Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A visão de um holandês sobre a Copa, Belo Horizonte, e o dia em que o Feyenoord optou por Magrão ao invés do Fred

Senhoras e senhores,

ano passado o holandês Rick Breugelmans foi voluntário durante a Copa das Confederações, no centro de mídia do Mineirão. Ficou por aqui seis meses e gostou tanto de Belo Horizonte que este ano retornou para trabalhar novamente como voluntário na Copa do Mundo.

Pedi a ele que escrevesse sobre essa experiência, bem como as impressões dele sobre o futebol e tudo que viveu e viu no Mundial vencido pela Alemanha e que teve a Holanda fazendo bela campanha, mas ficando em terceiro lugar.

O texto ficou ótimo, inclusive, ele como torcedor do Feyenoord fala da parceria do time dele com o América e que Fred esteve com um pé lá, mas na “hora agá” alguém sugeriu que os holandeses levassem o Gerson Magrão.

RICK

Da esquerda para a direita, Rick Breugemans, a alemã de Hamburgo, Riccarda Munch, e o “belzontino”, Analista de Sistemas, Rômulo Diniz, ano passado na Copa das Confederações no Mineirão.

Hallo allemaal,

Meu nome é Rick Breugelmans, 27 anos, holandês de uma cidadezinha no sul dos Países Baixos, chamadaEtten-Leur. Sou formado em turismo e com pós-graduação emsport management (não sei dizer o correlato disto em português, mas se alguém tiver interesse, explico o que é, numa boa!) e como vocês tenho uma grande paixão pelo futebol. Meu time do coração é o Feyenoord Rotterdam, primeiro clube holandês a ganhar a Liga dos Campeões e a Copa Intercontinental, e o clube com o maior número de jogadores na seleção holandesa na última Copa. No passado, Feyenoord teve uma breve e não muito proveitosa parceria com o América mineiro, que quase nos proporcionou ter o Fred matador como jogador, mas, no último minuto da prorrogação, trocamos o Fred por um tal de Gerson Magrão. Estou curioso sobre o que vocês sabem mais sobre o futebol da terra dos moinhos e do queijo (olha a semelhança com Minas!)…

Como holandês, eu vejo o último Mundial com bons olhos, pois, nas Copas passadas, nós holandeses sempre achávamos que poderíamos ganhar, e acabávamos nadando nadando e morrendo por pênaltis na praia. Desta vez, nenhum holandês minimante interessando em futebol estava muito confiante. Apesar de um ataque muito forte, com o trio maravilhaRobben, van Persie e Sneijder, nós viemos ao Brasil com uma equipe predominantemente jovem, com a maioria ainda jogando no campeonato holandês. Mesmo com a inexperiência em competições internacionais, conseguimos grandes resultados, mas, infelizmente,outra vez os pênaltisforam a nossa miséria e o final – que eu nem quero relembrar – vocês já sabem. Parece que é o destino daLaranja Mecânicajogar bem, mas nunca ser campeão. Mas ao menos chegamos ao terceiro lugar, e logo em cima da seleção anfitriã.Chutar cachorro mortoé fácil, né…

Sem brincadeiras (mesmo porque ainda quero andar pela rua serenamente), eu realmente me solidarizei com vocês brasileiros e não achei graça alguma nos 7×1, e na apatia que caiu sobra a seleção nacional. Mas em minha opinião, a seleção tem a própria culpa e o povo não deveria carregá-la como sua própria. Pareceu-me que ogrupodava mais atençãoàs atividades fora do campo que ao próprio futebol. Também toda aquela novela em torno do Neymar foi muito excessiva, desproporcional.Sem dúvidas de que ele é um jogador muito importante. Argentina sem Messi e Holanda sem Robben também são muito menos fortes, mas o foco pareceu-me completamente desaparecido após da fratura do Neymar. Tudo girou em torno disto. Só comprovando a pouca confiança dos jogadores e o despreparo da equipe técnica para absorver a perda. Na mesma semana em que duas pessoas perderam suas vidas em Belo Horizonte devidoà queda de um viaduto, o pessoal do marketing da Seleção sentiu que era mais importante homenagear Neymar durante o hino nacional do que as vítimas do desastre. Neymar não estava morto, não? Eu também tive a idéia de que a equipe brasileira estavamuito distante do público,que faltou a espontaneidade na interação com os torcedores. Diferentementedos alemães na Bahia, mostrando que a descontração e a máxima performance podem andar de mãos dadas.

Todos nós temos uma opinião sobre o Mundial. A sua pode ser diferente da minha e eu gostaria muito de sabê-la. Só tenho a certeza de que espero que o Brasil institua um caminho de renovação para voltar ao topo, porque o futebol brasileirojá nos proporcionou tanta beleza que não é justo que não se reerga.  Força Seleção!

Groetjes,

Rick Breugelmans

p.s.: Oh, devo admitir que tive ajuda da minha namorada Janaína com este texto. É claro que eu não estou aqui sozinho com todas essas palavras complicadas. Embora o futebol brasileiro atual esteja cometendo vários equívocos, sobre as mulheres brasileiras…Nada além de acertos e elogios! (isso é para pontos de bônus em casa!) Tchau!

rickbreugelmans@hotmail.com

TRIO

Foto enviada pelo Rick do trio Robben, van Persie e Sneijder no início da carreira.


» Comentar

Comentários:
0
  • Nelson Roberto B Junior disse:

    SAN CHICO! O BNDES investiu R$ 7,5 bilhões de reais neste Friboi em 2010, quando saiu boatos que o tal de Lulinha (esse cara vive nas sombra… nunca vi a fuça do bendito) seria um dos donos. Esse grupo empresarial é forte e possuem ainda a Neutrox, Seara e os sabonetes Francis. Sem falar nos chaces miliornarios com Tony Ramos, Fátima Bernardes e Roberto Carlos, este último com R$ 20 milhões pel comercial. Como já foi comentado, as doações (qual a justificativa?) iguais é pra ficar de bem com quem levar a eleição e depois a fatura será cobrada. Nesse mundo pantanoso ninguém dá almoço de graça não.Abs.

  • Luciene Gomes disse:

    Olá RicK.
    Benício quer saber quem é o Robben. o Van Pesrie e o Sneijder na foto. ele tem um palpite.

  • Fernando disse:

    Uma análise bem pertinente, e diferente do que estamos acostumados.
    Bem legal o Rick, que possui uma visão distinta da nossa para futebol (que acaba sendo viciada, pela paixão que nutrimos pelos nossos clubes e seleção nacional) pontuar sobre as necessidades de mudanças na maneira como é produzido o futebol no país, e sobre a forma como o “caso neymar” foi conduzido.
    Toda a comunidade internacional, que se acostumou a encarar o futebol brasileiro como sinônimo de bom jogo, se solidarizou com essa derrota horrorosa que sofremos, como o Rick bem exemplifica.
    parabéns pelo texto!

  • Karolina disse:

    Parabéns Rick! Ótimo texto! Faltou você citar sua preferência no futebol brasileiro! 😉

  • Isabella disse:

    Olá Chico e Rick, que bacana esse texto.

    Em um País com tantos problemas e com um povo com um complexo de vira-latas excessivo, é sempre bom ler opiniões positivas dos estrangeiros que aqui vieram. Apesar dos 7×1 e do viaduto, deu uma saudade danada da Copa, da festa, dos jogos e da alegria que tomou conta do País.

    Sobre o Feyenoord, hoje em dia os brasileiros assistem muito os campeonatos europeus e é conhecido sim. No entanto, esse convênio com o América ajudou a divulgar o nome do clube aqui em Minas. E que tristeza trocar Fred por Gerson Magrão heim? Apesar do desastre na Seleção Brasileira, o Fred é um excelente jogador de clube. Já o Gerson Magrão….

    Abraços e continue aproveitando BH, Rick.

  • Jonas Moura Reis disse:

    E kalil abriu o bico…

    http://esportes.r7.com/futebol/presidente-do-atletico-mg-diz-que-globo-e-culpada-pelo-fracasso-do-campeonato-brasileiro-08082014

    Bom, para mim não há novidade nenhuma !!!

    Eu sempre soube que a falência do futebol brasileiro se deve, principalmente, as manipulações da Rede Globo.

  • Paulo disse:

    Continuando…Agora “a rádio de minas terá uma concorrente forte”

  • Paulo disse:

    Chico,
    A rádio Gerais AM 830, antiga Cultura, está formando uma forte equipe de jornalistas esportivos e policiais. O Chefe, diretor é o comentarista da palavra fácil, Luis Carlos Gomes.
    Já estão contratados : Dr. Maurilio Costa, Paulinho Rodrigues, Afonso Alberto, Luis Carlos Alves, Mario Sabaje, Paulo Sérgio, e tantos outros e por último o ViilY Gonser.
    Hoje também falaram em contratar o Lélio!
    Quem sabe você também será mais um reforço?
    Agora a “rádio de Minas

  • Salviano Lessa disse:

    Estou com saudades dos jogos da Copa. Foi imensamente grato, ver craques consagrados da Alemanha, em final de carreira, correndo o campo todo, como se fossem pobres e em início de carreira.
    Por outro lado, atletas brasileiros que só pensam em farra, fama e dinheiro. Deram vexame na Copa e continua suas escaladas pela vadiagem. Quando novos, não estudam, se apegam às más companhias, raramente constituem famílias e já tem até “neguim” envolvido com milícias. Treinar que é bom nada! Humildade, nem um pouquinho!
    A Rede Bobo nos premia com cada pelada às 22:00 horas… Como o futebol brasileiro está horrível de se ver. Pra variar, mais um cenário de horror praticado por santistas e corintianos.
    Achei o segundo gol do cru cru mal anulado, mas muito pouco em vista do que recebe. Aos Simpatizantes que dizem que seu time é prejudicado constantemente; e este 1º lugar? Corinthians e Flu, perderam pontos importantes pra um dos Z4!
    Impressionante, o AE levou matéria ao ar, visivelmente, incentivando crise no Galo, entre Marcos Rocha e Levir. Eles não se cansam! Toma termo merda!

  • Rômulo disse:

    Sempre bom ver os colegas de volta!

    Gerson Magrão me lembra a entrega contra os Estudiantes… enganaram os holandeses e cruzeirenses tb.

    Abraços Rick e Chico.