Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jornal gaúcho entrevista treinador que já ganhou do Galo para tentar desvendar o “Mundo Independência”

Reportagem do Leandro Behs para o Zero Hora, ouviu Moacir Junior que comandava o Tombense que venceu o Atlético por 2 a 0. Ouviu também o árbitro gaúcho Márcio Chagas da Silva, que apitou Galo 2 x 1 Goiás, primeira da série de vitórias alvinegras no novo estádio.

* “Caiu no Horto…”

Mundo Independência: como sobreviver à Bombonera brasileira?

No jogo de ida das oitavas da Libertadores, Inter enfrentará o Atlético-MG no estádio que se transformou em amuleto para o clube mineiro

O Inter abrirá as oitavas da Libertadores na Bombonera brasileira. A Arena Independência, o estádio do América-MG alugado pelo Atlético-MG há quatro temporadas, é uma espécie de caixa em forma de U, com capacidade para 23 mil torcedores. A proximidade do gramado e a acústica que ruge das arquibancadas — que dá a impressão de jogar para o gramado um coro de 200 mil vozes — costuma transtornar os adversários, lembrando o mítico estádio do Boca Juniors.
O estádio, localizado no bairro do Horto, área central de Belo Horizonte, começou a ser reformado a partir de 2008, para servir de suporte ao Mineirão para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. O Atlético-MG começou a utilizá-lo, enquanto o Mineirão estava fechado para reformas. A sequência de vitórias no “caldeirão” fez com que o Atlético-MG abandonasse o Mineirão e fechasse um acordo com o América-MG para utilizar o estádio por 10 anos.

Moacir Júnior, ex-técnico da Tombense, mostra o caminho

A Tombense fez algo que o Inter jamais conseguiu: bater o Atlético-MG no renovado Independência. O time da cidade de Tombos derrotou a equipe campeã da Libertadores no Campeonato Mineiro de 2014, por 2 a 0. Moacir Júnior era o treinador da Tombense. Ele conversou com Zero Hora:

Qual é o segredo para vencer o Atlético-MG no Independência?

É preciso ter paciência no começo do jogo. A torcida apoia muito, mas sempre espera a atitude dos jogadores em campo. Se eles não vibrarem com ela, este apoio se reduz.

Como o Inter pode marcar gols ou até mesmo vencer no Independência?
O Atlético-MG não está acostumado a jogar a partida de ida dos mata-matas em casa. Vai se atirar para o ataque e, como os seus laterais sobem muito, deixará a defesa exposta. O caminho para vencê-los será pelas pontas.

Como a Tombense derrotou o Atlético-MG?
Era o time de Paulo Autuori, pós-Mundial. Não fomos ao Horto para nos defendermos. Fizemos um jogo com muitas variações de marcação. Ora por zona, ora individual. O jogo foi de pressão total do Atlético-MG, mas fizemos o 1 a 0 com Júnior Negão, de cabeça, em um escanteio, e seguramos o jogo até o final. No último minuto, finalmente conseguimos encaixar um contra-ataque em velocidade, pegamos a defesa toda aberta, e o Rafael Pernão, ex-jogador do Inter, por sinal, fez o 2 a 0.

Márcio Chagas da Silva, o árbitro do jogo 1 do Atlético-MG em seu novo estádio

Foi o gaúcho Márcio Chagas da Silva quem apitou o primeiro jogo do Atlético-MG no Independência, pela Copa do Brasil, em 4 de maio de 2012. Os donos da casa bateram o Goiás por 2 a 1, mas, mesmo assim, foram eliminados porque haviam perdido o jogo de ida por 2 a 0. As impressões do ex-árbitro e comentarista de arbitragem da RBS TV sobre o estádio:
— O Horto é um caldeirão. Um estádio menor, com uma forte presença da torcida, o que dificulta até mesmo a comunicação da arbitragem em campo. Nem os sistema de comunicação consegue dar conta, por causa do barulho. O acesso de todos (arbitragem e as duas equipes) pelo mesmo local é algo ruim, pois o vestiário do Atlético-MG fica em frente ao da arbitragem, deixando o árbitro sujeito à pressão. O campo é bom, tem as mesmas dimensões do Mineirão (105mx68m) e é seguro, sem hostilidades da torcida. O Inter precisa jogar como um igual. Se tentar ficar por uma bola, no contra-ataque, pode ter problemas. Se ficar apenas esperando, não suportará.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/


» Comentar

Comentários:
18
  • Pedro Vítor disse:

    Só pra informar:

    Ontem assistindo Estudiantes e Santa Fé, o time De La Plata, foi pra cima, fez um gol, martelou, fez mais um, depois ainda teve duas chances no primeiro tempo pra matar o jogo, não fez. Segundo tempo tomou um gol, venceu por 2 a 1. Agora na Colombia vai ser a maior guerra, Santa Fé se classifica com vitória simples!

    Deste jogo sai o adversário Galo x Inter nas quartas da Libertadores.

    e vi o Tigres, sair perdendo do Universitário Sucre, surpreendendo, mas no segundo tempo o Rafael Sobis, ex Fluminense, empatar de pênalti, dando a classificação ao Tigres do México.

  • Rafael disse:

    Alguém sabe de um bar na região centro sul de BH que vai passar só o jogo do Galo hoje?

  • dudu galomaio bh disse:

    Sinceridade… Os comentários esquizofrênicos da turma alienada (Quinzim, Júlio “Mariana”, thales “pink”, etc…) estão cada vez mais dignos de piedade. O planeta Terra está cada vez mais distante das viagens desses personagens…

    • Paulo disse:

      JULIO MARIANA, JOAQUIM…é um tal carlos leite, frequentador assíduo do blog do cadu done. esse cara passa o dia todo lá escrevendo bobagens e usando vários nomes deixando o blogueiro em maus lençois e agora ele está frequentando aqui.
      Repare que o conteúdo das bobagens são sempre as mesmas.

  • Pedro Vítor disse:

    Atlético já tinha um costume de jogar no antigo Independência, tanto que a primeira fase do Brasileiro de 1999 e 2001 foram lá a maioria dos jogos.

    E já obtinha grandes resultados. Então esta relação com o Horto é bem antiga, me lembro do Galo vencer o Inter no antigo Independência com Kim e Marquês jogando muito.

    Com reforma do estádio e um contrato de exploração com a Bwa estreitaram a relação.

    Galo sempre se sentiu bem no Horto, a torcida sempre gostou do lugar.

    Quem detesta o Horto é o Cruzeiro, seja como mandante e principalmente como visitante!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Olha como o mundo está mudado, antes o técnico do rival seria consultado, hoje eles têm que consultar um técnico dos cafundó do Judas para tentar arrancar alguma coisa. Sinal dos tempos…

  • Pedro Vítor disse:

    O Independência é um estádio moderno, estilo Europeu. Na Europa são vários os modelos, de estádios com capacidade entre 20, 30 e 40 mil pessoas. Estádios em pequenos espaços para construções, mas com uma arquitetura moderna.

    A Vila Belmiro é em formato “U”, as “arredondadas”, já no Horto existe duas torres, daí a acústica mais elevada. E partir do momento, em que se fechar o retângulo do Independência, ficará ainda mais elevado o barulho, além de aumentar a capacidade, para 30, 35 mil.

    Agora a questão do Atlético, ter um domínio forte dentro do estádio é a forma que a equipe tem de jogar como mandante, isso difere o local, pois no Mineirão o Atlético também nunca perdeu para um clube grande do futebol brasileiro!

  • Raws disse:

    A acústica do Independência se tornou uma forte aliada, porém o espírito do time em campo tem de fomentar esse retorno. Performance em certos jogos esse ano, não existiria caldeirão que ajudasse.

  • Luciano Marques de Souza disse:

    O time do Inter e a imprensa gaucha estão tentando de toda maneira derrotar o Galão da massa no psicológico aqui não pica pau aqui é aroeira já estamos vacinados.Vai cair no horto e ta morto.

  • Juscelino Pereira disse:

    Jogo perigoso, o Galo não dá sorte contra o Inter, nem cá, nem lá. Tem que pelo menos ganhar aqui!

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Os dirigentes do cruzerim também poderiam pedir conselhos ao moacir junior também de como se ganha do galo no independencia kkkkkk

    aliás, não estão ganhando do galo nem no independencia nem em qualquer outro lugar

  • dudu galomaio bh disse:

    Faltou o Moacir Junior dizer 3 coisas: 1) Victor “catou borboleta” no primeiro gol da Tombense e isso eh muito raro. 2) O Galo estava iniciando a temporada e havia um certo desinteresse pela partida, pois o foco era a Libertadores. 3) Mesmo assim a Tombense sofreu forte pressão o jogo inteiro, mas a bola teimou não entrar.

  • Alex disse:

    …simpatia chamando os outros de arrogantes é piada pronta….kkk…aumenta a dose do remedin Quinzin….rimou….kkkk

  • Alex disse:

    ….é Quinzin, essas entubadas que o Galo tem dado em vcs tá te deixando ranzinza e chorão demais….kkkk…..calma criança, tira esse ódio do coração e aceita que dói menos….

  • Robson disse:

    Esqueceu de colocar ” Mariana” na frente do nome???