segundo tempo, acelerando mais o jogo… Porém, o mesmo Guilherme que fez o time jogar mais rápido, errou muitos passes e finalizações, além de não marcar… Maicosuel ainda não se entrosou com o time… Vejo possibilidades do time evoluir e brigar por títulos ainda nesta temporada, mesmo com o desastre Paulo Autuori na nossa vida… Dependendo dos resultados de hoje, podemos, ao recuperar a partida não disputada, chegar ao 3º lugar a somente dois pontos dos líderes… Só faltou contratar os reforços prometidos… Mas mesmo assim ainda estou apostando no Galo nesta temporada…

  • Rodrigo Galodoido disse:

    R10 tá barrigudo. Parece que está desiludido com a carreira. Não precisa mais de trabalhar pra ganhar a vida. Talvez esteja cansado do Galo. E a torcida tbem já cansou desse tipo de situação. Acho que começou a se despedir, ontem. Adora sair pelos fundos…

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia ! R10 ridiculo. Não buscou jogo, errou passes de 3 metros. Parece que não quer jogar. Ta na hora de buscar um substituto, rapido. Robinho não ! A muito não joga, quer alto pagamento e fisioterapeuta particular. Ate parece. Muito, mas muito mascarado.