Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando as teorias conspiratórias são desmoralizadas

De toda situação negativa apura-se algo positivo. Nessa derrota do Cruzeiro o que mais merece destaque é o consenso de que a vitória sãopaulina foi limpa, sem deixar nenhuma margem para qualquer teoria conspiratória. Em momentos como este, quando algum clube fora do eixo Rio/SP domina a cena, é comum baixar um certo complexo de inferioridade e a mania de culpar arbitragens e esquemas de bastidores para explicar determinadas derrotas. Não duvido que ainda haja armações, mas também não tenho dúvidas de que há um exagero nas reclamações e justificativas mentirosas para maus resultados na maioria dos jogos de futebol.

image

O São Paulo foi melhor, aproveitou as oportunidades, os erros do sistema defensivo cruzeirense e mereceu a vitória. Nas entrevista pós-jogo nenhum jogador ou membro da comissão técnica da Raposa contestou, fato raro depois de uma derrota, principalmente num clássico com requintes de decisão.

Foi apenas a segunda rodada do returno do Brasileiro e era previsível que o Cruzeiro passaria apertos, assim como todos os seus principais concorrentes passarão. A gordura acumulada no turno serve para isso e para manter a tranqüilidade geral da família azul.

Terminava o primeiro tempo quando enviei esta coluna e o Atlético fazia um bom jogo contra o Grêmio mas, para variar, abusava do direito de perder gols contra um Grêmio, sempre perigosíssimo. Levir Culpi optou por uma formação ofensiva promissora com Dátolo, Tardelli, Luan e Carlos.

Luan era o melhor do time até o momento em que enviei a coluna, com excelentes enfiadas de bola.

Serei repetitivo, mas o América precisa e merece: não adianta querer seguir a velha e surrada fórmula de buscar velhos jogadores, extenuados e muitas vezes bichados, país afora. Gasta-se muito dinheiro e o resultado é este que estamos vendo mais uma vez com essa decepção de sequência da Série B. Demitir o treinador é a saída de sempre que também não altera em nada a busca do objetivo final.

Caso a diretoria americana resolvesse apostar em sua base, contando com poucos e escolhidos a dedos os veteranos, teria pleno entendimento e apoio da torcida e imprensa. Não há outra saída para o Coelho, mas a paixão ou vaidade dos seus dirigentes não os deixa executar ações como essas, que eles sabem que dariam certo.

Parece mentira, mas o América é o clube brasileiro que mais revela jogadores nas categorias de base, mas também o que não sabe aproveitar safras e safras seguidas. É também o clube, entre os grandes mineiros, que menos pressão sofreria em caso de aposta radical em seus jogadores da base. Tem uma torcida peculiar em relação a Atlético e Cruzeiro: além de menor tem nível intelectual que permite maior aceitação em relação aos resultados dentro de campo.

* Notas da minha coluna dessa segunda-feira no jornal O Tempo


» Comentar

Comentários:
0
  • Nem com mais uma “cipoada” os radicados não deixam a arrogância de lado!
    – Comemorar vitória antes de jogo contra seu maior adversário sempre foi uma constante lá… como bom mineiro (genuinamente, diga-se de passagem), procuramos sempre comer pelas beiradas!
    – Descalcem as sandálias de salto alto e bico fino, moçada celeste!

  • Thiago disse:

    Essa derrota para o São Paulo vai trazer um benefício. Se o time estava se achando ou querendo uma zona de conforto agora sabem que tem água batendo na bunda, e terão que suar a camisa desde o começo da partida até o fim para ganhar 3 pontos. E mais 9 jogos em casa com a torcida em cima cobrando. Nos jogos fora a chance de ganhar e muito boa (chapecoense, vitória, figueirense, sport) da pra ganhar dos mais fracos e arrancar pontos contra os mais tradicionais.
    A respeito dos comentários sobre o Fábio quem viu a partida sabe que a derrota só não foi maior por causa dos milagres que ele fez. Levar gol de pênalti do Rogério Ceni não e demérito já que este e um dos maiores goleiros do mundo e exímio batedor ( tem mais de cem gols marcados na carreira).
    Agora vamos ver os últimos gols que o são Vitor levou pra fazer um parâmetro.

  • Paulo Afonso disse:

    Tem gente aí que está dando bom dia a cavalo… O Cruzeiro tem 3 derrotas no campeonato… Além da de ontem, perdeu para Galo e Corinthians… E o povinho aí comemorando que vai jogar com o Galo? Deixa rolar então…

  • Marcos disse:

    E pra variar, só mesmo o Fábio pra consagrar como artilheiro um goleiro de 41 anos de idade!

  • Marcos disse:

    Cruzeirenses amarelos de medo dizem: enfrentou o São Paulo tá morto!
    O time do Morumbi dominou o jogo todo e fez do Cruzeiro um outro ‘Brasil de Felipão’. O São Paulo merecia ter ganhado com goleada histórica.
    Desde a Chapecoense o Cruzeiro não vem sendo lá grandes coisas, e caso continue assim já perde a liderança do Campeonato Brasileiro em caso de derrota pro maior rival, no próximo domingo.

  • Chico, Boa Tarde!
    Ainda estamos na disputa! Ainda perderemos outros jogos. O negócio é administrar com equilíbrio a liderança. Claro que tudo pode acontecer, inclusive a perda do título, mas perdemos para a segunda melhor equipe da competição. Todas os torcedores, dirigentes, comissão técnica e jogadores centrados contavam com essa possibilidade. Ligado a luz amarela, agora é desdobrar ( o São Paulo – grande equipe – tbém empatará e perderá alguns jogos. Isso é normal).

  • Rodrigo Couto disse:

    CHICO
    O Problema que o Cruzeiro tem sindrome de vira latas, toda vez que joga contra esta desgraça chamada São Paulo, ontem tinha que ter ido para cima ja que podiamos perder, na hora que começamos a arrumar a casa para empatar Marcelo Moreno me entrega o gol, ai nao teve jeito, perdemos mais uma para os bambis paulistas, brincadeira jogamos 10 vezes contra eles, perdemos nove, ai é duro!!

  • luiz ibirite disse:

    resultado normal, vejam a tabela a seguir cru x atl.pr – cru x galo / corit x sp – corin x sp, daqui a uma semana as coisas se ajeitam o sp correu tudo q podia contra o cruzeiro nada melhor que um dia apos o outro.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Ué! Não teve pênalti pro cruzeiro não?
    Ué! Roubaram o Galo outra vez?
    Ué!!!

  • Paulo Afonso disse:

    Sobre o jogo do Galo, novamente erros de arbitragem… Mas principalmente erros do time… Para vencer no futebol tem que fazer gol… Muito óbvio, mas é exatamente o que não temos feito…Nos últimos 6 jogos do Brasileirão fizemos 3 gols e sofremos 3 também… Foram 2 derrotas, 2 empates e 2 vitórias… É preciso resolver esta questão da finalização com urgência… Outra coisa é que tem muita gente criticando o Carlos… O menino tem mostrado potencial, acho que as críticas precisam acontecer com mais inteligência… O time do Galo está mal na criação e nas finalizações… Não podemos escolher culpados, temos que cobrar do Levir mais treino… Coloca o povo para treinar finalização… Os gols vão começar a sair…

  • Paulo Afonso disse:

    Não vou falar sobre o jogo inteiro das 16h porque só vi 30 minutos… Mas esta meia hora de jogo que vi confirmou o que tenho dito: Cruzeiro é um time de excelente preparo físico e baixa qualidade técnica… Quando pega time do mesmo nível físico, não da conta do recado… Prova desta deficiência técnica: peladeiro Ricardo Goulart pegou uma bola picando na intermediária, com o Rogério Ceni na entrada da área e não conseguiu acertar nem o gol… Outra constatação do que sempre digo (e olha que nem vi o lance do pênalti): Dedé é o ponto mais fraco deste time… Vejo que já tem celeste concordando comigo… Mas a diretoria e a imprensa vão continuar doutrinando a torcida, para ver se conseguem vender o jogar por um valor alto…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Quem assistiu Atlético de Fluminense, lider e vice líderes respectivamente em 2012, jogão, e viu cruzeiro e São Paulo ontem, entendeu bem o porquê dos 7×1 e vai se conformar quando o Brasil não conseguir ir a uma Copa do Mundo por ausência total de criatividade. Falar que o craque do brasileirão é o Everthon Robeiro dói no coração de quem já viu tantos craques no futebol brasileiro, quanta mediocridade, meu Deus!

  • julio disse:

    ainda bem que temos 2 atleticos pela frente
    6 pontos garantidos

  • BRG disse:

    Infelizmente, apesar de terem times muito parelhos em termos de qualidade, o São Paulo está num melhor momento que o Cruzeiro e venceu com total justiça, ficando barato o placar de 2 a 0.

    Enquanto o São Paulo tinha uma postura extremamente aguerrida e aplicada, o Cruzeiro jogava como se estivesse em um amistoso, usando e abusando de jogadas de efeito e firulas individuais e infrutíferas.

    Impressionante ver que, apesar de não mais ser um destaque no competitivo futebol europeu, Kaká esbanja disposição e qualidade técnica, sempre objetivo e em prol do time, foi, na partida de ontem, um bom marcador e anulou o Maike. Após sua entrada no tricolor, houve uma subida de produção impressionante.

    Quanto ao Cruzeiro, mais uma vez digo que o Egídio faz muita falta e que o Ceará é mais completo que o Maike e deveria ser o titular da lateral direita. Não gostei da Atuação do Nilton (muito lento) e previsível. Não substitui o Henrique à altura de maneira nenhuma, que em minha opinião, é o melhor meio campista do time celeste. Já o Dedé, afobou-se novamente num jogo importante e vai colecionando entregadas. Mas mesmo assim, não vejo o Manoel como um zagueiro melhor do que ele. Infelizmente o melhor da posição está no DM.

    Enfim, há muito o que acontecer neste BR14, porém, o Cruzeiro que leve à sério e se empenhe mais, pois, a continuarem as coisas como estão, não tenho dúvidas de que o São Paulo nos passará e será o campeão.

  • Vinicius Campos disse:

    Galo,

    O ataque do galo me deu a impressão de estar mal escalado. Por que o Carlos não jogou como centro avante e o Tardelli jogando como ele gosta? Jemerson não está deixado ninguém sentir falta do Rever, tá jogando muito.

    raposa,

    o time que mais levou gols do Rogério Ceni foi o cruzeiro e o goleiro que mais levou gols do Ceni foi o fábio.

    Na minha opinião o dia que aparecer um goleiro que não tente adivinhar o canto e fique parado esperando pela batida, vai se consagrar como melhor pegador de penaltis de todos os tempos, eu não sei por que esta ancia de tentar adivinhar o canto.

  • audisio disse:

    Quanto ao jogo do Galo, Levi continua na sua média de uma vitória, uma derrota e um empate! Bem no meio da tabela, com números que são a sua cara, mediocres!
    Esse é o problema de técnico que não faz coletivos. É o famoso técnico do cone! Posicionamento etc e tal mas não põe os jogadores em situação de jogo para realmente verificar sua capacidade e forma! Parece que quer que o time toque de preimeira mas o que se vê é uma completa afobação e falta de repetição, isto é, treinamento! Os fundamentos do time estão péssimos e a motivação lá em baixo. Não acho que passe pelo Corinthians na CdB. No Brasileiro, seguirá esta cina de 50% de aproveitamento o que deixará o time confortavelmente longe da zona de rebaixamento! Uma boa hora para continuar testanto Danielzinho, Dodo e outros mais. A única novidade boa foi a tuação de Jamerson que já começa se tornar numa realidade! Marcos Rocha consegue errar 70% de qualquer coisa que tente e o tal Conceição não merece comentários. Comentários merece que contratatou uma profissional com esse nível de qualificação para atuar num clube recém campeão da Libertadores. Para a tuação do André Bebezão com a palavra o Presidente que pagou por ele 6.000.000,00 de Euros.

  • audisio disse:

    A dura realidade para os cruzeirenses é que atualmente o São Paulo está melhor do que o cruzeiro. Tenho a impressão que o teste para o Marcelo Oliveira virá a seguir. Não tem margem para errar mais. Qualquer empate em casa poderá jogar o campeonato que considerava certo no lixo!

  • Luís Cláudio disse:

    Mais uma vez, o Galo foi “operado”. Se aquele gol fosse pra outra camisa, seria validado. Pra variar, mais um desfalque por cartão amarelo. Enquanto do lado de lá, eles fazem videos e mandam a cbf/bobo, com a aquiescência de toda a mídia, nosso mandatário só reclama pelo twitter. Não tem moral na entidade mor!

  • Manoel Vicente disse:

    Os últimos Pênaltis cobrados pelo Ceni, ele bateu no meio do gol e baixo. O Fábio não estudou isso.
    O gol e o pênalti pro Flamengo não são erros de arbitragem, é uma tendência mesmo. O Mengo vinha de duas derrotas. No próximo jogo do Curingão, coitado do adversário. O Florminense também venceu com penalidade.
    O Cru Cru ressuscitou Ganso, Kaká e Pato. Acho que o Cru cru tinha caixa pra mais.
    Uma coisa ficou visível, se o árbitro não der uma mãozinha, o Zerin não vence mesmo.

  • Julio Cesar disse:

    Quanto ao jogo do Galo porque Levir instruiu ao Datolo pra jogar onde (na extrema direita) o rendimento dele é nulo ? Porque demorou a mexer e mexeu errado ? Porque Marcos Rocha estava afoito, cometendo faltas na entrada da area e errando passes, e querendo jogar bonito nas proximidades da area ? O Emerson Concição parece desligado mas penso que vaiar so desestabiliza ainda mais o cara, é jogar contra o time. Quem tem que ser cobrado é o treinador e diretoria.
    Não irregularidade no lance quando Luan assinalou o gol. Mesmo desfalcado, Levir leva a responsabilidade. Essa que esta treinando esquema sem atacante referencia durante os jogos é papo furado.
    Ja deveria ter treinado desde quando o Carlos esta jogando.
    É meio de tabela para o Galo. Simples assim.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia ! Sobre teoria da conspiração parece que o Flamengo não cai mesmo. Corintians parece ter força pra ficar entre os 4 primeiros. Então, não “vamos deixar o Flamengo cair”. Mais ou menos por aí Chico ?

  • Alisson Sol disse:

    E a arbitragem mais uma vez prejudicou o Cruzeiro ao não dar vermelho para Dedé, o zagueiro trapalhão. Agora o trapalhão vai jogar a próxima partida! Quando é que Marcelo Oliveira vai entender que é melhor entrar em campo com 10 em partidas decisivas do que escalar o trapalhão?

    E mais uma penalidade mal batida, no centro do gol, que entra e o goleiro do Cruzeiro nem sai na foto.

    Bom que campeonato não é copa. Ruim que parece que Marcelo Oliveira não aprende a preparar o time para jogos decisivos. E há jogos de Copa do Brasil decisivos em breve…

  • audisio disse:

    Acho muito cedo para o cruzeiro comemorar o campeonato faltando ainda 17 rodadas.

  • Igor disse:

    Verdade seja dita, o juiz de Cru e SP ainda amenizou para o time azul, o fato é que tem muita água para passar debaixo da ponte. Quanto ao Atlético os erros de arbitragem contra foi institucionalizado, e aí de quem reclamar, pois com o Galo é “choro” onde a culpa sempre é do clube que tem que vencer, adversário e juiz enquanto com todos os outros principalmente o Crucru, é pecado mortal, com direito a reclamação formal e representação. E assim, o Galo é literalmente garfado todo os jogos e Crucru, Flamengo e etc… vão se beneficiando. Acorda torcida!!!

  • Renato disse:

    Nos resultados adversos as marias sempre culpam arbitragens. Finge em não reconhecer os méritos dos adversários. Falam que os gols tomados foram por descuidos, bobeira e por ai vai mas nunca por méritos.
    O São Paulo mereceu a vitória.
    E mais gostoso é ver o Fábio levar gols do Rogerio Ceni

    Sobre o Atlético, resultado injusto pelo volume de jogo do Galo e os gols perdidos. Carlos será outro Renan Oliveira (foguete molhado). Ta na hora do Levir se mandar. Um técnico ultrapassado e teimoso. Essa insistência com o Emerson Conceição já basta. chega!!! André e Guilherme também não merece mais vestir o manto sagrado.

  • Misael barbieri disse:

    Me lembro da reclamação do Petros…. Será que só o STJD é conspirador? E contra os times listrados de preto e branco

  • Frederico Dantas disse:

    Sobre o jogo do Cruzeiro, é isso, Chico.
    E continuamos firmes em busca do título.

  • marcio borges disse:

    Disse tudo Chico. Sao paulo foi melhor.
    Ah! Antes qur digam que o dede tinha que ser expulso lembro que segundo ctiterios adotados jogador com amarelo nao é expulso quando faz penalti. Como foi contra o bahia.

  • Márcio Amorim disse:

    Correção: no início, onde se lê “Ao final do jogo do América”, leia-se, “Antes do jogo do América”.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Ao final do jogo do América, ontem, comentei com o meu filho: se empatar ou perder hoje, a demissão não pode ser adiada. Há de ocorrer antes que cheguemos em casa. E não deu outra. Pedi que isto ocorresse, aqui neste espaço, já há umas cinco rodadas.

    O time é fraquíssimo. É um amontoado dentro de campo. Não há esquema, não há aproximação entre os setores. Aliás, não há setores. A apatia do treinador contamina os atletas. A apatia do Renan Oliveira contamina até torcedores.

    O “professor” chega à conclusão de que o Renan deve ser substituído (não devia nem entrar) e troca-o por Tchô. Como não demiti-lo? Ele se mostrava (graças a Deus mostrava) absolutamente insensível às reclamações da torcida quanto aos atletas da base.

    Colocou dois, nos dois últimos jogos. Nas duas vezes, após 40 minutos do segundo tempo de jogos perdidos. A psicologia que deveria primar no trato com atletas jovens parece ser um mistério para uma mente tão pobre.

    O “cascudo” do Galo é horrível. O Mancini, experiente, e acabado, distribuía reclamações e pancadas. O Willians ficou suspenso no jogo contra o Vasco por cartões amarelos, jogou duas vezes e foi amarelado nos dois jogos. Indisciplinado, desleal e perna-de-pau. Nível de série D. Ou série E.

    Falando em bichados, alguns atletas contratados jogaram pouco (Henrique) ou nada (Magrão). Exceção ao Girotto, nenhum contratado dos empresários joga nada de nada.

    A hora é de parar de pensar em acesso e olhar pelo retrovisor. Preocupar-se com quem está chegando e ultrapassando, tipo o Boa Esporte e o Náutico. À medida que a turma de trás ultrapassa, passamos a fazer parte do bloco do desespero. Se houver punição com perda de pontos, a série C é uma realidade. Mesmo que sejam 6 e não 21.

    Ainda há tempo de deletar César Lucena, Adalberto, Tchô, Mancine, Willians, Ricardinho, Renan Oliveira, Doriva e muitos outros. Ainda há tempo de colocar uns 4/5 da base, de uma só vez.

    Ver o Renan Oliveira com as mãos na cintura (eu vi), trouxe-me apatia. Desisti. Seja o que Deus quiser!

  • Thiago disse:

    Só um detalhe, que também não tira o mérito são Paulino, Nilton e Dede estão mal tecnicamente. O primeiro deve ceder lugar a Manoel que está melhor. O segundo não mantêm a qualidade do Henrique e na substituição sempre quem sai e o Lucas Silva. Hoje o Marcelo Oliveira cagou nas substituições pois até onde estava 1×0 o jogo estava igual, depois das mudanças equivocadas do nosso técnico o jogo ficou a disposição do São Paulo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Os resultados de CRUZEIRO e galo neste final de semana, foram absolutamente normais…
    Já dá para se ver pelo retrovisor a sombra do ‘Santo’, mas, ainda resta uma boa ‘gordurinha’ ……
    Até domingo no clássico, volta tudo ao normal na tabela..

  • lauro disse:

    Chico infelizmente o Cruzeiro jogar com o são paulo pelo historico recente é meia derrota e hoje nao foi diferente mas o que me chamou a atenção foi a semana toda o Arthur Morais da itatiaia fazendo uma ” campanha ” pesada para o atacante Alisson jogar como titular , todo dia falando e em seu microfone o nome dele e o ja escalando.
    Coincidentemente ( o Marcelo é integro e não cai em papo de jornalista ) o Marcelo escalou o Alisson que na minha opinião foi um erro pois entrar bem durante os jogos é uma coisa ser titular é outra, e o jogo de hoje mostrou isto,

    Na entrevista coletiva quando tudo parecia ja terminado, derrota na bagagem , etc me vem o Arthur Morais perguntando se o Alisson vai ser titular na proxima partida ! Não quero desmerecer a pessoa do jornalista mas o profissional atua de forma no ” minimo curiosa ” cobrindo o elenco mas so falando de um so jogador .

  • Rafael disse:

    E o Dédé tinha que ter levado o segundo amarelo sim no pênalti cometido e aí teria sido expulso.

    Quanto ao América, pode até voltar a revelar bons jogadores, subindo-os para o time principal, eles jogarem bem e o time ir bem uma ou duas temporadas… mas se continuarem a vender mal, barato, esses jogadores, de nada vai adiantar. Triste América ter esperança em jogador como Renan Oliveira…depender de gols de Obina e achar que Mancini vai entrar e resolver…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    O São Paulo engoliu o cruzeiro, vem subindo muito é bom os cruzeirenses colocaram as barbas de molho.
    O Galo não fez uma partida ruim, mas é aquela coisa, falta qualidade e opções. Um elogio ao Jemerson, partida perfeita, se continuar assim vai dar muita alegria pra torcida, que nem se lembrou do Réver hoje.

  • O Radicado foi roubado: não marcaram penalti contra o São Paulo!

  • thales rosa disse:

    A globo reclama da audiencia em queda do futebol, vive querendo voltar o mata mata com a desculpa de audiencia baixa mas hoje, aqui em Curitiba e la em Brasilia (so sei essas duas praças com certeza) ao inves de passar o jogo mais importante da rodada, a globo exibiu flamengo e Corinthians.. Que convenhamos não valia nada…. alem dos 3 pontos… enquanto o Cruzeiro x SP era o jogo dos lideres,…

  • thales rosa disse:

    Novamente o Cruzeiro abusou do direito de perder gols, hoje foram tres gols perdidos que mudariam o jogo.. Apesar da derrota nada mudou, continuamos lideres, com uma boa vantagem.. Gordura é pra isso mesmo, queimar quando quiser e hoje foi um jogo que poderia sim ser perdido…

    Rumo ao TETRA!