Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Efeitos do Campeonato Mineiro: vale pouco, mas quem perde entra em apuros. Sobra até pro Fábio!

O presidente e o treinador; alvos preferenciais

Dois e-mail de dois cruzeirenses que recebi em minhas colunas nos jornais O Tempo e Super Notícia:

No primeiro o Paulo Costa pega a diretoria e o técnico Marcelo Oliveira. No segundo o Luiz Eduardo Peixoto questiona o goleiro Fábio:

* “É impressionante a diferença de atitude e desempenho da diretoria do Atlético em comparação com a do Cruzeiro. O Atlético manteve a base do time do ano passado e foi competente e rápido na contratação do Lucas Pratto e do Thiago Ribeiro. O Cruzeiro está a uns 100 dias falando em contratar um armador, mas sua diretoria não teve capacidade de fazer isso. Não deu conta. Aquele episódio de o Joel ter sido barrado na Argentina por falta de passaporte mostra bem como a diretoria do Cruzeiro tem sido inapta e amadora. Por causa desse tipo de deficiência administrativa e técnica quem perde é a instituição. Basta ver o exemplo do Grêmio, comandado de modo ineficiente nos últimos anos e que viu, no último domingo, o Internacional levantar o pentacampeonato. O papo de que, no mercado, não tem opções não cola. Tanto tem que os clubes com diretorias competentes contratam. O Cruzeiro precisa de mudar de rumo, dispensar o treinador Marcelo Oliveira e contratar diretores que entendam de futebol, tenham energia e interesse, apresentem bons resultados e justifiquem seus salários. Conforme se previa, o presidente Gilvan de Pinho Tavares iria esperar o Marcelo Oliveira perder o campeonato mineiro e a Libertadores para perceber que esse técnico não dá mais. Tem o mérito de ter conquistado dois brasileiros, mas acumula uma série monumental de erros. A chance de o São Paulo eliminar o Cruzeiro é de 99%, inclusive com possibilidade de aplicar goleada no Morumbi. Alguma coisa precisa de ser feita. O Cruzeiro não é propriedade particular do Sr. Gilvan e do Sr. Valdir Barbosa. Eles devem satisfação à multidão que gosta desse clube. Dirigir um clube desses exige motivação, dedicação e um nível mínimo de produtividade.”

Paulo Costa – BH

CRU

– – –

Luiz Eduardo Peixoto:

“Bom dia Chico,

estou querendo saber sua opinião com total sinceridade sobre o goleiro Fábio. Torço para o Cruzeiro e juro do fundo do coração que não acho o Fábio esse super goleiro que a maioria acha, ele falha muito, espalma atoa saiu mal posiciona mal e aos que acham q ele é injustiçado queria saber o q vc pensa sobre ele…”

FABIO

– – –

Penso o seguinte das duas opiniões: concordo com o Paulo no que se refere à lentidão da diretoria em agir e buscar as peças de reposição que o time precisava. O presidente Gilvan errou ao querer acumular a presidência com a diretoria de futebol. É uma missão impossível, além de arriscada. Presidente de um clube como Cruzeiro tem coisa demais para resolver, além de ser a instância maior da instituição. Quando há crise, é possível contorná-la trocando o diretor ou treinador, mas o presidente precisa ser preservado até o fim do mandato. Ele pôs a própria cabeça a prêmio quando assumiu o futebol.

Além do mais o Valdir Barbosa e o Benecy Queiroz não têm a autonomia para resolver o que é preciso com a urgência que o futebol exige. Têm que encontrar primeiro o presidente para saber se podem ou não. Se um ou outro tivesse sido nomeado oficialmente como substituto do Alexandre Mattos, possivelmente já teriam mostrado bons resultados porque são do ramo e têm experiência para a função de diretor de futebol. Mas, do jeito que se encontram, é complicado.

O estadual já era; a Libertadores está em disputa; o Brasileiro começa neste fim de semana e as aquisições “pontuais” e necessárias para esta temporada, pedidas pelo treinador, ainda não chegaram.

Quanto ao questionamento do Luiz Eduardo ao Fábio, respondi a ele o seguinte: considero-o um grande goleiro; responsável por importantes vitórias do Cruzeiro em momentos cruciais, mas sem a “divindade” que muitos querem creditar a ele.


» Comentar

Comentários:
59
  • LEANDRO FABRICIO disse:

    O melhor mesmo é ver cruzeirense comemorando falácias de valdir barbosa achando que o cara é um alexandre kalil, esse valdir barbosa além de incompetente é um verdadeiro fã do alexandre kalil, tenta imitar o kalil dando declarações polemicas mas ele só dá manota kkkkk, falou que os 9 a 2 não existiu sendo que até no almanaque do time dele tem o resultado dos 9 x 2 kkkkkk, aliás falam muito em 6 a 1, o atlético também tem dois 6 1 em cima do enseada, valdir barbosa e o velhinho azul são duas piadas prontas e tem gente achando que atleticano fica com raiva de declaraçoes d desconhecido e incompetente valdir “sem graça” barbosa…

    o problema do fábio de costas é ver o atlético, falou em atlético e rogerio ceni o cara se borra todo, é impressionante…

    9 x 2
    quarta feira tem mais
    eu sei que vc treme

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Mimi de quem disse que é torcedor e fica comparando os dois clubes. Inicio do ano passado foi o mesmo falatório, mas com a situação inversa.

  • Thiago disse:

    Erros logicamente que existem, mas dai querer crucificar Marcelo Oliveira, Fabio e exagero.
    Prefiro me ater aos exemplos, no caso do atlético a renovação começou depois da libertadores de 2013 e demorou até o segundo semestre de 2014 pra mostrar um futebol melhor e ganhar a copa do Brasil. O Corinthians tbem levou um ano, o fluminense se despedaçou, o Inter foi o que melhor se reforçou. O Palmeiras refurmacao completa e ainda não ganhou nada. Agora tem quatro meses de trabalho e o pessoal ta pegando meio pesado.
    Pode vir quem for, não se entrosa o time com duas ou três partidas. O erro maior foi do Dr. Gilvan que deveria ter valorizado o Alexandre Mattos e segurado o diretor que mais se destacou nos últimos anos, e quis além disso como disse o Chico, fazer duas funções que ele não consegue fazer.
    A atuação do time depende muito mais de uma variação tática do Marcelo que ainda não entendeu que com a mudança de característica dos jogadores o 4-2-3-1 ja e ultrapassado. Outro detalhe é o tempo, só ele irá ajeitar as coisas. Vamos ter mais paciência que essa mesma diretoria trouxe o Bicampeonato consecutivo.

  • Rafael disse:

    Anotem aí: se o Cruzeiro for eliminado pelo São Paulo, na semana seguinte o Marcelo Oliveira assume o tricolor paulista.

  • Rafael disse:

    Viram o que o Tévez fez hoje pela Juve contra o Real Madrid? Pois é, depois da atuação de hoje, ele entrou na lista de reforços do Valdir Barbosa.

  • Claudio Santos disse:

    Ja estão tremendo so de pensar que vão ter que jogar com o GALO novamente !!! Ja vi ate gente aqui tentando justificar a perda de futuros CAMpeonatos mineiros . KKKKKK treme, treme

  • André Corrêa disse:

    Última:

    Diz o Cruzeiro que desistiu do Ronaldinho porque ele celebrou o título mineiro do Atlético.

    São uns comediantes esses diretores do Cruzeiro! Quantos baldes que aquele Alexandre Mattos deve rir por dia vendo essas cenas de cinema pastelão?

    Será que esses caras não são capazes de se olharem no espelho e calcularem o papel medonho que estão fazendo?

    Se não fosse o Cruzeiro eu ficaria com dó.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/05/cruzeiro-retira-proposta-e-desiste-da-contratacao-de-ronaldinho-gaucho.html

  • André Corrêa disse:

    Quanto ao Marcelo Oliveira, tudo isso é muita má-vontade contra um treinador notoriamente atleticano. Qualquer coisinha e vão mesmo pedir a cabeça dele. Uma burrice desmedida! Quantos treinadores na história ganharam dois Brasileirões seguidos?

    Acho que esse 2015 do Cruzeiro realmente anda muito fraco e vai ficar pior, à medida que os adversários melhorarem. Mas é preciso lembrar que desmontaram o time do Marcelo quase todo. É pra fazer milagre agora?

    Experimentem demitir esse homem e esperem pra ver quanto tempo ele vai ficar desempregado. O adversário do Cruzeiro amanhã que diga como anda fácil encontrar treinador.

    • Paulo Afonso disse:

      Quem conhece de bastidores sabe que o Marcelo Oliveira é tão atleticano quanto o Roberto Abras e o Valdir Barbosa…

      • André Corrêa disse:

        Eu conheço pouco de bastidores, apesar de ter estudado com Caixa, Álvaro Damião, Baião, entre outros. Mas em 2004, quando o Atlético se livrou do rebaixamento, vi o Abras dar um depoimento emocionado falando do seu alívio. Se ele não é atleticano, já fez mais pelo Galo com aquele microfone nas mãos do que muito atleticano declarado.

        Marcelo tem a sua história toda amarrada ao Atlético, muito identificado com o clube. E a contribuição dele dada nesses dois anos de sacode sobre o Cruzeiro é muito válida também. Hehe!

        • Paulo Afonso disse:

          Abras é setorista do Galo desde 1908, mas isto não faz dele um atleticano… Marcelo Oliveira teve a relação com o Galo impactada pela venda ao Botafogo… Esta ferida ainda não se cicatrizou…

  • André Corrêa disse:

    Eu concordo com esse rapaz que questionou essa idolatria sobre Fábio. Longe de ele ser esse goleiro fantástico!

    Vou mais longe ainda: O Victor é outro bom goleiro (apenas isso!) tratado como sensacional. Pegou um pênalti sagrado na Libertadores e se destacou em outros grandes momentos, mas não sabe sair do gol e possui outras deficiências que comprometem tanta idolatria.

  • Juarez Athanagildo disse:

    Valdir Barbosa, Gilvan e Marcelo, estão carecas de saber os problemas do Cru Cru, mas não tem dinheiro. Suas preocupações maiores é implantar penugens em suas “cabeças banguelas” e o supermercado não quer bancar o tratamento.
    Valdir foi rejeitado pra fazer propaganda da Colgate, porque ninguém nunca viu um sorriso ali, o “hôme” só anda brabo e de mau humor.
    Depois de perder o Mineiro, nem Azulin dá jeito no Gilvan e o “hôme” dispara sua espingarda pra todo lado, mas o tiro só sai pra baixo.
    Marcelo, veste o uniforme azul, mas na sua testa está escrito: Atlético; jogou na cara de Gilvan: o senhor contratou essa barca, agora assume.
    Na Toca, não tem papel nem pra imprimir o passaporte do Joel e muito menos pra limpar a “borreira” antes dos clássicos com o Galo.
    Ronaldim Fenômeno recusou um almoço na Toca, se naquela época só tinha abóbora, hoje é só Jabá.
    Dispensou Fubá, Raposão e tenta contratar Pablo pra compor uma nova Sofrência pra substituir o hino.
    Pra piorar tudo, a Globo mandou avisar, que só transmite jogo do Cru Cru de mês em mês pro time não cansar.
    E surge uma nova acusação, foi Gilvan que mandou o jogo pro Melão, pra não ouvir o hino do Galo sendo entoado no Marião.
    Kalil está morrendo de rir! Nova versão dos Três Patetas.

  • BRG disse:

    Concordo em partes com o Paulo Costa e mais com o Chico. Em minha opinião, foi um erro grotesco do Cruzeiro não ter contratado um novo diretor de futebol. Subestimou-se a importância deste profissional e tem se dado bastante mal. Creio também que está claro que o Valdir Barbosa não é o nome ideal para substituir o Alexandre Matos, prova disso é a coleção de mancadas que ele tem proporcionado.

    Desenvolvendo ainda mais esta questão do diretor de futebol, sua sucessão e de como tem-se trabalhado nesta frente atualmente no Cruzeiro, vê-se um completo amadorismo, profissionais altamente influenciáveis e muito inseguros, o que os faz estarem perdidos, sem qualquer plano de ação sólido e frutífero. Prova disso, são os constantes vazamentos de informações estratégicas, que ocasionam maior dificuldade de concretização dos negócios e criam falsas expectativas na torcida e consequentemente frustração.

    Ressalto também, o grande número de contratações bizarras e sem fundamento feitas por este trio incompetente. Não é surpreendente que Riascos, Seymour, Paulo André, Gilson, Willian Farias, Joel, Breno Lopes, Fabiano e companhia limitada não acrescentem nada ao elenco celeste. São todos jogadores, na melhor das hipóteses, medíocres. O Cruzeiro contratou sem planejamento e com má qualidade, e o resultado disso é um time sem opções no meio e para reposição e uma defesa fraca. Totalmente natural que, diante de todo este contexto, o clube colha maus resultados e apresente um futebol previsível, sem criatividade e fraco.

    Some-se aí o fato de que o Marcelo Oliveira, ao contrário dos anos anteriores, está um pouco perdido e continua a insistir num esquema que deu certo com um elenco que não é o mesmo e que tem características bem distintas do anterior. Temos então um time que usa e abusa das ligações diretas entre defesa e ataque e que ao longo dos meses não demonstra evolução tática e técnica. Outro fato que sempre ressaltei em relação ao nosso treinador, é que ele insiste em jogar retrancado fora de casa, mesmo sendo nítido que este time não sabe e nem tem competência pra isso. O que foi a escalação do Fabiano na partida contra o Atlético a não ser uma aberração da cabeça do nosso comandante?

    Em relação ao Fábio, considero-o um bom goleiro, mas nada de excepcional e que valha convocação para a seleção da CBF. Considero-o, como alguns cruzeirenses, um arqueiro que não vai bem em jogos decisivos, como é o caso do Victor e era do Dida.

  • Alexande (de Moçambique) disse:

    Li esse comentário num outro site e não tive como não copiar:
    “Relembrando…O juiz é Galo, o bandeirinha é Galo, o técnico do crüzeiro é Galo, o presidente do crüzeiro é Galo, o presidente da Federação Mineira é Galo, o maior de Minas é o Galo, o Mineirão é a casa de festa do Galo, a Globo é Galo, o Kiss é Galo, o Seu Jorge é Galo, o Chico Pinheiro é Galo, a Dilma é Galo, a Itatiaia é Galo, a missa é do Galo, o melhor azeite é o Galo, a Fox Tv é Galo, bateu a cabeça dá Galo, a Band é Galo, o R10 é Galo, a Minas Arena é Galo, a MRV é Galo, o BMG é Galo, a Tenco é Galo, a Imprensa é Galo, a JUSTIÇA é Galo, … ,o título do Mineiro 2015 também é do Galo!!!!”
    Saudações à Massa!

  • Alecsandro (galonozóio) disse:

    O Galão poderia engatar uma sequência de campeonatos e almejar um penta, repetindo o feito do inter lá no sul. O preto e branco tomaria conta do estado.

  • Thales Rosa disse:

    Paulo Costa me desculpe mas voce nao entende nada de futebol…

    Marcelo Oliveira tem um time praticamente novo nas mãos, muito diferente do time do ano passado. Se lembre quando Marcelo chegou em 2013 e o time so foi entrosar la para agosto, quando foi eliminado pelo flamengo da Copa do Brasil, a partir dali o time arrancou para o Tri nacional.

    Este ano o time ja apresenta algum entrosamento, o time vai eliminar o SP com facilidade isto eu aposto. A pedreira vem depois , o Boca … mas vamos ter calma.. Marcelo Oliveira é otimo treinador..

    Ja a diretoria esta falhando mesmo, esta com os cofres lotados e não consegue contratar ninguem.

  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Os problemas no Cruzeiro, são muito mais sérios do que os que já vêm sendo comentado. E o principal culpado, é o seu representante maior, o Dr. Gilvan. Quem o conhece, sabe do quão teimoso ele é. E esperar de um jovem teimoso que ele mude, é até plausível porque a vida pode ensiná-lo. Agora, esperar que uma pessoa já na idade do Dr. Gilvan mude, é querer demais. Ele tem suas convicções, que na maioria das vezes são erradas, é centralizador e tem errado seguidamente.

    Pra vocês terem uma ideia, tem uma Empresa Norte-Americana de material esportivo ( Under Armour ) que está entrando no mercado Brasileiro e que chegou a ter algumas reuniões lá no Cruzeiro, oferecendo um contrato de 04 anos, com 20 milhões anuais, todo suprimento de material esportivo e participação nas vendas dos produtos, mas o Dr. Gilvan não aceitou. Ele acreditou na promessa da Caixa Econômica Federal, de que teria um patrocínio entre 25 a 30 milhões. Pois bem, o patrocínio da Caixa não saiu e essa mesma Empresa acaba de fechar com o São Paulo o mesmo que foi oferecido ao Cruzeiro: 80 milhões por 04 anos, mais os royalties. Aí eu lhes pergunto: Como pode um Clube como o Cruzeiro, Bi-Campeão Brasileiro consecutivo, com duas participações seguidas na Libertadores, pode estar até hoje sem um patrocínio master ?? Com a palavra, o Dr. Gilvan.

    Fora isso, ainda tem os outros erros gravíssimos, como a não contratação de um Diretor de Futebol de fato, as contratações bizarras, a reintegração do Charles e a clara e evidente colisão com o Marcelo Oliveira. Tudo isso somado, tem conspirado para o que estamos vendo aí, um Cruzeiro apático, sem nenhuma perspectiva e muito aquém do que a exigente Torcida Cruzeirense se acostumou.

    Eu critiquei o Marcelo Oliveira aqui mesmo, mas foi pelos seus erros nas últimas escalações. Seu “medo de perder” que acabou o levando à derrota. Mas também já disse aqui nesse mesmo espaço, que o acho o menor dos culpados.

    Essa coisa de ficar esperando um jogador, como única e exclusiva opção até aos 44 do segundo tempo, como foi o caso do Lucas Lima, sem nenhum outro plano B, beira o amadorismo. Isso sem falar nas trapalhadas de informação, quando o Gerente de futebol fala uma coisa, o Supervisor outra e o Presidente outra mais diferente ainda. A questão do Joel por exemplo, de ter sido barrado no Aeroporto da Argentina, ilustra muito bem o quão organizada está essa atual direção do Cruzeiro. Sem falar que se for verdade essa notícia de Ronaldinho Gaúcho no Cruzeiro, será a coroação de besteiras dessa cúpula.

    E o meu maior medo, é que erros graves assim geralmente não passam impune. E a maior punição pode vir no Campeonato Brasileiro que está batendo à porta e até agora o Cruzeiro nem cara de time tem. Não adianta enxugar a folha com alguns jogadores caros e entupir o time com vários cabeças de bagre “baratos”, pois no final o custo-benefício é ainda pior.

    E o pior é saber que a coisa tende ainda a piorar muito mais…

    • Paulo Afonso disse:

      Houve uma época em que seu time fazia bons negócios… Curiosamente todos estes “bons negócios” se relacionavam de alguma forma com o Uruguai que, à época, era um dos 3 maiores paraísos fiscais do mundo… Atualmente a realidade mudou… Sobre a Caixa, o Galo fechou com BMG e depois com a MRV um patrocínio acima do valor que poderia ser oferecido ao Cruzeiro… E ainda acordou uma rescisão amigável com a MRV caso outra empresa aparecesse oferecendo mais… A outra empresa seria a Caixa… O Galo aceitaria uma proposta nos mesmos moldes: R$ 5milhões a mais do que fosse oferecido ao Cruzeiro… Com a economia em crise, a Caixa teria dificuldades para fazer as propostas e não fechou com nenhum dois (do lado da Caixa, a condição era assinar com ambos os clubes)… Por isto vocês ficaram sem patrocínio master… Já a Under Armour parece que ofereceu um valor até bom, na casa dos R$ 15 milhões anuais entre dinheiro e material, proposta semelhante à que a Puma fez ao Galo… Mas o seu presidente quis dar o troco e condicionar o patrocínio a cifras maiores do que as conseguidas pelo Galo… A norte americana fechou com o São Paulo e desistiu de Minas Gerais… Com isto o Cruzeiro acabou ficando só com a proposta da Penalty nas mãos e teve que assinar… Acho que o problema hoje esteja realmente na arrogância e vaidade do seu presidente… Talvez o doutorado que dizem que ele fez tenha sido nesta área…

      • Claytinho do Nova Vista disse:

        Caro Paulo Afonso,

        Concordo a maioria das suas colocações. No entanto discordo quando vc se refere ao Dr. Gilvan, como arrogante. Ele é teimoso, burro para o futebol, mas arrogante não. Aliás, se formos debater sobre arrogância, todo mundo sabe que em MG não há ninguém a frente disso do que o ex-presidente do seu time, o Kalil. Até os Atleticanos mais lúcidos dizem isso

    • Thiago disse:

      Falou e disse o ‘Arauto do Apocalipse’

  • J.B.CRUZ disse:

    Isto é crise passageira..o CRUZEIRO tem um dos melhores planteis do Brasil..O futebol entre todos os esportes é o mais imprevisível…Os pseudos-entendidos de futebol quebram a cara a todo momento…
    Futebol é entrosamento, vejam este ano a CALDENSE..Perdeu na ‘mão-grande’..
    E o ‘tapa’ de luva de Jô nos famosos ”especialistas”..
    Quem nunca passou um ‘perrengue” em sua vida??..
    Todos tem a sua vez, nem que seja por um momento ou um instante..
    Será a vez de Gabriel Xavier ???..

  • Julio Avila (mariana) disse:

    show mesmo foi o valdir barbosa no fox radio agora!
    os atleticanos tudo nervosinho enviando msg no twiter chingando ele e ele so na esportiva botando os fatos e os numeros na mesa! o benja,fabio sormani,mano,osvaldo pascoal e o flavio gomes todos concordaran em um ponto,em minas o cruzeiro sempre mandou e desmandou!

    • LEANDRO FABRICIO disse:

      kkkkk esse valdir barbosa não faz raiva em ninguém, só em vcs cruzeirenses, o cara é uma piada pronta, tentando imitar o kalil em tudo, reparem a cara dos apresentadores quão sem graça foi a entrevista com ele kkkkkk diferente de quando é o alexandre kalil….

      ele teve dificuldades quando o cara falou que os 9 x 2 está até no almanaque do time dele kkkkkkkkk

    • Raws disse:

      Meus parabéns! Grande título, Valdir Barbosa na Fox.
      Fazer o quê, cada um comemora com o que tem…

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia.
    Penso que o que está deixando o Cruzeiro em apuros e gerando questionamentos não é a perda do Campeonato Estadual: perder o Estadual é consequência.
    Este é o motivo do apuro: ESTE TIME NÃO JOGA DE FORMA CONSISTENTE. Em geral o torcedor sabe: a) uma falha ou outra aparecerá; b) o adversário poderá fazer um jogo parelho; c) as chances de fazer um placar positivo poderão ser perdidas; d) um lance casual poderá decidir contra ou a favor; e) a arbitragem poderá interferir beneficiando ou prejudicando…
    O Cruzeiro vinha jogando num padrão bem claro, que ESTE GRUPO NÃO CONSEGUE REPETIR: a) marcação forte e recomposição efetiva de todo o time; b) liberdade e qualidade no avanço dos laterais; c) controle da posse de bola, objetividade e criatividade; e) chegada ofensiva com várias opções de finalização e distribuição da artilharia; f) arremates de longa, média e pequena distância.
    ESTE GRUPO AINDA NÃO ENTENDEU: a) é fácil marcar um time previsível que se limita a forçar o jogo sobre os laterais e a alçar bolas altas na área; b) o drible e a triangulação são diferenciais criativos importantes, contudo, costumam ser inúteis se a condição física não estiver apurada; c) todos, inclusive os que se dizem ou são destacados como craques, devem marcar e participar das disputas; d) adversário deve sentir o “arrepio da morte” ao disputar jogada com determinados jogadores; e) um sarrafo no lombo costuma ser um santo remédio para conter adversários; f) é na hora das grandes retrancas e dos jogos parelhos que os grandes jogadores se apresentam e fazem a diferença…
    Os jogos complicados sempre existiram e vão continuar existindo; o Cruzeiro vinha obtendo vitórias espetaculares e os principais times do Brasil estavam jogaram contra nós na retranca (em casa ou fora). A torcida confiava que o time seria capaz de reverter uma desvantagem no placar.
    Com o time atual não é assim (espero que isto mude): a) qualquer adversário está conseguindo armar retranca intransponível diante do atual grupo; b) marcando as laterais e congestionando o meio campo não tem sido necessário muita coisa para segurar o ímpeto do Cruzeiro; c) a fragilidade defensiva é absurda, seja no miolo da zaga ou nas laterais, com vários especialistas em marcar com os olhos; d) em certos momentos o Cruzeiro se desespera, tentando marcar a qualquer custo, e toma contra-ataques de pelada (um defensor e o goleiro contra 3 ou 4 adversários.
    A Direção do clube deve ser humilde o suficiente para reavaliar as coisas enquanto ainda há tempo. Os que odeiam o Cruzeiro, vendo este estado de coisas, ficam alegres quando ouvem coisas do tipo: “O que é isto, a direção tem crédito: SOMOS BICAMPEÕES BRASILEIROS”. Será que o clube chegou a tais conquistas para se apequenar? Não falta quem assuma uma postura “chapa azul”: censuram qualquer crítica, ofendem outros torcedores e defendem certos personagens a todo custo; se acham donos do Cruzeiro.
    Somos BICAMPEÕES BRASILEIROS, contudo, VIDA QUE SEGUE. Novos desafios estão aí e espero que esta Diretoria, particularmente o Dr Gilvan, ainda tenham planos de luta e vitória. É tempo de reavaliar o planejamento e modificar as ações que não levaram aos objetivos.
    EU SUGIRO: Seja mandado embora do Cruzeiro o próximo atleta ou funcionário que vier a público reclamar de cansaço ou falar sobre testes da fisiologia e preparação física; boca fechado e trabalho é que farão o Cruzeiro avançar.

  • ita disse:

    Evito falar do rival, mas o que tenho pra falar é sincero. Gilvan está fazendo o oposto que o Kalil fez no mandato, indo do acerto ao erro. Kalil comecou querendo acumular funcoes e acumular louros. Quando o galo liderava o brasileirao em 2009, depois de muitos anos, ele apareceu em todos os programas esportivos para se apresentar como o responsavel por todas as mudancas do galo, vaidade pura em momento inoportuno. eu particularmente, fiquei revoltado com a falta de noção do presidente que deveria deixar o jogadores serem protagonistas até o titulo. Aprendeu na porrada, delegou funções, principalmente a de diretor de futebol e adotou um discurso mais humilde. Depois do sucesso de ganhar 2 brasileiro, Gilvan está desprofissionalizando o departamento de futebol e quer montar o time numa ação entre amigos, vejo as entrevistas e nao acredito que querem trabalhar num investimento de altíssimo risco que é a contratação no futebol com pessoas despreparadas e ultrapassadas. Perderam um excelente profissional a quem diga por vaidade, pois ele estava recebendo os meritos pela montagem do time…

  • Paulo disse:

    O cruzerin é e sempre será um clube PEQUENO.
    Não tem uma identidade própria! Mudou de nome CINCO vezes!
    Não tem torcida! Sempre teve ajuda das arbitragens devido a influência de politicos mineiros que todos sabem quem são eles.
    Deve como todos os clubes, mas ainda é um clube BLINDADO graças
    Hoje as coisas mudaram. Não tem mais como comprar pesquisas de maior torcida! Mando de campo e por ai vai.
    Não é por acaso que o cruzerin é a TERCEIRA força de Minas.
    P.S. E o velho dadá não toma jeito. Apareceu hoje no programa AE vestido com a camisa contendo uma foto do time da Caldense! O velho dadá que p/ muitos atleticanos é um ídolo disse que: a Caldense é campeã de fato ! que vai torcer para o Galo ganhar aqui e o Inter ganhar lá e a disputa vai p/ pênaltis!
    Alguém ainda tem dúvidas que esse cidadão NÃO é atleticano?

  • ivan junior disse:

    uai nao estou entendendo. o cuzeiro nao e o maior time do mundo? nao ganhou todos os campeonatos mineiros? 37x campeao brasileiro? 48x campeao da copa do brasil? 111x da liberta e 159x do mundial? nao e campeao da lua de marte de vulcano e ate do planeta klingow? nao vivem no mundo do pirulito e algodao doce? nao entendo.

  • Marcão de Varginha disse:

    O mão de alface é um goleiro até bonzinho, mas para ficar mais ágil só necessita adaptar em seu uniforme um par de retrovisor!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    o brasileirao vai mostrar muita coisa,o fantoche do kalil(nepomuceno)disse que o 6a10 vai ganhar tudo esse ano!mas ele esqueceu que o elenco e bem fraquinho,perdeu 2 peças o time vira um caos!o rural do mesmo jeito que serve pra tulmutuar o ambiente do time perdedor serve para esconder os defeitos do vencedor e na hora que vai tentar corrigir ja e tarde d+! quem tem experiencia na segundona sabe do que eu estou falando!e aqui a maioria sabe neh!rsrsrs

  • Marcão de Varginha disse:

    Na “Era Marcelo Oliveira” em confronto com seu maior algoz, os adeptos do radicado deveriam ficar por satisfeitos, afinal, o custo-benefício poderia ser pior, pois, na decisão do ruralzão 2014, o árbitro estando perto do lance “pipocou” ao não marcar um penalti claro no Jô no final da segunda partida, quando os celestes jogavam por dois resultados iguais…
    – 26/11/2014: eterno (e dolorido)!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    esses comentaristas ai nao sao cruzeirenses!
    fabio o melhor goleiro do brasil desde 2008 e gilvan o melhor presidente de um clube desde 2013! deixem o lado rosa feliz com o rural pq e o unico campeonato que eles tem mais de 1 titulo! o resto e so monotitulo rsrs fato!

  • Paulo Afonso disse:

    Fiz um levantamento e acho que é melhor a galera rever este conceito de contratações pontuais… Não existe este negócio de “11 titulares numa temporada”… Então, considerado as opções que são frequentemente usadas (uma média de 26 atletas durante o ano), vejam os dados:
    – 2013/2014: Sem considerar a saída do Cuca, o Galo mudou só 57% do seu elenco (mais utilizado) na temporada 2014… E fechou o ano com Recopa e Copa do Brasil…
    – 2014/2015: Até agora o Galo já modificou 35% do seu elenco (mais utilizado)… Como ainda tem a janela do meio do ano, esta conta pode aumentar… Já conquistamos o Mineiro e vamos brigar por mais títulos…
    Estes dados mostram que reformulação de elenco sempre acontece… Quando da certo, ninguém fala nada… Quando da errado, vira a desculpa favorita…

  • ELY disse:

    até o Fabio de costas, agora ja está sendo questionado. Tudo isso foi porque perderam o mineiro. Como eles dizem que o rural não vale nada, isso quando perde, porque quando ganha vira tripice coroa, tá doendo d+ pra terceira força de minas.

  • Silvio Torres disse:

    O mais engraçado é que, apesar da vitória empolgante no clássico e do título mineiro, se fizer uma pesquisa com os torcedores do galo o panorama não é muito diferente. Ninguém se ilude com a fraqueza do elenco. Quando o galo ficou sem Pratto, Rocha e Leonardo Silva, entrou em parafuso na Libertadores e no próprio estadual. Foi para as semifinais com três derrotas no lombo! E, passada as euforias das vitórias, todo mundo comenta as sandices que são as substituições feitas pelo Levir.

  • Pedro Vítor disse:

    Sobrou ate para o Fábio de Costas.

    Alisson Sol é um dos maiores críticos do Fábio!

    Mas acho que o Fábio com praticamente o jogador que mais vestiu a camisa do time, é o jogador ícone do time no momento, sem ele ali debaixo das traves, a pressão aumenta muito mais.

    Agora, eu não entendo como podem cobrar tanto do Marcelo Oliveira, alias, a única coisa que podem cobrar dele é o desempenho contra o Atlético. Nas decisões ele venceu ou conquistou o titulo do Campeonato Mineiro de 2014, dois 0 a 0, beneficiado pelo regulamento da competição (diga-se de passagem, hoje criticam o regulamento, ontem, eram beneficiados por ele).

    Tanto Fábio como Marcelo Oliveira, foram jogados na fogueira pelo presidente Gilvan, que por vaidade, desmereceu o trabalho do Marcelo perante as conquistas, e também tirou o mérito do Alexandre Mattos, pela contratações dos principais jogadores. Isso já serve de lição pra fase atual.

    essa fase considero normal, pois em 2013, deram muita sorte, do time dar liga de primeira. Naquela época, o Marcelo tinha boas opções no meio de campo, diferente de 2015, onde tem um elenco reduzido sem opções de meio de campo, sem um armador central!

    • Alisson Sol disse:

      Ou seja: fica provado que meu “poder” no Cruzeiro é zero, pois tem “só” uns 7 anos que eu falo para trocar este goleiro.

      O problema é que, ao contrário de muito “torcedor de teclado”, eu ainda jogo umas duas peladas por semana (até que bem organizadas!). Em um time eu jogo no ataque, e no outro eu jogo na defesa. Quem joga ou já jogou na defesa sabe duas coisas:
      – Bola na pequena área é do goleiro. Não há como você pular mais que um goleiro. Ele pula, soca a bola, e pronto. Perigo afastado. Se você tentar ir na bola dentro da pequena área, vai atrapalhar o goleiro, gerar um acidente, fazer um gol contra ou cabecear desorientado colocando a bola no pé do adversário.
      – Chute de longe você também deixa passar sem tocar na bola. Pergunta a qualquer beque bom: se você não vai conscientemente corta a bola, então não se mexa! A pior coisa do mundo é desviar a bola que estava indo reta, e o goleiro que já pulou ou se moveu ficar batido porque você mudou a trajetória.

      Agora, estas coisas valem quando você tem um bom goleiro. Quando seu goleiro é ruim, quebram-se todas as regras de comportamento da defesa. E o mesmo ocorre se você tem outro beque ruim no time: ele vai atrapalhar tanto, que é melhor sair de perto! Por isto é que, por exemplo, no time que eu jogo na terceira divisão da liga de Seattle, eu me recuso a jogar na defesa. O goleiro é um … “Fábio”, e os outros defensores uma ruindade só. Melhor eu ajudar o ataque, pois sei que um ou dois gols por partida são inevitáveis. Mas futebol amador é assim mesmo. Todo mundo sabe que não há goleiro bom. Você olha a tabela das ligas (link) e é mais fácil achar um 3-0 do que um 0-0! O problema que eu tenho com o Fábio é que ele é um bom goleiro de futebol amador…

      Já o Marcelo Oliveira, eu acho que estão criticando à toa. O material humano que ele tem dá para isto aí mesmo. E o jeito de jogo que ele impõe ao time é adequado para campeonatos, mas nunca para mata-mata. Ao contrário de muitos, creio que o Cruzeiro passa pelo São Paulo, que não vejo com esta bola toda, mas na próxima fase fica difícil. Se você olha a tabela, na próxima fase iria pega um Boca Juniors ou o River Plate. Com o Marcelo Oliveira, em um mata-mata?! É mais fácil o Cruzeiro vencer o Campeonato Argentino por pontos corridos…

  • Wéverton Soares disse:

    Sobre o Fábio, algumas observações: É um bom goleiro, mas contra o São Paulo falha muito, principalmente quando “vê” Rogério Ceni. Outro detalhe: está com menos reflexos devido, lógico, à idade.Acho que o Rafael deveria ser o titular. Gosto muito do seu caráter e sua atitudes, mas tudo tem seu tempo.

  • Vanaldo Reis disse:

    Fica duplinha!

  • Wéverton Soares disse:

    Analiso da seguinte forma: diretoria ineficiente, técnico desgastado e elenco modesto. As possíveis melhoras no time viriam da base, mas o técnico não opta por eles, prefere os medalhões. O Levir Culpi tem este mérito. Opta pela base sem medo. O Marcelo Oliveira tem medo de colocar os garotos e deixar os medalhões no banco.

    • Pedro Vítor disse:

      E o Marcelo no Atlético era treinador de base, lançou muitos jogadores. Já no Cruzeiro foram poucos, e o trabalho a longo prazo, obviamente ele cumpre a politica do clube, dos dirigentes, do presidente!

  • Vanaldo Reis disse:

    Tentaram jogar suas derrotas para a FMF, Atlético, arbitragens e principalmente o presidente Castellar Neto. Alugam a imprensa para camuflar fatos e jogar a torcida contra todos. Nós, seres humanos, quando nos olhamos no espelho, fazendo nosso mea-culpa e expondo nossa cara a tapa, a tendência é consertar e se reerguer, mas quando não assumimos e esquivamos, o fracasso bate à porta.

    • Thiago disse:

      Houve sacanagem sim da FMF, isto ficou claro quando a Globo disse ter concordado com a mudança. Arbitragem teve sua parcela, se a falta do Ed Carlos tivesse sido marcada e o jogador expulso a jogada do gol nunca teria acontecido.

  • Marcelo Andrade disse:

    Dilma acaba de sancionar uma lei que a altera o hino nacional para: “a imagem do cruzeiro estremece”.

    • Aurélio João da Silva Buarque disse:

      Galerinha, vamo parar de hipocrizia, o probrema é que os acordo acabaram, os senadores afastou e agora tudo volta pro eixo. Mão de alface no primero gol do prato do classico, treme contra rogerio ceni. O sufrimento tá só começano.

    • Vanaldo Reis disse:

      Boa Marcelo!

  • luiz ibirite disse:

    a propria diretoria é quem fica criando fantasmas, quer sempre dar uma resposta e se contradiz, o cruzeiro ate fez contrataçoes boas e deveria dar tempo para os ajustes, montou um time em 2012/2013 que deu liga muito rapido e isso no futebol é raro, ganhou dois br com sobra e quebra de recordes, ai 2015 vem aquela velha maxima d que tem que vender e vendeu d +, seria bem melhor se a “diretoria” viesse a publico com humildade como fez em 2012 quando assumiu e dissesse que é um recomeço e que terá de refazer o trabalho que o torcedor precisa entender que a reformulação foi grande e bla bla bla, pegaria bem melhor ao invez disso procurão dar satisfaçoes a tudo e a todos quando na verdade o que demonstram é estarem perdidos e desatentos, dando tiro para tudo quanto é lado e gritando aos quatro cantos que precisam de jogadores, e o mais engraçado é como tem vazado as noticias de possiveis contratações do cruzeiro, acorda diretoria!!

  • Anderson Palestra disse:

    O Fábio é só um bom goleiro e nada mais. Não é decisivo. E esse ano está um leitão. Torço para que não se renove o contrato dele.
    Não acho que o Marcelo deva sair, mas tem que cobrar dele pelo esquema tático. Ele tem que saber modificar de acordo com as peças que tem e não ficar aguardando jogadores para compor o esquema tático dele.

  • dan disse:

    Acho que o Cruzeiro deveria deixar o Valdir como diretor de futebol vitalicio.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Pra vocês verem o que é futebol, perderam um campeonato que não vale nada, chamam até de rural, mas pra criar a bobagem de tríplice coroa ele foi contabilizado. O clima é de velório.

    • BRG disse:

      Stefano, a insatisfação da torcida Cruzeirense não se deve, de maneira alguma, ao fato de ter perdido para o Mineiro, e sim pelo futebol pífio que vem sendo apresentado desde o início deste ano. Como Atleticano, creio que você não deve ter se atentado ao fato de que o Cruzeiro tem jogado na base do chutão, ou seja, da ligação direta entre a defesa e o ataque.

      Portanto, convenhamos, ver o próprio time apresentando este tipo de futebol e de doer e de se revoltar. Não tem nada a ver com o seu time.