Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Preocupante na vitória sobre o Guarani foi o fraco desempenho do Cárdenas

A preparação física deficiente, o excesso de contusões, os muitos desfalques, a divisão do grupo e tantas ouras hipóteses têm sido levantadas para explicar o péssimo começo do Atlético na Libertadores da América. Não tenho a menor dúvida de que há um pouco de tudo isso, porém, o que me deixou intrigado mesmo foi a entrevista do Levir Culpi no dia seguinte à derrota para o Atlas, no Independência. De cabeça fria, quase 24 horas depois do jogo, o sempre didático e firme treinador se mostrou inseguro e com as mesmas dúvidas de todo torcedor ou analista. Se o comandante não tem certeza de nada é porque o problema é muito sério e a diretoria precisa ajudá-lo a resolver. O presidente Daniel Nepomuceno está muito calado e neste momento a voz que o torcedor quer ouvir é a dele, a instância maior do clube. Quando o time está vencendo e tudo está bem, é que ele pode ficar no canto dele, sumido.

Da vitória sobre o Guarani, o que chamou a atenção foi o fraco desempenho do Cárdenas, substituído no intervalo. Foi uma aquisição cercada das maiores esperanças dos atleticanos para a arrumação do meio campo. Até agora, muito abaixo do esperado. Vitória sobre os times do interior no Campeonato Mineiro dizem muito pouco. O mesmo pode ser dito sobre o passeio dos reservas do Cruzeiro sobre o Tupi em Juiz de Fora. Valeu para mostrar que a Raposa tem boas peças de reposição, que jogam com o mesmo espírito dos titulares. Os gols marcados pelos novatos Neilton e Henrique também foram fatores animadores. O jovem ex-santista estava em débito; o ex-palmeirense apresentou suas credenciais logo na primeira exibição.

JEMER

Jemerson e Lucas Cândito (foto) fizeram os gols dos 2 a 0 sobre o Guarani – Foto do site da Itatiaia

Fábio Junior insiste em continuar jogando futebol profissional e se arrasta em campo pelo segundo ano consecutivo, defendendo um clube do interior. Ano passado teve atuações apagadas como a de ontem contra o Atlético, porém, pelo Minas, de Sete Lagoas, que contou com a ajuda dele para ser rebaixado.

No futebol, a idade chega e põe fim à carreira de qualquer um, por maior que seja a insistência. Mas Fábio Júnior tem o direito de insistir. Não pode é, futuramente, fazer o mesmo papelão do Gilberto Silva, que acionou o Atlético na Justiça do Trabalho, alegando que ficou incapacitado de jogar lá. Com 37 anos de idade e problemas na cartilagem do joelho, nem o Super Homem seria aprovado em qualquer exame médico para jogar bola profissionalmente.


» Comentar

Comentários:
43
  • Paulo Afonso disse:

    Parece que o Lucas Silva já não é mais o queridinho da Espanha: http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/03/lucas-silva-e-comparado-com-illarra-e-questionado-por-jornal-espanhol.html
    Quero ver qual será a opinião dos orientados a leitura dinâmica de cronistas esportivos isentos…

  • DUDU GALOMAIO BH disse:

    Muitos… muitos exageros à parte, vamos devagar.
    Não me recordo de “carnaval” em BH pela chegada do Cárdenas, como disse o cruzeirense Clayton.
    Esse caso do Cárdenas é o mesmíssimo caso do Arrascaeta: jogadores que foram bem na Libertadores 2014 e que os clubes mineiros apostaram este ano. Até há coincidência na conjuntura: No Atlético Nacional se destacaram Cárdenas e Cardona. No Defensor, Arrascaeta e Gedoz. Só acho muito cedo pra comemorar o sucesso ou fracasso de ambas as contratações.

    • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

      E aí Dudu GALOMAIO, bão ??

      Vc se equivocou meu nobre… rs
      Não falei que houve carnaval na chegada do Cárdenas. Aliás, muito pelo contrário. Eu ironizei que nas redes sociais e em Blog’s, pipocavam comentários de Atleticanos falando em chapéu e comemorando a vinda desse jogador mediano, mas que em contra partida uma “multidão” de 04 Torcedores foi recepcionar o cara no aeroporto. Então 04 Torcedores não pode ser comparado nem de longe com carnaval. Tendeu ?? rsrs

      Abraços

    • Paulo Afonso disse:

      DUDU GALOMAIO BH, o Cárdenas fez um gol contra o Galo… Este foi seu destaque na mídia local… Os detaques maiors do xará colombiano eram Mejía e Cardona… O Cardona acho que seria a aposta, pois o Galo precisava de um meia, mas ele foi vendido antes… No caso do Arrascaeta, acho que foi sim um destaque do Defensor… Mas aqui ele já está jogando a mesma bola do Cárdenas… Precisa dar tempo e ter cuidado com estes jogadores para que eles possam render por aqui…

      • DUDU GALOMAIO BH disse:

        Paulo Afonso, beleza?
        Cara, respeito a sua opinião… mas vi uns 5 jogos do Atlético Nacional ano passado, contando com os 2 contra o Galo. Em todos que vi o Cárdenas jogou muito bem, coordenando o time. Todas, absolutamente todas as bolas passavam nos pés dele antes da criação das jogadas. Enfim, se ele não conseguir produzir aqui, de nada adiantará o passado. Mas posso te dar absoluta certeza que não foi apenas um chute contra o Galo não. Sobre o Arrascaeta, não vi nenhuma partida dele, nem esse ano ainda, mas era muito elogiado pelo pessoal da Fox. Abraço!

        • Paulo Afonso disse:

          DUDU GALOMAIO BH, Cárdenas não chegou a ser titular durante todos os jogos da Libertadores… Depois, na Copa Sulamericana, ele era reserva e eventualmente titular… O Arrascaeta foi destaque do seu time… Tecnicamente acho o uruguaio mais jogador, mas talvez o colombiano tenha mais chance de sucesso caso se nivele fisicamente ao padrão do time do Galo das últimas temporadas…

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Alô produção, é sério isso ?? rs
    Tô vendo aqui Torcedores que chegaram a falar que a vinda desse tal Cárdenas, tinha sido um “chapeu” na Diretoria do Cruzeiro, sim, aquele mesmo que uma imensidão de quatro Torcedores foi recepcionar no aeroporto ( rsrs ), tendo que reconhecer agora que o jogador é no máximo mediano ?? Comemorara a vinda dele, agora que aguentem.. rsrs

    • Paulo Afonso disse:

      CLAYTINHO ( NOVA VISTA/BH ), alguém chegou a comemorar neste nível mesmo? Se aconteceu, certamente foram aqueles que não conhecem futebol, apenas escutam lorotas de cronistas esportivos… O único chapéu que poderia ser considerado aplicado este ano seria o Pratto… Este jogador foi disputado por grandes clubes brasileiros de BH, RJ e SP… Cárdenas, como já disse, nunca foi craque lá na Colômbia…

      • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

        Caro Paulo Afonso,

        Ô se comentaram… rs Basta vc buscar no histórico aqui mesmo do Blog.
        Quanto ao Prato, esse sim parece ser bom jogador.

        Abraços

  • Raws disse:

    Falando a verdade, não quero ouvir o presidente. Eu sei que o mesmo não falará o que queremos ouvir, exemplo, foi pressão dos investidores a reintegração dos baderneiros? O Levir bancou sozinho a avaliação dos nossos resevas? Sabendo do histórico de contusões de nossos zagueiros, por que liberar o Réver? Quanto tempo falta para pegarmos a administração do shoping? Como estamos em relação aos salários dos jogadores? Quem analisou o custo/benefício do Maicosuel, Emerson Conceição, Botelho, Ed Carlos e agora o Cárdenas? Por que só Galo começa o ano em banho maria? Por que dar margens para tanta especulação, informando a verdade ou pelo menos desmentido os boatos?

    • Kleber BSB disse:

      Realmente Raws você tem razão, os clubes de futebol pelo menos aqui no Brasil são uma verdadeira caixa preta. Ninguém sabe o que realmente acontece lá dentro. Se fosse mais transparente seriam potencias mundiais já torcida tem muito, mas quem irá confiar nos dirigentes?

      • Raws disse:

        KLEBER BSB, uma verdadeira caixa preta. Pior são os repórteres que acompanham cada clube. Só fazem perguntas que vão agradar a quem vai responder, perguntas contundentes, “nadica de nada”.

  • Pedro Vítor disse:

    Olha o Cárdenas não encaixou ainda no esquema do Atlético. Mas é um bom jogador, não é craque como Guilherme, é do nível do Dátolo, Luan, ou seja, vai servir bastante ao time, ainda esta discreto, mas acredito no seu talento.

    E achei o time bem melhor que na quarta feira. Quarta o time estava muito nervoso, sei lá li a coluna do Tostão e concordo com ele. Mas em tese, Lucas tornou o lado esquerdo mais seguro, Carlos também completa melhor este setor, ou seja o time foi muito melhor. Mesmo que o Douglas volte ao time, o Lucas com a sequencia pode ajudar bastante.

    Vamos analisar, Douglas voltando, Pratto voltando, o time poderá ser este no clássico:
    Victor, Patrick, Ed Carlos, Jemerson e Douglas Santos ( Lucas Cândido); Rafael Carioca, Donizette, Dátolo, Luan, Carlos e Lucas Pratto ( Dodô)

    Pode vencer o Cruzeiro? Pra mim este time venceria qualquer time do brasil!

    • Paulo Afonso disse:

      PEDRO VÍTOR, a escalação deve ser mais ou menos esta… Mas eu acho que a questão é a distribuição das peças em campo…O que falta é encaixar o jeito de jogar… Por exemplo, Dátolo não é um clássico camisa 10… Rafael Carioca não é o cabeça de área implacável tradicional da camisa 5… E Pratto não é o centroavante da camisa 9… Para este time funcionar, o preparo físico é premissa, pois acho que teria que ser no 4-3-3, com uma linha de 4 defensores onde os 2 laterais apoiam o ataque, uma linha de 3 volantes que defendem e armam o jogo (Dátolo pela esquerda, Leandro Donizete pelo meio e Rafael Carioca pela direita), e uma outra linha mais ofensiva de 3 meia-atacantes (Carlos pela esquerda, Pratto pelo meio e Luan pela direita)… O pulo do gato desta formação é a preparação física e a compactação, pois qualidade técnica existe de sobra…

      • Pedro Vítor disse:

        É um bom esquema, para o Dátolo, seria o ideal, para o Pratto penso encaixaria fácil no esquema. Agora o Luan e Carlos, acho que teriam mais dificuldade, de dar o ultimo passe. Pois neste esquema o ponta tem que ser muito bom, e vejo o Carlos e Luan, não tem esta virtude, como tinha por exemplo Tardelli e Eder Luis em 2009, a diferença é que naquele time não havia o centro avante, tinha o meia armador, no inicio o Junior, depois o Ricardinho, gostava mais da velocidade do Junior.

        Mas o ultimo passe é o que justifica a presença do Pratto no esquema, daí a sua importância. Luan ainda não tem esta característica, Carlos menos ainda. E outro detalhe seria os contra-ataques adversários.
        Mas gosto do esquema, por exemplo o santos em 2010, jogava assim, com Robinho e Neymar, André na frente, o Ganso, Wesley e Arouca eram os volantes daquela equipe. Tomava muitos gols e faziam o dobro que tomavam ou seja funciona. Mas a habilidade do Robinho e Neymar, dispensa comentários.

        • Paulo Afonso disse:

          Será que eles não têm esta capacidade? Eu acredito que têm sim… O Luan já deu várias assistências e, além de entrar em muitos jogos para “incendiar”, também era recuado para ser um volante que armava as jogadas… Fez isto com o Cuca e com o Levir… Cárdenas seria uma opção para os jogos trabalhando aberto nos lados do campo (principalmente o lado direito, onde ele rende mais)…

  • kafé são gotardo disse:

    ”saudações alvinegras”
    O time do guarani valorizou demais nossa vitória,pois não deu espaços para nosso time criar,tática certa de seu treinador,que já tendo a pressão normal pelos maus resultados ,adiantou seu time e nos deu muito trabalho.
    Não adianta cobrar jogo bonito nesse momento,nenhum time brasileiro que perde seus laterais titulares,seu melhor zagueiro e seu matador vai sair impune,mas foi bonito a base dar conta do recado.
    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

  • Paulo Afonso disse:

    Acho que as críticas começaram a surtir efeito… O time do Galo parece que já não pregou na metade do primeiro tempo… A resistência aeróbica já melhorou um pouco… Próximo jogo será o clássico… Uma semana para preparar… Time deve chegar mais inteiro… Os laterais titulares fazem muita falta a este time, mas já percebemos que o Patric conseguiu melhorar um pouquinho e o Lucas Cândido mostrou o tanto que aquele Botelho é ruim… Problemas maiores neste momento são a parte física e o esquema tático que ainda não encaixou, mas vejo equilíbrio natural para o jogo…

  • Paulo Afonso disse:

    Chico, como eu disse na época da sua contratação, o Cárdenas era um bom jogador, não mais que isto… O craque daquele time do Atlético Nacional que interessaria ao Galo era o Cardona… Este é um meia habilidoso, que trabalha na armação das jogadas… O Cárdenas tem o nome que de certa forma lembra, mas o futebol é muito diferente… Aliás, o erro do Levir com ele é dar a camisa 10… Ele não é armador… Como já disse que o Dátolo deveria jogar com a camisa 8, o Cárdenas precisa vestir a 11…

  • Junior Gam disse:

    O futebol apresentado pelo Galo não agradou, apesar da vitória. Não ví muita coisa no Cárdenas.

  • Luciano Marques de Souza disse:

    Está na hora do presidente do galo botar cara na frente ele foi duas vezes vice do Kalil será que nesse tempo não deu para aprender. O galo tinha tudo para chegar esse ano e ser novamente o melhor time do Brasil era reforçar com poucas peças, mas ao contrario ficamos sem o Tardélli e Rever o time já não tinha peças de reposição a altura dos titulares.O pior de tudo não temos expectativas de novas contratações

  • Manoel Cândido disse:

    Ops, onde eu disse: …insiste demais com o que está dando certo; leiam, está dando errado.

  • Manoel Cândido disse:

    Quanto ao Cárdenas, fico com um pé atrás. Gringo no Galo, só argentino ou uruguaio.
    Estão crucificando o Maicossuel, mas o Levir o tem colocado fora da posição real dele. Acho que quem tem que cair pela esquerda é o Dátolo, que é canhoto. Sem dúvida, o Tardelli está fazendo muita falta.
    Posso estar enganado, mas o Levir é um técnico que tem mercado lá fora. Todas as vezes que sai do Galo é assim, sob crises e pirraças. Insiste demais com o que está dando certo.
    Ano passado, o Luan rendia mais entrando no 2º tempo.
    Os árbitros mineiros estão apitando cada impedimento inexistente contra o Galo, ontem até parar o ataque com falta técnica teve.
    Tem Cru cru no blog se escondendo atrás de nome de mulher, depois não gostam que fale.
    Gostei do que disse o Marcos Neiva em seu comentário, não gosto de presidente que só fica atrás de sua mesa, tem que vir a público. Outra coisa, o Galo foi o time que menos contratou e tem muita gente pra ser emprestado ou vendido.

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    O grupo esta rachado. Por que? A verdade mais que verdadeira so mesmo se convivessemos com o time dentro da Cidade do Galo. Mas algumas coisas parecem obvias. Os “tres mosqueteiros”, depois de darem um tapa na cara da diretoria (e da torcida), voltam ao time como se nada tivesse acontecido. Os colegas que “sacrificaram” baladas e put… olham pra essa situacao e pensam o que? Tudo pode em nome do patrimonio? Se foi assim faltou, no minimo, sensibilidade da direcao em gerenciar pessoas.

  • Fabio Fernandes disse:

    Olá, Chico! Após a derrota para o Atlas, perguntei justamente isso, aqui, no seu blog. Repito: por onde anda o Mandatário? Tentei falar neste: http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/2015/02/pouca-fe-onde-esta-o-sermao-bronca.html

  • Marcão de Varginha disse:

    Pelos comentários azuis, o Barcelona + Real Madrid + Chelsea + Bayern = Cruzeiro!

  • carlos henrique disse:

    Chico e amigos,no outro jogo,o Cárdenas entrou bem, falei aqui, e volto a repetir, mal fisicamente, aliás, por mais que a diretoria, e levir, e o proprio preparador fisico falem, se defendam, o Atletico, nos ultimos jogos tava morto em campo,bem diferente do ano passado apesar de a preparaçao fisica, ter chegado ao limete máximo na copa do Brasil no segundo semestre.
    Cárdenas, nao foge do jogo, percebi hoje contra o Guarani,que sempre tava pedindo bola.
    N ao é jogador de esconder do jogo, pode acreditar , bem fisicamente , quando estiver vai acrescentar e muito, mas tem que encaixar no esquema de levir. é aquele cara que pensa, o jogo.
    arremata de fora da área, faz lançamentos,pensa ,retém a bola quando preciso. vi isso nos poucos minutos que jogou, nos outros jogos e nesse.
    Vou falar uma coisa, desde menino, quando morava em b.h.,o Galo, nunca teve um camisa dez.
    voltando la atras, lembro do lola ,mas parecia mais meia atacante , depois lembro,renato pé murcho ,tb nao era aquele camisa dez, o camisa dez que vi jogar,mesmo no Atletico foi Ronaldinho.
    mas teve outro sim, pois ronaldinho foi camisa dez no Galo, nos outros clubes nao.
    Zenon, esse batia faltas, fazia lançamentos, gols,esse talvez fosse junto com ronaldinho ,os unicos camisa dez , que vi no Galo. Cárdenas, nao gosto e detesto comparaçao, cada um no seu tempo. mas Cádenas tem futebol semelhante, pelo pouco que vi ao futebol de zenon, so que Zenon foi muito mas muito melhor.

  • Rafael disse:

    A preparação física está ruim, já vimos… mas acho que o Cardenas sentiu o calor e estava com medo de machucar num jogo contra time pequeno. Por isso o freio de mão puxado.

    O time sente demais a falta do Tardelli, sua inteligência, noção tática e técnica… Levir vai ter trabalho para encaixar o Pratto.
    Sobre problemas no grupo, acho que devem afastar de novo Jô, Conceição e André e quem for do grupinho deles…
    Dose é aguentar Patric e Rafael Carioca. Pierre ou Josué jogam muito mais que esse carioca. E parece ser mais de grupo… fizeram parte do time campeão da Libertadores e Josué jogou mais que o carioca na Copa do Brasil.

    Parece que a coisa já vai melhorar com a saída do Maicosuel, que deve voltar para o Botafogo ou ir para o Flu. Tomara!

  • Nelson Henrique disse:

    E antes que reclamem, tem atléticano lunático comentando sobre o GALO, também.

  • Nelson Henrique disse:

    Não é só lunático, que comparece ao Blog. Tem lunática também.
    Apessar do time do Guarani (DV), ser muito ruim, o Atlético melhorou um pouco.
    Também o jogo contra o Atlas foi tão ruim, que não havia como piorar.

  • Marcos Neiva disse:

    Viajou Chico.
    Cardenas não é, nunca foi e nem será uma esperança para a grande maioria dos torcedores do Galo que conheço e convivo.
    Jogador lento, domina e joga a bola para trás, sem combatividade, muito longe do que o futebol moderno carece.
    Um gol de sorte, contra o próprio Galo, alavancou sua carreira. Em suma, jogador de DVD.
    Falta jogador e presidente ao Galo, só isto.
    Por último, pergunto, a arbitragem beneficiou quem?

  • @cabrito2606 disse:

    Preocupa, mas eu ACREDITO que o Levir vai ter jogadores disponíveis e vai encaixar o time.
    Agora, com Patric, Lucas Cândido e Rafael Carioca fica mais difícil. 🙁

  • J.B.CRUZ disse:

    Sem cacofonia, o galo está de dar ”Pena”‘..

  • Anderson Palestra disse:

    O Henrique já havia estreado.
    O Neílton é tão bom quanto o Renan Oliveira.

  • Milena Lorrana disse:

    Classico é classico, mas acho que tem gente tremendo. Depois de cantar vitoria antes da hora, o Atletico ficou destrambelhado.

  • Silvio Torres disse:

    Cárdenas foi só mais um do festival de ruindade do galo no primeiro tempo. Luan, Carlos, Dodô e Patrick mataram o torcedor de raiva. Melhoraram um pouquinho no segundo tempo, mas o Guarani morreu em campo já no final da primeira etapa. Tô com a sensação que os feridas estão querendo boicotar o colombiano, que chegou a reclamar várias vezes de não receber a bola no momento certo. Prá mim tá claro que o trabalho tático do Levir até agora é zero. Esse “bando” vai ser presa fácil pro Cruzeiro. Marcelo Oliveira deve ter assistido esse jogo com um baita sorriso.

  • Alexandre Luiz disse:

    É uma pena, mas acho que o Atlético não vai conseguir. O time não está jogando nada. Ganhando de 2 do Guarani, meu Deus! Acho que o meio teria que ser Josué e Donizete. Carlos é titular no lugar de Maicosuel.

  • Kleber bsb disse:

    Realmente o que vi no jogo de hoje me deixou muito pessimista com a classificação pra segunda fase da libertadores. Infelizmente o Levir perdeu o controle do barco.

  • Joé disse:

    Time muito ruim este do Galo. Vai ficar em último neste grupo da Libertadores. Se o Sobrenatural de Almeida, o Santo do Galo, acordar ainda este ano, a gente pode, quem sabe, ainda sonhar com o Brasileirão. Se.