Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Justiça espanhola na cola do ex-presidente do Barcelona; Ricardo Teixeira continua sem ser incomodado

O cartola Ricardo Teixeira: a conta da filha de 11 anos recebe dinheiro gordo do presidente do Barcelona (Foto: Wilton Junior / Agência Estado).

No post anterior falei do Juca Kfouri, com quem tive o prazer encontrar em Tiradentes, e hoje me lembrei dele logo cedo, quando li que o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rossel, teve a prisão pedida pelo Ministério Público da Espanha, que apura um rombo gigante na transação envolvendo a compra do Neymar ao Santos. Descobriu-se que o Barça desembolsou 94,8 milhões de euros e não apenas os 57 milhões anunciados. O Santos jura que só recebeu a “merreca” divulgada. Enquanto isso, o pai do Neymar e o próprio jogador estão caladinhos e ainda não foram incomodados pela Receita Federal brasileira para saber dessa dinheirama, cuja boa parte a empresa dos dois acertou à revelia do Santos com o presidente do clube catalão.

ROSSEL

Me lembrei também desse Rosell (foto) nos treinos, concentração e até ônibus da seleção brasileira, em La Plata, durante a Copa América da Argentina em 2011. Estranhamente ele estava lá igual a cartola da CBF. Mais tarde apurou-se que era mais um forte parceiro do Ricardo Teixeira, então “dono” da CBF.

Aí a lembrança do Juca, que foi o primeiro a denunciar detalhes dessa amizade e parceria dos presidente do Barcelona e da CBF. O assunto foi dissecado pelo jornalista Ricardo Setti, em seu blog no dia 17 de fevereiro de 2012.

Vale a pena ler de novo.

* “Juca Kfouri mostra as estranhas relações do cartola Ricardo Teixeira com o presidente do Barça

. . . presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que, segundo reportagem de VEJA, está se desfazendo de sua fortuna, estimada em 50 milhões de reais — vindos de onde? — e mudando para o exterior, “para driblar futuros processos na Justiça”.

Mas a nota de Juca Kfouri, sob o título de “Sandro Rosell depositou na conta da filha de Ricardo Teixeira”, traz à tona algo pouco explorado pela nossa mídia: os cinzentos negócios e interesses de Sandro Rosell, ex-alto executivo da multinacional de artigos esportivos Nike e presidente do FC Barcelona, o melhor time do mundo.

Sandro Rosell depositou 3,8 milhões de reais na conta de Antônia Wigand Teixeira, numa agência do Bradesco, a de número 6592-7, na avenida América, Barra da Tijuca, no dia 22 de junho do ano passado.

Rosell é sócio da Alianto, a empresa que recebeu 9 milhões de reais do governo de Brasília, sem licitação, pelo amistoso da Seleção Brasileira contra Portugal, em 2008, evento que está sob investigação do Ministério Público e mais que suspeito de superfaturamento. A Alianto foi também dona da VSV Agropecuária, que tinha sede na fazenda de Teixeira em Piraí, interior do Rio, e cuja sócia, a secretária de Rossel, Vanessa Precht, emitiu cheques em nome do cartola da CBF segundo apurou a Polícia Civil em Brasília. Rosell (Alexandre Rosell i Feliu, CPF- 05X.8Y9.W47-62) é atual presidente do Barcelona e ex-homem forte no Brasil da Nike, fornecedora da CBF.

Uma das razões para anunciada saída de Teixeira da CBF e ida para Miami é exatamente a filha Antônia (CPF- 16X.5Y4.W17-11) que, aos 11 anos, tem ouvido comentários desagradáveis sobre o pai na escola, no Rio. (As letras em ambos os CPFs correspondem, evidentemente, a números que o blog prefere não revelar).

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/juca-kfouri-mostra-as-estranhas-relacoes-do-cartola-ricardo-teixeira-com-o-presidente-do-barca/


» Comentar

Comentários:
6
  • galvao disse:

    rrsssss sandrinho é amissimo do carioca mineiro rrsssssss

  • Rogério Perdigão disse:

    A pior coisa do Brasil? A família Marinho!
    A melhor coisa do mundo? Ser protegido pela família Marinho…

  • Gelson Stanislaw disse:

    As lambanças do futebol, que só rende aos playboys e as todas poderosas, enquanto torcedores se esfolam pelos estádios afora.
    Num momento que a Fox e Globo, brigam pela audiência explorando Curingão e Fla, os dois clubes vivem crises internas por causa da ganância dos cartolas.
    O Corinthians se lascou com a fracassada compra do Pato, com as gestões fraudulentas do Sanchez e do Gobbi, que recolhiam impostos dos funcionários e não repassava à Receita; o rombo tá enorme – Pior ainda, os lucros do Itaquerão vão todos para a administradora do estádio. Alguns atletas já ameaçam ir a justiça devido os atrasos.
    O Flamengo também passou por inúmeras gestões permeadas por corrupção e fracassados investimentos que culminam com uma dívida gigantesca.
    O Santos, mesmo após a venda de Neymar e outras ‘jóias”, amealhou dívida astronômica com a famigerada aquisição do Leandro Damião e altos salários de atletas. Hoje faz contrato de risco (produtividade) com o Ricardo Oliveira.
    No Palmeiras, cartolas ricos investem a “rodo” seus próprios recursos e um dia vai cobrar do clube, como feito aqui no Galo.
    E o Cruzeiro se encheu de “jóias”, vendeu muito, mas ganhou pouco, a maioria era de investidores. Não divulga, mas também anda meio trôpego.
    O Botafogo está vendendo o almoço pra comprar a janta, mesma situação do Vasco, a espera dos “milagres” do Eurico, antigo componente da cúpula acumuladora.
    O Flu, mal consegue segurar seus craques e vive dias sombrios com a saída do patrocinador.
    São Paulo em crise interna e no sul, o Inter se diz bem das pernas, mas “capenga” em campo, enquanto Grêmio não consegue fazer time bom.
    E os cartolas dão entrevistas se dizendo cansados, por se doarem a seus clubes, fazendo o bem pelo time e torcida. Êta gente que sofre!
    Pela nova lei da Dilma, clubes que gastarem mais de 70% de suas rendas serão rebaixados, sete dos grandões incorreriam na nova lei e seriam rebaixados, dentre eles, os todos poderosos Corinthians e Cruzeiro.
    Engraçado, o Galo não entraria neste bolo… É que seu dinheiro estava retido!
    As federações estaduais, não menos imunes à corrupção; assistem passivas e inertes, sempre esperando seu pedacinho do “bolo”.
    Assim, nossos clubes vivem a espera da “grana”, resultante da briga das telecomunicações e quem sofre com os acordos toda poderosa/cartolas, é o torcedor, que não pode assistir o jogo que quer, e se submete a transmissões tendenciosas em horários abusivos.

  • LEANDRO disse:

    Engraçado que não vejo ninguém investigar essa conmebol, essa intituição também tem que ser investigada porque é muita maracutaia ali dentro também, premiações pífias para um torneio de tamanha importancia…

    • Thiago disse:

      Ótima reportagem e esclarece esse bastidor podre da Globo encabeça no futebol brasileiro. Pior fica agora com o perdão da dívida dos clubes, já que um parcelamento de 20 anos nunca será pago, será arrolado essa que é a verdade.
      Se os clubes fora do eixo não formarem outro grupo pra negociação serão esmagados pelo poder de mídia de Flamengo e Corinthians. Basta assistir os programas da fox que falam só do futebol paulista e carioca é muito mais do Corinthians.