Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

América e Villa Nova em seus vacilos comprometedores que podem lhes tirar muitos pontos

O América será julgado segunda-feira à tarde, acusado de escalar o lateral Eduardo irregularmente. O Villa Nova passa por situação semelhante.

Com tanta dificuldades que todo time enfrenta dentro das quatro linhas, é desanimador para qualquer atleta ou comissão técnica saber que essa possibilidade ao menos exista. E isso pode ter influenciado no moral dos jogadores do América nos últimos jogos.

Para o torcedor é inaceitável, ver todo o trabalho jogado por terra por causa de um erro administrativo/jurídico. Coisa de amador e lugar de amadores não é em clube profissional.

COELHO

O jornalista Wagner Augusto nos enviou e-mail contando alguns detalhes da situação do Villa, que repasso às senhoras e senhores:

“Prezado Chico:

Veja a que ponto chegou o descalabro administrativo no Villa Nova: o clube será apenado pelo STJD com e perda de 14 pontos pela escalação irregular do meia Tiago Azulão (Tiago Lima Leal) nos jogos da Série D. O atleta já havia atuado pelo Tombense na Copa do Brasil e pelo CRB na Série C. Como o regulamento da CBF veta a participação de um mesmo jogador em suas competições por mais de dois times, o Leão do Bonfim será severa e corretamente punido pela Justiça Desportiva. É um caso similar ao que envolve o América e o lateral Eduardo.

Demorei míseros três minutos para averiguar a trajetória de Tiago Azulão no Tombense e no CRB no decorrer do corrente ano. Basta uma simples consulta ao sítio da CBF para se constatar que o nome de Azulão consta nas súmulas das partidas de Tombense e CRB por competições nacionais. Então, evidentemente, o atleta não poderia atuar pelo Villa na Série D, fato que configuraria a terceira participação do mesmo num torneio organizado pela CBF na mesma temporada.

O Villa já agonizava na competição, porém, fica a pergunta: e se o Leão estivesse bem na classificação de seu grupo, com possibilidades reais de avançar para a etapa subsequente?

Outro questionamento básico: o que estava fazendo o gerente de futebol do Villa que não percebeu tamanho vacilo e permitiu a contratação de um jogador impedido legalmente de defender o time na Série D? Um profissional relapso e incompetente como esse deveria ser demitido por justa causa.

Uma instituição com 106 anos de história, que nunca havia sido alcançado por tamanho vexame, não pode permitir que profissionais amadores maculem sua trajetória no futebol brasileiro. Entre os 101 clubes que disputam as quatro divisões do Brasileirão em 2014, desde já o Villa Nova está condenado a ser o 101º colocado, o lanterna geral.

Basta! O Leão do Bonfim merece respeito.”

Jorn. Wagner Augusto Álvares de Freitas

Conselheiro e Historiador do Villa Nova A. C.

LEAO


» Comentar

Comentários:
0
  • Roberto Frazão. disse:

    Comentei com um amigo ontem: Fla e Flu perderam pontos nos últimos jogos e vão ganhar os próximos. Não deu outra, o Fla, com gol de impedimento ganhou do Curingão, que havia sido beneficiado no meio da semana. Há um revezamento de benefícios nos queridinhos, somente o Cru Cru não é prejudicado. Hoje mesmo, o juiz me fez o favor de não expulsar o Dedé. Meu São paulo atropelou, se não tirasse o pé, seria de 5. Preferiu ficar dando olé. Novo recorde na praça: o Cru Cru é o time que mais levou gol de goleiro, Deu no instituto SHFFRRH. Por favor, não mudem de nome para não macular sua história.

  • J. Araújo disse:

    Tá o maior foguetório aqui no meu bairro.
    A que ponto chega uma torcida que não tem time para torcer, dá até pena…

  • Alisson Sol disse:

    Lendo um pouco sobre os preliminares do jogo São Paulo x Cruzeiro, acho uma reportagem interessante sobre o prejuízo que se está tendo com o Maracanã (link). Interessante notar como outro dia houve uma enorme “contabilidade fictícia” aqui sobre possíveis receitas na construção de um estádio por um dos clubes de BH. Enquanto isto, números realistas indicam o custo de manutenção do Maracanã em 50milhões/ano. Vale a pena ler.

  • José Bento disse:

    Por que todo mundo só fala do jogo entre Cruzeiro e São Paulo?

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Chico;
    Corroboro as palavras do Paulão (Paulo Pontello). Apesar de ele ser um atleticano fanático – e nem sempre razoável – suas opiniões são sempre lúcidas e provocativas. Quem poderá respondê-lo no que diz respeito ao caso do Petros ???
    Mas eu queria falar sobre o caso do racismo no futebol. A pergunta que não quer calar é se o Grêmio deveria pagar pelos atos de alguns irresponsáveis.
    (Tá bom, como diz o mesmo Paulão, “vou matar Zé meu filho prá servir de exemplo” – mas o caso merece uma análise mais cuidadosa e menos passional.
    Outra pergunta – como o Grêmio (ou qualquer outro time) pode se prevenir de atos de algum torcedor adversário infiltrado na torcida, de um bêbado, ou até mesmo de um torcedor simpatizante mais exaltado e totalmente irresponsável com a consequência de seus atos ?
    Não seria o caso dos clubes brasileiros adotarem um código de posturas (algo como o Corinthians fez esse final de semana em relação à palavra “bicha”) e uma série de atitudes institucionais – apoio a entidades contra o racismo e/ou homofobia, declarações públicas de dirigentes, convite à torcida para ajudar a vigiar (como o Cruzeiro fez no jogo contra o Bahia) para tentar se resguardar de alguma atitude eventual de algum maluco ???
    Penso que poderíamos caminhar por aí. Os clubes se comprometeriam a agir de forma x, y e z – em contrapartida, o tribunal levaria tudo isso como atenuante em um eventual julgamento.
    A pensar. E que seja rápido, antes que outros inocentes – como o time do Grêmio – sejam punidos injustamente.
    A propósito, para que não hajam interpretações equivocadas em relação ao que escrevi – “TOLERÂNCIA ZERO COM RACISMO E HOMOFOBIA” – é o que penso e pratico.

    Raul

    – Sete Lagoas

  • Renato disse:

    Porque será que há imprensa de BH não levou ao conheciemnto público essa covardia que fizeram com a torcida atleticana no Itaquerão?
    Parabéns ao torcedor christian Munaier ex blog terreiro do Galo pela divulgação. Os setoristas ( rádio de Minas e Rádio globo-Minas) que cobrem o Galo presenciaram tudo e não publicaram nada.

    https://www.facebook.com/video.php?v=10152698745309214

  • Renato disse:

    E o mequinha rumo a terceira divisão. Demorô!!!

  • Renato disse:

    Não há nada que pague ver o Fábio discostas tomando gol!!!
    Isso ninguém pode apagar. Nem o tempo

    http://www.youtube.com/watch?v=9SzZyDDX7Xk

  • Zulmar Pascoal disse:

    Chico, está muito chato acompanhar futebol desde ontem. Parece que só existem 2 times no Brasil: Cruzeiro e São Paulo. É até melhor que seja o São Paulo e não o Flamengo, mas o negócio fica muito chato do jeito que está. E os outros jogos? Não existem? Aja paciência!!!

  • Rogério Perdigão disse:

    Natural isso acontecer com o coelhinho, já que se trata de ex-clube-em-atividade. Sejam infelizes na Terceirona/2015 e, por favor, parem de estragar o gramado do Indepa! Joguem na Jacaré Arena, ou outro pardieiro qualquer, para não prejudicar o Galo.

  • Etelvino Correia disse:

    Cruzeiro em crise. Apesar dos esforços da diretoria, do sucesso do Programa de Sócio Torcedor, o Marcelo Oliveira não consegue fazer o time avançar na tabela de classificação. O Cruzeiro não sai do lugar há dois anos. Acorda Marcelo!

  • Thiago disse:

    Se o América perder os pontos e o Corinthians não sofrer a mesma punição está deflagrada a canalhice no futebol. Onde está o presidente da federação mineira pés defender os interesses dos clubes do estado. A balança só pende pra um lado, então não e justiça.

  • ivan junior disse:

    terceira divisão à vista.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Será que os empresários não sabem a real situação de cada um de seus atletas? Por que não advertem os clubes?

    Será que a diretoria paga um departamento jurídico que não analisa cada caso de atleta contratado? Ganha para quê?

    Será que a CBF, podendo evitar uma enxurrada de processos, não tem dados e não adverte os clubes sobre a situação de todos os atletas, antes de publicar o nome no Boletim Informativo?

    Este, sim, deveria ser completo. Entende-se que a publicação deveria autorizar a escalação porque significaria que a situação é legal. Só é legal em alguns poucos aspectos?

    No mais, se o time for punido como se apregoa por aí, falta o departamento jurídico ir para a Justiça Comum de novo e tomar mais dois anos de suspensão em torneios promovidos pela CBF. Bem feito!

  • Julio Cesar disse:

    O Galo abre o olho com este negocio da torcida gritar “bicha” para os goleiros adversarios. STJD vai fazer “justiça”. É, eu e muitos que participam aqui, que viveram e/ou vivem futebol amador (eu ate joguei), o que tem pra contar sobre “ofensas” ao adversario do alambrado. Juro, ate ameaça de esfaqueamento eu presenciei. Claro, hoje é inconcebivel ate no futebol amador mas, tem muito exagero, como voce mesmo Chico ja disse.

  • Manoel Vicente disse:

    Enquanto isso, o Corinthians, que lançou jogador sem contrato, não vai nem ser julgado.