Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogos para observações das comissões técnicas, afinamento dos times e pau nas arbitragens

Os primeiros jogos da temporada para os maiores clubes são de observações das comissões técnicas e afinamento dos times. Os menores dão tudo que têm, especialmente porque a maioria joga apenas nessa época do ano e o calendário consta de apenas três meses de atividades. Nos campeonatos estaduais estão as esperanças da maioria dos jogadores de futebol do Brasil, que ganham uma mixaria e estão no início ou no fim das carreiras. É o momento de aparecer e cavar um contrato em um clube grande ou de faturar um dinheiro de “saideira” e pendurar as chuteiras daqui a pouco tempo.

Com o calor danado que estava fazendo no Horto, o Atlético jogou para o gasto contra o Tupi e apesar disso desperdiçou várias oportunidades. Fez 2 a 0, aos seis e aos 18 minutos do primeiro tempo e tirou o pé. Passou a jogar em ritmo de treino, até com uma certa displicência, mas garantindo os três pontos e a primeira vitória em jogo oficial em 2015. O jogo contra o Shakhtar Donetsk foi muito melhor, apesar de amistoso.

CAM

Dátolo, além do gol, fez uma grande partida. Lucas Pratto mostrou de novo que é artilheiro de faro apurado e vai conquistando a confiança geral. Dois jogos, dois gols!

No estadual quem mais sofre é a arbitragem, que não conta com a tolerância de nenhum clube e nem da imprensa. Apitadores e auxiliadores são humanos e erram como qualquer jogador, treinador ou jornalista e radialista. Não é difícil diferenciar um erro de verdade de um erro suspeito, mas o pau come solto no lombo dos coitados em qualquer situação.

Já estava 2 a 0 e o jogo praticamente definido quando o Aurélio Fazekas Ferreira deixou de apitar um pênalti claro a favor do Atlético. A posição na qual ele estava o impediu de ver o zagueiro cortando a trajetória da bola com a mão, intencionalmente, dentro da pequena área do Tupi. O bandeira Márcio Eustáquio Santiago em situação idêntica, também não alertou ao árbitro.

Só mesmo pela repetição do lance na TV, no conforto de uma cabine ou de um sofá para algum comentarista ou torcedor ter certeza que foi pênalti, mas nem assim houve complacência com o do apito e bandeirinha. Pau neles! Faz parte. Não deveria, mas sempre foi e sempre será assim no futebol.

Rodrigão fez um belíssimo 1 a 0 contra o Cruzeiro, que valeu o ingresso em Governador Valadares. Eram 13 minutos de jogo e o time do Marcelo Oliveira ainda não tinha acordado para a partida. Só dava Democrata até o momento em que enviei esta coluna, aos 30 do primeiro tempo. Mais cedo América e Guarani ficaram no 0 a 0 em Divinópolis, cada time com mais preguiça que o outro, certamente por causa do calor que fazia também no Farião.


» Comentar

Comentários:
17
  • Paulo Afonso disse:

    edson dias, o mais curioso no lance deste “duplo” pênalti não marcado é que o juiz marcou escanteio sem a bola ter saído… O zagueiro pegou a bola a cerca de 1m da linha de fundo e o juiz marcou escanteio… O cara erra três vezes no mesmo lance… É muita ruindade para uma pessoa só…

  • Paulo Afonso disse:

    O Pratto, que veio com status de ídolo, vestiu a camisa do Galo e vai conquistando a torcida… Ao contrário de outros argentinos que já vestiram o Manto, ele faz seus gols, da carrinho, se apresenta para o jogo…

  • edson dias disse:

    Basta vocês pensarem o seguinte cenário: Douglas Santos se machuca e fica fora por um tempo grande. Assume o fraco Pedro Botelho… como suplente, lá vem o Emerson Conceição.

  • edson dias disse:

    Meus pitacos:

    1) O pênalti foi tão claro, mas tão claro, que não foi um só. Foram dois penais no mesmo lance. Jemerson foi, primeiramente, empurrado. Na sequência do lance o zagueiro do Tupi bate com o braço na bola, em lance típico de pelada de voley;

    2) Cedo ainda pra dizer que somos o melhor time do Brasil, Stefano Venuto. Estamos no caminho para termos mais um bom ano. Base mantida, e um bom elenco, mas que ainda carece de algumas peças. ACHO que um meia por excelência seria extremamente bem-vindo a esse time do Galo, como aliás, em qualquer grande time;

    3) Não confio tanto assim no elenco. Pedro Vitor, é notória a queda de rendimento do lado esquerdo quando sai o bom Douglas Santos e entra o não mais do que fraco Pedro Botelho. Aliás, Emerson Conceição não é parâmetro para comparação em quesito algum. Não pode sequer ser chamado de fraquíssimo, de tão ruim que é.

    4) No mais, bom resultado, pra seguir dando confiança e ritmo pro jogo. Não dá pra concluir nada por enquanto. Apenas que um meia está fazendo e vai fazer falta se não aparecer.

  • Paulo Afonso disse:

    Pedro Vitor, veja que eu disse que ele não é nem perto do Douglas… Comparei só os dois… Mas acho que o ideal é o reserva não ser muito diferente do titular, pois a temporada é longa e certamente os reservas serão acionados… Imagina se acontece em um jogo decisivo e você precisa tirar 2 ou 3 do banco? Perde-se uma temporada em um jogo… No mais concordo contigo…

  • Pedro Vitor disse:

    *Só acho que perde bastante o time quando o Douglas “NÃO” esta atuando.

  • Pedro Vitor disse:

    Paulo Afonso

    Não considere o Botelho fraco, acho que em relação ao Emerson da Conceição, o Botelho tem bola pra mostrar. Só que o Douglas Santos defende melhor e ataca melhor, e mais completo.

    Só acho que perde bastante o time quando o Douglas esta atuando. Nem acho que era necessário ter um reserva a altura, porque o ideal é comprar o Douglas definitivamente pra não dependermos dos reservas, Botelho e Emerson.

    No mais, também acho que Dátolo joga melhor com um meia a sua frente. Poderia testar Donizete, Dodô, Dátolo, Luan, Carlos e Pratto, se der liga , será uma opção a mais a se apostar. E já deu certo uma vez, com o Tardelli e Guilherme.

  • Olá, Chico! Credo! Nem começou o campeonato direito, e torcedor já tá falando de arbitragem?! Por você, Galo, eu dançaria Tango no teto… http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • Paulo Afonso disse:

    Ainda teve o juizão dando o serviço no Indepa também… Complicado este negócio de arbitragem por aqui…

  • Adolfo disse:

    Bom dia! Discordo quanto a não marcação do pênalti. O lance foi claro para quem esteve no estádio e não tinha o recurso do replay. Se foi nítido para quem estava na arquibancada do lado contrário, certamente seria mais fácil para quem estava participando do jogo. No entanto, entendo que seja necessário relativizar a atuação da arbitragem, pois assim como é início de temporada para os jogadores, é também para os árbitros e erros assim, fácies de serem evitados, tendem a diminuírem. Quanto ao jogo, o time do Galo esteve bem, embora sinta o pouco a falta de ritmo de jogo. Já dá para perceber que o Luan vai participar efetivamente da criação ofensiva, e que a jogada de saída direta da defesa ao ataque voltará a ser utilizada, como em muitos lances ontem, por meio dos lançamentos do Jemerson. A vantagem é que, diferentemente da jogada que era realizada na era Cuca, na qual a referencia era o Jô, que ficava centralizado e fazia o pivô, desta vez a bola é lançada para as laterais, com o Luan, Carlos ou Marcos Rocha, como no lance que originou a falta que o Dátolo converteu. Para finalizar o Galo, creio que está bom para o início, e que a tendência é diminuir os erros defensivos com a sequência e ritmo de jogos. Sobre o Tupi, achei o time muito truculento e nervoso, com os jogadores muito pilhados, discutindo com o tempo inteiro. Mas possui jogadores experientes e se focarem em jogar bola, podem obter sucesso em conseguir uma vaga entre os 4 primeiros no mineiro.

  • Paulo Afonso disse:

    Lucas Pratto não vai deixar a torcida se lembrar da saída do Tardelli… O argentino vai se dar bem no Galo…

  • Paulo Afonso disse:

    Vi o time do Galo fazendo um coletivo ontem… O Jemerson tomou uma pancada no começo do jogo e se poupou o restante da partida… O Botelho mostrou que não é do mesmo nível (e nem perto disto) do Douglas… Donizete jogou muito adiantado, prefiro quando ele e Dátolo jogam armando mais atrás… Apesar de ser o primeiro jogo oficial, ainda é na verdade um dos primeiros amistosos do ano… Acho que o time vai forte para a temporada…

  • Pedro Vitor disse:

    Galo jogou pro gasto, fez dois gols bem tramado. Primeiro em cobrança de falta. Bom saber que o time tem bons cobradores de bola parada, pois decidi a maioria dos jogos.

    E segundo, o Pratto se posicionou muito bem pra receber um passe do Luan, mandou pro fundo da rede tirando do goleiro, e vai pegando confiança com a camisa do Galo.

    No Amistoso contra o Shakttar, o time deu tudo de si, contra o Tupi, por o resultado ter vindo muito no início, e o adversário dominado, o time tira o foco.

    Douglas ter saído que me deixa preocupado, pois o Botelho não consegue manter o nível.

  • Stefano Venuto disse:

    O Galo é o melhor time do Brasil disparado, vi vários jogos esse final de semana de São Paulo e Rio, nenhum adversário a altura, todos em formação e péssimos.

  • Fausto disse:

    Falta ritmo de jogo, fora isso acho que ta no caminho certo……..

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia ! O arbitro “Faz-ecas” pessimo. Mas o ultimo passe estava pessimo. Luan deu otimo lançamento para Lucas Pratto marcar mas, não dosou nas outras enfiadas de bola, muita força no pe.
    E, alguns vacilos na marcação que propiciaram boas chances ao Tupi.
    Pelo alto foram tres ou quatro (tres dos zagueiros e uma do Daniel Morais que Victor defendeu).
    Não sei se em função do adversario mas a defesa jogou muito adiantada e deu espaços.

  • Se não fosse a péssima atuação da arbitragem, o genuinamente mineiro teria goleado o tradicional Tupi.
    – A Caldense goleou seu adversário por um placar dilatado, 6 X 1, e sem indícios de manipulação. Para quem sabe ler, é inteligente, imparcial, não é conivente e não admite corrupção no futebol, tire suas conclusões.