Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro apático na estreia em um campeonato que merece ser mais valorizado

Fala-se tanto em melhorar o futebol brasileiro, incontáveis promessas de mudanças são feitas, mas tudo continua mais do mesmo. O filet nacional, Brasileirão, começou neste fim de semana como sempre começa: nenhuma programação especial, nenhuma abertura glamourosa e vários times reservas em campo. A maioria dos estádios vazios, mas apesar disso, também alguns grandes jogos. Atlético e Palmeiras parecia jogo decisivo, que na realidade foi mesmo, já que estes pontos perdidos por ambos e o pontinho conquistado, farão diferença nas rodadas finais, quando os times estarão brigando pelo título, por uma vaga na Libertadores ou Sul-americana, ou contra o rebaixamento. Por pontos corridos, todo jogo é importante e pensando nisso o São Paulo jogou completo em casa contra o Flamengo e faturou os três pontos. Levir Culpi e Marcelo Oliveira preferiram preservar seus titulares. Surpreendentemente os reservas do Atlético fizeram um ótimo jogo contra o completo Palmeiras. Não fosse o exagero do árbitro em dar absurdos cinco minutos de acréscimos o Galo teria voltado vitorioso da capital paulista. Com Vitor, único titular, difícil acreditar que este mesmo time que decepcionou a torcida no início do Campeonato Mineiro e Libertadores tenha jogado tanta bola contra um Palmeiras empolgado e empurrado por sua torcida.

Foi um jogo muito bom, pegado; dois times buscando a vitória. Oswaldo de Oliveira não esperava a postura tão agressiva adotada pelo Levir Culpi e o resultado foi uma partida dessas de prender a atenção durante todo o tempo, em que tudo poderia acontecer. O placar passou sabor amargo para os atleticanos que já comemoravam vitória, mas o Palmeiras fez por onde.

* * *

Cruzeiro e Corinthians estavam com a cabeça apenas na Libertadores da América e fizeram um jogo modorrento, preguiçoso também sem os seus principais jogadores. O time paulista, mais encorpado, com alguns jogadores que decidem, como Danilo e Emerson Sheik. Preocupante para o mundo azul é que o time “alternativo” escalado por Marcelo Oliveira não rende tanto quanto o considerado titular. Outro motivo de preocupação para a diretoria, Marcelo Oliveira e consequentemente a torcida do Cruzeiro foi a reação do time depois que tomou o gol, aos 35 minutos do segundo tempo: frio, burocrático, sem esboçar reação à altura. Totalmente diferente do Palmeiras, que partiu feito um louco pra cima do Atlético e empatou.

* * *

Em que pese ter sido em casa o empate do América não pode ser considerado um mau resultado. Fez um primeiro tempo ruim, mas reagiu e foi melhor no segundo. O Bahia tem um time formado há mais tempo, além de bem mais experiente. A tendência é que os comandados do Givanildo cresçam de produção.


» Comentar

Comentários:
31
  • Claytinho ( Nova Vista/BH ) disse:

    Como a luta do Cruzeiro esse ano será pra não manchar sua história com a segundona, o Marcelo Oliveira teria que ter levado o time completo pra Cuiabá, já que a eliminação na Libertadores é certa ! Péssima estratégia e péssimo resultado. Como eu já havia falado, o Cruzeiro vai perder de novo para o São Paulo. Esse time atual é horrível. A gestão do Futebol no Clube, idem. Erro atrás de erro. E se quiser dar pelo menos um novo gás no time, pra pelo menos não correr tanto risco no Brasileirão, tem que demitir o Marcelo Oliveira na quinta feira. Não que ele seja um mal treinador, nada disso. Aliás, muito pelo contrário… O time que o contratar, contará com um dos melhores na atualidade. Só que no Cruzeiro ele já se desgastou e ele próprio faz questão de demonstrar isso. Está desprestigiado e consequentemente desmotivado. O time é o retrato desse desgaste. Valeu demais pelos ótimos serviços prestados, mas o melhor inclusive pra ele próprio, é deixar o Cruzeiro ainda nesta semana. E com certeza continuará a ser Campeão em algum outro grande Clube. Porque aqui no Cruzeiro, por mais que ele já tenha errado algumas vezes, atuando com muito receio, o principal culpado de tudo isso não é ele, mas sim o Dr. Gilvan, que entende de futebol igual eu entendo de turbina de avião.

    Tomara que eu queime minha língua, mas o que a lógica e os números apontam, é que o time será eliminado pelo São Paulo e passará muito sufoco no Brasileirão.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico, no Cruzeiro está assim: “Jogo novo problema velho”. Seja titular ou reserva o Cruzeiro formou um grupo grupo que não joga. São os erros na avaliação das características dos jogadores que chegaram: Reforços em nível de 2ª divisão, atletas em má condição física e de qualidade discutível, atletas realizando funções de armação e criação para as quais não estão qualificados. Não adianta: Não temos lateral esquerdo, a defesa está fraca, estamos forçando toda jogada pela lateral direita, há muita gente no meio campo que não suporta a recomposição e a velocidade. Ou a diretoria desarma esta “bomba relógio” ou vamos para a 2ª divisão. “Academia”, “toque de bola”, “rápido e rasteiro” são conceitos que não combinam com jogadores ruins. O problema é ruindade. E invenções: Marquinhos e Willian devem disputar posição no ataque e nunca serem recuados para o meio (jogavam assim e eram reservas); falta armadores de qualidade. Alguém lá no Cruzeiro deve ter ficado com saudades de: Remi, Paulo Luciano, Batistote, Flamarion, Eli Carlos, Eli Mendes, Orlando Fumaça, Celso Roberto, Jésum, Mundinho, Alexandre, Heriberto, Nélio, Mariano, Nivaldo, Sávio, Bendelac, Tob, Erivelto…

  • Rodrigo Couto disse:

    A batata de Marcelo Oliveira ja assou, agora acaba de queimar nesta quarta feira contra os Bambis e so vai sobrar para ele um bye bye so long farewell, ou seja TCHAU FRANGA !!!

  • Marcio Borges disse:

    Para reforçar a ideia de que o cruzeiro esta perdido tecnicamente e administrativamente bastar ver que o clube agora esta sem o Judivan na libertadores porque “teoricamente” ele iria para seleção de base porem o sao paulo conseguiu liberar os seus dois convocados para o jogo contra o cruzeiro na libertadoes. Ai fica dificil tentar defender e entender o que esta acontecendo no cruzeiro.
    Além disto parece que os dois titulos conquistados nao ensinaram ao Marcelo e dirigentes que o campeonato por pontos corridos se ganha saindo forte e acumulando pontos. Para isto tem que ter um time montado já no inicio do ano.

  • Paulo disse:

    Pois é Márcio Luis,
    Chega a ser hilário nas coletivas com o MO. esse repórter da “rádio de Minas” setorista do cruzerin , um repórter da rádio globo-Minas, também setorista do cruzerin e mais uns dois…Eles fazem a pergunta e eles mesmo respondem.
    Repare que esses…jamais falam de assuntos de bastidores do cruzerin ex: Dívidas, ações trabalhistas etc.. Já os setoristas do Galo divulga tudo.
    E um detalhe que não pode passar batido. Ontem após o jogo do cruzerin x Timão, o narrador azul da “rádio de Minas” Pediu ao setorista do cruzerin para ele falar da provável equipe que jogará contra o São paulo e o repórter respondeu p/ o narrador se ele estava querendo ver o chefe puxar as orelhas dele. ou seja, não pode falar nada sobre os minstérios do cruzerin, mas do Galo pode e falam…
    Isso é uma Vergonha

    • Márcio Luiz disse:

      concordo, Paulo.
      Eu também ouvi esse diálogo. E o chefe ouviu tudo e não falou nadica de nada.
      E hoje às 20:00 horas tem um enorme “editorial” de lamúrias sobre a situação atual do freguës. É um chororô só.

  • antonio luis disse:

    Agradeço a o marcelo oliveira pelo bi campeonato, mas o ciclo dele acabou no final do brasileiro o ano passado, não da mais, so a ficha dele não caiu ainda.

  • Márcio Luiz disse:

    Que coisa patética esse repórter setorista azül perguntando e “respondendo” ao mesmo tempo após cada vexame.
    Ridículo!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    O crucru só perdeu porque poupou Ronaldinho, Lucas Lima, Robinho e Diego. Com tantos desfalques, fica difícil.

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    Apático está é esse Marcelo Oliveira que já passou da hora de deixar o Cruzeiro, o cara fica parado na beira do campo sem demonstrar reação alguma e deixa o jogo rolar como está. Pra não me chamarem de mal agradecido: MO muito obrigado pelo bi Brasileirão, mas já deu, dois anos e meio é demais para um tecnico; é inevitável que caia no ostracismo. Cruzeiro precisa renovar para que não pague mais tarde por essa inércia da diretoria. Parece que o Marcelo Oliveira além de fazer com que o Cruzeiro tenha seu record de série invicta contra o seu time do coração quebrada, o que está quase conseguindo, também tenha uma série b em sua história como o time de Vespasiano.

  • Pedro Vítor disse:

    Quanto ao Galo, o Palmeiras, que imprensa diz ser considerado a vencer o brasileiro, ou o time reserva do Galo é muito bem treinado, ou o Palmeiras esta muito aquém do pode render.

    Atlético jogou com segurança, marcando em cima, anulando as jogadas, saindo com velocidade, poderia ter feito um gol no primeiro tempo, desperdiçou grande chance com Maicossuel.

    Me surpreendeu o Cata Guimba, fazendo a melhor partida tecnicamente pelo Atlético. Vindo buscar jogo, posicionando ali pelo lado esquerdo, puxando pro meio, armando o time. Faltou apenas um gol!

    No segundo tempo, surgiu o gol do Atlético, que foi superior no primeiro tempo. O Patrick que vinha mal, poderia ser expulso, recebeu bom passe de Eduardo, que também foi muito bem, puxando contra-ataques, dando passes na medida.

    Aí o Palmeiras teve de ir pra cima, tirou o Valdívia, o Ze Roberto assumiu de vez a armação, empataram no abafa. Só que o Atlético manteve a organização tática, já com o Carlos no lugar do Cárdenas, que ainda não se achou no Galo, e chegou ao segundo gol, com Jô, agora passe de Josué, ocupando espaço.

    Única coisa que faltou foi acreditar ate o final, o juiz errou em dar 5 minutos, mas faltou atenção. Pires entrou no lugar do Eduardo, desatento, não brigou no meio de campo, Dodô, entrou no lugar do Giovanni Augusto, idem, se mandou ao ataque, deixando o meio de campo aberto, resultado o Palmeiras empatou o jogo ganho!

    • Pedro Vítor disse:

      O que prevejo, é que o Dodô que ano passado teve muitas chances, porque o Atlético tinha Jô, André, em péssima fase, e foi escalado no ataque em algumas oportunidades e foi bem. Tem que ser aproveitado no ataque mesmo.

      Digo isso porque, ele entrou no lugar do Giovanni Augusto, que jogou como o Dátolo, auxiliando o meio de campo, distribuindo com mais rapidez o jogo, Dátolo peca neste quesito. Dodô que foi meia na base, se mostra ser um atacante, já o Carlos, que foi atacante, cai bem pela beirada do campo.

      Tem que ser aproveitado como um segundo atacante, no meio de campo, ele se perde, é presa fácil para os volantes adversários.

      Então Dodô pra reconquistar o espaço, terá que brigar por espaço lá na frente. E tem qualidade pra isso!

  • Pedro Vítor disse:

    Eu não vi o jogo, escutei pela 98 Futebol Clube, o jogo foi morno. O Corinthians reserva venceu o Palmeiras no Campeonato Paulista, tem jogadores experientes, que já foram titular, outros renomados que chegaram da China e Europa, portanto, trata-se, de uma equipe boa, sem entrosamento.

    Agora o elenco do Cruzeiro, além de desequilibrado, perde muito em qualidade. O Marcelo Oliveira, não esta sendo prestigiado pela diretoria. O Gilvan esta colocando a responsabilidade em cima do treinador, mas não trouxe os reforços que o treinador pediu, os jogadores que iniciaram o ano, não deram liga no time.

    Começou perdendo no Brasileiro, com duas decisões erradas. Uma inverter o mando de campo, mandou o jogo para uma praça, em troca de dinheiro, e outra decisão colocar o reservas, perdendo uma grande chance de iniciar o brasileiro com vitória.

    Só lembrando que este time ficou 15 dias treinando, e ainda folgou no final de semana.

    O São Paulo, jogando em casa, colocou os titulares, e venceu, e virá com tudo pra cima no Mineirão.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    acho que você confundiu apatia com incapacidade técnica de reação, eu já vi essas histórias de times que não se encaixam e sei muito bem onde isso vai parar.

  • Marcio Borges disse:

    A verdade é que o futebol do cruzeiro este ano reflete o que vem ocorrendo na administração do clube. Esta perdido sem rumo. Infelizmente o conceito do Marcelo esta errado ao enfrentar times fora do mineirão. Ele só joga na defesa e fica tocando bola de um lado para o outro sem atacar o adversário. Que bola foi chutada contra o gol do sao paulo e contra o “curintians”? O Willians é fraco demais, o Mena nem se fala, o Henrique Dourado não pega na bola. E o pior é que a comissão tecnica fica passiva a tudo. Não se vê reação, uma explosão de raiva ou descontentamento com os jogadores. Todo jogo é a mesma coisa: Jogadores e tecnico com a certeza de que foi “um momento de desatenção”.
    Acorda pra vida Marcelo! Não adianta ficar deitado nos dois títulos do brasileiro! Em futebol tudo é paixão e vontade. Se não tem mais comando tem que fazer alguma coisa. Pede afastamento de jogador que não quer jogar ou pede para sair. O que não pode é ficar aguardando sair da libertadores e ficar disputando para ficar no meio da tabela. Dá logo jeito neste time.

  • Lucas Henrique disse:

    Quem assistiu o jogo Galo x Palmeiras, parecia joga da Champions League, enquanto Curingão e Cru cru, pior que a Copa Itatiaia. A revelação do Cru cru, Gabriel Xavier, teria que ter sido expulso, o árbitro beneficiou o time azul, sem contar que Manuel, Willians e Charles pisa até na “mãe” deles se estiver dentro do campo. Ô jogo feio!

  • André Corrêa disse:

    A maldade que o Corinthians teve pra tocar a bola após fazer o seu gol é o que faltou ao Atlético em São Paulo. O Galo reserva jogou muito contra um adversário completo, tido e havido pela imprensa como favorito ao título.

    Enquanto isso, em Curitiba, o time B do Internacional tomou goleada de uma equipe que lutou contra o rebaixamento no estadual. Dá pra ganhar lá no Beira-Rio sem sofrer.

    Quanto ao Cruzeiro, quem estava armando as jogadas ontem era o Willians. Willians! Tô falando nisso a algum tempo: a ter eira força de MG (segunda é a Caldense) corre risco de repetir o Fluminense de 2012 e 2013. Muito fraco.

  • LEANDRO FABRICIO disse:

    Primeiro que esse time do enseada das garças que entrou em campo tinha 5 titulares, não era tão reserva assim, esse time do coringuinha é 10 vezes pior que o palmeiras que enfrentou aí sim os reservas do galão, outra coisa é que o cru cru perdeu 3 pontinhos dentro de casa tendo em vista que o mando de campo era dele, acho que a casa tá desabando lá no lado fresco da lagoa hein..

    agora olhem que coisa engraçada, o que realmente vale é o futebol apresentado e não a atual colocação de um time ou coisa e tal… vejam só, o galo está mais perto de ser desclassificado da libertadores do que o cru cru, tendo em vista o time do atlético ter pegado logo nas oitavas o excelente time do inter, tanto o galo quanto o inter tem hj apresentado o melhor futebol do futebol brasileiro, mas só um pode passar de fase, mas qualquer um dos dois que ficar pelo caminho na libertadores, tem plenas condições de conquistar o brasileirão ou a copa do brasil…
    Diferente situação vive o Ypiranga azul de MG, tem teoricamente uma situação mais fácil do que a do atlético na libertadores mas em compensação seu futebol está ha anos luz abaixo do futebol apresentado pelo galo, tanto é que j´são 11 jogos sem vencer o galo e olha a facilidade com com que o galo conquistou a copa do brasil nas partidas contra a “maria bonita”, até a caldense deu mais trabalho nas finais do mineiro…

    Então o que quero dizer é que mesmo se o galo não passar do inter na libertadores, o elenco e o treinador vão continuar prestigiado pela diretoria e pela torcida atleticana devido ao bom futebol apresentado até agora, enquanto que o cru cru mesmo se passar do são paulo, não vem apresentando futebol convincente e o seu treinador junto com o elenco continuarão na corda bamba…

    • Paulo Afonso disse:

      Se o Galo não passar pelo Inter, fica o elenco inteiro à disposição para Brasileirão e Copa do Brasil… Imagina o tamanho da tremedeira…

  • Paulo disse:

    E as velhas desculpas de novo: Gramado ruim, torcida adversária, Arbitragem, Clima ruim, DESCUIDO, Azar, Falta de sorte, Desgastes, CANSAÇO, Desfalques etc…mas nunca méritos dos adversários. Mas quando vence, foi méritos dos jogadores do cruzerin.
    Toma Jeito MO e Imprensa azul!!!
    Desse jeito as marias não vão Guentaaaá….

  • Paulo disse:

    Câmara dos deputados ATLETICANA, Prefeito ATLETICANO,presidente ATLETICANO, Ministérios ATLETICANO, itatizeiro ATLETICANA, TV Globo ATLETICANA, Jornal EM ATLETICANO, FMF atleticana, Conmebol ATLETICANA, FiFA ATLETICANA, PM ATLETICANA < Marcelo Oliveira ATLETICANO, :https://www.facebook.com/renatadoblog/videos/vb.100001772453100/796411727094568/?type=2&theater
    E gora Gilvan ? KKK…KKK…KKK…

  • Rafael disse:

    Chico, você leu a entrevista do Luxemburgo para a Folha-UOL há dois dias?
    Muita cara-de-pau! Ele continua se achando e disse que ele e os técnicos brasileiros são mais avançados que os estrangeiros. Deve ser por isso que ele deu certo lá no Real Madrid e o Felipão no Chelsea!
    http://forum.lolesporte.com/viewtopic.php?f=6&t=61328&start=0

  • Márcio Luiz disse:

    Já que o ‘nosso’ Marcelo Oliveira está “com um pé na cova” lá pelos lados da enseada das garças, sugiro que o freguës contrate o Léo Condé _ o novo Telê Santana da imprensa mineira _ Moacir Júnior, ou o promissor Alexandre Barroso.
    Ou quem sabe o vaidoso (tudo a ver) Renato Gaúcho que está na pista for long long time.
    Conselho de amigo.

  • Silvio Torres disse:

    E a imprensa mineira continua “atleticana” até a alma. Foi um banzé quando o galo perdeu três seguidas. Trombetearam crise, demissão de técnico e jogadores. Agora, com três lambadas no lombo – CAM 2×1 – São Paulo 1×0 – Corinthians 1×0 – tudo normal nas manchetes e análises.

  • Paulo Afonso disse:

    Não acompanhei o jogo todo… Comecei a ver uns 2 minutos antes do gol… Mas acho que houve até certo ponto uma estratégia: ambos podem se enfrentar na próxima fase da Libertadores… Talvez colocar as cartas na mesa agora, que não vale tanto ainda, pode ser a razão para perder na sequência, quando estiver valendo… Acho que o Marcelo foi frio esperando este confronto…

  • Marcos disse:

    Além de freguês do seu maior rival o Cruzeiro agora deu pra ser freguês dos times paulistas.
    Com esse futebolzinho de dar pena não dá pra sonhar com título nenhum e se bobear, até a vaga na série A já já estará em jogo. Quem mandou o clube vender no atacado todos os seus melhores jogadores?
    Já o Atlético esse sim é o único time de Minas que merece ser respeitado e temido, porque além de mais qualificado que o Cruzeiro, nunca jamais se rende em campo mesmo nos momentos mais difíceis. Na base do ‘eu acredito’ a tendência é a ida de títulos em massa para os carijós. E com tudo pra continuar invicto perante o rival palestrino.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, Boa Noite! Hoje não posso criticar o Marcelo Oliveira, pois ele foi sensível aos apelos de nós torcedores. O Gabriel Xavier hoje não comprometeu, mas não apresentou nada de especial. Mas merece jogar mais duas partidas para fazermos uma análise mais precisa. Realmente o elenco do Cruzeiro enfraqueceu muito e acabamos pondo tudo na conta do técnico. Se se confirmar o esperado, após a eliminação de quarta-feira (espero que não), o Cruzeiro deve concentrar todas as suas forças para terminar o Brasileirão entre os dez e montar um time para 2015.

  • Thiago disse:

    Se o time titular estivesse jogando? ?? Meio time titular estava em campo e os que entrarão não mostraram nada de futebol. Quando ele disse ao Superesportes que teria que mudar as peças e o esquema eu achei que era sério.
    Time sem futebol é tolerável mas sem raça não tem desculpa e se os jogadores não mostram disposição e força de vontade e porque não existe cobrança do técnico. Foi o que aconteceu no jogo do Morumbi onde faltou garra pra jogar uma libertadores.
    Não sei não mas já está em curso um processo de fritura do técnico e ele parece que já percebeu só está esperando a hora de ir embora!

  • Marcão de Varginha disse:

    Enganou-se (de novo!,) Joaquim: a maior contratação da história do futebol mineiro foi em 2012, com a vinda do insuperável R10…