Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dúvidas quanto à situação do Petros

Se a legislação do futebol brasileiro permite recurso que dê condição para qualquer jogador punido entrar em campo, fazer o quê?

Que se cumpra o que está escrito e vida que segue.

Porém, recebi um questionamento que não sei responder e repassei a pergunta para dois advogados feras no assunto que devem responder o mais rápido possível.

Enquanto isso, divido o assunto com os senhores e toda opinião é muitíssimo bem vinda.

Quem questiona é o Paulinho Pontello, um velho amigo da Cemig:

petros

* “Consegue me tirar uma dúvida? No final do Brasileirão do ano passado, o jogador Everton da Portuguesa, entrou em campo e deu a bagunça conhecida, a queda do time de SP. Naquele caso, o lado da Portuguesa disse que o colocou em campo porque não havia sido notificada oficialmente da suspensão, embora já soubessem do resultado do julgamento. Ontem, o Petros, já sabia que estava condenado a cumprir 3 jogos de suspensão e o Corinthians alegou a mesma coisa, ou seja, não foi notificada ainda. Esses dois casos não são iguais? Consegue descobrir isso para mim, qual a diferença nas senteças ou interpretação? Não escutei nenhum comentarista esportivo comentar isso, e estou com dúvidas…

Cá entre nós: Um julgamento que pune em seis meses um jogador e depois muda para 3 partidas, é chamar os demais clubes e atletas do Brasil e o povo em geral, de “retardados”, não acha?

Grande abraço,

Paulo Pontello”


» Comentar

Comentários:
26
  • Rafael disse:

    quem dera um dia chegar a utopia dos outros clubes se unirem e organizarem um campeonato sem fla e curíntia

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Por essas coisas do futebol, que eu cansei. Arrependi de ter renovado meu Galo Na Veia e não consigo mais ter motivação para ver os péssimos jogos desse campeonato fraudulento. Muita gente está com o mesmo sentimento. A Grobo tá preocupada com a queda da audiência. Mas nada pode mudar, porque os privilegiados tem que ser do Rio ou SP. Que venham novos 7 a 1… Pelo menos dá uma sensação de justiça.

  • ZédoGalo disse:

    Vamos falar do Galo. Luan, uma displicência danada, Jô mais uma vez inoperante, tá na hora de pegar um longo banco, e Guilherme entrou para quê? Tava fácil de empatar o jogo, o time do Lula não é lá essas coisas mas o Galo “acelerou” nos cinco minutos finais só. Assim não tem jeito! Carlos precisa jogar o jogo inteiro para pegar ritmo. O resto a CBF e nós atleticanos já sabemos sempre.
    IMPRESSIONANTE: O GOL DO CORINTHIANS FOI EM COMPLETO IMPEDIMENTO E NINGUÉM, REPITO, NINGUÉM FALOU NADA. QUEM QUISER CONFIRA:
    http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-minas/v/atletico-mg-precisa-vencer-gremio-para-se-recuperar-no-brasileirao/3625068/

  • Etelvino Correia disse:

    Além de ser Corinthians, temos que lembrar que a Globo, sempre s Globo, acha que manda em tudo no Brasil. Que escolher a Presidenta da República, quem são os campeões dos torneios de futebol e assim vai. Se dependesse dela, os campeões seriam os clubes que recebem as maiores cotas de TV, pois, segundo a dona do Brasil, são esses clubes que dão os maiores retornos para ela.
    É do interesse dela, portanto, que o Corinthians não perca força e continue com chances de bater o Cruzeiro, o melhor time do Brasil.

  • Jeferson Cruz disse:

    A vida deste petros, corinthians e cbf/globo, está uma lama e nos dá uma demonstração clara de como funciona a maioria de nossos órgãos públicos.
    1º – Petros agride acintosamente o árbitro, é julgado e pega um gancho de 180 dias.
    2º – Num novo julgamento, as pressas – a pena é reduzida para 3 jogos.
    3º – No mesmo dia, nem sabemos se houve um comunicado prévio, o cara entra em campo e faz o gol da vitória.
    4º – 13ª rodada, o contrato do Petros vence dia 1º, numa sexta feira. O Corinthians renova o contrato do cara no dia 2. O contrato entra na federação paulista e na cbf no dia 1º. Neste mesmo dia o cara entra no bid e atua contra o Coritiba no domingo. Vejam bem, o contrato foi assinado dia dois e o atleta entrou no bid ainda sem contrato, dia 1º
    Não importa se as penalizações ao Curingão beneficie A ou B, tem que ser punido sim. O Brasil tá uma vergonha e o alto escalão do governo não pode falar nada, porque está todo mundo na mesma lama. Inclusive os presidenciáveis, é o roto falando do esfarrapado. Tudo farinha do mesmo saco! E o povo Ó… Lambuzado na merda!

  • Isael Souza disse:

    Pobre do futebol brasileiro…..o cara joga irregular, dá porrada no juiz, toma seis meses de gancho mas consegue o tal efeito suspensivo e joga normalmente, como se nada tivesse acontecido…..o futebol penta campeão quem viu, viu…….quem não viu…..não vê mais………

  • A Diferença é que o efeito do julgamento vale para o dia seguinte…
    A Portuguesa queria interpretar como Dia útil seguinte (o julgamento foi na sexta e o jogo no domingo)
    No caso do Corinthians o julgamento foi no dia do jogo.

  • Pedro Vitor disse:

    Departamento Jurídico do Galo tem que estar atento as estas questões administrativas.

    Jurídico do Atlético é o melhor departamento dentro do clube, e se obtiver erro corinthiano, e creio que deva haver, pois a Portuguesa foi punida em todas as esferas por ora julgadas por um erro dessa magnitude.

    Petros foi punido a 180 dias, no Stjd. E logo recorreram e foi julgado novamente, punido em 3 partidas. Logo do julgamento tenha terminado, automaticamente, esta valendo a suspensão. E ele jogou e por acaso ainda fez o gol da partida.

    Mas ele poderia jogar?

  • adolfo disse:

    Eu hein: “Resposta pra lá de irônica”? não entendi… O Petrus irá cumprir os jogos a partir da próxima rodada. Não sou advogado, nem pesquisei a fundo as situações, mas me parece que são coisas diferentes: o Jogador da Portuguesa foi expulso em uma partida, e cumpriu automática no jogo subsequente. Foi denunciado pela expulsão e julgado na sexta-feira anterior a rodada derradeira do brasileirão/13. Como pegou dois jogos e havia cumprido um, precisar cumprir outra partida. A partir daí é que se fez o imbróglio se a equipe precisava ou não ser comunicada, punição publicada e por aí vai. No caso do Petrus, ele não foi expulso, logo, não há automática. Como foi denunciado por agressão ao árbitro, foi julgado e considerado culpado, com pena de 180 dias de suspensão. A Diretoria do timão entrou com recurso, e conseguiu um efeito suspensivo. Pelo que li e ouvi, ele poderia continuar jogando normalmente até que o recurso fosse julgado, o que ocorreu ontem, com a redução da pena para 3 jogos. Mas essa pena só vale após a publicação da decisão do recurso. Por isso as situações são diferentes. Quanto ao tal “tapar sol com a peneira” e “oportunismo”, creio que seja bom reler o questionamento, pois não há nada que mencione culpa, nem desculpa, nem requisição de pontos, nem suspensão de partidas, nem coisa que indique queixa quanto ao resultado do jogo. Pelo o que entendi, ocorreu a dúvida quanto a situação dos efeitos dos julgamentos, apenas isso. Eu, hein…

  • Julio Cesar disse:

    Mas, o absurdo desta historia é que disseram que o juiz não poderia ver a agressão porque ele estava de costas. Ora, ora, como ele veria ?!?! O Petros e o Guerrero tambem, agrediram o arbitro pelas costas. Foi isso o que ocorreu. E o cara foi absolvido porque é o Corintians. Ou se fosse o Flalido! Ponto. Outros 7X1 ainda serão necessarios pra haja realmente moralização do futebol brasileiro.

  • Paulo Afonso disse:

    Só para lembrar aos desavisados que, caso alguém entenda que o jogador foi escalado irregularmente, o Corinthians perde pelo menos 3 pontos + os pontos obtidos na partida, ou seja, perderia 6 pontos… Mas estes pontos não vão para o Galo, não sendo esta uma estratégia para beneficiar a porção alvinegra de Minas… O Galo continuaria em 8º neste caso… Quem poderia ter alguma vantagem seria o outro clube mineiro, que só teria mesmo o São Paulo com chances de tirar o seu 3º título…

  • Paulo Afonso disse:

    Fabrício, pelo que comentaram após a decisão, ele cumprirá na próxima partida a suspensão… Quero ver o desfecho desta história, pois a situação é semelhante sim à de Flamengo e Portuguesa ano passado… Será a imparcial e justa decisão do STJD…

  • Paulo Afonso disse:

    José Carlos Torvel, como assim tapar o sol com a peneira ou oportunismo? Uma pessoa mata a outra a facadas, aí é oportunismo puni-la porque o assunto deveria ter sido discutido quando o assassino comprou a faca? Enquanto não se consuma o crime, não existe crime…

  • julio disse:

    calma marcao perrela e aecio so torcem para o maior clube de minas, a dilma e o anastasia nao sao atleticanos? e ai? e muito feio na assumir as deficiencias e ficar falando asneiras se for olhar bem ja era pro cruzeiro ta com no minimo 52 pontos entao engole o chororo

  • José Carlos Torvel disse:

    Quantas partidas de suspensão recebeu R51 por distribuir cotoveladas e coices a torto e á direita? Esse STJD é muito suspeito. Alem disso ha um comentarista de BH que sempre falava que o R51 “não era de fazer aquilo”. Em Marrocos deu um coice e foi expulso. Ficou surpreso, por que no Brasil sempre fez aquilo e ninguém o importunava, nem o STJD.

  • emerson disse:

    Eu comentei isso ontem!!!!!! Não precisa de ser expert para saber. O próximo jogo do curintians é com o framengo, pergunta se ele vai jogar?

  • Cleuser Rodrigues disse:

    Marcão o Ronaldinho cansou de atos violentos no CAM e nunca foi punido.

  • Cleuser Rodrigues disse:

    Se o julgamento ocorre em dia de jogo a pena é cumprida na partida seguinte, pois em caso de recurso não haveria chance de defesa, isto é em todos os casos e o caso da Portuguesa não tem nada haver.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    C.B.F = Corrupção / Bandidagem / Fraude

  • Marcio Borges disse:

    A diferença? Simples. Um é o Curintia e o outro a portuguesa.

  • Weber disse:

    Na transmissão o repórter disse que havia um efeito disso suspensivo para ele jogar ontem.

  • Os clubes mantenedores de “convênio” e “parceria” com a CBF e sua famigerada comissão de arbitragem estão praticamente isentos de cumprir algumas obrigações, e como alguns clubes estão com esse “convênio” absolutamente em dia, o Corinthians agiu “dentro da lei”, assim como os demais clubes grande do eixo RJ-SP, e outros que agem na surdina, principalmente àqueles que detém representantes na capital federal, que advogam em causa própria!
    – Quem não acompanhou a absolvição de uma jogada violenta de um atleta celeste, quando em julgamento pelo STJD?

  • José Carlos Torvel disse:

    Falar sobre isso depois do jogo, me parece querer tapar o sol com a peneira. Essas coisas têm que ser evidenciadas antes. Depois, parece oportunismo.

  • Fabrício disse:

    Mas acho que ele já havia cumprido os três jogos de suspensão, pois não jogou contra Goiás, Gr^e^mio e FluminenC. A punição foi reduzida para que ele jogasse já contra o GALO

  • J.B.CRUZ disse:

    Comentário-pergunta pertinente do PAULINHO e uma resposta prá lá de irônica e perfeita do CHICO…

  • Sidnei Aloisio da Silva disse:

    1º TORNEIO SIDNEI METROPOLITANO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Começou no último dia 16 de agosto o 1º Torneio Sidnei Metropolitano dos Agentes Penitenciários do Estado de Minas Gerais. O evento é organizado por Sidnei Aloísio da Silva, agente na Penitenciária José Maria de Alkmim. O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (Sindasp – MG) e Wilson Piazza, ex- jogador do Cruzeiro, estão patrocinando a competição.
    Os jogos acontecem em Esmeraldas, nos campos “Campolina” e “Ideal” e no SESC de Venda Nova. A semifinal ocorrerá no Campo da Frimisa, em Santa Luzia, e a final, no dia 27 de setembro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Para conseguir o local para o último jogo, o ex-jogador do Atlético Mineiro, Alves, ajudou a organização do evento.
    Na final do campeonato, receberão uma placa de homenagem o ex-jogador do Atlético Mineiro, Buião, “Seu” Jorge Silveira, Adeilton de Souza Rocha, presidente do Sindasp – MG, Sr. Marco Antônio Rebelo Romanelli, Secretário de Defesa Social, e o jornalista esportivo Chico Maia. No evento também estarão presentes os mascotes Galo Doido, Coelhão, Raposão e Raposinho.
    Sidnei Aloisio oferecera prêmios que contam com uma camisa oficial do Atlético Mineiro, uma do Cruzeiro e uma do América, autografadas pelos jogadores dos respectivos times, para a torcida e demais pessoas, na partida final. O Sindasp – MG oferecerá também ao time ganhador um dia no Balneário Lagos do Jordão e 10 kg de carne para que os jogadores possam comemorar.

    – ribeirão das neves mg