Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Um mês do maior vexame da história do futebol brasileiro, mas a seleção continua uma máquina de fazer dinheiro

Esta sexta-feira marca o primeiro mês da goleada difícil de acreditar que a seleção brasileira tomou da Alemanha: 7 a 1 no Mineirão!

Felipão e Parreira foram demitidos, mas continuam rindo de orelha a orelha, pois cada um embolsou R$ 4,1 milhões de acertos trabalhistas!

FELIPAO2

Dia 19 sairá a primeira convocação da seleção brasileira da nova era Dunga. Inimaginável que não haja nome ou nomes do Cruzeiro nesta lista, já que na defesa, meio e ataque há jogadores que merecem ser chamados e especificamente dois têm estilo que agradam ao treinador: o zagueiro Bruno Rodrigo (que se recupera de contusão) e o atacante Ricardo Goulart. Everton Ribeiro também tem cotação alta. Expectativa em relação a Fábio, preterido pelos antecessores de Dunga, que até agora não deu nenhuma pista sobre o que pensa sobre o goleiro cruzeirense.

ALEMANHA2

Mesmo com o vexame dos 7 a 1 a seleção continua sendo uma máquina de fazer dinheiro para a CBF, cada dia mais rica e os seus filiados mais endividados e pires na mão permanente. Nada justifica convocações agora a não ser para faturar cotas altíssimas nos amistosos contra a Colômbia e Equador, nos Estados Unidos, em setembro; Argentina, em Pequim, outubro, e encerramento do ano em Istambul contra a Turquia, em dezembro. Prejudica os clubes na disputa do Campeonato Brasileiro, mas aquece o mercado ao colocar jogadores dos empresários que mandam em nosso futebol na vitrine mundial.

A diretoria da CBF reuniu os clubes das séries A, B, C e D para tratar do êxodo dos jogadores das categorias de base para o exterior e do assédio de clubes sobre atletas em formação nos co-irmãos brasileiros. Propõe um “código de ética” entre eles. Só pode ser piada. Uma diretoria dessas falando em “ética” num assunto onde o dinheiro fala mais alto e em primeiro lugar.

SOCCER-WORLD/M61-BRA-GER


» Comentar

Comentários:
0
  • Thiago disse:

    Enio e a primeira vez que vejo o kalil sendo mais racional e menos fanfarrão.

  • Enio Eduardo disse:

    Você está muito apocalíptico Sr. Marcos. A inflação foi de 0,01% no mês de julho, jogando o acumulado no limite da meta que é de 6,5% em 12 meses e 3,75% de janeiro a julho. A continuar nesta toada, o dragãozinho continuará diminuindo e olha que sem Desemprego. Não se contamine pelos especuladores de mercado que se utilizam de todos os argumentos para ganhar no mercado em tempos de eleição. Inflação igual a tempos anteriores é a que o FHC deixou, com mais de 12% ao ano. As anteriores àquele período, creio que não voltarão, a menos que haja uma deterioração do Real, aos moldes da época do Cruzeiro e do Cruzado. Isto não ocorrerá, mesmo porque, o Brasil pós-FHC trouxe-nos o Superávit Primário, o que na realidade garante a estabilidade monetária.

    Não entre na onda do terrorismo econômico. Se a Presidente Dilma ganhar a reeleição, deve-se muito mais a falta de uma oposição consistente. A oposição patina e não propõe nada, a não ser a velha receita do Arrocho.

    O negócio é manter o Controle da Inflação e o Crescimento Econômico sem perdermos postos de trabalho. Fazendo uma análise da economia mundial, o Brasil passou até razoavelmente bem pela crise econômica mundial. A retomada do desenvolvimento depende de atribuirmos outras premissas para impulsioná-los. Penso que um forte investimento na Infra-Estrutura Ferroviária poderá ser um motor de arranque para escoamento da produção. Outro caminho pode ser o transporte de cabotagem.

    No plano político, uma Reforma do Sistema, torna-se urgente.

    As Eleições passarão, os ânimos se arrefecerão e há muito trabalho por se realizar.

    No caso do Futebol, há necessidade da derrocada do Sistema que predomina na CBF com seus jurrásicos Marin e Del Nero, bem como a mudança de postura da Globo diante do Futebol. Se observarmos com acuidade o Kalil tem razão ao afirmar que é Tudo Culpa da Globo.

  • Marcos 2014 disse:

    Agora vem a conta pelos gastos da Copa.
    Se em campo o Brasil foi patrolado por Alemanha e Holanda nessa Copa, fora das quatro linhas o Brasil corre sérios riscos de ser patrolado por recessão econômica, inflação igual aos tempos anteriores ao real e crises em todas as áreas. E nem falo do futebol que JÁ está em crise.
    Segura na mão de Deus e vai!

  • Enio Eduardo disse:

    Entendido Paulo Afonso. Você tem razão, o Tafarell mencionou mesmo o Rafael.

  • Thiago disse:

    Gostaria de ver Everton, Tardelli e Goulart jogando juntos na seleção, daria muito certo essa parceria.
    Dede teria chance por ter 26 anos ainda, pode melhorar e tem tempo pra isso. Assim como Lucas, Mike e Marcos Rocha.
    Porém acredito que as vésperas da olimpíada e copa América prevalecerá a panelinha da turma rio/sp. Já tem jornalista/apresentador pedindo Luis Fabiano, ganso, Robinho, Elias, Ralf, Gil. E pra acabar com o Piqui do Goiás!!!

  • Marcos 2014 disse:

    Sete a um já completa um mês, e ao que parece não houve de fato uma ‘peneirada’, nem no futebol brasileiro e nem na CBF. Marin e Del Nero deveriam sentir vergonha por ter feito a seleção brasileira ter protagonizado semelhante papelão e pedir pra sair, mas eles seguem lá, intocáveis.
    Assim caminha o futebol brasileiro: falido, ‘derrubado’ e sem moral no cenário mundial.

  • edson dias disse:

    1) Não ser titular na Rússia, onde poucos jogadores brasileiros se adaptam, não é critério pra absolutamente nada. Por que o Tardelli não foi titular na Rússia então ele não pode ser selecionável? Tardelli é um dos melhores jogadores na atualidade da América do Sul. E claro, o Everton Ribeiro também está entre eles…

    2) Não entendi esse outro critério: Rafael é titular no Napoli. Não serve pra seleção, porque o futebol italiano é meia boca. Gabriel é RESERVA no Milan, que “por coincidência”, também é da Itália. E ele serve pra seleção?

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    …que nem precisamos estender o assunto… rs

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Marcondes, questionar a qualidade do Jô, tudo normal.
    Mas questionar qualidade do Tardelli, com certeza é uma atitude carregada de clubismo né? Creio

  • Paulo Afonso disse:

    Galo teria fechado com Rafael Carioca, que estava na Rússia… Nada de camisa 10 ou lateral esquerdo…

  • Paulo Afonso disse:

    Enio Eduardo, o Rafael foi citado pelo Taffarel em entrevista recente como um dos goleiros brasileiros que ele mais gosta… Ele também falou sobre convocar 2 experientes e 1 mais novo, para ter sequência… Como ele é o novo preparador de goleiros da seleção, tem que colocar o nome na lista de convocáveis… Lembrando que citei jogadores que eu acho que o Dunga pode convocar e não que eu convocaria…

  • adolfo disse:

    A Seleção brasileira não mudou? Claro!! Esperar mudança em um mês se algo muito maior, que é o futebol , permanece o mesmo a tempos. Só interesse. Nessa semana, exemplos: 1º: o Palmeiras foi “multado” por seus torcedores terem destruído algumas cadeiras no estádio (construído com o nosso dinheiro) do Corinthians e esse, inocentado. Ano passado a DUPLA MINEIRA (e tem torcedores que brigam e discutem até hoje sobre isso) foram punidos com perda de mando de campo porque parte de uma torcida, de um clube, resolveu brigar em jogo cujo mando de campo era do outro. A torcida do Sport, no último domingo, fez o mesmo. Veremos o julgamento daqui a alguns dias. 2º: o Criciúma recuperou os pontos depois de escalação irregular de jogador. Foi “inocentado”. Ano passado, a Portuguesa não obteve tal consideração. Dirão: “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os casos não são idênticos”. Não são. Mas os beneficiados poderão ser da mesma cidade: Rio de Janeiro. Se no ano passado o Flamengo também perdeu ponto, perda que não resultou em queda de divisão, esse ano o clube pode “ganhar pontos”, que o auxilie na permanência. Veremos se a decisão favorável ao time catarinense assim permanecerá no fim de ano, caso o Flamengo necessite se salvar. 3º Robinho já tem o nome publicado no BID, em transferência internacional, após ser oficializado na quarta-feira, a tarde. Rápido, né? Foi “igualzinho” a transferência do R10 (na época, R49) ao Galo, cuja publicação ocorreu também na sexta-feira. Detalhe: a transferência foi interna (no mercado nacional) ocorrida em uma segunda e o nome precisava ser publicado até as 19:00 da terça. Deve ter vindo a cavalo. Mudanças? Ah, tá… daqui a pouco tem convocação. Deverão ser convocados, de uma só vez, 3 ou 4 jogadores de um time que está liderando o campeonato, desfalcando-o em duas ou três rodadas. Semelhança com 2012? Veremos…

  • Marcondes Junqueira disse:

    Dudu, o Tardelli só foi titular no Atlético-MG. Na Rússia nem banco pegou. VC acha que ele mereceria mais uma chance na seleção. Na que teve, apareceu quando bateu um lateral errado.
    Ele se encaixa na sua classificação de jogadorzinho? E o Jô, seria classificado como?

  • Klauss Ludwig disse:

    Enquanto em São Paulo, tem vários estádios sem jogos, pacientes agonizam nas portas dos hospitais sem vagas… O Samu tem viaturas de sobras, mas faltam macas…
    Em Minas está cheio de Aeroportos pra poucos aviões, enquanto no setor público, muito Cacique pra pouco Índio…
    Em São Paulo já temos torneios de futebol de várzea, só com times de imigrantes africanos, enquanto no Amazonas e Acre, já temos comunidades, que daqui a pouco vão virar cidades; só de haitianos… Mais desempregados!
    A cbf instituiu que cada atleta só pode participar de 65 partidas/ano, é o toma lá da cá junto ao Bom Senso. Me lembrei que, antigamente, nossos centroavantes marcavam 60 gols por ano… Pior foi ver no nosso Senado, Eduardo Suplicy ligando para seus colegas irem trabalhar, havia votação importante e não havia Quorum… Tentaram esvaziar a CPI do Metrô… Enquanto a da Petrobrás, as respostas já estavam na ponta da língua…
    Viram a nova novela das 22:00, pra variar, abarrotada de “namorados”… Nada contra, o que me preocupa é a insistência e a exposição. E nada de futebol mais cedo!
    Como já dizia Belchior, “…nossos ídolos ainda são os mesmos..”, porque sempre votamos nos mesmos… E “… e vivemos como nossos pais…”, pois as leis são tão antigas e inócuas. E tudo continuará como antes, porque está do jeito que eles querem e gostam. As poucas coisas que mudam, são os nomes dos impostos e os das novelas… O enredo é o mesmo!
    Quanto a seleção, profundas modificações depois dos 7 x 1, trocaram 6 por meia dúzia. Normal que a seleção tem que ser a base do Cruzeiro. O time lidera o Brasileirão desde o ano passado. Só espero que os Senadores não parem o Brasileirão por causa dos amistosos. Anos atrás era assim, quando havia jogador do Cruzeiro convocado, o campeonato parava.
    A única coisa que posso prever, é que, pelo andar da carruagem; daqui uns trinta anos, a Sininho será presidente do Brasil…

  • mauriciosepultura disse:

    Eu indico, Emerson Conceição, Luan, André Bebezão, Guilherme, Pierre. Tomara que ele leve um desses, que blz. rs

  • Enio Eduardo disse:

    Chico me esqueci de citar o Futebol Francês, que está paulatinamente investindo em suas estruturas internas. Deve vir a ter um Campeonato Nacional mais interessante. Veja bem, a Itália está ficando pra trás.

  • Enio Eduardo disse:

    Caro Chico, agora teremos que ficar “comemorando” a data dos 7 a 1? Patético isto não? kkkkkk

    Quanto a selecionáveis, qualquer jogadorzinho mais ou menos é selecionável. A maré tá brava mesmo!

    Goleiros, pode ser qualquer um que faz umas defesas mais ou menos por aí, que é melhor que o Goleiro Leite Moça Júlio César – tipo bateu tomou. Mas vamos falar sério? Lembra-se do Dino Zoff da Itália na Copa de 1982 Chico? O cara tinha 40 anos e foi campeão do mundo. Portanto, eu não criaria moda e convocava o Fábio, o Victor e aí sim, mais um jovem Goleiro. Os outros nomes que falam por aí, não ponho fé. Se o Rafael fosse grande estaria em times de primeira linha do futebol europeu e não no Napoli, que é igual um Chapecoense da vida aqui no Brasil. Lembre-se: o futebol italiano hoje é 4 ou 5 força do futebol europeu. Perde de muito para o espanhol, alemão e inglês e começa a perder campo para o futebol Ucraniano e Russo. Portanto, jogar na Itália hoje não significa muito assim mais não. Eu levaria o jovem Gabriel que está na reserva da reserva do Milan. Pelo menos ele é Jovem e já foi Campeão Mundial sub-20.

    Zagueiros, pode ser qualquer um, menos a passarela Dedé, que para mim é mais um meia do que zagueiro. Como Zagueiro é uma passarela, vide os jogos que ele realizou na Libertadores. O Réver anda bichado demais, precisa se curar daquela contusão do tornozelo.

    Lucas Silva tem futuro, seria bom investir. Everton Ribeiro merece oportunidade, todavia, é bom ter parcimônia em avaliações ufanistas sobre ele. O Ricardo Goulart merece também uma oportunidade, é um atacante moderno e pode evoluir ainda mais. Tardelli já deveria ter ido, foi o jogador brasileiro que mais evoluiu taticamente em nosso futebol, como afirma o Mário Sérgio.

    No mais Chico é fora Marin, Del Nero, Gilmar Rinaldi, Soneca, Dengoso, Feliz, Atchim, Mestre, Zangado e Dunga. Com esse pessoal aí possibilidade de ganhar a Copa do Mundo de 2018 nem pensar. Quem sabe em 2030, se e somente se, houver uma reestruturação geral do Futebol Brasileiro.

    Eita atraso que insiste em resistir sô.

  • Francisco Barbosa disse:

    Sou a favor da convocação do Diego Macedo.

  • Paulo Afonso disse:

    Dos jogadores que estão em Minas e nunca foram convocados por ele, podem aparecer: Marcos Rocha, Réver, Dedé, Lucas Silva, Everton Ribeiro, Tardelli…

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre goleiros, o Taffarel deu entrevista não concordando muito com a situação de se levar 3 goleiros em uma Copa com idade muito avançada, como fez o Felipão… Pela entrevista dele, o correto seria levar dois goleiros experientes, sendo que pelo menos um com passagem em Copa, e outro mais jovem, para ser o goleiro de uma Copa futura… O nome preferido dele é o Rafael Cabral, que jogou no Santos e seria o goleiro da última Olimpíada, mas foi cortado por contusão… Ele tem 24 anos e terá idade ótima (28 anos) na próxima Copa… Os outros dois convocados devem sair de Victor e/ou Jefferson (que estiveram nesta Copa), além de Diego Alves, Marcelo Grohe, Fábio, Neto (Fiorentina) e Cássio…

  • Vexame mesmo foram as construções de estádios que serão verdadeiros “elefantes brancos”, e o “repasse” de estádio à clube de ex-presidente da república, sem transparência alguma no que tange ao financiamento, e com emprego de verba pública, isso desconsiderando o vexame dentro de campo.

    – Mas o maior vexame mesmo foi o acidente ocorrido durante a copa em BH, ceifando a vida de inocentes e trabalhadores na caída do viaduto!

    – Infelizmente a impunidade impera!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Caro Chico, permita-me discordar.
    Se falar de Fábio e E. Ribeiro como selecionáveis, tudo bem.
    Mas tanto Bruno Rodrigo como R Goulart são jogadores “bonzinhos” que passam por fase de “encanto”, que logo se dissipará e a realidade voltará a pairar.

    Embora a gente já tenha visto dezenas de convocações sem muito sentido, então não seria nada demais também.

  • J.B.CRUZ disse:

    É claro que para realizar sonhos e bem estar individual, os jogadores gostariam e muito serem convocados, nem que fosse para esses ‘caça-níqueis’ lucrativos só para a C.B.F. e extremo prejuízo para os clubes…Mas, o torcedor tem que se adaptar nem que seja contra a vontade, pois no futebol moderno a paixão,amor a camisa,bons espetáculos, ficam tudo relegado a segundo plano em detrimento do dinheiro…..O CRUZEIRO que esteve representado por seus atletas no TRI (TOSTÃO,PIAZZA,FONTANA)- no TETRA(RONALDO FENÔMENO) e no PENTA(DIDA E EDILSON,capetinha),sempre colabora com a seleção quando é chamado…
    Mas, gostaria que convocassem jogadores do CRUZEIRO a partir de 2.016, quando realmente vai valer alguma coisa(As eliminatórias para 2.018)…