Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pessimismo característico de muitos apaixonados

No aniversário de 80 anos do José Augusto Faria de Sousa, um dos comentaristas que me inspiraram no início da carreira, na Rádio Cultura de Sete Lagoas, presenciei o diálogo de dois cruzeirenses, desses que amam tanto o Cruzeiro quanto as próprias famílias. Ronaldo Gontijo perguntou à Gezinho Fraga: “Será que conseguiremos ao menos uma vaga na Libertadores?”.

Antes que o Gezinho respondesse, intervi, manifestando o meu espanto pela dúvida do Ronaldo quanto à ótima situação do Cruzeiro no Brasileiro. Ele apontou os números ruins do time no returno e fez projeções das próximas rodadas. Tentei argumentar que essa irregularidade azul é a mesma dos concorrentes na média geral do campeonato.

Este é o espírito do torcedor em geral, que não vê nenhuma virtude no seu time quando as coisas não vão bem. Se esquece que o Brasileiro é por pontos corridos desde 2003 e o que vale é a média de toda a disputa. Essa fórmula faz justiça a quem fez o melhor trabalho no “conjunto da obra”. Quem montou o melhor elenco, além do trabalho no dia a dia nos treinos. O Cruzeiro faz no returno a mesma campanha irregular que os seus concorrentes fizeram no turno.

O crédito adquirido com a ótima campanha inicial garante ao Cruzeiro estes empates e derrotas, que seus adversários também enfrentam. Óbvio que cabe avaliar o que levou o time à queda de produção, que para mim é simples: cansaço, contusões, cartões amarelos e vermelhos. Quebra também uma “unanimidade” da imprensa que garantia ter o Cruzeiro um “ótimo elenco”.

URNAS

No horário em que enviei a coluna ainda não se sabia quem seria o presidente da república. O esporte não foi discutido durante a campanha e não acredito que alguma coisa mude, seja com quem for. Certamente o ministro do esporte será alguém alheio ao meio. Um apadrinhado qualquer para atender a algum compromisso de campanha. Infelizmente este é o Brasil e assim é tratado o esporte.

Montar um time vencedor não é simples como uma fórmula de bolo. Marcelo Oliveira conseguiu isso com o Cruzeiro em 2013. Levir Culpi tem feito serviço semelhante. Entre os contratados indicados por ele e juniores do próprio Galo, o time terminou o jogo contra o Figueirense utilizando oito desses jogadores.

Não só pelos três pontos, mas pela reação e determinação dos seis ex-juniores utilizados durante a partida, o Atlético tem motivos para comemorar a ótima companha que faz nesta fase. Sem as suas principais estrelas, dá oportunidades aos seus jovens e aos novos contratados, como atacante Cesinha (ex-Bragantino) e o zagueiro Tiago) ex-Caxias-RS).


» Comentar

Comentários:
34
  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Fernando Luiz,
    Não sei qual a sua idade, mas pela sua afirmação de que “Foi eleita aquela que desde os 18 anos de idade luta, pela melhoria do seu povo”, você deve estar na faixa dos 30 anos, cuja geração aprendeu exatamente isso nas escolas.
    Procure uma entrevista do Gabeira,”cupanhêro” de armas da Dilma, assim como o foram Fernando Pimentel, Franklin Martins, Tarso Genro, José Dirceu, Marighella, Lamarca, entre outros (deve encontrá-la no youtube), para saber quais eram as verdadeiras intenções de quem pegou em armas contra o governo vigente da época.
    Os terroristas, eu assim os considero, pois quem assaltava banco, sequestrava, matava, fazia “justiçamentos”, em tribunais montados por eles mesmos contra seu próprios, “cupanhêros” não podem ser classificados de outra forma, tinham a intenção, não de derrubar os militares para estabelecerem a democracia, mas sim, para implantarem a ditadura do proletariado, nos moldes maoístas, stanilistas ou castritas.
    Dilma ganhou disparado na maioria dos Estados do Nordeste, no Norte de MG e na região de Caxias, coincidentemente os locais de maior concentração dos “bolsas – esmolas”.
    Ela simplesmente segue a cartilha de Fidel Castro para Hugo Chavez, Evo Morales e outros Chefes de Estado, para a implantação da “República Bolivariana” que diz que para se perpetuar no poder você deve manter um número considerável de miseráveis no seu país e se tornar o salvador deles.
    Aguarde os dados oficiais do Governo, os quais estrategicamente não foram divulgados antes da eleição, pois a inflação está sem controle e o país cresceu menos do que vizinhos nossos sulamericanos e até mesmo menos do que alguns países da América Central, e verá que o número de miseráveis aumentou no governo Dilma (Estela, Vanda, não sei qual o nome verdadeiro dela) e o gasto com os “bolsas esmolas” aumentou na mesma proporção.
    Estamos caminhando para nos tornarmos uma Venezuela…

  • Eduardo Miranda disse:

    Sim,Paulo,sou eu mesmo e continuo zoando.
    Um abraço e saudações alvinegras.

  • Paulo disse:

    Caro Eduardo Miranda, você é aquele que zuava as marias nos programas da rádio Capital, aprsentado pelo jornalista Paulo Marques?

  • H. Almeida disse:

    Fernando Luiz

    os meios não justificam os fins!!!

    Defender quem te rouba na cara dura é pura falta de vergonha ou inteligencia!

  • Eduardo Miranda disse:

    Saudações Alvinegras

  • Eduardo Miranda disse:

    Marcão,num universo de mais de 13 milhões de atleticanos,você está certo ,realmente pela matemática,você não está incluído.Mas qualquer lado que escolha,mesmo que não queira,você está conivente.

    Saudações Alçvinegras

  • Eduardo Miranda, por favor, me inclua fora dessa! Jamais serei conivente com a impunidade, a corrupção e outras aberrações políticas!

  • Igor Viana, por falar em Democracia…

    – No atual regime que vivenciamos Democracia é nos enfiar goela abaixo incontáveis impostos cujo montante arrecadado às vezes não é revertido em prol da população? ou aceitar conviver com a impunidade nos mais variados segmentos da sociedade? ou então aceitar a corrupção, sendo conivente? ou até mesmo não respeitar o trabalho daqueles que lidam com a segurança pública e outras mazelas sociais? quem sabe seja aceitar os famosos “di menores” cometendo os mais barbáries crimes com a certeza da impunidade? talvez seja sermos contra a diminuição da maioridade penal? ou acharmos normal a falta de investimento no poder judiciário que só acumula processos que muitas vezes são movidos por aproveitadores que acham falhas nas leis, de olho em algum benefício próprio? ou quem sabe ser “democrático” é furar filas, adquirir documentos falsos, dirigir usando celular e fone de ouvido, desrespeitar pais, professores e outras autoridades, subestimar o próximo, “furar” sinal vermelho, não devolver troco recebido a mais, e seguir outros “exemplos”? não seria nos sentirmos insubstituíveis por estarmos numa posição de certa importância, porém, passageira? também poderá ser em não cobrar de nossos representantes uma melhor adequação em nossas leis, cujo código penal possui cerca de 07 décadas? Talvez seja exigirmos a liberação da maconha que tanto já desfez famílias? ou sermos favoráveis ao aborto? quem sabe aceitar pacificamente o poder público investir numa famigerada Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas, enquanto falta-nos saúde, educação, segurança, moradia, emprego, desenvolvimento e outras reais necessidades? ou ainda aplaudir os mais variados “Programas de Governo” que dissimuladamente é uma descarada compra de votos (Bolsa-Familia e outros)? ou presenciar algum abuso por parte de nossas autoridades e ficarmos quietos fingindo que nada houve? ou mantermo-nos calados ao ouvir (sic) “vc sabe com quem está falando?”, muitas vezes ditas por ocupantes de cargos eletivos que só aparecem em época de eleições? talvez seja manter o “coronelismo” na política? Definitivamente, tudo isso e outras aberrações sociais não são e jamais serão “Democracia”!

  • Fernando Luiz disse:

    Entender essa eleição é simples: Quem conhece Aécio, MG e RJ, não confiam nele.

    Esta eleição não dividiu o Brasil, muito pelo contrário, ela uniu os Brasileiros.
    Todos unidos pela mudança!!!

    O que foi escolhido ontem é quem tem melhores condições de dialogar com a sociedade para definir e implantar as mudanças.

    Foi eleita aquela que desde os 18 anos de idade luta, pela melhoria do seu povo.

    A verdade venceu o ódio.

    Parabéns Presidente Dilma!!!

  • Paulo Afonso disse:

    Para o Galo seria bom o São Paulo vencer hoje… São Paulo campeão da Sulamericana terá vaga na Libertadores 2015… Se encostar no Cruzeiro, aumenta a pressão sobre o time celeste… E leva o Galo no vácuo… Aí lá na frente, no momento de estresse total, com muita pressão, a gente sabe o que vai dar pois a gente já sabe quem são os meninos e quem são os homens…

  • Paulo Afonso disse:

    Raws, seu “dataqualquercoisa” parte do princípio básico das pesquisas: estatística é a ciência mais inexata que existe… No meu “datafamília” foram 6 votos na Dilma e 3 abstenções… Como o “Ah! é sim” apareceu com votos então? Estatística normalmente prova o que você quiser provar… Se você analisar o mapa da eleição, verá que em Minas Gerais a Dilma ganhou, mas em Belo Horizonte e em muitas cidades da região metropolitana quem venceu foi o Aécio… Aí estamos falando não de amostragem, mas do todo… Acho que esta eleição favoreceu a democracia… A oposição se uniu em torno de um nome, que ganhou força… A situação recebeu um recado de insatisfação das urnas… Para o PT continuar no poder, os próximos 4 anos terão que ser os melhores da história deste país… E, se havia realmente insatisfação e desejo de mudança, o senador mineiro terá que trabalhar nestes próximos 4 anos seu pré-mandato, pois nele foi depositada esta confiança…

  • Raul Otávio Pereira disse:

    Chico;

    “Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça” – e é assim que os cruzeirenses estão se sentindo, eu incluído.

    É inegável que o time caiu, e muito, de rendimento. Dá sim prá ficar preocupado com a possibilidade de perda do título, embora eu espere que a turma dê um “último sanguinho” nessas rodadas que faltam e liquidem a fatura.

    O elenco, tão falado durante todo o ano, agora se vê que não é tudo aquilo – embora seja muito melhor que os demais. Mas não está correspondendo às expectativas, isso é fato, e todos se perguntam porquê.

    Eu apontaria alguns fatores que podem estar influindo:

    – Erros que ninguém comenta – como foi vender o Vinícius Araújo e ficar com o Borges “bichado” o ano inteiro ?
    – Porquê o Élber foi emprestado ao Coritiba ? Está fazendo falta…
    – Sobre o Willian não precisa mais falar; todos já comentaram que a bola dele sumiu faz tempo
    – Prá finalizar, Júlio Batista e Dagoberto. Não eram titulares, mas jogaram mais (quantidade e qualidade) no ano passado. Eram bons reservas, que não deixavam a peteca cair quando entravam – e eles sempre entravam. Esse ano…

    Só não vale reclamar de convocações. O Cruzeiro, a torcida e a imprensa sempre pediram, e aconteceu. Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Lucas e Alisson – fizeram falta quando saíram (e voltaram “no bagaço”). Fazer o quê.

    Nem vale reclamar de jogos seguidos por causa da Copa do Mundo – todos os times estão na mesma situação.

    Mas vai dar. Vai ser sofrido, diferentemente do ano passado, mas seremos tetracampeões. E quem sabe, até penta da Copa do Brasil.

    Abraço.

  • Paulo disse:

    Existem rumores dando conta de que no melekinha também tem esquema.
    Vamos inestigar !!!

    Ea gora alguém tem dúvida de que a massa é a maior torcida de Minas?
    Dilma é 13 é 13 é Galo!!!!

  • JULIO AVILA disse:

    e o papo que ta rolando que o guilherme ja teria um pre contrato com o cruzeiro? so se for de graça tem jogadores melhores dando sopa ai

  • JULIO AVILA disse:

    dilma ganhou mais 4 anos na lama brasil
    so nao ve quem e cego

  • Pedro Vitor disse:

    “Nos últimos sete jogos, o Cruzeiro colecionou duas vitórias, três empates e duas derrotas. Ou seja, conquistou nove pontos e 21 possíveis. De quebra, uma chicotada do ABC, pela Copa do Brasil. ” Palavras do José Roberto Malia, colunista do Espn.

    http://espn.uol.com.br/post/452520_raposa-liga-o-sinal-de-alerta-apos-tropecos-e-pega-palmeiras-como-exemplo

    Restante 7 jogos, se repetir o desempenho, tem grandes chances de perder o Brasileiro!

  • Igor Viana disse:

    Viva a democracia, viva o respeito, viva o Galo!

  • Pedro Vitor disse:

    Como sempre digo, o Brasileiro tem medo da verdade. Por isso pratica o errado, e evita a certeza.

    De toda forma, vamos trabalhar imensamente porque se depender do nosso governo, iremos ao fundo do poço!

    Falando de futebol, o Levir confirma o que vem sendo feito desde quarto ou quinto jogo sob seu comando. Ele tira o maximo dos jogadores, mesmo alguns não tendo uma capacidade tecnica a nível dos seus titulares, compensam com caracteristicas aproveitadas pelo padrão de jogo da equipe.

    Sport caminha a passos largos pra série B. 8 derrotas consecutivas!

    E ganha vida no Brasileiro, agora com 54 pontos, deixa a turma de Fluminense, Grêmio, Santos, Inter para trás. Logicamente sem ser perfeito, o Atlético pode pegar a segunda posição e ir direto a Libertadores, e pode também em um descuido do Pirangi, encostar e brigar também pelo título!

    São Paulo hoje, eu acho que vence, apesar dos desfalques, qualquer outro resultado é de grande importância tanto para o Pirangi do Marcelo, que fica mais perto do caneco, quanto ao Galo de Levir, que mantém a margem de pontos em relação ao tricolor do Morumbi.

    E quarta, vamos ao Maracanã vencer o Flamengo em mais um daqueles confrontos históricos, em que acontece de tudo, e bravamente vamos de cabeça erquida!

  • Eduardo Miranda disse:

    A Massa Atleticana decidiu a eleição para presidente da República.Com certeza.

    Saudações Alvinegras

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia ! Todos estão cansados, com jogadores suspensos e contundidos.
    O Atletico que o diga.

    Dilma venceu parece, como comentou um secretario de comunicação dela, por milagre. Foi muita noticia publicada as vesperas e ate no dia da eleição.
    Em meio a escandalo de corrupção, CPI (que deixou de fora as denuncias sobre superfaturamento nas obras do metrô de São Paulo com envolvimento da turma do PSDB).
    Aecio recebeu a resposta do povo mineiro por bancar o “menino do Rio” e ter seu choque de gestão aqui analisado por especialistas e questionado. Aecio conseguiu ainda esta votação porque, como disse Elio Gaspari, esta eleição se transformou num plebiscito: “fica ou não o PT”.
    Mesmo com a revista publicando que Dilma e Lula sabiam( ja foi provado?)ele perdeu.
    Não fosse esta onda que tomou conta do pais, ele levaria uma lavada.

    A corrupção é o cancer do pais. Alem de cadeia o envolvido com este tipo de coisa deve ser banido da vida publica pra sempre. Não ter direito nem de se candidatar a sindico de condominio.
    Mas os caras renunciam, e voltam 8 anos depois em “plena forma.”

  • Joel Marques disse:

    Chico, o cru cru é o time que mais joga completo neste campeonato, cartões amarelos reduzidíssimos e vermelho, nem me lembro. Só não ganha o título se não quiser! Penais, também não me lembro!

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais uma vez o MEDO venceu a ESPERANÇA….
    ——————————————————
    Disseram que iam fazer o ‘DIABO’; cumpriram a promessa..
    ——————————————————————-
    Vitória na base de injúrias,calunias e difamação sobre o adversário; é vitória sem glória..Mas, o castigo vem a cavalo,,PETROLÃO vem aí para infernizar a vida dos ‘ganhadores”..
    ————————–

  • Raws disse:

    Esta semana uma senhora de 74 anos foi violentada em sua residência. Fatos como esse se tornaram recorrentes e crescentes no nosso pais, as mudanças são urgentes e necessárias, aí você vota em quem nada faz e depois vai reclamar de que?

  • Raws disse:

    Com a globalização, quem move a economia de um pais são os investidores!
    Bye, bye, Brasil…

  • Raws disse:

    Uma coisa que me intriga, sou classe media baixa, meu datafamilia 7×3 contra o PT, databuteco 8×2 contra o PT, dataigreja 6×4 contra o PT e datacomercio 9×1 contra o PT, como eles foram reeleitos?

  • Raws disse:

    “Êhh Êoou, vida de gado, povo marcado ê, povo feliz…”

  • Raws disse:

    Desde minha infeliz opção de votar uma única vez no traste do molusco, tenho anulado meu voto, agora não! Era hora de votar e voltar ao processo.
    Chega, basta! É muito lixo, é muita podridão. Vamos tentar uma mudança apesar da triste opção. Meu país merece coisa melhor ou menos pior. mudança, rima com esperança, mas não, o povo não quer, o povo está feliz, então quem sou eu para mudar. Vivo em função do meu filho, tudo que faço na vida é para ele e seus sucessores. Vejo um triste futuro que não posso mudar, pois não depende de mim, dependia de vários conterrâneos, dependia de vários omissos(que por vezes fui), dependia da desalienação das vantagens que muitos tinham medo de perder. É a maior derrota da minha vida, é o maior retrocesso que presencio nesse país e é a maior perda de oportunidade de tentar mudar a historia. Deus nos perdoe e nos salve.

  • audisio disse:

    Levir esta de parabéns. Mudou seus conceitos e esta fazendo um belo trabalho.

  • Paulo Afonso disse:

    Chico, acho que esta questão dos jogadores que estão jogando bola no Galo e os que não estão no Cruzeiro mostra a qualidade dos elencos… Digo há muito tempo, desde que o Cruzeiro “encantava” o Universo, que o elenco era mediano, com excelente preparo físico… E que o elenco do Galo era muito bom sim, contrariando muitos, apesar de faltar jogadores com certo perfil, e que o problema na verdade era o Autuori… Os resultados agora mostram isto… O Levir chegou, conversou, afastou alguns jogadores e, mesmo com média superior a 13 desfalques por rodada, conseguiu fazer o time engrenar… O que me motiva é que esta situação não é obra do acaso, então, já temos um time muito forte para a próxima temporada…

  • Raws disse:

    Pela primeira vez na vida afirmo: SINTO VERGONHA DE MINAS!

  • Paulo Afonso disse:

    Este tal de Davi Soler aparece aqui de vez em quando para plantar crise no Galo, isto mesmo? Não vou nem ler a “reportagem”… É só o Cruzeiro começar a cair e o Galo começar a subir que começam a vir estas “notícias”… Parecendo a Veja em véspera de eleição…

  • Paulo Afonso disse:

    Resultado da eleição foi Dilma reeleita… Incrível, mas houve uma gritaria insana por aqui… Parecia até título de time de futebol, muita paixão envolvida… Será que é assim que os vizinhos entendem quando o Galo ganha?

  • A ótima campanha no primeiro turno poderá ser ofuscada pela irregular no segundo turno…
    – Alguns já estão preocupados demais com o bafo no cangote…