Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Racista gaúcha enfrenta as consequências dos ataques ao Aranha

A imprensa gaúcha conta que a mulher flagrada chamando o goleiro Aranha de macaco está passando horrores em Porto Alegre, junto com a família dela. Perdeu o emprego, teve a casa dos pais apedrejada e tem sido xingada por onde passa. 

RACISTA

Só lamento que os três ou quatro racistas que estavam ao lado dela gesticulando feito macacos não estejam enfrentando a mesma situação!

Essa notícia precisa chegar com intensidade a todo o país, especialmente àqueles que pensam em cometer atos de racismo. Infelizmente a única punição que este tipo de gente sofre no Brasil é a execração pública, já que a justiça é sempre branda e ineficaz nestes casos.

Punir o clube não resolve o problema e nem intimida futuros racistas, já que não estão nem aí se a agremiação for punida ou não. Punição que tem efeito é a que atinge diretamente o indivíduo, com restrição de liberdade, para que o exemplo intimide a outros.

O perigo é o Aranha ficar com pena da moça e dar uma entrevista coletiva dizendo que a perdoa. Coisa bem típica nestes casos em nosso país, principalmente se a moça der uma entrevista com lágrimas nos olhos, dizendo que está arrependida.


» Comentar

Comentários:
0
  • Thiago disse:

    Pau nessa vagaba que e racista sim, assim como muitos da torcida do grêmio e do sul do pais, porém, contudo e entretanto, como diria Agnaldo Timóteo a hipocrisia começa na própria raça quando vemos que nenhum atleta negro se casa com uma mulher negra, que por sinal me atrai costumeiramente (aquela Cris Viana me mata de tesao). O próprio goleiro Santista não e casado com uma pessoa da mesma raça. Existe muita hipocrisia entre estes atletas mas o brasileiro na sua imensa maioria não e racista, graças a deus.

  • Laerte Madureira disse:

    JB, não deturpe a História! Será que D. João abriu os portos também a Napoleão? As “nações amigas” era a Inglaterra, estrategicamente, a maior “surrupiadora” de nossas riquezas. Portanto, não foi por este motivo, a abertura dos Portos. Lembre-se que a Lei Áurea, ocorreu décadas depois. Uma piada: nobre gostar de colono e negro escravo!
    Quanta hipocrisia, os mesmos que execram a moça, seram os racistas de manhã! Brasileiro gosta de apontar erros, mas amanhã, faz do mesmo jeitinho!

  • Alisson Sol disse:

    Mas esta desculpa de “deixou-se levar pela multidão” é que levou ao nazismo. A mulher (23 anos sendo tratada como “menina”, só no Brasil ainda!) que fez esta asneira tem bastante idade para discernir o certo do errado. E os “justiceiros” que a atacarem virtualmente ou realmente, tem também de ser punidos.

    Difícil foi ler que há quem ainda ache que “não há provas”. Por outro lado, parece que há um tese de que uma certa torcida organizada estaria intencionalmente boicotando o Grêmio, por divergência com sua diretoria. Dá para acreditar nisto? Com certeza. Já presenciei torcedores de duas torcidas organizadas do mesmo clube brigando dentro do Mineirão, e a bola rolando…

    Há muita gente que não vai a um estádio assistir ao jogo. E é por isto que defendo um preço justo do ingresso (sem subsídios), cadeiras numeradas, e regras de comportamento. Quem quiser só beber cerveja, gritar e brigar, e ainda fazer isto gastando pouco, que fique em casa…

  • Sérgio Brasil disse:

    Se observarem, havia torcedores negros do Grêmio ao lado dela, fazendo a mesma coisa. Lógico que a menina errou, mas, é uma jovem que cometeu uma atitude, que dificilmente cometeria se não estivesse no clamor passional de um jogo de futebol. Clamor Passional, que leva os torcedores vaiarem e xingarem seus ídolos por toda uma partida, mas, que, inexplicavelmente, após um gol, passam a ser chamado de Deuses. Lógico que ela deve ser punida, mas, a imprensa extrapola o seu direito de informar, quando promove um linchamento público de uma menina, que nem sabem se realemnte é racista.

  • J.B.CRUZ disse:

    Não conseguimos assimilar e entender as grandes lutas dos nossos antepassados..
    O NEGRO é pilar da nossa raça,sim;raça!!
    Somos todos iguais e pertencemos a um dos países mais miscigenados do mundo..Nenhum brasileiro pode se denominar “branco’ ou ‘negro’ e acreditar que isso o define..Em 1.808,fugindo das guerras napoleônicas, DOM JOÃO VI, então Rei de Portugal, ficou tão maravilhado com a recepção calorosa do povo brasileiro, ao desembarcar no porto no Rio de Janeiro, que imediatamente fez a abertura dos portos brasileiros a imigrantes de todas as NAÇÕES..Somos um País sui generis(único) , não temos inimigos declarados,somos bem recebidos em qualquer País e também somos ótimos anfitriões(vide COPA DO MUNDO 14) com nossos visitantes..Pela mistura de sangue de várias etnias,que tem o D.N.A. UNIVERSAL, somos descendentes de todas as Raças,credos e culturas..Imbecil e ignorante é aquele que se sente intimamente maior ou melhor que o outro, principalmente nos dias de hoje..

  • João disse:

    Uai Chico, o dia que mandaram a presidente tomate crú, ninguém falou nada.

  • Ezequiel disse:

    Boa tarde.
    O fato de que os jovens próximo dela não tenha sido filmados e nem ficado tão exposto feito ela, não a torna inocente, ela tem que pagar sim pelo seu erro e que as câmeras ficam atentas nos próximos jogos para flagrar as outras pessoas que fazem as mesmas coisas.

  • Vinicius Campos disse:

    Além desta moça existem imagens que identificam todo os outros cúmplices. Tanto o time quanto a justiça não punem porque não querem. Se o Juiz da partida por exemplo tivesse o mínimo de caráter e moral, teria parado a partida na hora dos fatos. Agora eu pergunto, será que algum árbitro teria coragem que prejudicar a dona CBF? Não.

    Por isso como bem disse o Chico a execração pública é a penalidade que esta moça e outros mais vão sofrer. Não concordo de jeito algum com apedrejamento de casas ameaças de morte ou estupro. Mas que ela deve ser sim apontada como uma pessoa totalmente desprovida de respeito e caráter a isso tem.

    Outra coisa o Grêmio assim como os demais clubes país afora são profundamente envolvidos com as organizadas. Um belíssimo exemplo disto é a área chamada de geral na Arena do Grêmio. Foram retiradas as cadeiras por mando da presidência do clube simplesmente para agradar este tipo de torcedor. Por que que não acabam com a geral? Já vai ser um grande passo.

    A cinco meses ou menos o zagueiro Paulão do Inter passou pela mesma situação e aposto com vocês que são as mesmas pessoas que gritavam com o Aranha. E o que foi feito na época? Nada.

    Vou dar no máximo uns 3 ou 4 meses para acontecer de novo o mesmo crime no mesmo local. Podem escrever aí o que estou dizendo.

  • rafael santos marinho disse:

    o sul do pais é extremamente racista!!!

  • Carlos Eduardo disse:

    Deveriam começar a repensar também os palavrões nos estádios.

    Chamar de Macaco não pode, mas de bicha, fdp, e vai para aquele lugar pode.

  • Rafael disse:

    Chico, no estádio, a torcida chama o adversário de “viado”, o juiz de filho da p*, manda o Galvão tomar no c*… Há várias manifestações do calor do jogo que não representam necessariamente a postura das pessoas ao longo do seu cotidiano. Acho que a coitada da menina foi pega para Cristo e o seu linchamento moral pela imprensa e sociedade brasileira em nada contribui para o debate da questão racial.

  • RodrigoGalodoido disse:

    Acho que tudo passa dos limites. Racismo é coisa do século 19, no caso da menina, foi mais por vontade de provocar o adversário do que exercer o racismo. Acredito que ela nem seja racista, mas… escolheu o tipo de provocação errada. O mundo todo condena, como pode alguém cair na pilha de outros e fazer uma besteira dessa? Só pode ser a certeza da impunidade no anonimato da multidão.

    A menina está sendo punida, incansavelmente, até que outro caso ocorra e alguém se torne a bola da vez. O bulling que ela sofre diariamente, o apedrejamento da casa dela, entre outros atos, não constituem crimes? Ou é só justiça? Só o crime dela terá punição? Pra ela ser digna de ter seus “direitos humanos” ela precisa ser espancada por policiais ou estuprada?

    Quem sabe uma retratação pública não seja suficiente? Crimes muito piores não têm tanta como,cão por parte da imprensa e da sociedade. Colocassem ela, ao vivo, cara a cara com o Aranha, pedindo desculpa e levando um ‘sabão”… Dava mais resultado do que isso tudo. Estamos regredindo muito.

    Ela sabe que o Aranha não é macaco, assim como ele e nós. Mas parece que ela tentou fazer ele virar um macaco e quase enganou a sociedade.

    Menos, gente, muuuito menosssss, por favor. Tem coisa muito pior que passa como se fosse normal.

    Quero dizer que ela errou feio, mas a punição está mais errada ainda.

  • @cabrito2606 disse:

    Ela, juntamente com tantos outros iguais gremistas se atraíram para o mesmo propósito e agora, se traem para os mesmos fins.
    Sozinha, paga o pato! 🙁

  • Marcos 2014 disse:

    A moça precisa ser punida, mas não precisa ser pra tanto.

  • Frederico Dantas disse:

    Que ela responda perante à justiça pela bobagem cometida. Seu rosto circulou o país e esta vergonha poderá ser pena maior que uma imposta pela lei.

    Agora, aqueles que a agridem verbalmente ou tentaram fazer fisicamente, aqueles que apedrejaram a casa de seus pais, são tão estúpidos e intolerantes quanto ela.

  • thales rosa disse:

    essa moça acabou com a vida dela, foi pega para “cristo” no meio dos racistas… dizem que foi ate ameaçada de estupro.. Paz ela nao vai mais ter em Porto Alegre, se o gremio for eliminado da copa do Brasil então, ai ela se lasca totalmente!!! é melhor mudar la para Manaus, so assim talvez tenha paz….