Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nem sempre quem gasta mais monta o melhor time

Esta fase de montagem e remontagem dos principais times do país toma conta das expectativas da imprensa e torcidas. Nem sempre quem mais contrata, ou gasta mais, com jogadores famosos, se dá melhor na temporada. Para que haja “liga” é preciso que se juntem fatores fundamentais como a sintonia técnica e pessoal entre comissão técnica e jogadores, além do perfil de cada atleta contratado. Se a condição médica/física condiz e se o jogador é profissional de verdade ou um remanescente do tempo em que os boêmios e irresponsáveis permeavam os elencos dos grandes, médios e pequenos clubes.

Ainda há muitos exemplares dessa turma e o Atlético paga caro a três que deram maus exemplos e foram até afastados do grupo nos últimos meses de 2014: Jô, André e Emerson Conceição.

O Cruzeiro de 2013 foi montado por Marcelo Oliveira e o diretor Alexandre Mattos com o fundamental apoio do presidente Gilvan de Pinho Tavares que liberou o cofre. Uma grande parte não deu certo, mas a minoria bem escolhida garantiu o bicampeonato brasileiro e fez com que os erros fossem bem absorvidos. Todos se lembram de Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, William, Dagoberto, Nilton, da volta do Henrique, Marcelo Moreno e dos que já eram do clube, além dos jovens promovidos pelo Marcelo Oliveira. O jornalista José Roberto Malia, de São Paulo, lembrou de nomes que não deram certo: Alex Silva, Willian Magrão, Martinuccio, Souza, Sandro Silva, Rafael Donato, Fabinho, Charles, Ananias, Leandrinho, Lucca, Nirley, Uelliton, Neilton, Marlone, Júlio Baptista, Luan, Souza e Ferrugem, além de estrelas caríssimas como Dedé e Júlio Baptista que também não deram o retorno esperado. Diego Souza não foi bem em campo mas rendeu uma boa grana ao Cruzeiro.

Ninguém pode garantir que o Palmeiras, o que mais contratou no Brasil até agora, 15, será um sucesso. Antes da “era Alexandre Mattos”, o antecessor dele no cargo, José Carlos Brunoro, contratara 37 e os palmeirenses dizem que apenas o Alan Kardec deu certo, mas depois foi para o São Paulo.

Muitos críticos fazem as piores previsões para o Santos, atolado em dívidas e sem dinheiro para contratações. Porém vale lembrar que o clube enfrentava situação semelhante em 2002, quando foi obrigado a apostar na base e em jogadores de clubes do interior paulista. Aí o país conheceu Robinho, Diego, Maurinho, Renato, Paulo Almeida, Elano, Leo, Alex e outros, comandados por Emerson Leão. Campeão brasileiro; uma surpresa assim como o Cruzeiro de 2013.

A perda de Ricardo Goulart pelo Cruzeiro e a possível perda do Tardelli pelo Atlético são lamentáveis, mas nenhum motivo para desespero. Além da maioria dos grupos mantidos, a manutenção dos treinadores foi fundamental. Marcelo e Levir sabem onde dói o calo e certamente já têm na cabeça, dentro do próprio plantel, quem os substituirá e nomes para indicar às respectivas diretorias. São técnicos “viradores”, de olhos clínicos para montar times com o que têm à disposição. Com alguns jogos, encontrarão a formação ideal e o campeonato mineiro é um bom laboratório para isso.

SAMU

Aliás, vem aí mais um estadual, com a mesma fórmula e previsão do mesmo tédio de sempre, com os jogadores veteranos apenas se revezando nos clubes do interior e nenhuma jovem promessa a ser apresentada para possível aproveitamento pelo Atlético, Cruzeiro ou América. E deste trio, quem perder os clássicos e o título xingará a Federação Mineira de Futebol, o quadro de árbitros e dirá que o vitorioso venceu na base do “esquema”. As mesmas bobagens ao vento de todo ano.


» Comentar

Comentários:
31
  • Claytinho do Nova Vista disse:

    Prezado Alisson Sol,

    Esse atacante que vc se refere, é o Hugo Ragelli, que o Alexandre Matos tirou do próprio Palmeiras na “mão grande” em 2013. Ele já foi promovido ao profissional, faz parte dos planos do Marcelo Oliveira, mas está quebrando o galho na Copinha pq ainda tem idade e por falta de opção nas categorias de base. Bom jogador. Vamos ver…

    Abraços !

  • Thiago disse:

    Continuo achando que futebol é coletivo. Se alguns precisam de jogador decisivo pra decidir partidas, eu prefiro a força do conjunto, bem treinado e vencedor. Parece que essa fórmula deu certo nos dois últimos campeonatos.

  • edson dias disse:

    Nenhum goleiro permanece 11 anos à frente de um grande clube se não for um grande goleiro. Mesmo sendo atleticano, respeito demais o Fábio, que é um baita goleiro. Não fosse ele a coisa já teria azedado pro Cruzeiro em muitas ocasiões

  • BRG disse:

    Estou um pouco temeroso em relação à defesa do Cruzeiro. Não é novidade pra ninguém que não há no elenco zagueiros acima da média e que erram pouco, como há no rival.

    Dedé, o melhor, está machucado, e comete erros infantis, apesar de ser rápido e ganhar todas pelo alto. Em relação ao Leo, ao contrário de muitos cruzeirenses, acho-o fraco. É lento, baixo e não é habilidoso. Diria o mesmo do Manoel. Sobra o Bruno Rodrigo, que é somente um bom zagueiro, porém, é lento e não é alto.

    Quanto às novas contratações, vamos torcer para o Damião do Inter ter vindo e não o do Santos. Joel, infelizmente não posso opininar.

    Finalizando, não tenho dúvidas que o time sentirá muita falta do Egídio e do Goulart. Sem reposições à altura não creio num bom ano para o Cruzeiro. Mena é muito bom e o Lucas Lima seria uma ótima opção para o meio campo.

  • Alisson Sol disse:

    Clayton,

    Avaliar a diretoria é realmente complicado. O critério não pode ser apenas “o time obteve títulos” com as contratações naquele ano. Há de se considerar também o impacto a médio e longo prazo. Você já teve seu investimento no bar, e sabe que a novidade dura pouco… E isto quando o sucesso a curto prazo não ocorreu baseando-se em negociatas. Veja agora o que está ocorrendo com o Barcelona devido a irregularidades nas contratações. Veja o que está ocorrendo no Real Madrid que, fosse um time Inglês, já teria sido fechado por não pagamento de dívidas fiscais. E veja o que ocorreu com o Manchester United depois de perder seu técnico. De repente, sumiu, e hoje nem mais disputa a Liga dos Campeões. Sucesso a curto prazo não é trivial, mas é bem mais fácil do que fazer algo de maneira continuada e sustentável.

    Um exemplo da minha reclamação com a diretoria: estão ainda contratando atacantes, quando o problema do time está na defesa. Além disto, o time tem um excelente atacante demonstrando resultados na Copa SP de Futebol Júnior. Será por que não o promovem? De quem será o passe?

  • Alisson Sol disse:

    Thiago,

    Pode não ser esse da sua preferência mas 8 a cada 10 jornalistas/comentaristas vao colocar ele na lista dos três melhores goleiros do Brasil.

    Dois problemas com isto:
    – 8 a cada 10 jornalistas/comentaristas são ótimos para a “análise pós-jogo”. Tivessem que escalar um time, definir uma tática de jogo, e fazer substituições, aí é que seria difícil…
    – O nível dos goleiros no Brasil é tão ruim, que eu não perderia muito tempo em contestar tais jornalistas/comentaristas. Colocar quem no lugar?

    Este goleiro é ruim na saída de bola, ruim ao sair do gol, ruim para cruzamentos na pequena área, e “faz milagre” sempre que chutam a bola exatamente em cima dele, apesar de frangos constantes. Vamos comparar com o Neuer, que é bom na saída de bola com as mãos e os pés, corta praticamente todo cruzamento na pequena área, e sai até quase nos limites da grande área. Tem raros “frangos” e ainda é bom em penalidades. Acho que erraram no prêmio da FIFA!!!

  • Stefano Venuto disse:

    O Alisson Sol tem total razão, assistindo os jogos do Galo em 2013, reprisados pela FOX, estou vendo o número absurdo de bolas alçadas. E eu acrescento aos comentários dele o seguinte. o cruzeiro não tem jogadores decisivos, quando o coletivo falha o time perde.

  • Ednei disse:

    Alison,

    Já não é de hoje que vc pega no pé do Fábio hein? kkkk. Acho ele um grande goleiro, minha birra com ele é porque é um falastrão. Se não fosse ele vcs teriam caído em 2011.

  • Mario disse:

    A imprensa de Minas Gerais, como sempre, está maluca para que o galo venda o Tardelli por qualquer “dinheiro” e dispense o guilherme, os melhores do elenco. Assim o caminho fica aberto para inventar torcida simpatia para outros times como fez nos anos 90 e 2000. Dispensar sem reposição a altura, NNNÂÃÃOOOOO!!! E não há reposição a altura pelo custo que eles representam hoje para o galo. Por isso Tardelli e Guilherme devem continuar, com time forte o galo vai brigar e conquistar mais títulos, principalmente os internacionais.

    No mais eu sei que você TREME!!!! Um abraço!

  • J.B.CRUZ disse:

    Nas idas e vindas do começo de ano no futebol, ainda acho que o CRUZEIRO está dando um show, fora de campo, com contratações e vendas pontuais de jogadores..
    Parabéns ao DR. GILVAN..

  • Gustavo disse:

    Caro Chico, não entendo quando vc diz que Dedé não deu o retorno esperado! O Dedé foi escolhido o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2013 e 2014, sendo importantissimo no Bicampeonato do Cruzeiro conquistado de forma sensacional! O Campeonato Brasileiro é o mais importante, mais difícil, mais longo, representa no mínimo 70% do futebol no ano! Então, se o jogador vai bem nesse torneio, sendo fundamental em vários jogos como contra o Grêmio no qual ele fez uma grande jogada para o gol do Dagoberto, no jogo contra o Vitoria, etc, com certeza ele cumpriu o seu papel! O caso do JB é parecido, o Cruzeiro não gastou nada para contratá-lo e ele entrou bem e foi importante em vários jogos, não é a mesma estrela do futebol mundial de antes por causa das contusões, mas não acho que ele tenha sido um mal negócio!

  • Paulo Afonso disse:

    edson dias, não diria nem que o comentário da pessoa seja por não ter acompanhado nada… Acho que o problema é a paixão… Tipo de comentário só para provocar mesmo… Galo de 2015 será o do Levir, que foi o mesmo do segundo semestre… Aí são 4 vitórias (100%) em clássicos, diferença talvez de uns 2 pontos no Brasileirão e o título da Copa do Brasil… Aliás, não sei se o comentário é pela paixão ou tremedeira mesmo… Até as contas do Galo o sujeito está pagando para saber o que devemos, quanto devemos e a quem devemos… É duro, viu!

  • Paulo Afonso disse:

    Márcio Luiz, existem “comentaristas” que só querem tumultuar… Como disse o Claytinho do Nova Vista, muita futurologia/paixão e pouca razão…

  • Pedro Vítor disse:

    Olha o time do Galo:

    Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson, Douglas Santos;

    Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo, Luan;

    Tardelli/Guilherme ou Dodô/Carlos, Lucas Pratto;

    Nosso time já deu liga, e ainda temos 3 ou 4 reservas pra entrar no time a qualquer momento.

    Se tem um momento para perder um jogador valorizado, é este. Pois o time vai sentir pouco, menos que na saída de Bernard e Ronaldinho, onde não tínhamos uma sintonia forte no elenco.

  • Pedro Vítor disse:

    Bom, eu já acho que tem que tirar o Tardelli mesmo. Ele já deu mais de três entrevistas dizendo claramente que quer sair do clube. Quantas indiretas do Twitter ele já postou?

    O que precisa mais ele dizer pra torcida entender que ele quer sair do Atlético?

    O Tardelli tem muito nome, é matador, arrebenta em jogos intermediários, e some em jogos decisivos. Tem um papel fundamental nesta equipe, como um líder, como naquela partida contra o Corinthians, onde ele chegou da seleção as 17hs, e entrou em campo as 22hs.

    Mas isso é o jogador querendo ficar, a outra parte é o Tardelli insatisfeito querendo triplicar o salário, e dando entrevistas querendo sair!

    Na minha opinião taticamente, o Atlético tem o Luan, que não tem a capacidade técnica do Tardelli, mas cumpre bem taticamente a equipe. Tem Maicossuel, e Dodô e Carlos, correndo por fora. Jogadores novos, que ainda não vingaram no futebol, comendo grama, dando raça, que é sinônimo da Libertadores.

    Pega o dinheiro do Tardelli, 32 milhões, arruma a casa, e vamos lapidar novos Tardelli, Ronaldinho e Bernard. O Galo não pode depender de jogador pra ganhar títulos, o planejamento vencedor tem que atrair os melhores jogadores.

  • Fausto disse:

    fiquei um bom tempo sem visitar o blog, na época o “mala” aqui era o “Thales mula cor de rosa”, agora vejo que o mala sumiu, mas apareceu outro, esse tal ” Gustavo” meu Deus será uma encarnação da mula cor de rosa……..

    Quanto mais se ora, mais capeta aparece…………

  • edson dias disse:

    “O atleticano pensa muito pequeno mesmo, esse elenco do atlético-mg é praticamente o mesmo que com muito sacrifício conseguiu um quinto lugar no Brasileirão ficando 18 pontos atrás do Campeão! Ou seja, para 2015 a diferença entre Cruzeiro e atlético-MG no Brasileirão vai ficar de novo na média de 20 pontos de frente para o Cruzeiro!” by Gustavo, o novo louco do blog.

    É, meu caro… pelo visto, você não acompanhou NADA do campeonato. Chegar em quinto com um time que foi REMONTADO ao longo do ano, e que chegou a atuar com 15 desfalques entre titulares e reservas está ruim?? Com um treinador que fez um trabalho péssimo como o Autuori, entregando o time aos cacos pro Levir??

    Ah!! Um detalhe: o que não pode atrasar em hipótese alguma é salário, viu? Não direitos de imagem. E essa é a principal dívida hoje do Galo com os atletas. Devagarinho coloca-se a casa em ordem de novo. Com ou sem Tardelli.

    E ontem foi quarta-feira, né???

  • Thiago disse:

    Alisson, seus comentários a respeito do Fabio são injustos na minha opinião. Este goleiro fez inúmeros milagres e honrou a camisa celeste. Pode não ser esse da sua preferência mas 8 a cada 10 jornalistas/comentaristas vao colocar ele na lista dos três melhores goleiros do Brasil.

  • Claytinho do Nova Vista disse:

    Opsssss

    *Alisson Sol !!

    Desculpe !!! É que esse tal corretor ortográfico do celular as vezes trai a gente… rs

  • Claytinho do Nova Vista disse:

    Caríssimo Adilson Sol,

    Concordo contigo. Mas a avaliação da qual eu me referiu, não foi de jogador não. Mas sim do trabalho da Diretoria na aquisição de jogadores. Ode só ao final poderíamos verificar se trabalharam bem ou não. Já que o tema do tópico é saber como empregar o dinheiro .

    Sobre jogadores, é claro que existem uns aí que não precisamos nem de esperar o tempo pra avaliarmos… rs

    Abraços !

  • kleber bsb disse:

    Penso que o Galo tem que fazer o máximo pra segurar o Tardelli pelo menos até o final da liberta 2015. Caso conquiste as Americas novamente aí as coisas mudam de figura. Penso que nessa edição não está muito difícil pois nossos concorrentes ou estão duelando entre si caso os de sao paulo, outros montando suas equipes e outros até se desmontando. Segura o T9 pagando o que o Rever ganhava pra ficar um ano no DM. Liberar o melhor jogador do Brasil por 6 milhões é brincadeira.

  • Márcio Luiz disse:

    Esse elenco do Galo que o mutante aí de cima disse que “se classificou em 5º com muito sacrifício” é o mesmo que enfileirou QUATRO sapatadas seguidas no time dele em 2014, sendo duas delas valendo o TÍTULO da Copa do Brasil que diziam, assim como a Libertadores, que NUNCA iríamos ganhar.

    E olha ainda jogamos desfalcados do Pratto e do “Anelka”, hein.

    Diante do exposto, só me resta um comentário: Quá quá quá!!!

  • Julio Avila disse:

    desses do cruzeiro a maioria e de 2012!
    com marcelo oliveira a coisa mudou e mt foram poucos erros
    ate o barcelona nao acerta todas as contrataçoes
    em 2012 depois daquela goleada em cima do rival
    que foi “jogocomprado” ne dudu e marcao varginha,o cruzeiro fez
    uma reestuturaçao pensando em organizar o clube e de 2013 pra k
    so sucessoooo

  • Gustavo disse:

    O atleticano pensa muito pequeno mesmo, esse elenco do atlético-mg é praticamente o mesmo que com muito sacrifício conseguiu um quinto lugar no Brasileirão ficando 18 pontos atrás do Campeão! Ou seja, para 2015 a diferença entre Cruzeiro e atlético-MG no Brasileirão vai ficar de novo na média de 20 pontos de frente para o Cruzeiro!

    Acreditar que a sorte, e ajuda de bandeirinha em gol impedido, vai continuar em torneio mata-mata secundário é pensar pequeno demais!

    Se o Tardeli sair, o único que tem alguma qualidade, aí que a coisa vai ficar feia! E pelo jeito o tal Nepomuceno tá doido para vender pelos 6 milhões de euros, pq mais que isso ele não vale! Fora que o dinheiro vai servir para quitar salário atrasado antes que os jogadores entrem na justiça como está acontecendo com o Santos!

  • Olá, Chico! Pra mim isso se chama barca. Estou vendo pouco qualidade, é tiro no escuro. Kd pelo menos dois craques?

  • Alisson Sol disse:

    Clayton,

    Há especulação, mas há também análise que pode ser feita baseando-se em comportamento passado, que é grande indicativo do futuro. O torcedor brasileiro e até o “comentarista profissional” de futebol, é geralmente preguiçoso. Não estuda o passado de jogadores e técnicos, e quer só fazer a análise pós-jogo. Aí é fácil.

    Quem realmente gosta de futebol vê os problemas facilmente antes dos jogos. Por exemplo: Cruzeiro e São Paulo entram na Libertadores em enorme desvantagem, devido às defesas fracas. Goleiros que erram frequentemente, e zaga que se atrapalha facilmente e é velha e lenta. Libertadores é geralmente vencida por times que tomam poucos gols, dão “goleadas'” de 2×0, e sabem se fechar e resistir a cruzamentos. Sem trocar seus goleiros e colocar laterais rápidos que evitem os cruzamentos, o Cruzeiro não tem muita chance na Libertadores. Vai continuar ganhando o Brasileiro até o fim dos tempos, mas não vai ganhar a Libertadores. Veja os gols que o time toma, e tomará, e depois confirme se não é fácil prever isto.

  • Claytinho do Nova Vista disse:

    Avaliação se faz é depois mesmo. Pra saber se o trabalho foi bem ou mal executado. Antes da bola rolar, é tudo especulação, futurologia e o desejo daquilo que o Torcedor gostaria que fosse ou acontecesse. Seja para o time que ele torce ou para os rivais.

  • Julio Cesar disse:

    O Jô foi artilheiro da Libertadores e foi fundamental na campanha. Embora perca gols demais.
    Jogador com nome tende a render mais. Vejamos os exemplos de Barcelona, Real Madrid e Bayern.
    A questão é profissionalismo e nada de chilique se for para o banco. No Brasil é um tal de jogador se achar o dono da posição e não aceitar o banco de reservas.
    Valdivia convive com polemicas e contusões. Alguem com as caracteristicas dele seria uma boa (rapido, inteligente, visão de jogo e experiente). Quando quer jogar é diferenciado. Não é o “mago” que dizem (aí a midia novamente) mas…

  • Hernando disse:

    Mesmo sem Guilherme ou Tardelli, o cruzeiro ainda continuará freguês este ano! A pré temporada completa realizada pelo time e a manutenção do Levir, ao contrário do ano passado, trará muito mais alegrias à massa atleticana este ano que o ano passado, no mínimo dois títulos, 6 pontos garantidos no Brasileiro, invicto nos clássicos e se o cruzeiro chegar , se chegar, mais uma eliminação do time azul na libertadores e desta vez inédita, será pelo Galão da massa!! Bi-libertadores e campeão mineiro só para irritar e não deixar o cruzeiro levantar algum caneco neste ano que será sofrível !!

  • Julio Cesar disse:

    A perda do Tardelli é muito mais significativa pro Galo do que reGoulart pro Pirangi. Porque Tardelli é craque e o outro mediano. Mas, o Galo perdeu Rever e praticamente Tardelli. Guilherme não sei dizer. Quando engrenava ia pro DM e por la ficava. Fala-se na saida de Marcos Rocha. Não que me encha os olhos mas é o melhor da posição e cresceu de produção na Copa do Brasil. Ja “perdeu” Vitinho pro Inter que tambem esta fazendo contratações pontuais. Maluf precisa se mexer e ser mais rapido. Eu penso que ir dando chance pro Dôdô seria uma boa. E motivado, titular da Libertas.
    Ja que o Palmeiras foi citado. O que acontece la ja teve mais do mesmo por: uma barca (assim como foi no Pirangi) e muita badalação por conta do Dudu.

  • Stefano Venuto disse:

    Se não sair mais ninguém do Galo o elenco está excelente, o problema é sair dois importantes como Guilherme e Tardelli.
    Time pra 2015:

    Victor
    Rocha
    L.Silva
    Jemerson
    Douglas Santos
    Donizete
    Carioca
    Guilherme/Dátolo
    Pratto
    Tardelli
    Luan

    Time reserva
    Giovanni
    Patric
    Emerson/Tiago
    Edcarlos
    Pedro Botelho
    Pierre/
    Josué/
    Guilherme/Dátolo

    Dodô/Maiconsuel
    Carlos