Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Entre idas e vindas da bola Cruzeiro e Boa vão se garantindo

Depois dessa coisa sem sentido de execução de Hino Nacional, que desagrada à maioria dos brasileiros em estádios de futebol, Cruzeiro e Criciúma iniciaram o jogo entre eles, quando eu enviava a minha coluna ao jornal O Tempo. Marcelo Oliveira tinha a preocupação óbvia de preservar seus principais jogadores para a decisão da Copa do Brasil, mas sem abrir mão da dianteira que tem, com folga do Brasileiro, ainda mais com a vitória do São Paulo, segundo colocado, que acabava de derrotar o Vitória, 2 a 1, em Salvador. Teve que escalar o time completo, pensando em garantir a vitória no primeiro tempo, mas não contava com a furada do ótimo zagueiro Bruno Rodrigo no gol de abertura do placar do Criciúma. Mas, como escreveu o Marcos Almeida, aqui no blog, “… o Cruzeiro tem Marcelo Moreno e Willian, que espantaram a zebra, ops, o Tigre catarinense, do Mineirão. O grito de ‘é tetra’ começa a ser ensaiado pelos cruzeirenses”.

image

Foto: SuperFC

Nessa toada de o Atlético voltar a aproveitar a prata da casa, muitos torcedores que acompanham de perto as categorias de base do clube enviam e-mail para a coluna alertando para potenciais futuros grandes jogadores. É o caso do Paulo Bruno, de Juatuba-MG que pede atenção ao Uilson, goleiro;
Donato e Gabriel,zagueiros;
Felipe, Tabata e Daniel, meias, e
Nolasco, atacante.

Que bom ver o Boa na briga por uma vaga na Série A nacional 2015, fruto de pura competência dos irmãos que comandam o antigo Ituiutaba Esporte, fundado em 1947. Em 1998 virou profissional, em 2005 disputou a primeira divisão estadual e conseguiu chegar à Série C do Brasileiro. Está quase lá!

O Boa foi adotado por Varginha, já que a cidade de Ituiutaba não se viu em condições de segurá-lo lá. É um exemplo de organização e conhecimento de futebol. Derruba as alegações do América, que montou um bom time este ano, mas que não deverá voltar à Série A por causa de erro absurdo em utilizar jogador irregular. A estrutura do Boa não chega nem perto da do América.


» Comentar

Comentários:
40
  • luiz ibirite disse:

    como eu disse são possibilidades que existem, mas o trabalho continua sendo bem executado, o Cruzeiro voltou a jogar bem, este é o campeonato brasileiro que tem suas peculiaridades, ex. o sp estava + para perder o jogo contra o vitoria ai vem o zagueiro e entrega a paçoca pro fabuloso, vai ser dificil mesmo e a cbf é logico que vai tentar ajudar o eixo, pois tenta recuperar o prestigio a qq custo, se o sp encostar de vez com certeza serão muitos os erros contra o Cruzeiro.

  • Paulo Afonso disse:

    Ontem falei do presidente boca murcha do clube celeste… Lá vem este idiota de novo criando clima ruim entre as torcidas… Depois as pessoas ficam tentando explicar o que leva à violência… Uma pessoa que não tem noção do reflexo das suas ações não pode ter espaço… Repito: tem que interditar este sujeito rápido… Ele está incitando a violência… Não cabe este tipo de atitude no esporte… Isto precisa ser condenado…

  • Paulo Afonso disse:

    Acho que dificilmente o Cruzeiro deixa de ser campeão brasileiro… Apenas citei um fato que pode ser a última cartada da turma que não quer os títulos nacionais todos em Minas Gerais… Quem acompanha vai se lembrar que outro dia eu disse aqui (ver em: http://goo.gl/qu7Abq) sobre a previsão de pontos do Cruzeiro até o final do campeonato… Pois bem, dos confrontos com Santos, Grêmio e Fluminense, se empatar os dois fora e vencer o jogo em casa, vou acertar minha previsão de pontos… O mesmo acontecerá se vencer Goiás e Chapecoense… 9 pontos em 21 contra times maiores, 13 pontos em 15 contra times menores… Não havia projetado o São Paulo, mas certamente fez mais do que eu esperava… Acho que vai terminar em vice, 3 pontos atrás do Cruzeiro… Só lembrando que para isto os 3 próximos jogos (onde terá que fazer no mínimo 5 pontos) serão fundamentais…

  • Marcos disse:

    Isso sem contar que na final da Copa do Brasil o Cruzeiro pode ter até ter um time melhor mas não terá a moral e o ânimo que o Atlético tem. Na minha opinião a Copa do Brasil será do Atlético; e o Brasileirão poderá tomar o rumo de SP. O grito de ‘é tetra’ já corre riscos de não ocorrer. Imaginem o furacão invadindo a Toca da Raposa após dois títulos nacionais perdidos.

    Não tivesse o hábito de sempre ser derrotado pelo tricolor paulista e pelo maior rival, o Cruzeiro estaria mais tranquilo para ganhar esses títulos.

  • Thiago disse:

    Sobre o campeonato brasileiro o Crizeiro depende apenas de si, com três vitórias e um empate em 5 jogos ( tem o luxo de perder 1) não dependerá de ninguém.
    Na copa do Brasil o Levir não vai arriscar tudo no primeiro jogo, se ele tiver um a zero na frente vai retrancar. Se o Cruzeiro sair na frente ele vai com tática kamikase no segundo jogo. Acho que dificilmente a copa será decidida no primeiro jogo.
    A diferença vai ser a estratégia adotada entre os dois técnicos. Chegou a hora do Marcelo criar algo novo, inovar e surpreender.

  • Marcos disse:

    Sei não, mas ainda dá tempo para o título brasileiro de 2014 trocar de mãos na última hora. Vemos o São Paulo com grandes chances de ganhar todos os jogos restantes, já o Cruzeiro não tem futebol suficiente sequer pra empatar três desses cinco jogos, no segundo turno o futebol do palestra mineiro anda sofrível a ponto de até Criciúma o fazer ver a vó pela greta.

    O mesmo quase ocorreu na final do campeonato brasileiro de 2014, onde o Atlético só não tomou o título do Cruzeiro no apagar das luzes porque não marcaram pênalti para o time preto e branco.

    Vemos o São Paulo jogar com autoridade de campeão brasileiro, coisa que o time azul não tem mais. O jeito é secar e muito o time do Morumbi!

  • Paulo Afosno disse:

    luiz ibirite, não se trata de secar… Estou comentando fato que já aconteceu com o Galo recentemente… Esta tática de antecipar jogos de times preferidos joga uma pressão muito forte para os adversários… Estou falando que o São Paulo deve vencer porque o time do Inter é muito instável… E o São Paulo engrenou… Depois haverá vida mais fácil para o Cruzeiro, mas se o clube conseguir controlar os nervos porque a pressão aumenta demais…

  • BRG disse:

    Chico,

    tem-se falado muito na questão das torcidas para esta decisão, da capacidade dos estádios, etc. Portanto, aproveito o ensejo para discutir um tema que, suponho, não vi ser tocado.

    Creio que seria extremamente oportuna, a retirada das cadeiras nas arquibancadas inferiores (atrás dos gols) tanto no independência quanto no Mineirão. Como já ocorre na Arena Grémio, no Itaquerão, no novo estádio do Palmeiras e em alguns estádios europeus, isso aumentaria a capacidade do estádio e criaria uma nova geral. Querendo ou não, o que já ocorre nestes setores é que todos os torcedores assistem aos jogos em pé, tornando o uso das cadeiras totalmente desnecessário e incômodo. Com esta mudança poderiam se reduzir os preços dos ingressos para estes locais, além de atender ao gosto do torcedor brasileiro comum e não ao padrão Fifa com seus jogos repletos de torcedores que não frequentam estádios rotineiramente. O que acham?

  • BRG disse:

    Dudu, me referi ao Atlético e Cruzeiro do turno.

    Ao ler os comentários dos Cruzeirenses, estou sentindo um otimismo exagerado, que pode ser interpretado por muitos como arrogância.

    Desta vez tenho de discordar e digo que, de maneira nenhuma, será uma decisão fácil e que ocorrerá algo próximo de uma goleada. Muito pelo contrário, acredito em equilíbrio total. Apesar de ter um time melhor, o Cruzeiro não vive um bom momento técnico e físico. Infelizmente, temos uma zaga que tem falhado demais e jogadores à beira da exaustão. Vamos devagar com o andor que o santo é de barro. O título será decidido nos detalhes.

  • Alisson Sol disse:

    Se a defesa não comprometer, o Cruzeiro tem tudo para repetir tanto o Campeonato Brasileiro como a Copa do Brasil. Mas a defesa tem comprometido. Praticamente não se acha uma partida do Cruzeiro sem um erro absurdo da defesa. Quando eu pensava: “sem Dedé não vai haver trapalhada…”, lá vem o Bruno Rodrigo provar que eu estava errado…

    O pior é que o Marcelo Oliveira não consegue ver as duas partidas estrategicamente. Tem de entrar no ataque na casa do adversário, pois se o time ficar na defesa, uma hora a trapalhada acontece. Vamos ver se, depois de 2 finais perdidas, ele agora vê que, sem se arriscar, ninguém vence uma Copa. Foi conservador demais no Coritiba, e deixou os títulos escaparem.

  • Gustavo disse:

    No ano passado o Cruzeiro venceu o Santos fora de casa por 1×0 e ficou com a possibilidade de ser campeão na outra rodada, este ano vai acontecer a mesma coisa, o Cruzeiro tem tudo para vencer o Santos fora de casa, já que o Santos não tem motivação nenhuma no campeonato! O SP terá três jogos dificilimos, enfrentar um Inter mordido, um clássico contra o Palmeiras e um clássico contra o Santos! Acredito que o SP perde no mínimo 5 pontos nesses jogos. Desta forma, o Cruzeiro será campeão ou contra o Grêmio ou contra o Goiás! A comemoração do TETRA será na conquista do PENTA no dia 26/11.

  • luiz ibirite disse:

    o paulo afonso, concordo que este resultado possa vir a acontecer, mas, porem, todavia rsrsrs, o sp pode perder ou empatar na pior das hipoteses, pois tb tem a pressão pq o inter ainda briga pela libertadores, quando chegar domingo, se seu palpite se confirmar, a pontuação será = ou estaremos a 1 ponto do novo lider (muito improvavel, mas possivel) mas, teremos ainda 1 jg a menos, se a minha teoria se confirmar poderemos estar ha 8 ou 5 ou 2, mas ainda teremos um jg a menos, então é melhor deixar o secador de lado e torcer para o seu time. kkkkkk

  • Rodrigo Couto disse:

    Caro Chico

    nunca ouvi ninguem reclamar da execução do hino nacional nos jogos do Cruzeiro, ha não ser os torcedores dos outros times que não gostam de cantar a estrofe onde o REI DE MINAS É CITADO, no mais estou vendo muita Latição a respeito de arbitragem, me poupem de tanta balela, quarta cruzaremos os bigodes e veremos quem é o GENERAL e o ASPIRANTE nestas finais se é que me entende!! kkkkk

  • Thales Rosa disse:

    Como se Leo Silva fosse alguma sumidade… um pipoqueiro que so foi tirado do ostracismo graças a uma oportunidade do Cruzeiro, não passa de um zagueiro mediano, que em dois anos de atletico-mg fez 25 ou 30 partidas? fica so Chinelinho… so pq marcou gol em final de um time de carentes virou heroi…. se fosse ao menos um David Luiz ou Thiago Silva eu ainda me importaria….

  • Paulo Afonso disse:

    Polêmicas à parte, o Cruzeiro está experimentando agora o mesmo remédio usado contra o Galo em 2012: adversário com um ou dois jogos a mais… Nesta rodada os paulistas jogaram antes dos mineiros… A vitória na Bahia foi suficiente para desestabilizar a equipe celeste que custou para vencer o lanterna do campeonato em casa… Quarta-feira, enquanto o clássico da final da Copa do Brasil estiver sendo disputado no Independência, o São Paulo receberá o Inter no Morumbi… Chance muito boa de diminuir a diferença novamente para 2 pontos… Aí o Cruzeiro viajará para Santos no final de semana, enquanto o São Paulo receberá o Palmeiras… A rodada do final de semana pode ter os dois empatados em praticamente tudo, diferença talvez só no número de gols marcados… Isto se o Cruzeiro conseguir pontuar em Santos…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Identificado com o Galo, Léo Silva quer esquecer o passado melancólico.
    Unhas rasgando tudo em 3, 2, 1… rsrs.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/11/identificado-com-o-galo-leo-silva-evita-ser-lembrado-como-ex-cruzeiro.html

  • Thales Rosa disse:

    Audisio, para o Cruzeiro nunca foi cedo para comemorar os titulos e digo tituloS porque na quarta o Cruzeiro vai meter é 4 e colocar o atlético-mg em seu devido lugar.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    BRG, a última partida do Galo no Independência a que vc se refere é aquela contra o Sport, onde anularam um gol super legítimo do atacante atleticano Carlos?

  • Gustavo disse:

    Sobre a final da Copa do Brasil são muitos fatores que pesam a favor do Cruzeiro, em 15 decisões entre Cruzeiro e Atlético-MG, o Cruzeiro levou a melhor em 10, ou seja o Atlético-MG é fregues em decisões. O fato do Cruzeiro ser Tetra da Copa do Brasil e o Atlético-MG não ter nenhuma tradição no torneio. O time do Cruzeiro é melhor, tanto que tem 10 pontos a mais no Brasileiro e está na liderança há dois anos! O fato de decidir em casa ao lado da torcida num mineirão lotado! O fato de já ter vencido uma decisão este ano contra o mesmo Atlético-MG!

    Com isso tudo, acredito que a Copa do Brasil será nossa com tranquilidade. O Cruzeiro não tem que entrar nessa pilha feita pela imprensa e parte da torcida! Pegar o Atletico-MG na final é o melhor dos mundos para o Cruzeiro! E outra o clássico mais importante da história sempre será o 6×1 que evitou aquilo que poderia ser o maior vexame da história do Cruzeiro, uma mancha que apagaria qualquer título!

  • luiz ibirite disse:

    que choradeira é esta, ta parecendo q o cruzeiro ganhou foi do galo. kkkkk
    e o pior é q juram de pé junto que foi isto e + aquilo e vem outro com apoio irrestrito, a verdade é q ontem a alegria durou pouco, pois o cruzeiro virou o jogo e foi como tomar o doce da boca de uma criança, 6 tão doidinho pro cruzeiro perder as duas taças né? vamos cruzeiro contra tudo e contra todos.
    #entregaataça.

  • Thales Rosa disse:

    Acho que Marcelo so errou em escalar o Henrique e o Maike, os dois são muito importantes para o time do Cruzeiro, Ceará e Wiliam Farias davam conta do recado..

    O Time do Cruzeiro é muito frio, controla o jogo e quando quer vai la e resolve. O problema é que a torcida não tem toda essa “frieza”….

  • J.B.CRUZ disse:

    No gol do CRICIÚMA, mérito para o jogador que ‘ganhou’ na corrida de BRUNO RODRIGO e LÉO; e na saída de FÁBIO deu um toque na bola cobrindo-o, em um belíssimo gol..mas, BRUNO se redimiu ao servir de cabeça para RICARDO GOULART fazer o segundo gol e desempatar a partida…

    CRUZEIRO SEMPRE !!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Arbitragens tendenciosas prejudicando o Criciúma ontem à parte, o “tetra” escrito entre aspas foi perfeito!

  • Roberto Fonseca disse:

    Prezado Chico,

    Radicado aqui na Inglaterra a mais de 16 anos acompanho o futebol de Minas de longe e em particular o America meu time do coracao.
    E triste ver o America a merce deste bando de incompetentes que parecem nao aprender a licao de como um departemento de futebol deve ser administrado.
    Como voce bem citou a estrutura do Boa Esporte nao chega nem aos pes da do America entao fica a pergunta qual e o problema do America?
    Para mim sao varios:
    1) Vaidade desta diretoria que com tanto presidente teve a incompetencia de quase levar o time a serie C e ate agora ninguem foi punido ;
    2)Achar que esta no mesmo nivel de Atletico e Cruzeiro; O America perdeu o bonde da historia com a inauguracao do Mineirao, e ainda se acha time grande, talvez clube grande devido o patrimonio ,mas futebol a cada ano que passa a distancia aumenta;
    3) Nao utilizacao da base como pode ter sido campeao do Sub-20 and da taca BH e nao ter nenhum jogador no time principal, Kaio, China, Rubens, Patrick, Savio nao devem nada em termos de qualidade tecnica a Obinas, Guerreiros, Mancinis, Girrotos etc. Todos os anos a mesma coisa a famosa barca de jogadores. Tudo mundo sabe que o segreado e a combinacao de jogadores jovens e promisores com jogadores experientes e de qualidade veja os ultimos times de sucesso do America em 1997, 2000-2001.
    4) Eterna desculpa de orcamento baixo esta ai a prova do Boa que coloca por baixo a exaurida desculpa da falta de dinheiro.
    A lista e grande mas nao vou tomar muito tempo dos leitores do seu blog. E triste ver como estas pessoas que se dissem americanas estao destruindo uma instituicao centenaria cuja a origens se confudem com a propria cidade.
    Esta provado que este tal de conselho gestor nao funciona, precisamos de presidente, de pessoas que querem o bem do America com humildade e trabalho o America ainda tem jeito, o caminho e longo mas a mudanca de rumo no futebol e necessaria caso nao ocorra e questao de tempo nos tornamos uma Portuguesa.
    America sempre
    Grande Abraco,
    Roberto.

  • BRG disse:

    Só rivais comentando o jogo do Cruzeiro! Pelo que eu me lembre, tomaram um coco lá em Criciúma, local onde nós fomos imensamente prejudicados no primeiro turno. Memória seletiva, óbvio! Se esqueceram também da última partida no independência onde tiveram uma boa força da arbitragem.

    Falando da partida de ontem, jogou o suficiente para vencer e compensar o erro grosseiro do Bruno Rodrigo. Marcelo Moreno entrou muito bem e foi decisivo para a conquista do resultado. Era nítido que o time estava se poupando e pensando na partida da Copa do Brasil, o que considero ser temeroso, apesar de compreensível. O Cruzeiro não pode perder o foco do Brasileirão, que é um campeonato muito mais importante e está prestes a ser conquistado.

  • Não sei de qual jogo estao falando mas no que eu vi a TV nao mostrou nenhum destes lances.

  • Anderson Palestra disse:

    *O lance que originou o possível penalty

  • Stefano Venuto disse:

    A arbitragem muito ruim favoreceu o cruzeiro, além do gol mal anulado e o migué do Marcelo Moreno, teve um penalti do Mike, que tocou a bola com o braço dentro da área, ou seja, a arbitragem interferiu no resultado. Fora isso, o cruzeiro está jogando muito mal. .

  • Meu Deus como inventam erros de arbitragem a favor do cruzeiro

  • Anderson Palestra disse:

    Essa atleticaNADA tá sofrendo bastante.
    A bola bateu no braço do Mike, BATEU, não acho que foi penalty.
    O lance que originou o lance foi falta no jogador do Cruzeiro.
    O árbitro errou muito, inverteu muitas faltas em desfavor do Cruzeiro.
    Acho cedo para comemorar, mas para o Cruzeiro faltam somente 4 rodadas, lembrando.
    O Cruzeiro joga contra o Santos que mais nada tem o que lutar no campeonato, a não ser tirar um possível título do São Paulo (Jogo que o Cruzeiro ganhará). O Palmeiras luta contra o rebaixamento e terá um jogo contra o SP. Vai fazer de tudo para sair da zona e não deixar o rival ganhar o campeonato.

  • alex disse:

    Paulo quem estava a frente no lance era o Leo que nem participou da jogada.

  • alex disse:

    gosto de ver a turma franga aqui falando em arrogância.
    Não foi penalti, a ESPN mostrou uma camera atras do gol que mostra que a bola pegou no ombro.Não tem como brigar com as imagens.
    No outro lance esta impedido sim, pouco mas estava.

  • João disse:

    A turma chora, no primeiro jogo teve lance de impedimento e continuamos a jogar……

  • gustavo disse:

    o Cruzeiro vingou o Atlético-MG que perdeu de 3×1 para esse mesmo Criciuma! Grande partida do Cruzeiro que massacrou o adversario o tempo todo! Agora duas vitórias garantem o tetra! Sobre o lance do Mayke, o braço estava colado no corpo, então o juiz agiu de forma correta, a própria tv falou isso

  • audisio disse:

    Penalti escandaloso no final contra o cruzeiro sempre beneficiado pela arbitragem! O placar seria 22 encurtando a distância.
    Acho cêdo para comemorar o campeonato! O São Paulo venceu as duas fora e o cruzeiro está dando mostrar que o motor está claudicando. Quero ver essa arrogância toda na quarta feira dentro do Independência!

  • Paulo Afonso disse:

    Pedro Vítor, ainda teve outro lance… No gol do Marcelo Moreno, não mostraram a câmera de impedimento… Pareceu que ele estava à frente da zaga na cobrança da falta… O time teve que correr atrás. jogar com titulares e ainda contar com o quinteto de arbitragem para buscar o resultado… Espero que na quarta a única influência extra-campo seja a das arquibancadas…

  • Luís Cláudio disse:

    A diretoria do cru cru deveria ir na cbf e mostrar os erros das arbitragens em seu favor. Já que lá é só honestidade como fez o Moreno, deveriam ir a cbf e entregar os 3 pontos de ontem. O Criciúma foi assaltado no Mineirão. Gol mal anulado, pênalti não marcado e por ai vai. Depois elas falam que sempre são prejudicadas! E o técnico fala em superação e garra da equipe…

  • Pedro Vítor disse:

    E o Marcelo como previa, escalou todos o que tinha a disposição para o jogo. Foi de titular, ate porque suou pra vencer o Criciúma com uma bela força extra do 12º jogador ao centro e na ponta o 13º, com sua bandeira. Se escalasse uma equipe poupando alguns jogadores, talvez não venceria, apesar dos erros do juiz.

    Em um lance no primeiro tempo, o juiz deu dois cartões amarelos em uma falta, limitando ainda mais o time do Criciúma que foi valente, mas falta qualidade.

    E agora tem o Galo pela frente, decisão. Vai ser um belo confronto!

  • Pedro Vítor disse:

    O Pirangi do Sul venceu o Criciúma, mas com uma pequena “forcinha” da arbitragem.

    O primeiro gol do time do Marcelo, juiz marca falta boba em Marcelo Moreno, que cai de maduro. E o Criciúma teve um gol mal anulado, em mais uma falha da zaga Piraginense.

    Infelizmente, o time que vem jogar no Mineirão se não tiver camisa, o trio de arbitragem não permite que perca na bola, e foi assim que o juiz deixou de marcar um penalti claro para o Criciúma.

    Juiz interferiu diretamente no resultado da partida!

    Incrível como a imprensa faz vistas grossas quando os erros são favor do Pirangi. Nos erros contra, fazem um estardalhaço imenso, e a diretoria manda vídeo, protesto na CBF, e acaba funcionando, pois ontem a arbitragem deu uma “forcinha” ao Pirangi do Sul!

  • Anderson Palestra disse:

    Eu tava no mineirao e nao ouvi grito de tetra.
    Tem uma musica que a torcida canta que faz referencia ao tetra, mas a torcida canta como uma possibilidade.”no mineirao voce vai ver, o tetra vamos vencer, e do marrocos ainda deve a cvc”