Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A bancada mineira no Redação Sportv

Escrevo da sala de embarque do aeroporto Santos Dumont, no Rio, retornando a Belo Horizonte, depois de participar do Redação Sportv, o ótimo programa comandado pelo André Rizek. Junto com o companheiro Osvaldo Reis, o “Pequitito”, grande narrador das rádios Globo/CBN, que daqui seguiu para São Paulo, onde vai transmitir mais tarde o Galo contra o Corinthians, jogo de ida pela Copa do Brasil.

Foi um dia histórico do Redação, já que o Sportv montou uma inédita bancada regional, e para a nossa honra e prazer, mineira. Segundo o Rizek, foi idéia do Lédio Carmona, um dos comentaristas de rede nacional que mais respeitam os estados. Além de muito bem informado, também, sobre os clubes fora do eixo Rio/SP, sabe a noção exata da importância do jornalista de rede respeitar e valorizar o país como um todo. Rizek é um antigo apaixonado por Minas Gerais, além de gostar do futebol mineiro.

Segundo a turma da casa o programa foi muito bom. Me senti absolutamente à vontade, como se estivesse na bancada do saudoso Minas Esporte, da Band, onde se falava o que queria e o debate era uma constante.

Tive a oportunidade de falar o que escrevo em minhas colunas e no blog, contra os desmandos da CBF, a desnecessidade da existência de tribunais esportivos estaduais e muito menos STJD, que só servem para encarecer o futebol e dar visibilidade a auditores, procuradores e outras figuras que fazem parte destas instituições “inócuas, insípidas e inodoras”. Era só copiar, na íntegra, o código de funcionamento das punições da Uefa, por exemplo, que tudo funcionaria à beira da perfeição, sem demoras, sem rodeios e o mais importante: com justiça. As regras do futebol são universais, mas no Brasil existe essa parafernália que só atrapalha.

André Rizek lembrou que a Constituição Federal exige que estes tribunais existam. Mais um item desnecessário da nossa Constituição que deveria ser revista pelos nossos congressistas, acabando de cara com este entulho.

Atualmente estes tribunais chegam ao cúmulo de interferir no que aconteceu nos jogos, dentro de campo, interpretando, julgando e punindo situações não registradas pelos árbitros nas súmulas. Até os árbitros são punidos quando não anotam alguma coisa que um auditor ou procurador viu pela TV, mas que ele não viu.

Mas o nosso país tem tradição colonial de burocracia, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, que resulta em cartórios, papelada, gente para ganhar dinheiro e obviamente as coisas erradas que sabemos que isso gera. Aquela velha história de se criar dificuldades para se vender facilidades.

Foi uma pena que condições técnicas impediram que o presidente do STJD participasse do programa, pois eu gostaria de ter falado isso diretamente a ele. A sua participação seria sobre o julgamento de Atlético e Cruzeiro, nesta tarde, por causa dos incidentes envolvendo os marginais das duas torcidas que soltaram bombas, foguetes, quebraram cadeiras e até provocaram a paralisação do clássico passado entre eles, pelo árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique.

O risco de uma punição pesada era tão grande que os presidentes do Galo e da Raposa, deixaram seus afazeres em Belo Horizonte para tentar convencer a estes senhores que a segurança nos estádios é de responsabilidade da polícia e das administrações dessas praças esportivas.

Fazer o quê, né não? Os cartolas mandam, mas podemos criticá-los e cobrar mudanças que favoreçam ao futebol e não espantem mais gente desse esporte.

SPORTV

Pequitito, Rizek e este que “vos fala”, no stúdio do Redação Sportv


» Comentar

Comentários:
0
  • Juliarde Santos disse:

    Eu vi o programa foi muito bom Rizek e Ledio são uns dos poucos jornalistas que respeita o futebol mineiro que hoje sem duvida o melhor do Brasil vamos GALOOOOOOOOOO.

  • Salviano Lessa disse:

    Poucos salvam. O Brasil tem milhões de comentaristas. Há muito jogo de interesses!

  • Átila Valadares Vasconcelos Júnior disse:

    Parabéns ao Sportv pela feliz escolha. Parabéns a vc, grande jornalista Chico Maia, desde os tempos de nossa querida Sete Lagoas já mostrava sua competência. Abs

  • Ronaldo Totoli disse:

    Ô Chico, coloca o link aí depois!

  • Quem é ouvinte da radio globo/cbn sabe que é divulgado em rede nacional. Tem vários momentos do dia que o eixo RJ SP está lincado com MG. Mais de 10 anos que meu futebol escuto pelos 1150 AM ou 106,1 FM.

  • Eder Coelho disse:

    Junto com Lédio Carmona, é um dos poucos que se salvam naquele canal chapa branca….

  • Eder Coelho disse:

    Competência é uma coisa complicada….
    O Rizek é cruzeirense…
    E ainda discordo de 90% das opiniões dele sobre futebol…
    Mesmo assim, acho ele um excelente profissional e acho que o Redação Sportv sem ele é muito sem graça…

  • Nelson Roberto B Junior disse:

    SAN ! Parabéns Chico! Deve ter sido um ótimo programa!.
    O Pequetito será sempre lembrado pela mais vibrante narração quando do “golaço” do São Victor na Libertas contra o Tijuana.
    O Lédio Carmona para mim é o melhor comentarista da SPORTV, sabe muito e sempre tece comentários positivos a respeito do Galo. A crônica dele quando do jogo das máscaras e da final da Libertas devem ser lidas e guardadas. Abs.

  • Jeferson Cruz disse:

    Tem imagens de torcedores do lado do Galo entrando sem a revista rotineira. A culpa é de quem? É sempre assim, quando o Galo dá uma engrenada, aparece os artifícios. Joga fora do Indepa contra o São paulo, ambos disputando vaga pra Libertas, enquanto o Cru cru pega o combalido Palmeiras.

  • Thiago disse:

    Mais a respeito do STJD sabemos que ele e uma instituição tão política quanto judiciária, veja o caso do Sheik , que apesar de ter ofendido publicamente a instituição, não foi punido e ainda foi bajulado por um corintiano da procuradoria, e brincadeira?

  • Silvio Torres disse:

    Já disse Churchill: a montanha rugiu e deu à luz um camundongo”. Um jogo e 50 mil? Não terminou em pizza, terminou em cachorro quente e coca cola…rs

  • julio disse:

    uai luiz i,vc acha que ia faltar a comissao deles?
    por isso que eles armam o circo todo,mas tem otario que acha que fazendo baderna vai ajudar o clube

  • J.B.CRUZ disse:

    Parabéns CHICO..Mais uma vez o esporte mineiro é divulgado em um programa esportivo do eixo Rio-São Paulo…E tinha que ser você, um dos 3 três jornalistas esportivos que melhor sabe comentar imparcialmente o futebol mineiro, independente da cor da camisa e o time do coração…. Credibilidade não se compra; adquire-se!.

  • luiz ibirite disse:

    tá ai a punição:
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/2014/10/01/noticia_futebol_nacional,294401/cruzeiro-e-atletico-levam-pena-branda-no-stjd-e-perdem-um-mando-de-campo-no-brasileiro.shtml
    o “engraçado” é que a multa nunca deixa de ser aplicada e desta vez veio acompanhada de um mando de campo, o $ tem que entrar de qq jeito hehehe.

  • luiz ibirite disse:

    o chico vc se esqueceu de avisar sobre este programa, daria até para gravar, vou ver se consigo gravar a reprise.

  • Juliano disse:

    Grande Chico Maia, sempre discreto e atuante ao mesmo tempo, muito bom ter representado MG com audiência nacional do “Redação”.

  • Olá, Chico! Bacana demais!!! Minas precisa ver, ler e ouvir um pouco mais de você, Chico.

  • Marcos disse:

    Foi um dos raros momentos em que Atlético e Cruzeiro tiveram que se unir à força pra não perder mandos de campo. Tudo isso graças aos trogloditas que vão provocar tumultos nos estádios de Minas. Pelo menos cada um perdeu apenas um mando, para alívio de alvinegros e azulados.

  • Marcio Borges disse:

    Os clubes foram punidos cada um com um mando de campo. Acho justo pois quem deveria ser punido seriam as torcidas. Como o Estado não consegue enfrentar este problema não é os clubes que devem pagar. So queria que a união, mesmo que velada, entre Kaliu e Gilvan, fosse estendida para outros assuntos. Quem iria ganhar seria o futebol mineiro.

    Vou falar uma coisa aqui no primeiro momento pode parecer besteira. Mas já pensaram um estádio administrado pelos dois clubes? Na Itália, desconheço os detalhes do acordo, a Inter e o Milan utilizam o mesmo estadio que até muda de nome quando é utilizado por um ou por outro. Seria a redenção do futebol mineiro.

  • julio disse:

    ESSE TRIO E FORTE HEIN!

  • audisio disse:

    Parabéns Chico Maia, nada mais natural do que simplesmente ser você mesmo! O Lédio Carmona realmente é isso que você descreveu! Excelente profissional. O Estado não é mais poderoso do que São Paulo nem mais famoso do que o Rio mas tem a sua importância relativa ao seu tamanho e a sua História. Minas com seus quase vinte milhões de habitantes pujante economia e seus problemas, cada vez mais ocupa o seu devido espaço. Com o passar do tempo é notório observar o crescimento e a reverência dada ao Estado que no passado era uma espécie de submundo do futebol nas redações de Rio e São Paulo.

  • Gilmar disse:

    Que pena! Eu não soube antes, pois teria conferido.
    Gosto de assistir o programa, mas escolho quem quero ouvir e ver.
    Rizek é gente boa e sabe conduzir o programa.

    Sobre o julgamento, se houver punição pesada, será injusta, pois uns poucos prejudicará a maioria.
    Todos sabemos que é por causa da impunidade que vem de cima para baixo.

    Parabéns Chico! Da próxima vez, divulgue no Twitter. (se vez isso, desconsidere isso).