Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Audiência da Globo despencou depois da Copa, mas o futebol continua sendo a salvação

O mais importante dessa informação para mim é a força que o futebol ainda tem, mas os donos dos espetáculos, que são os clubes não sabem tirar o devido proveito. A maioria já teria fechado as portas se fossem empresas.

Da coluna “Outro Canal”, da Folha de S. Paulo:

glo

* “Globo tem o pior mês em audiência de sua história”

Passada a euforia dos números da Copa, a Globo volta a registrar a pior audiência de sua história em São Paulo. A rede encerrou agosto com média diária (das 7h à meia-noite) de 12,5 pontos de audiência, o seu pior resultado na região. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Com relação a julho, mês em que marcou média de 14,2 pontos, a emissora perdeu cerca de 12% de audiência. A queda é maior se comparada a junho, o melhor mês da rede até agora, com média de 15 pontos. Vale lembrar que os dois meses anteriores foram embalados pelos bons índices dos jogos da Copa do Mundo, que fizeram a rede bater recorde de público em diferentes horários. Mas essa audiência se foi, boa parte afugentada pelo início do horário eleitoral gratuito.

Agosto também não vai deixar saudade para SBT e Band. A emissora de Silvio Santos teve uma pequena queda de audiência: passou de 5,5 pontos de média diária (julho) para 5,4.

A Band, que chegou a crescer 15% com a Copa do Mundo, também perdeu plateia. Registrou em junho 3 pontos, em julho 2,6 pontos, e encerrou agosto com média de 2,3 pontos.

A única que cresceu foi a Record, que passou de 5,7 de média em julho, para 5,9 pontos em agosto, um crescimento de 4%.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/183543-globo-tem-o-pior-mes-em-audiencia-de-sua-historia.shtml


» Comentar

Comentários:
0
  • fernando cabral disse:

    Não é só a globo mas todos os canais estão perdendo audiência, depois q assinei tv a cabo e internet nem futebol vejo na tv aberta .

  • Alisson Sol disse:

    A Rede Globo, pelo que conheço dos seus profissionais, é uma das empresas mais sérias do Brasil. Mas tais profissionais tem a obrigação de defender o interesse da(s) empresa(s). Se eu tenho um canal de TV no “sistema terrestre”, o qual está perdendo audiência em todo lugar do mundo, e um canal de TV por assinatura, o que vou fazer: tentar levar todo mundo para meu canal de TV por assinatura. Seria irresponsável fazer o contrário.

    A Rede Globo recebe meus 40 dólares por mês exclusivamente devido às transmissões de futebol, pois é a única coisa que assisto, além de às vezes o Jornal Nacional. E com o sistema da DishWorld via Internet, assistir “por assinatura”, podendo parar a transmissão, ver até uma semana de programas já transmitidos, e pular os comerciais, é muito melhor do que assistir “ao vivo”. A TV no sistema terrestre vai ter o mesmo destino do rádio: ser um mecanismo de entretenimento para “quando não há opções”. O nível de investimento vai continuar caindo, assim como a audiência. Em alguns países, estão é acabando com a “transmissão” na banda pública, e deixando o canal aberto para celulares e Internet. Em 50 anos, e TV terrestre será provalvemente uma lembrança…

  • ZédoGalo disse:

    Acrescento ao comentário que eu e minha esposa notamos também que falta propaganda, talvez por conta da recessão, e então a Globo preenche os buracos com anúncios sobre seus próprios programas de forma bem acentuada.

  • Anderson Palestra disse:

    Despencou porque tem os narradores e comentaristas mais chatos.
    Perguntas idiotas pululam na tela “Casagrande, o Pedro Paulo de Guajara-mirim pergunta se a verticalização do futebol, pode levar nosso futebol às alturas”.
    TV à cabo, mesmo o Sportv sendo da Globo, tem narradores e comentaristas melhores.
    Eu não tenho paciência com Galvão Bueno, Cléber Machado, Luiz Roberto, etc…
    Além disso, colocam jogos que não atraem. Eu nem sei o que se passa na TV aberta, mas devem mandar um Corinthians X Coritiba as 16:00h, sendo que no mesmo horário passa um Botafogo X Fluminense na TV à cabo. Convenhamos, só torcedores do SP e do Coxa verão esses jogos.

    Qualquer buteco passa os jogos do PPV. O sujeito vai lá, tomas umas Brahmas, come uns torresmos e assiste Atlético X Sport ou Cruzeiro X Chapecoense. Quem vai ver Flamengo X Criciúma na TV aberta?

    Ficam passando Corinthians e Flamengo, dá nisso.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia a todos ! Sera que a população finalmente esta saindo do estado hipnotico, acordou ? A tv poderia ser utilizado pra ajudar na educação mas, não. O telecurso por exemplo, passa as 5 da manhã. E durante o dia é um festival de reprise de novelas, outras mexicanas, fofocas sobre artistas e outros “famosos”, filmes passados pela milesima vez, programas ridiculos com com auditorio. Ou seja, a televisão é um lixo. Sim, tem programas, principalmente pra quem pode pagar.
    Chico, licensa pra abordar outro assunto: times ficam torcendo pra terem os nomes de seus contratados registrados no BID e o jogador do Corintians nem precisou da vigencia do novo contrato de seu jogador: um dia antes ja estava la ! Bacana, não ?!?! E agora, um batalhão de especialistas (ou seria melhor, “espertalistas” ?) pra analisar o caso, e dizer que não é problema, que esta tudo legal ! E ainda perguntam porque o futebol brasileiro esta esse lixo !